Entertainment Innovation

Ambiente organizado ajuda você a ser mais produtivo

Ser organizado ou manter o ambiente arrumado pode ser um desafio para alguns. Principalmente para quem não tem costume em adotar um estilo mais metódico. E, para atividades que exigem atividades mais rápidas, o que diminui o tempo que seria voltado para a manutenção e organização do espaço.

Mas, antes de tudo, é importante destacar a importância desse processo no ambiente de trabalho e como isso afeta a produtividade. A partir desta leitura, é possível acompanhar alguns fatores que podem ajudar a aumentar a produtividade.

Comece pelo ambiente

Em meio a bagunça, fica muito mais fácil se perder e desistir das atividades. Ao chegar no espaço – seja em casa ou no escritório – é fundamental ter um ambiente clean. Quanto mais “limpo” parecer aos olhos, melhor será. Então, apostar em cores neutras pode ajudar a criar uma atmosfera mais agradável e confortável. Uma dica importante é escolher uma área que tenha uma janela que deixe a luz do sol entrar no local. Isso renova o ar do espaço e ainda permite que a pessoa acompanhe o passar do dia através da janela.

Outro ponto bastante importante é manter a bancada limpa e organizada. Evite excessos e deixa à vista apenas o que estiver em uso. Para guardar o restante dos itens, escolha gavetas ou até um armário próximo. Deixe tudo com fácil acesso, pois isso evita perda de tempo e estresses desnecessários. Em cima da mesa, deixe uma pequena garrafa de água. Isso vai manter a hidratação do corpo em dia e descarta a necessidade de beber água fora do local de trabalho muitas vezes ao dia.

O digital também pode ser útil

Para facilitar os compromissos e a comunicação, investir em aplicativos pode ser indicado para quem não gosta de fazer “à moda antiga”. Encontrar o aplicativo certo pode ser um desafio quando se tem muitas opções disponível. Mas, com uma pequena busca on-line, é possível encontrar ferramentas que podem encurtar e aprimorar o trabalho diário. Algumas delas são o Trello, Evernote e o Simplenote. Ambos podem colaborar com a marcação de lembretes e compromissos, assim como guardar anotações importantes.

Mas, para os amantes do papel e da caneta, ter ao lado do computador uma agenda pode ajudar bastante com finanças, lembretes e datas. O importante é analisar as ferramentas e decidir qual dos métodos funciona melhor para o uso individual. Vale também apostar em post-its para destacar dados e eventos! Além de funcionais, esses papéis deixam o ambiente organizado e podem trazer mais cor para o local.

Foco no trabalho!

Para ajudar a manter o foco e priorizar realmente as atividades que são importantes, é válido analisar o que oferece maior concentração para cada um. Seja fazer pausar, conversar um pouco, ouvir música, comer… O importante é ver o que causa mais resultados para a produtividade e o trabalho em si. Evite navegar em sites e aplicativos que não sejam coniventes com a atividade que está sendo realizada. Para isso, lembre-se do tempo que possui para atender as demandas do dia e reconheça que se distrair dessa forma não vai ser positivo para o resultado final esperado.

Existem até algumas opções que conseguem bloquear páginas que não estejam relacionadas ao que realmente importa: o trabalho. Através deste link, você pode conferir como é possível remover o feed de notícias do Facebook.

Pois, de acordo com o site Uol, um estudo do Instituto de Tecnologia Política de Washington, nos Estados Unidos indicou que além de diminuir a produtividade no trabalho, esses sites também afetam o sono da pessoa e reduzem o número de encontros presenciais com amigos. Para cada hora gasta navegando nas redes sociais, cerca de 16 minutos de trabalho são perdidos – no final de um dia, isso totaliza cerca de seis horas e meia a menos. Ao longo do mês, são oito dias a menos de trabalho. O número equivale a cerca de 25% a menos de produtividade, em média.

2 Comentários

Clique aqui para comentar

Categorias