fbpx
publicidade
Publicidade

Publicidade: aprenda a fazer de forma barata

Entenda o que é a publicidade e como ela ajuda o seu negócio 

Publicidade é a estratégia de marketing que envolve a compra de um espaço em um veículo de mídia para divulgar um produto, serviço ou marca, com o objetivo de atingir o público-alvo de uma empresa e incentivar o cliente a comprar o que a empresa tem a oferecer.

Não por acaso, publicitários estão sempre de olho nas tendências culturais e comportamentais da sociedade, para que os anúncios gerem identificação com o consumidor. Portanto, a publicidade também pode ser compreendida como um reflexo da sociedade da sua época, pois reproduz os comportamentos e valores vigentes.

A publicidade, além de estimular a ação de compra, tem o propósito de dar maior identidade a um produto ou empresa. Torna os benefícios e vantagens do produto conhecidos e aumenta a convicção racional ou emocional do consumidor em relação ao produto. Pode ser um cartaz, uma imagem, ou um texto com caráter publicitário.

Uma publicidade chega ao público alvo através de diversos veículos publicitários, que, em geral, dividem-se em: televisão, cinema, internet, publicidade nas redes sociais, revistas, jornais, outdoor, cartazes ou painéis, rádio, publicidade direta, como propaganda em saco de pão, folhetos, catálogos, prospectos, entre outros.

Como diz aquela citação tão conhecida, “publicidade é a alma do negócio”. Só em 2018, os investimentos na área chegaram a 7,67 bilhões de reais no Brasil, segundo dados do Cenp, Conselho Executivo das Normas-Padrão, entidade que reúne os principais anunciantes, veículos de comunicação e agências de propaganda do país.

Mas, nem precisamos falar de números para ver a importância das campanhas publicitárias em um negócio. Basta olhar em volta para reconhecer a publicidade em todos os lugares. Desde a infância, crescemos tendo nossos comerciais favoritos e vendo anúncios em todos os formatos. Dessa forma, a publicidade acabou por ultrapassar seus fins comerciais e se tornou parte da nossa cultura.

Com seu amplo alcance e conceitos, esse tipo de comunicação atinge nosso inconsciente e dita comportamentos, hábitos e valores. Assim, a publicidade forma opinião e serve como referência cultural, para além de vender produtos. Para as marcas, é a melhor estratégia possível para conquistar a mente e coração dos consumidores.

Ela abrange campanhas contínuas de lançamento, sustentação e oportunidade. Além disso, garante sua presença em várias mídias em momentos estratégicos, o que ajuda a construir uma marca sólida e uma relação duradoura com o público.

publicidade

A publicidade também permite que você mensure resultados continuamente, por meio de métricas como audiência, alcance, frequência e cliques, no caso da publicidade nas redes sociais. No digital, os relatórios são altamente precisos e mostram o ROI, Return over Investment” ou “Retorno sobre Investimento”, das campanhas e seu desempenho nos mínimos detalhes. Assim, você pode aprimorar continuamente suas estratégias e crescer cada vez mais.

Uma reportagem da revista Exame apresentou dados sobre um estudo do The Boston Consulting Group que revelou números importantes sobre o marketing digital no Brasil. 56% dos usuários de internet disseram que estariam inclinados a clicar em um anúncio. A receptividade é ainda maior se o anúncio chegar por e-mail (77%) ou por resultados de busca (67%).

A exposição a anúncios digitais, como era de se esperar, é alta. No ano de 2018, quase 70% declararam que foram expostos a algum anúncio no e-mail ou em rede social, 56% em vídeos e 47% em banners de sites e resultados de busca. A influência dos anúncios digitais também é alta: 66% dos usuários de internet já fizeram alguma compra por causa de um anúncio online.

Todo empreendedor deve se perguntar quanto deve investir em publicidade, a verdade é que não existe uma receita de bolo para esta resposta. Porém, se considerarmos uma média, algumas pesquisas sugerem a alocação de cerca de 7% a 12% do faturamento ou até mais, depende do tamanho e propósito da sua empresa.

Diante dos números, não há dúvidas de que os empreendedores devem investir em publicidade. Uma agencia de publicidade e propaganda pode auxiliar sua empresa a construir um plano de desenvolvimento a partir das reais necessidades e metas para o futuro do seu negócio.

Relatórios da  Forrester Research, empresa norte-americana de pesquisa de mercado que presta assessoria sobre o impacto existente e potencial da tecnologia para seus clientes e o público; e da eMarketer, empresa de pesquisa de mercado com base em assinatura que fornece informações e tendências relacionadas ao marketing digital, mídia e comercio; mostram a alocação estimada de fundos de publicidade nos canais digitais, alguns deles são:

– Os investimentos em publicidade em redes sociais continuarão a crescer, com uma taxa de crescimento anual composta de 17% até 2021.
– O marketing nas mídias sociais deverá representar 25% do total de investimentos online em 2018.
– O marketing digital está caminhando a uma taxa de crescimento anual composta de 11% entre 2016 e 2021, com o maior crescimento ocorrendo em vídeos online.
– O investimento em pesquisa paga, publicidade Display, publicidade em redes sociais, publicidade em vídeo online e e-mail marketing deverá representar 46% de toda a publicidade até 2021.

Algumas variáveis importantes, previstas por especialistas é que empresas pouco conhecidas, ou que acabaram de iniciar seus trabalhos, devem investir mais, alcançando um investimento entre 12% a 20% do faturamento.

Publicidade


Segundo uma reportagem da aba de Economia do portal do UOL, o investimento em publicidade no Brasil chegou a 16,54 bilhões de reais em 2018, segundo o Cenp. O valor é praticamente o mesmo, apenas 0,57% maior, do que o movimentado pelo mercado em 2017. Em 2018, o relatório mostrou um total de 16,44 bilhões de reais investidos em publicidade.

Uma outra dúvida que deve surgir para empreendedores de pequenos negócios é se necessitam, mesmo, investir em publicidade. A resposta sempre será que sim. Como o objetivo de toda empresa é vender seus produtos e serviços, quanto mais conhecida, melhor. E dificilmente se alcança este objetivo sem o uso de algum tipo de divulgação.

Sem divulgação, a empresa simplesmente não aparece no mercado. Um consumidor final em potencial, apenas se tornará um cliente depois de conhecer, de fato, o que a empresa tem a oferecer. Um bom trabalho de divulgação é estar na mente dos consumidores quando precisarem de um determinado produto ou serviço. Empresas que não investem em publicidade podem cair no esquecimento ou até mesmo gastar fortunas em tentativas e erros.

Pequenos negócios sempre possuem inúmeros desafios. Por isso, muitas vezes o investimento é um grande problema. Se adequar a eles é muito importante para ter o controle de quanto investir em publicidade. O primeiro grande passo é saber como está o mercado e quanto tem de verba disponível.

Com tantos custos que sabemos que uma empresa tem, ter uma verba disponível para isso parece muito difícil, mas não é. Tudo é uma questão de planejamento. O planejamento publicitário permite a avaliação contínua das ações presentes e futuras da sua empresa. Você analisa a missão do seu negócio, seu público-alvo e em quais locais ele se encontra. Com base em dados demográficos e psicográficos, você consegue moldar sua estratégia de publicidade. As agencias de publicidade também podem te ajudar bastante nessa questão.


 Publicidade barata e efetiva

PremiaPão

Sim, há diversas alternativas baratas que viabilizam a publicidade como recurso para divulgar e fortalecer a marca de pequenas e médias empresas. Um forma de publicidade barata e efetiva é a propaganda em sacos de pão.

Segundo uma reportagem da revista Exame, o pão é um alimento de consumo praticamente diário, mundialmente conhecido e apreciado por diversas culturas. Algumas pesquisas apontam que mais de 90% da população comem pão. No Brasil, o pão francês é o mais popular. 58% dos brasileiros o consomem. Já as padarias são responsáveis por 79% das vendas de pães, as preferidas, entre outras razões, por estarem perto da casa do cliente.

Os dados são curiosos e ajudam a explicar a razão de algumas empresas usarem o saco de pão como veículo de divulgação. A propaganda em saco de pão amplia canais de comunicação do anunciante e promovem o marketing de vizinhança, por meio dos anúncios geolocalizados. O baixo custo, acessível para micro e pequenas empresas, é um dos pontos fortes desta mídia alternativa.

Para se ter uma ideia, no caso da PremiaPão, empresa que trabalha com publicidade em sacos de pão,  o anúncio do tamanho de um cartão de visita sai por volta de 2 centavos a cada embalagem e alcança em média 4 visualizações por saco. Em uma tiragem com 30 mil exemplares são estimadas 120 mil visualizações. É um número expressivo, porque a propaganda entra na casa do consumidor e atinge toda família.

Portanto, levando em consideração o preço investido e o retorno, esse tipo de investimento é bastante favorável para o empresário. Pois, os resultados serão satisfatórios e o investimento não vai pesar tanto no bolso.

Esse tipo de publicidade se chama marketing de permissão. Ele se define como aquele tipo de publicidade que é consumida com a aprovação do consumidor. Ou seja, ele é quem vai determinar se quer ou não consumir aquela propaganda. E no caso dos saquinhos, ela é apresentada de forma bem sutil ao consumidor.

Mesmo que ele queira levar o saquinho, mas não consuma as informações, a publicidade não vai “brigar” para ser consumida. Então, mesmo dentro da casa do cliente, ela não vai afetar em nada o dia a dia da família.

A Rappi, por exemplo, foi uma das empresas que optou por divulgar seus serviços na PremiaPão e obteve um resultado positivo dessa parceria. Além deles, outros anunciantes afirmam que obtiveram ótimos resultados após fazerem seus anúncios na rede de franquias, como foi o caso da Labocliv. Para saber mais sobre a PremiaPão, clique aqui

Mesmo se você já investe em outras mídias, como as publicidades em redes sociais, por exemplo, investir em propaganda nos sacos de pão é uma das formas com maior custo benefício de publicidade atuais. Isso se deve ao fato de que é a mídia impressa que vai parar direto na mesa do cliente, atingindo seu público-alvo na hora em que ele, provavelmente, estará com toda a família reunida em volta da mesa, na hora do café ou do jantar.

Além dessa forma de publicidade de ótimo custo benefício, que é o caso da propaganda em saco de pão, existem outras formas econômicas de divulgar o seu negócio. Conheça algumas:

 Busdoor

Busdoor

Pesquisas recentes comprovam que o ônibus constitui uma das mídias mais eficientes entre as existentes no mercado publicitário, oferecendo índices de recall (lembrança) superiores até mesmo aos da TV, a um custo menor.

O preço de um busdoor ou backbus pode variar de acordo com uma série de situações. Por exemplo a cidade em que o ônibus trafega, a quantidade de pessoas alcançadas, os bairros em que o ônibus trafega, o local onde será instalado o anúncio e o tamanho da frota e quantidade de ônibus contratado. Se formos pensar em uma média de preços, no entanto, será entre R$500 e R$1.500 por mês, dependendo de todos os fatores listados.

Algumas vantagens de utilizar esta mídia nos busdoor, ou seja, parte de trás do ônibus é que a publicidade é feita em uma região de grande visibilidade. Ela atinge um público pré- determinado, escolhido a partir das linhas de ônibus, possibilitando a veiculação em pontos estratégicos. Pesquisas estimam 25 impactos a cada quilômetro rodado. Cada ônibus roda, em média, 300 km/dia, o que dá 7.500 impactos/dia.

 Banca de jornal

Anuncios Banca de JornalA banca de jornal é, na verdade, um outdoor plantado em locais privilegiados das cidades. Elas formam um universo de cerca de 25 mil pontos de venda distribuídos de maneira mais “democrática” pelo território nacional. De olho no potencial desse mercado, a parte traseira das bancas servem como espaço para veiculação de campanhas publicitárias, atingindo tanto pedestres quanto motoristas.

Algumas vantagens de utilizar esta mídia é que ela estimula as vendas impactando o cliente próximo ao ponto de consumo. Tem uma frequência “inerente”, ou seja, o anúncio é visto várias vezes. Possui pontos privilegiados que atingem tanto motoristas quanto pedestres.

Front-light

Front Light

Assim como o outdoor, o front-light também é uma mídia de alto impacto, dada sua dimensão, sendo que a grande diferença é que ao contrário do outdoor, essa mídia garante total visibilidade da campanha de dia e de noite, ou seja, o dia inteiro. Isso é possível devido às luzes projetoras que ficam abaixo do cartaz, acesas ao escurecer.

Algumas vantagens de utilizar esta mídia é que possui alta qualidade de impressão. Permite colagens sequenciais. Tem alto impacto e visibilidade de dia e noite e prolonga a continuidade da essência da comunicação.

Taxidoor

TaxidoorA publicidade no vidro traseiro do táxi é feita de uma película micro-perfurada que permite ao motorista ter visibilidade de dentro para fora do veículo. Perfeita para atingir outros motoristas no trânsito.

Algumas vantagens de utilizar esta mídia é que a marca fica exposta por várias horas. Percorre um grande número de quilômetros diários. Além de ter um ótimo recall entre as mídias exteriores, o táxi é a que apresenta o melhor custo por mil (CPM).

Um único táxi é capaz de fazer com que 1.092 pessoas lembrem-se da marca em um único dia. Em um mês cada táxi faz com que 27.300 pessoas lembrem-se da marca. Cada táxi transporta em média 12 pessoas por dia em 8 corridas. No mês são 360 pessoas transportadas em 240 corridas. Cada táxi circula 150 quilômetros por dia e 4.500 quilômetros por mês.

Embora sofra muitas críticas, a publicidade tem um papel muito importante ao trazer informação e entretenimento no cotidiano. Se os anúncios conseguem marcar a memória, eles mexem com as emoções. A publicidade faz parte das nossas vidas. Está nas ruas, nos shoppings, dentro das nossas casas, no jornal, na revista, no celular, na internet. Para onde você olhar, ela está lá.

Investir em publicidade fortalece a marca e diminui riscos, é indispensável para a saúde de qualquer empresa e através destes investimentos almeja-se um retorno maior do que o investido. Ela está aí para assessorar as empresas a se posicionarem corretamente no mercado e é indispensável desenvolve-la e cultiva-la ao longo do tempo.

Ela agrega valor ao seu negócio. Sem divulgação, uma empresa, marca ou negócio simplesmente não ganha tanto espaço no mercado e os consumidores em potencial, por não ter acesso a informações da empresa, acabam por não se tornarem clientes. Um bom trabalho de publicidade faz com o seu negócio fique na mente de seus clientes, conseguindo com isso, fideliza-los e aumentar os lucros do seu negócio.

Hoje, a publicidade se mostra como um aliado importante das empresas na busca de resultados positivos para seus negócios. Portanto, investir em publicidade deve ser um dos maiores focos da sua empresa, para fazer com que ela cresça e atinja a maior quantidade do seu público-alvo possível, com qualidade, o que te ajudará, e muito, a fidelizar o seu cliente.

Categorias