fbpx
publicitário
publicitário
Publicidade

Crescimento do Mercado Publicitário no Brasil

O mercado publicitário ou a  publicidade é uma atividade profissional dedicada à difusão pública das associadas a empresas, produtos ou serviços, especificamente, propaganda comercial.

Divulgação de produtos, serviços e idéias junto ao público, tendo em vista induzi-lo a uma atitude dinâmica favorável. Nesse sentido geral, a publicidade é parte da técnica de comunicação. Em sentido estrito, tem um caráter comercial e, então, é parte de um todo que se chama ‘mercadologia’ ou conjunto de meios adotados para levar o produto ou serviço ao consumidor. Publicidade é um termo que pode englobar diversas áreas de conhecimento que envolvam esta difusão comercial de produtos, em especial atividades como o planejamento, criação, produção e veiculação de peças publicitárias. Pode-se traçar a história da publicidade desde a antiguidade. Foi, porém, após a Revolução Francesa (1789), que a publicidade iniciou a trajetória que a levaria até o seu estágio atual de importância e desenvolvimento.

A Publicidade e Propaganda Brasileira é admirada em todo o mundo e ilustra bem a mistura de influências culturais de nosso país. É alegre, criativa, além de ser uma publicidade de baixo orçamento, caso comparada a outros países!

Segundo dados do Portal G1, os investimentos publicitários no país cresceram 8% no ano passado em relação a 2013, alcançando R$ 121 bilhões em 2014, segundo estudo Retrospectiva e Perspectivas do Ibope Media.

O Brasil deve avançar uma posição e se tornar o 5º maior mercado publicitário do mundo em 2015, segundo estudo da Zenith Optimedia. Atualmente, o país é o 6º mercado, de acordo com o estudo. Por conta do crecimento, o país deve tomar a posição do Reino Unido, hoje em 5º, que deve cair para 6º. No total, o mercado brasileiro deve movimentar US$ 23,9 bilhões em 2015.

Os mercados emergentes devem contribuir com 63% do crescimento do gasto com propaganda entre 2014 e 2017, aumentando sua quota de gasto com propaganda global de 34% para 38%.

Por mais que 2015 seja um ano turbulento na economia brasileira, o mercado publicitário é um dos poucos que vem em ascensão com boas expectativas de investimentos por aqueles que buscam alternativas para sairem da situação que se encontram alcançando novos clientes e aumentando seu faturamento.

Categorias