Shark Tank Brasil: dicas e insights empreendedores para o seu negócio
Shark Tank Brasil: dicas e insights empreendedores para o seu negócio
Empreendedorismo

Empreendedorismo: Você conhece o Shark Tank?

Shark Tank: uma escola sobre empreendedorismo

Buscando por conteúdo empreendedor? O programa Shark Tank, do Canal Sony é uma grande fonte de insights sobre esse tema. Basicamente, os episódios apresentam histórias de empreendedores, que buscam investimento para alavancarem seus negócios. Para isso, o programa, que atualmente se prepara para exibir sua terceira temporada, conta com nomes conhecidos no ramo dos negócios.

E são esses integrantes, conhecidos como os “sharks” que são responsáveis por analisar as propostas e aceitar ou não investir no produto ou serviço em questão. Portanto, o programa oferece apoio financeiro a grandes ideias de empreendimentos.

Nas temporadas, os empreendedores precisam apresentar em poucos minutos o negócio que querem ganhar um investimento. Durante o processo, os investidores podem fazer perguntas e propostas de acordo com o que julgarem necessário. Segundo o próprio canal, durante a primeira temporada, mais de 6 milhões de reais foram investidos. Isso reforça a ideia que a empresa pode aparecer no mercado (através da repercussão) e também pela oportunidade de receber um alto investimento.

Aprendendo com quem sabe

Da esq. para dir.: João, Cris, Caito, Camila e Shiba
João Appolinário, Cristiana Arcangeli, Caito Maia, Camila Farani e Robinson Shiba (da esq. para direita)

Cada temporada, um novo grupo de sharks. Para a terceira temporada do programa, foram escalados Robinson Shiba, fundador do restaurante China in Box. Odontologista por formação, ele encontrou no empreendedorismo uma forma de ganhar dinheiro. E hoje já possui mais de 150 unidades franqueadas em todo o Brasil. João Appolinário é presidente, proprietário e fundador da Polishop. Cristiana Arcangeli, segundo seu site pessoal, “é empresária, apresentadora e palestrante. Atua no mercado de beleza, bem estar  e de alimentos funcionais. Empreendedora serial é criadora de cinco empresas: Phytoervas, Phyta , PH – Arcangeli ,Eh e atualmente é CEO na beauty’in  e sócia do Fundo de Investimento Phenix”.

Caito Maia fundou a loja Chilli Beans, em uma época em que comprar óculos era artigo de luxo. Hoje em dia, fez da marca umas das mais fortes do mercado. Por fim, a Camila Farani, é fundadora do Grupo Boxx (alimentação) e FizCon (inovação). Em 2014 cofundou o Mulheres Investidoras Anjo de incentivo a mulheres empreendedoras. É advogada, com pós graduação em Marketing e especializações em empreendedorismo e inovação por Stanford e MIT.

A visão do um empreendedor de sucesso sobre o programa

Raphael Mattos é um empreendedor de sucesso. Diretor Geral da PremiaPão, ele já fundou mais duas outras empresas milionárias com menos de 30 anos. Ele possui formação internacional e busca sempre estar estudando e se atualizando sobre o franchising.

Por conta disso, encontrou na versão americana do Shark Tank um programa rico em dicas sobre este mercado. E muito do que ele aprendeu foi através dos episódios do reality. Segundo ele, através do programa pôde aprender dicas que não via na sala de aula.

 

Categorias