Empresas sustentáveis: muito mais que um título...
Empresas sustentáveis: muito mais que um título...
Sustentabilidade

Empresas sustentáveis: a importância de ser uma

Dados alarmantes levantados pela ONU
Dados alarmantes levantados pela ONU

Uma matéria publicada recentemente pelo jornal Folha de São Paulo, apontou que a poluição através de plásticos é tema de campanha da ONU. Os dados são alarmantes e apontam – como ilustra a imagem – o impacto em toneladas e unidades de objetos plásticos descartados no meio ambiente. E essa preocupação em cuidar do planeta é algo que deve e pode ser implantado em vários âmbitos do dia a dia. Seja em casa, no trabalho ou entre os amigos, o importante é exercitar o consumo dos produtos. E, assim, diminuir, aos poucos, estes números. Neste sentido, empresas sustentáveis conseguem se destacar em meio a outras, justamente por apostar em uma responsabilidade com o meio ambiente. Compromisso que é válido principalmente para empresas que possuem mais visibilidade. Dessa forma, podem atuar como verdadeiros exemplos.

Empresas sustentáveis – Como é possível adotar medidas sustentáveis?

A primeira delas é bem simples e fácil de ser adotada. Por exemplo, incentivar o consumo de água através de canecas ecológicas ou de garrafas. Isso, por si só, já diminui o uso de copos plásticos ao longo do dia. Além de também agradar ao bolso. Pois o custo com a compra deste item deverá ser menos, a medida que o seu uso for menor.

Empresas sustentáveis adotam pequenas práticas, buscando grandes resultados
Empresas sustentáveis adotam pequenas práticas, buscando grandes resultados

Outra dica interessante é utilizar no dia a dia papéis reciclados, isso contribui para que o produto esteja sempre se transformando para ganhar um novo uso. E não precisa ser descartado e perder sua utilidade de uma vez. Agregado a isto, pode-se introduzir itens comuns do escritório, feitos com material ecológico e sustentável. Dessa forma, canetas, cadernos, eco bags, entre outros itens, podem ganhar um cara nova, sem perder a funcionalidade. Além disso, faz um bem danado entender que, de alguma forma, é possível ajudar o meio ambiente com pequenas ações.

Mais que saquinhos de pão

Na PremiaPão, o principal produto são os saquinhos de pão. Estes já são 100% sustentáveis e biodegradáveis. Isso já contribui muito para dois fatores. O primeiro é que o saquinho é totalmente capaz de substituir as embalagens plásticas. Isso reduz significante a quantidade final de sacos de plásticos usados diariamente nos lares brasileiros.

A segunda questão é que, mesmo que descartado diretamente no meio ambiente, com certeza, não irá agredir tanto o ecossistema. Pois as embalagens possuem um material diferenciado, o que permite que ela se “desmanche” de forma mais simples. E, pensando em ampliar ainda mais esse compromisso, a PremiaPão fechou uma parceria com a ONG Iniciativa Verde.

Assim, a cada uma tiragem produzida (30 mil saquinhos – para cada franqueado), uma árvore é plantada. O projeto é muito bacana por oferecer a outras empresas a oportunidade de contribuir um pouco com o futuro do planeta. No site da PremiaPão, é possível acompanhar com mais detalhes como é o nosso compromisso com o meio ambiente. Tentando, dia a dia, encontrar formas de diminuir o impacto das nossas atitudes. Para que, juntos, aos poucos, seja possível causar uma diferença.

 

Categorias