fbpx

Franquias de baixo custo para apostar em 2020

franquias de baixo custo
Foto: FreePik

Na atualidade, as franquias de baixo custo são alternativas para os brasileiros que tem como sonho de vida empreender. Só que não possuem tantos recursos e visam minimizar os perigos de um negócio próprio.

De acordo com Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias de baixo custo possuem investimento limitado em R$ 90 mil e são vistas como microfranquias. Uma pesquisa da entidade mostrou que há cerca de 560 marcas atuam nesse modelo no território nacional nos dias de hoje. Sendo assim, esses tipos de franquias de baixo custo contam com 2,8 funcionários.

franquias de baixo custo
Foto: FreePik

Vale salientar que o mercado nacional possui diversas alternativas de franquias de baixo valor nos mais variados segmentos. No entanto, o empreendedor necessita prestar atenção a alguns pontos antes de fechar o negócio. Vamos conferir detalhadamente cada etapa desse processo?

15 passos antes de adquirir uma franquia

1 – Faça uma pesquisa de mercado

O objetivo de uma pesquisa de mercado é gerar conhecimento sobre o mercado e você precisa conhecer a área, a legislação do segmento e as diretrizes do mercado de franchising.

2 – Defina o seu orçamento

Você precisa olhar para dentro da sua realidade e estabelecer o que pode investir de fato nesse negócio. Definir o orçamento é um ponto de suma importância antes de adquirir uma franquia

3 – Escolher um segmento de franquia

É preciso afunilar a pesquisa relacionada ao segmento que acredita e enxerga como possibilidade de negócio para escolher a franquia ideal.. Afinal de contas você vai achar franquias de vários segmentos diferentes 

4 – Definir uma franquia

É indispensável conhecer o portal do Franchising para escolher uma franquia que seja filiada a instituição, visando a sua segurança de investimento. Além disso, você pode conferir as principais informações de diversos negócios nos mais diferentes setores, bem como achar a forma de entrar em contato. 

5 – Receber informações da franqueadora

O ideal é escolher até três opções de franquias para que se possa receber o material pela internet, como por email ou mensagens no WhatsApp. Essa abordagem é natural e existe cotidianamente. A partir desse material você vai analisar qual franquia se enquadra mais no que você procura

6 – Conhecer o franqueador e os franqueados

É preciso conhecer quem está por trás dessa marca para saber o que ela está fazendo ali,  uma boa estratégia é conversar com os franqueados para saber tanto a realidade e o dia a dia da franquia, como as dificuldades e oportunidades de negócio.

7 – Solicitar a Circular de Oferta de Franquia (COF)

Esse é um documento oficial que o franqueador encaminha para o interessado, que tem cerca de dez dias para poder comprar a partir do momento que assina a COF. A documentação mostra todos os dados que o franqueado precisa saber.

8 – Tirar 10 dias para tomar uma decisão

Separe 10 dias para a tomada de decisão, esse é um período fundamental para amadurecer a sua decisão e busque o máximo de apoio para se resolver adequadamente.  Passe esse tempo pesquisando um pouco mais sobre a franquia

9 – Solicitar um financiamento, se for necessário

Caso você não tenha o capital necessário, você pode conseguir um financiamento nesse tempo antes de realmente assinar o contrato.

10 – Assinar o contrato da franquia

Neste ponto, você necessita ler com atenção, repassar todos os detalhes a um advogado de confiança e assinar o contrato. Esses cuidados são necessários para assinar o vínculo de maneira segura e confortável. 

11 – Pagar a taxa de franquia

Esse é o valor inicial e único da franquia, e ele corresponde à concessão do uso da marca. Após ele ser pago você poderá receber o direito da marca e o devido treinamento, seja ele de forma online ou presencial.

12 – Buscar por um ponto comercial

Você precisa procurar o local ideal para abrir o seu empreendimento. Essa é uma parte muito importante do processo, pois ela pode ser determinante para o sucesso do seu negócio. O Sebrae já divulgou um estudo que mostra que o local é o principal fator para a falência de um negócio. Você terá o apoio da empresa, se a sua franquia não for home-based, mas isso somente ocorrerá após pagar a taxa de franquia.

franquias de baixo custo
Foto: FreePik

13 – Formalizar o CNPJ

Você vai abrir a sua empresa e o CNPJ será responsável por faturar toda a receita dentro da sua operação.

14 – Participar do treinamento

Muitas franquias oferecem treinamento presencial e outras já realizam essa fase pela internet, evitando que o franqueado tenha novos gastos. Mas, é preciso sair dessa fase já sabendo tudo para tocar o seu negócio no dia a dia, é nessa fase que o franqueador irá te passar todo o knowhow do negócio

15 – Abrir a sua franquia

Agora o seu negócio é seu! Basta abrir as portas e iniciar a operação dia a dia, levando muito a sério todas as etapas anteriores.

O CEO da franquia de publicidade em saco de pão e Youtuber, Raphael Mattos esmiuçou cada uma dessas 15 etapas em um vídeo. Assista abaixo!

https://www.youtube.com/watch?v=TAhxGe8b7EQ

Franquias baratas são, de fato, seguras?

De acordo com o Sebrae, a taxa de mortalidade para as franquias nos dois primeiros anos é de 4%. Com relação aos negócios independentes, esse índice sobre para 30%. Afinal, a franquia oferece uma padronização, um modelo validado e simplifica todo o processo.

As microfranquias cresceram 45,1% em número de marcas nos últimos anos, segundo a entidade. Ainda segundo o Sebrae, a média de investimento inicial nas franquias de baixo custo fica em torno de R$ 44.167,00, incluídos taxa de franquia, capital de giro e custos de instalação.

franquias de baixo custo
Foto: FreePik

Além disso, essas franquias baixo custo são negócios replicados por meio do sistema de franchising e que exigem um investimento inicial inferior ao das franquias tradicionais. Por isso, essa é uma opção bastante em voga em um período de instabilidade financeira e econômica.

Além disso, o Sebrae também apontou alguns segmentos em alta no cenário nacional:

·         Alimentação

·         Casa e Construção

·         Comunicação, Informática e Eletrônicos

·         Entretenimento e lazer

·         Hotelaria e Turismo

·         Limpeza e Conservação

·         Moda

·         Saúde, Beleza e Bem-estar

·         Serviços Automotivos

·         Serviços Educacionais

·         Serviços e outros negócios

Perfil para investir em franquias

As pessoas que desejam investir nas melhores franquias de baixo custo podem se questionar se atendem ao perfil adequado. De modo geral, é preciso fazer essa análise antes de fechar o negócio oficial.

Isso porque um empresário é relativamente alguém que se ocupa com a gestão financeira e dos processos, tende a manter o controle e a identificar os problemas. Ou seja, o profissional focado nos resultados da empresa e bastante eficiente.

Já o empreendedor precisa ter um perfil ligeiramente diferente, mas com esse foco no controle financeiro e operacional. Afinal, o empreendedor tende a inovar, construir a equipe e se distingue por não estar satisfeito em manter a situação atual. A pessoa que atua por conta própria costuma agir com muito mais paixão.

franquias de baixo custo
Foto: Visual Hunt

Todavia, não existe um único perfil ideal para investir em franquia de baixo custo. Já que o profissional deve ter uma série de características, virtudes e qualificações para impulsionar o seu projeto e alcançar o sucesso. De acordo com a Pequenas Empresas e Grandes Negócios (PEGN), os fatores mais comuns ligados aos franqueados são o bom relacionamento interpessoal, capacidade, motivação de equipes e a capacidade de vender um produto ou serviço.

Ainda segundo a PEGN, tende a alcançar o sucesso ao criar um sistema de vendas com potencial para alcançar a sua região e escalonar. Não basta apenas ter conhecimento e experiência, se a pessoa não se preparar para vender seu conceito em larga escala.

Além disso, ele precisa de disciplina e confiança na franqueadora para acompanhar as recomendações nos setores técnicos e comerciais e estar pronto para participar de programas de estímulo para impulsionar ainda mais os seus resultados. Esses programas oferecidos pela franqueadora são de suma importância para que o franqueado esteja alinhado com as diretrizes do negócio

E não para por ai! No vídeo abaixo, Raphael Mattos, maior Youtuber de franquias, apresenta uma comparação entre os perfis de empresário e empreendedor. Confira!

Franquias x negócio próprio

Como citado anteriormente, o mercado de franquias fugiu a lógica do mercado nacional e cresceu nos últimos anos. Mas, você ainda pode se questionar sobre as diferenças de um negócio próprio para a gestão de uma das franquias de baixo custo para cidades pequenas, médias ou grandes

O fato é que algumas franquias conseguem vincular tão bem o serviço e/ou produto ao ponto do franqueado, que ele sequer cogita abrir a sua própria unidade e partir para a concorrência. Essa questão pode ser chamada de “fator de franqueabilidade”. Há algumas questões que precisam ser levadas em consideração quando o empreendedor está avaliando suas opções.

Por exemplo, o produto ou serviço exclusivo. Há redes que possuem o controle absoluto e nenhum empreendedor conseguirá sozinho fazer uma concorrência relevante, ou seja, a exclusividade do serviço é um grande diferencial. A Mc Donald’s se encaixa perfeitamente nesse ponto, uma vez que os alimentos vendidos são inconfundíveis e se transformaram em um diferencial competitivo que agrega muito valor a marca.

franquias de baixo custo
Foto: Visual Hunt

Outro item é a economia de escala, que ocorre quando você adquire uma das franquias de baixo custo. Como isso funciona na prática? Quando você abre uma unidade por conta própria tende a gastar muito mais do que o investimento em uma franquia arcando com as taxas habituais do segmento.

Por isso, o franchising é considerado um negócio de escala, já que as despesas são divididas entre toda a rede. Portanto, o negócio se torna muito mais viável do que abrir uma unidade sozinha para bancar tudo do seu próprio bolso. 

15 franquias de baixo custo 

1 – PremiaPão

Com sede em Recife, a Premiapão é uma das melhores franquias de baixo custo e oferece o sistema home-based com exigência de 26 horas de dedicação por semana.

O ramo do negócio é a publicidade no saquinho de pão, que tem como diferencial os prêmios nacionais, A franquia da oportunidade ao franqueado de realizar o sonho do negócio próprio e ainda ter disponibilidade para outra atividade profissional, se preferir.

Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil

Retorno do investimento: 1 a 6 meses

Faturamento médio mensal: R$ 12.900 por tiragem (Produção de 30 mil sacos)

2 – Evolute

A Evolute Cursos Profissionalizantes é uma escola de qualificação e idiomas. Com sede em São Paulo, a empresa promove cursos de maneira interativa que capacitam os alunos com flexibilidade e qualidade, sendo a única rede com método próprio de inauguração. Já são 71 unidades abertas desde 2011.

Investimento inicial: R$ 70 mil  

Retorno do investimento: 12 a 24 meses   

Faturamento médio mensal: R$ 50 mil  

3 – Nutty Bavarian

A Nutty Bavarian é uma rede de docerias e sorveterias de castanhas glaceadas, que abriu as portas em 1996. O início da franquia ocorreu no ano seguinte. Com 127 unidades, a franquia possui 123 no território nacional e outras 4 no exterior.

Investimento inicial: a partir de R$ 24 mil

Retorno do investimento: 12 a 18 meses

Faturamento médio mensal: R$ 32 mil  

4 – Clube Turismo

O Clube Turismo conta com sede no estado da Paraíba e é uma agência de viagens. As portas foram abertas em 2003, sendo que a adesão à franchising aconteceu seis anos depois. O negócio já tem 538 unidades existentes.  

Investimento inicial: R$ 6 mil

Retorno do investimento: 4 a 24 meses   

Faturamento médio mensal: R$ 200 mil

5 – Mr Kids

Uma das franquias de baixo custo, Mr. Kids oferece produtos através de máquinas no estilo de Vending Machines. A fundação aconteceu em 2009 em São Paulo, passando a ter a possibilidade de franquia no ano seguinte.

Investimento inicial: R$ 19 mil

Retorno do investimento: 12 a 16 meses   

Faturamento médio mensal: R$ 7 mil

6 – FlipWash

A Franquia FlipWash tem a sua sede em São Paulo e estabeleceu um novo método de lavagem sem utilização de água, sendo possível limpar totalmente um carro em menos de 20 minutos. A empresa abriu em 2014, virando franqueável a partir do ano seguinte.

Investimento inicial: R$ 49 mil

Retorno do investimento: 12 a 18 meses   

Faturamento médio mensal: R$ 15 mil  

7 – Maria Brasileira

A Maria Brasileira é uma franquia que fornece serviços de faxinas, conservação e arrumação de residenciais, empresas e lojas. Com cerca de 210 unidades existentes, o negócio surgiu em 2012 em São Paulo e virou uma rede de franquia em 2013.

Investimento inicial: a partir de R$ 28 mil

Retorno do investimento: 12 e 15 meses 

Faturamento médio mensal: R$ 45 mil

8 – Henrimar

A franquia Henrimar se dedica a venda de piscinas e acessórios de lazer desde 1988. No entanto, a entrada no mercado de franchising ocorreu em 2017. Ao todo, o negócio já conta com 21 unidades abertas.

Investimento inicial: R$ 66 mil  

Retorno do investimento: 12 a 18 meses   

Faturamento médio mensal: não informado

9 – Monitorias Reforço Escolar

Criada em 2015, Monitorias Reforço Escolar é uma franquia que oferece aulas particulares, reforços, atendimento pedagógico e já possui unidades em mais de 36 cidades brasileiras. Além disso, a empresa oferece o modelo home based.

Investimento inicial: entre R$ 16 mil a R4 28 mil   

Retorno do investimento: 8 a 18 meses   

Faturamento médio mensal: R$ 10 mil

10 – Yacamim

Fundada em 1994, esse negócio catarinense faz parte da lista de franquias de baixo valor e do setor de vestuários com duas opções: loja tradicional ou unidade móvel. A Yacamim faz a venda de roupas e acessórios femininos hippie chic, boho chic, western, folk, gipsy, tribal, indígena e semelhantes com identidade própria.

Investimento inicial: R$ 19 mil    

Retorno do investimento: 6 a 48 meses   

Faturamento médio mensal: R$ 80 mil  

11 – Água de Cheiro

A Franquia Água de Cheiro foi fundada em 1976 e se considera a primeira da área de beleza do país. O negócio efetua a comercialização de cosméticos e perfumaria em duas modalidades de pontos: loja tradicional e quiosques.

Investimento inicial: R$ 36 mil a R$ 50 mil     

Retorno do investimento: 24 a 36 meses   

Faturamento médio mensal: R$ 40 mil  

12 – Information Planet

A Information Planet é uma agência multinacional, com presença em 13 países e especializada em estudo e trabalho no exterior, com agências próprias de suporte aos estudantes em determinados destinos. A franquia pode acontecer em um ponto de loja ou no formato de quiosque.

Investimento inicial: entre R$ 10 mil e R$ 30 mil     

Retorno do investimento: 12 a 36 meses

Faturamento médio mensal: não informado

13 – The Kids Club

The Kids Club é uma franquia do setor de educação que oferece cursos de inglês para crianças a partir dos 2 anos de idade. Criada em 1987, o negócio ingressou na modalidade de franquia em 1990 e possui duas formas: lojas e home based.

Investimento inicial: R$ 23500

Retorno do investimento: 12 a 36 meses

Faturamento médio mensal: R$12.000 a R$25.000

14 – Nutri Mais

Nutri Mais trabalha com itens de suplementação tanto de origem animal quanto mineral. Os produtos promovem o equilíbrio do organismo dos animais com fontes de proteína e energia. O trabalho começou em 2012 e já possui mais de 368 franquias pelo território nacional.

Investimento inicial: R$ 42 mil

Retorno do investimento: 6 e 24 meses 

Faturamento médio mensal: não informado

15 – Spa Express

Na lista das franquias de baixo custo, a SPA Express oferece serviços de estética e bem-estar em domicílio. Fundada em 2011, o negócio se tornou franqueável em 2014 oportunizando em dois sistemas: home based ou unidades móveis.

Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil

Retorno do investimento: 4 a 12 meses

Faturamento médio mensal: R$ 25 mil

Se você gostou dessa lista com as franquias de baixo custo, provavelmente também vai se interessar pelo artigo: Como Criar Impacto Com Propagandas Criativas para alavancar os seus resultados nos negócios. Clique aqui para a leitura!