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Franquias baratas: a chave para o seu sucesso

Você já pensou em investir em franquias baratas? Saiba que as franquias baratas podem ser o negócio que você estava procurando. Este mercado do franchising segue em alta desde 2015. E foi durante o período da crise, que houve um boom neste setor. Por este motivo, foi possível ver uma crescente no número de opções de franquias baratas em todo o Brasil. Por ser uma opção segura, de baixo custo e com um bom retorno financeiro, esse tipo de investimento se popularizou no País.

Esse modelo se enquadra em franquias de até R$ 100 mil. Por conta disso, é uma alternativa mais em conta do que as opções tradicionais. Mas, antes de decidir investir, é necessário fazer um filtro e deixar somente as mais relevantes. Por este motivo, vale a pena destacar pontos considerados cruciais no que diz respeito as franquias baratas. Investimento, rentabilidade, aceitação de mercado e identificação com segmento são alguns dos pontos necessários.

Franquias baratas: a PremiaPão é um exemplo de qualidade

No caso da PremiaPão, a franquia oferece alternativas com preço bem acessível. Com opções a partir de R$ 8 mil, o franqueado é capaz de atuar em uma região de até 100 mil habitantes. Para locais maiores, existem ainda mais alternativas. Até 200 mil habitantes o valor é R$ 12 mil. Já para áreas com até 300 mil habitantes, a taxa de franquia vai para R$ 16 mil. Por oferecer benefícios interessantes ao novo empreendedor, este modelo de negócio conseguiu se destacar nos últimos meses, por ofertar um investimento positivo na questão do custo-benefício. Mas o que a PremiaPão pode oferecer? Primeiramente, a franquia barata trabalha com publicidade em saco de pão. E a principal função dos franqueados é coletar anunciantes para utilizarem a mídia.

Mas, para quem não possui experiência com empreendedorismo, ainda é possível se tornar franqueado. Pois, por meio de uma capacitação online feita pela PremiaPão University, os franqueados conseguem aprender tudo o que é necessário para se capacitar. No Portal do Franqueado, o usuário tem acesso ao WhatsApp Marketing, dicas técnicas e sacadas e treinamento para redes sociais. Além do treinamento inicial completo, o da Agência Papelôgo e técnicas de vendas avançadas. Todos os vídeos podem ser acessado em qualquer dispositivo com acesso à internet. O que facilita bastante, já que é permitido conferir o material e tirar dúvidas em qualquer lugar e sem restrições de horário.

Como funciona a produção?

E como funciona a produção no setor de franquias baratas? Nos saquinhos personalizados, cada franqueado consegue preencher os 34 módulos disponíveis em cada embalagem. Eles podem ter anúncios diversificados, que podem variar de acordo com os segmentos presentes no mercado. Instituições de ensino, restaurantes, lojas, concessionárias, farmácias, mercados, redes de academia… A lista é infinita. Cabe ao franqueado selecionar como vai querer montar a tiragem. É importante destacar que os módulos podem ser vendidos de forma única ou compartilhada. E o cliente pode escolher a quantidade de módulos que vai querer utilizar.

Aos designers da PremiaPão, cabe a função de produzir as peças. Para que isso seja possível, o franqueado precisa, ao lado do cliente, fazer um pequeno briefing do que deseja ver no anúncio. Depois de encaminhar estas informações, a equipe consegue elaborar os anúncios e enviam de volta para o franqueado, que já aprova a peça junto ao cliente anunciante. Este processo é fundamental para o anunciante, pois garantimos um produto de qualidade e que vai atender as necessidades do cliente.

Uma franquia barata sustentável

Uma das partes mais importante é o cunho da sustentabilidade. Ao adotar uma consciência mais ecológica, a empresa conseguiu utilizar itens e ideias mais verde. Começando pelo Kit Franquia, o franqueado consome itens, que são feitos com matéria prima reciclada ou com materiais menos agressivos ao meio ambiente. Na lista de produtos, podemos destacar os cadernos e canetas feitos com material reciclável. Além disso, uso de pen drive de bambu, lápis semente e ecobag. Para não incentivar o consumo indevido de objetos que poluem ou consomem os recursos naturais, como é o caso do plástico e do papel, apostamos no consumo on-line.

Isso significa que todo o nosso treinamento profissionalizante e as documentações necessárias, são utilizadas, preferencialmente pela internet. Isso reduz custos e ainda ajuda o meio ambiente. Com os sacos de pão também não poderia ser diferente. Na nossa franquia barata, os sacos são 100% ecológicos e biodegradáveis. Dessa forma, ao ser descartado, são capazes de se decompor sob determinadas condições de luminosidade, umidade, temperatura e oxigênio. Os sacos biodegradáveis foram criados com o intuito de reduzir os problemas ambientais gerados pelos sacos comuns. Eles demoram cerca de 100 anos para se decompor, sendo vistos como uma alternativa sustentável para transportar objetos e alimentos já que se decompõem em cerca de 18 meses.

E a premiação?

Vamos falar do nosso grande diferencial: a nossa premiação mensal. Oferecer um prêmio de alcance nacional foi a grande aposta para se destacar de outras franquias baratas. Mas como isso ocorre? Todo o mês, divulgamos a premiação nos saquinhos de pão. Através de um código, o consumidor de pão consegue se cadastrar no site da PremiaPão e depois é só aguardar o resultado. A aceitação do público é tão positiva, que sempre temos um número alto de cadastros. Na última pesquisa que fizemos de pós-cadastro, conseguimos aproximadamente 3.200 respostas. Além de outro, onde obtivemos quase 1.000 inscrições.

Esses foram apenas alguns dos prêmios que já sorteamos
Esses foram apenas alguns dos prêmios que já sorteamos

Ao todo, já premiamos câmera GoPro, computador, iPhone, Kit de Churrasqueira Gourmet, viagem para Fernando de Noronha, Smart TV, cafeteira, bicicletas… Logo, foram prêmios de importância para as pessoas. Com os valores dos royalties, conseguimos melhorar ainda mais a premiação. No mês de julho, por exemplo, vamos sortear uma moto Honda. Com isso, estamos, aos poucos, crescendo e aprimorando ainda mais nas opções de prêmios. No geral, ao longo do tempo, já investimos mais de R$ 36 mil.

Mídia de qualidade = publicidade positiva

Alguns dos resultados obtidos por nossa pesquisa de marketing
Alguns dos resultados obtidos por nossa pesquisa de marketing

Estes dados refletem um pouco do impacto da nossa mídia no mercado. A publicidade em saco de pão possui uma visibilidade muito grande. Através das embalagens, que são distribuídas por região, os anunciantes conseguem bons números de visibilidade.

Por exemplo, se por dia, 100 pessoas consumirem pão e utilizarem o saco, quantos lares vão ser impactados? Muitos, não é?! Por isso, sempre apostamos em saquinhos super interessantes e que sejam realmente relevantes para a população local.

Com esse grande número de consumidores, aumenta, também, o total de abrangência. Pois, cada família tem um número médio de 3 a 4 pessoas por lar. Então, se cada saquinho conseguir chegar em uma casa, se multiplicarmos, teremos mais de 100 mil pessoas impactadas.

Então, levando em consideração o valor que é investido, o retorno é interessante. Dessa forma, o anunciante consegue apostar em uma mídia que é barata, com um bom custo-benefício e que vai garantir o que ele precisa: visualizações!

Outro ponto é que a nossa mídia atua com a permissão do cliente. O que isso quer dizer? Que a mídia só é consumida pelo consumidor caso ele queira consumir determinada informação. Ou seja, ele vê o saquinho com publicidade e escolher levá-lo pra casa caso seja interessante para ele. Pois não existe uma obrigação em consumidor determinada publicidade.

O que a PremiaPão tem que nenhuma outra tem?

A Convenção Nacional da PremiaPão. Este é um grande marco na franquia. Este ano tivemos a primeira edição da Convenção anual, que vamos continuar a fazer nos próximos anos. Para esta estreia, conseguimos reunir mais de 80 franqueados no estado de São Paulo. O espaço escolhido teve um clima mais intimista. Além da presença dos franqueados contamos, também, com a participação de convidados especiais, que ficaram responsáveis por palestrar ao longo do dia. Para isso, separamos mestres palestrantes para passar conteúdo para os que estavam presentes. Para isso, convidamos Kim Archetti, Thiago Concer, Caroline Fioravante, Alexander Voger e Rafael Monezi.

O evento foi criado com o objetivo de proporcionar uma experiência única para os franqueados da rede. Por essa razão, apostamos em conteúdos que fossem relevantes para os presentes no espaço. Além disso, queríamos reunir as pessoas da melhor forma possível. E com isso, recebemos vários relatos de franqueados sobre o PremiaPão Experience. O que foi algo bastante positivo, pois, de alguma forma, conseguimos estimular ainda mais as vendas e a obtenção de novos anunciantes.

Duas pessoas foram Murilo e Rafael, da região de Lavras (MG). Ambos aprovaram o estilo da Convenção Nacional da PremiaPão e já estão esperando outras edições. “Mudou muita coisa… Estamos mais confiantes, organizados, sedentos por novos clientes e melhorando a relação com os antigos. Já conseguimos fechar um negócio e criar boas prospecções com as dicas recebidas. A segunda (tiragem) estamos só a espera da arte e já fechamos um cliente para a terceira.”, explicaram.

Outro caso foi Thiago Martins, franqueado de Recife.  Para ele, o evento despertou grandes reflexões que proporcionaram repensar o negócio, com um novo jeito de ser e fazer”.  Além disso, explicou que “o planejamento, as técnicas de vendas, a energia e a criatividade foram pontos em destaque que já colocaram em prática. O network entre os franqueados, sem dúvida, foi importante para descobrir que os desafios e conquistas fazem parte de uma única família, a PremiaPão”, concluiu. 

Além disso… A Papelôgo!

A Papelôgo é a agência interna de publicidade da PremiaPão. Devido ao aumento no número de solicitações por peças publicitárias, a franquia decidiu investir em um serviço de ágil e de qualidade. Este é outro diferencial entre as franquias baratas. Por conta disso, contratou um número maior de colaboradores para auxiliar na produção das peças. Por isso, através da agência de publicidade, conseguimos obter mais dinamismo, menos chances de erro e economia de tempo. O que, consequentemente, também economiza dinheiro. Na Agência Papelôgo, o cliente consegue ter um material que atende as expectativas. Uma vez que o canal entre o designer e o cliente é super estreito. E o retorno costuma ser positivo e satisfatório.

Os planos são divididos em três opções. Cada uma atende necessidades diferentes, que podem variar entre o uso de cada peça ou serviço publicitário requisitado. Entre os pacotes, é possível adquirir uma das três alternativas: Logotipo PRO, Logo + Papelaria e Peças gráficas. A primeira é voltada para logotipos. A segunda, já inclui papel timbrado, cartão de visita e pasta profissional. E outro, atende fachadas, cardápios, anúncios e adesivação de veículos. Para saber mais sobre a Papelôgo, os serviços oferecidos, preços e resultados comprovados, acesse o site da Agência Papelôgo e confira!

Franquias baratas podem dar benefícios para os anunciantes

Temos um super benefício para os anunciantes da PremiaPão. Quando o cliente anunciante fecha mais de quatro módulos, por três tiragens seguidas, ele adquire o Plano de Marketing Digital. Mas o que isso quer dizer? A partir disso, o anunciante tem direito a criação e otimização de fan page e planejamento semanal de posts. Além disso, criação de conteúdo, inserção de posts, monitoramento e mensuração e controle. E ainda, publicidade em redes sociais, como Facebook e Instagram. Esses serviços são ofertados por 2 meses e são totalmente grátis.

A partir disso, desenvolvemos um serviço super necessário e que possui um custo relativamente alto. Portanto, ao ofertar esse diferencial, conseguimos chamar ainda mais a atenção do cliente. E que, por meio desta iniciativa, começa a encontrar ainda mais benefícios em adotar a publicidade em saco no saquinho da PremiaPão.

Hangouts para trocar experiências

Neste tópicos vamos saber mais sobre os hangouts. Com uma frequência relativamente alta, proporcionamos aos nossos franqueados encontros online com especialistas convidados por nós. Quando acontece, a reunião é marcada pela mediação de algum dos sócios diretores. Além disso, o participante também entra, ao vivo, no chat. Os franqueados conseguem acompanhar através de um link de acesso. E, durante e após a conversa, existe um espaço para dúvidas recorrentes. Normalmente, os temas são voltados para o empreendedorismo. Mas, também já tivemos outras temáticas, por exemplo, Como Conquistar o Sim em Qualquer Situação, feito por Alexander Voger.

Vamos conferir alguns dos temas que já tivemos: Como Gerar Conexão Instantânea e Ferramentas Para a Sua Jornada Empreendedora. Além disso, A Armadilha Número 1 que Todo Empreendedor Deve Evitar e 8 Passos para Uma Venda Perfeita. E no nosso canal no Youtube, disponibilizamos alguns dos Hangouts que fizemos com franqueados da rede, que bateram alguma meta ou tiveram algum destaque na franquia. Para acessar os vídeos, acesse o canal da PremiaPão no Youtube.

Como é o plano de carreira da empresa?

Bom, dentro de um sistema de franquias baratas, trabalhamos com várias metas para os nossos franqueados. Na PremiaPão, ao atingir uma meta, o franqueado consegue algumas bonificações. Ao todo, são dividias em seis categorias. A primeira – franqueado Júnior -, inclui os franqueados que acabaram de entrar na franquia. Para os Sêniors, enviamos uma pulseira que é utilizada por todos os colaboradores da empresa. Nela, encontra-se a frase: “Sucesso é uma decisão”. A mais nova categoria deu lugar ao Pro, que diferente dos Sêniors – quem fez a primeira tiragem -, abriga os que fizeram a segunda. Essa, por sua vez, dá direito a um power bank, que é um carregador portátil. Quem chega a terceira tiragem se enquadra como Top. Esta categoria dá direito a um troféu e um espaço de destaque no site.

Avançando nas categorias temos o Expert, que enquadra franqueados que conseguiram chegar na sexta tiragem. Quem se enquadrar nesta categoria, recebe um troféu, um kit luxo e um espaço no site. E, para quem chegar na décima tiragem, recebe um troféu Embaixador e um espaço de destaque no site.

Franquias baratas: premiação por produtividade

Para incentivar os franqueados com premiações por produtividade, estipulamos algumas metas para alavancar o processo de produção. Se um franqueado Sênior fechar a primeira tiragem em duas semanas, ele vai ganhar: promoter, entrevista exclusiva e um livro. Em três semanas, promoter. No período de seis semanas, só o livro. Já para quem fechar a segunda tiragem (franqueado Pro) em seis semanas, ganha promoter, entrevista exclusiva e livro. Em oito semanas, anúncio no Facebook e destaque no site. Se for em 10 semanas, só o destaque no site.

Se o franqueado fizer a terceira tiragem (franqueado TOP) em dois meses, ganha anúncio no Facebook, consultoria da diretoria, entrevista exclusiva e cinema. Em três meses, anúncio de Facebook e a consultoria da diretoria. E se for em quatro meses, apenas a consultoria da diretoria. Nas seguintes categorias, Expert e Embaixador, os prêmios são ainda mais interessantes. Se o Expert fizer seis tiragens em cinco meses, vai ter desconto na tiragem, assinatura do Meu Sucesso e participar de um evento corporativo. Em seis meses, desconto na tiragem, jantar de luxo e evento corporativo. Se for em sete meses, o prêmio vai se diferenciar por não ter o evento corporativo.

No caso dos franqueados Embaixadores (dez tiragens), se ele fechar em até nove meses, vai ter direito a uma viagem a dois, isenção de royalties, assinatura do Spotify e Netflix, além de um curso online. Em até dez meses só vai deixar de receber a viagem. E para quem fechar em 12 meses, só vai ter direito a isenção de royalties e a assinatura de um plano no Spotify e Netflix.

Categoria Master Franqueado

O primeiro Master Franqueado da rede foi Ítalo Costa, franqueado de Feira de Santana (BA). Desde de que começou a atuar como tal, Ítalo conseguir dar suporte a outros franqueados da rede e serviu como inspiração para alguns. Principalmente depois da Convenção Nacional da PremiaPão, onde ele recebeu uma homenagem e um espaço de destaque pelo trabalho realizado na franquia. Sobre a atuação como franqueado Master, Ítalo contou um pouco sobre a rotina e o que aprendeu enquanto esteve atuando como Masterado.

Eu, depois que aprendi, e continuo aprendendo, consegui compartilhar com outros franqueados todo o meu conhecimento. A princípio pensei que ia ser algo muito difícil, mas eu percebi que era muito possível de ser feito. O fato de eu estar ensinando, me faz estar mais atento para coisas, que eu não estava atento. O papel do master franqueado é fundamental, porque apesar da franquia dar todo suporte, existe a necessidade da proximidade de ter alguém ali com um pouco de experiência, para que eles possam ter mais credibilidade. Acho que a gente sempre precisa de uma motivação, mesmo que a gente já saiba o que fazer, pois as pessoas se abrem porque conseguem enxergar uma relação mais próxima, de igual pra igual. É muito bom ver os franqueados encontrando uma solução para os problemas!”

Como se tornar um Master Franqueado?

Mas, quais são os critérios para se tornar um Master Franqueado? O franqueado deve estar no nível Pro ou superior a ele. Deve atuar numa região com no mínimo três franquias PremiaPão distintas. Além de ter que ter disponibilidade full-time. É importante destacar essa última observação, pois alguns tocam a franquia apenas em um período do dia.

E os benefícios? Os franqueados têm isenção de royalties, 20% dos royalties dos franqueados Masterados, reunião online mensal com o coporativo e reunião presencial trimestral com corporativo. Já sobre as atividades e obrigações… É necessário ter disponibilidade de suporte presencial na questão de ativação, vendas e distribuição. E ainda promover reuniões mensais com franqueados da região. Portanto, no geral, este modelo oferece boas vantagens para quem deseja atuar na franquia de uma forma diferente e receber alguns benefícios por isso.

Conexão: revista digital semanal para informar a rede

Com o objetivo de repassar o maior número de conteúdo para os franqueados, elaboramos o Conexão, que é uma revista digital semanal para os franqueados da rede. Por isso, elaboramos um material que é produzido de acordo com as novidades que temos na franquia. O conteúdo é voltado, basicamente, para informar as novas franquias, tiragens, compartilhar depoimentos e indicar produtos, aplicativos, livros, séries… Criamos algumas categorias fixas, como os aniversariantes e segmentos mais usados da semana. Além disso, alertamos sobre os melhores períodos para promover vendas específicas, como no caso do Dia das Mães ou Volta às Aulas.

No mais, publicamos fotos, sacas interessantes para os franqueados, vídeos que publicamos no canal e resultados de pesquisas internas que fizemos. O material é sempre bem recebido pelos franqueados, que acessam com assiduidade o e-mail que enviamos.

2 Comentários

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  • Pretendo iniciar (e estou muito ansioso para tal) o mais rápido possível. Estou muito estimulado para começar os trabalhos aqui na minha região.
    Uma pergunta: pretendo iniciar com uma franquia para uma cidade com mais de 300 habitantes e com intenções de explorar a região. Qual deverá ser o número de anunciantes ( da franquia maior)por tiragem?
    E, qual é a média de faturamento para essa franquia?
    Obrigado e parabéns pelo sucesso.

    • Oi, Adriano! Tudo bem? O número de anunciantes por tiragem depende. Um saquinho tem espaço para 34 anunciantes. Mas, um saquinho pode ser até exclusivo, com um único anunciante. A média de faturamente por tiragem é de R$ 12.900. Qualquer dúvida, estamos à disposição!