Empreendedorismo

Home office produtivo: você está fazendo?

Home office produtivo: saiba o que fazer para tornar o seu trabalho eficaz

Trabalhar em casa, fazer o seu próprio horário e não sofrer com o trânsito das grandes capitais do Brasil, é, com certeza, o sonho de muitos trabalhadores. No entanto, a modalidade de trabalho home office não é mais novidade no país. Mas, você sabe como executar um home office produtivo?

Dados de 2018 do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) mostram que 62% dos brasileiros acreditam que, para um ambiente de trabalho ser considerado moderno, é necessário que se permita flexibilizar a jornada de trabalho, possibilitando a implantação do home office. 

Mas, esse formato de trabalho também exige alguns cuidados. Você sabe como identificar um home office produtivo?  A partir de agora, vamos te ensinar como trabalhar de casa de forma eficaz.

  • Crie uma rotina

Trabalhar de casa pode fazer parecer que você não tem uma rotina, não é mesmo? Mas isso não é verdade! Assim como qualquer outro trabalho, para executar um home office eficaz, é necessário que você crie a sua rotina de forma regrada. A princípio, por estar na sua própria casa, é normal que você se depare com distrações ao longo do dia. Por isso, caso esteja difícil manter a concentração, mantenha os aparelhos eletrônicos como televisão e celulares longe de você. Caso seja necessário trabalhar com o celular por perto, evite, em horário de trabalho, ficar chegando suas mensagens pessoais.

Atualmente, existem alguns gerenciadores gratuitos de tarefa que podem ajudar você a otimizar o seu tempo e organizar as suas demandas. Um deles é o Trello. Com versões disponíveis tanto para celulares como computadores, o aplicativo permite, entre algumas das suas funções, que você crie listas das suas demandas e carregue vídeos e fotos.

  • Faça um planejamento das suas demandas

Para executar um home office produtivo, é essencial que você faça um planejamento das suas demandas. Caso você seja novo na modalidade, esse passo é ainda mais importante. Principalmente para que você tenha registrado todas as demandas e prazos que precisa cumprir.

Caso você trabalhe em equipe, procure elaborar um planejamento em conjunto. Dessa forma, você poderá ter uma visão completa de todo o trabalho que está sendo executado. Além disso, para um home office eficaz em equipe, é necessário que todos entendam que, apesar do trabalho ser executado em casa. É importante que as tarefas sejam pensadas em conjunto, e não de forma isolada. Dessa forma, com certeza o resultado das tarefas executadas será muito mais satisfatório.

  • Estabeleça horários de trabalho

Não há dúvidas de que o trabalho home office é benéfico em vários aspectos. No entanto, um fator que também merece atenção é a quantidade de horas da sua jornada de trabalho. Apesar de estar executando suas tarefas de casa,  é necessário que você tenha controle de horário da sua jornada de trabalho.

Por estar sempre em ambiente de trabalho, é comum que as pessoas que exercem o home office, em muitos momentos, extrapolem o limite ideal de trabalho no dia. Portanto, não se esqueça que, apesar de não estar em um escritório, você está realizando um trabalho como outro qualquer e é necessário traçar horários. Dessa forma, o home office produtivo estará sendo executado.

Categorias

Tópicos recentes