fbpx
Franquia

abf: conheça a importância de ser associado

A abf reúne todas as partes envolvidas no sistema de franquias e é a segunda maior associação de franchising do mundo. Saiba mais sobre a associação e entenda a importância de ser um associado

 A abf, Associação Brasileira de Franchising, criada em julho de 1987, é uma entidade sem fins lucrativos criada com o objetivo de divulgar, defender e promover o desenvolvimento técnico e institucional do modelo de negócio batizado como franchising. Ela reúne todas as partes envolvidas no sistema de franquias: franqueadores, franqueados, consultores e prestadores de serviços que garantem e disseminam a prática do bom franchising no Brasil. 

Quando iniciou suas atividades, haviam apenas 11 marcas operando dentro de um sistema de franqueados no Brasil. Foi assim que, em 1987, um grupo de empreendedores e consultores fundaram a abf. Os impactos da Associação Brasileira de Franquias foram rapidamente sentidos no mercado. Já em 1991, o número de franqueadoras subiu para mais de 350 empresas. Mesmo no clima economicamente hostil que assolava o país na década de 90, a entidade manteve papel ativo. Atualmente possui mais de 1300 associados.

Entre 1996 e os dias atuais, o mercado do franchising obteve um crescimento exponencial. Segundo dados da própria abf, o faturamento anual do mercado, na época, girou em torno de 11 bilhões de reais. Em 2017 o número saltou para 163 bilhões de reais.

Outro movimento que passou a ocorrer, sobretudo a partir dos anos 2000, foi a internacionalização do franchising brasileiro. Se, antigamente, a novidade ficava por conta da operação de empresas estrangeiras em território nacional, em 2017, o Brasil já contava com pelo menos 142 marcas atuando em outros países.


abf

A abf atua fortemente em conjunto com o Governo Brasileiro, com o intuito de fortalecer e conduzir uma política nacional para o setor de franquias, um grande gerador de postos de trabalho e distribuição de renda no país. O Brasil é um dos poucos países com uma lei específica de franchising, que há mais de 17 anos rege as relações entre franqueados e franqueadores, trazendo regras de transparência na oferta de negócios.

A organização dedicou-se à realização de inúmeras atividades, sempre visando beneficiar seus associados, promovendo conferências, simpósios, seminários, palestras, cursos, além de encontros de formação técnica sobre o Franchising. E criou, em conjunto com a FIA/PROVAR, o primeiro curso de MBA em Gestão de Franquias da América Latina. Essas atividades visam beneficiar os associados e estimular a expansão das franquias no Brasil.

Atualmente a abf faz parte do World Franchise Council (WFC), e da Federación Iberoamericana de Franquicias (FIAF), e também é membro da International Franchising Association (IFA), Forum International Retail Association Executives (FIRAE) e da Federação Européia de Franchising

No setor financeiro, a entidade firmou acordos com bancos nacionais para melhorar o relacionamento de franqueados e franqueadores. Além disso, mantém convênio com a Apex-Brasil a fim de fomentar a exportação de franquias brasileiras.

A abf investe continuamente para retratar, de forma fiel, o mercado de franquias no Brasil. O departamento de Business Intelligence é o responsável por gerir o banco de dados da entidade, realizar pesquisas e estabelecer a interlocução com universidades, órgãos públicos e institutos de pesquisas renomados em todo território nacional e também no exterior.

A inteligência de mercado da abf é feita através de  um acompanhamento e análise que permitem identificar as sazonalidades do setor e aprofundar alguns temas, como a expansão das marcas no Brasil e no exterior, iniciativas de sustentabilidade e modalidades operacionais, tais como unidades instaladas em ruas, quiosques e novos formatos em shopping centers.

Conscientes da importância dos estudos feitos pela entidade, mais associados participam das pesquisas a cada nova edição, o que lhes garante receber na íntegra os resultados de cada levantamento. A área avança continuamente também em pesquisas específicas, como liderança feminina no franchising, internacionalização de redes, perfil dos franqueados brasileiros, participação de franquias em shopping centers e microfranquias, além do já tradicional estudo sobre food service.

A área é responsável também pela pesquisa do Selo de Excelência em Franchising. O resultado das entrevistas realizadas propicia a construção de um relatório analítico detalhado com os principais indicadores levantados através dessa pesquisa para nortear a gestão das redes. Seguir as orientações do relatório, possibilita a melhoria constante de seus processos, estabelecendo uma relação de valor entre franqueador e franqueado. E essa relação, de fato, fortalece o setor como um todo.

É muito importante para as franquias no Brasil serem associadas da abf, pois com isso ela passa a ter e representar mais credibilidade no mercado. Isso se deve ao fato de que a abf é a principal referência para órgãos governamentais, bancos, associações nacionais e internacionais, entidades correlatas ligadas ao empreendedorismo, imprensa e o mercado de forma geral, e ela consolida o mais completo banco de dados sobre franquias da América Latina. Se você quer saber mais sobre franquias, clique aqui.

Depois de ler tudo isso, você pode ainda se perguntar qual a importância de escolher uma franquia associada a abf franchising? Confira 7 argumentações do porquê escolher uma franquia associada a abf:

1- As maiores franquias do Brasil estão associadas à abf e todas elas passaram por uma análise criteriosa tanto Departamento Jurídico, quando da Comissão de Ética da abf. O que prova que essas franquias estão aptas para estarem no mercado brasileiro e mundial;

2- A abf estabelece padrões para a prática de Franchising no Brasil, de modo a moralizar o mercado e garantir a seriedade do sistema;

3- Ela mantém o intercâmbio constante com entidades congêneres sediadas no exterior, inclusive promovendo e participando de congressos, seminários, debates, e qualquer evento desta ordem, desde que seja de interesse dos associados;

4- Incentiva o aprimoramento das técnicas de atuação de seus associados, através de permanente intercâmbio de informações, dados, idéias, experiências, bem como a elaboração e divulgação de pesquisas, cursos, palestras, seminários, eventos e feiras. Atua, também, publicando e divulgando, constantemente, assuntos atualizados da área, e prestando serviços aos associados;

5- Promove a defesa do sistema de Franchising junto às autoridades constituídas, órgãos públicos, entidades e associações de classe;

6- É a segunda maior associação de franchising do mundo, com presença relevante no Conselho Mundial de Franquias (WFC) e na Federação Ibero-Americana de Franchising (Fiaf);

7- A abf promove feiras, treinamentos para as redes de franquias, e um selo de excelência. Tudo visando o fortalecimento do franchise no Brasil.

Amplamente consolidada e reconhecida mundialmente, atualmente, a abf é a principal instituição que rege o franchising no Brasil. A entidade é responsável por divulgar, defender e promover o desenvolvimento técnico e institucional do modelo de negócio no país. 

Uma franquia não é obrigada a ser associada a Associação Brasileira de Franchising para ser legítima, porém isso traz mais credibilidade para a empresa tanto em âmbito nacional, quanto em âmbito internacional, visto que a abf é muito bem vista no exterior.

No site da associação é possível verificar uma lista completa de quais franquias são associadas e demais informações sobre elas. O Franchising Brasileiro tem crescido bastante. Em 2018 houve um faturamento com aumento de 7%, 5% no aumento de unidades e um aumento de 8% na geração de empregos no setor do franchising. Em termos de internacionalização, a presença de marcas brasileiras no exterior só tende a crescer.

A abf possui o portal do franchising, que é o portal de franquias mais acessado do mundo, como explica o André Friedheim, presidente da abf, em um bate papo muito esclarecedor, com o Raphael Mattos, o maior youtuber de empreendedorismo e franquias do Brasil e CEO da PremiaPão. Nele, se encontra um conteúdo de alto valor para quem que está procurando uma franquia e dicas para quem quer começar ou já empreende uma rede de franquia. Além de possuir informações sobre mais de 1000 redes de franquias associadas da abf.

A abf também dá o Selo de Excelência em Franchising, que é um reconhecimento concedido anualmente às principais empresas que atuam no mercado brasileiro de franquias. Em um modelo de negócio baseado na cooperação, é um reconhecimento à qualidade e à excelência das empresas que atuam como franqueadoras.

O prêmio é uma forma de estimular a melhoria do desempenho das redes de franquias de sucesso no Brasil, por meio da valorização das melhores práticas e do profissionalismo das marcas que atuam no mercado brasileiro de franchising. O selo da ABF foi criado em 1990 e, desde então, vem refletindo o quanto as redes de franquia têm se desenvolvido em busca da excelência nas operações e na relação com os franqueados.

No ano de 2019, a entidade recebeu 277 inscrições para concorrer ao Selo de Excelência em Franchising e 231 marcas conquistaram a chancela. A entrega do troféu para cada uma das redes chanceladas é feita na tradicional cerimônia do Prêmio abf Destaque Franchising e do SEF 2019, realizada em 26 de abril, no WTC Hall, em São Paulo. 

André Friedheim, presidente da abf, em um artigo sobre as marcas que foram chanceladas com o Selo de Excelência em Franchising, diz que “ao longo de quase trinta anos de história do Selo, constatamos o quanto essa chancela contribuiu e tem contribuído para que as redes que atuam no Brasil busquem cada vez mais a excelência em suas operações e, o que é melhor, tendo como referência a opinião dos seus respectivos parceiros franqueados. Hoje sabemos que estampar a logomarca do SEF nas unidades de franquias é um símbolo de qualidade e credibilidade da marca no mercado brasileiro”.

Algumas das marcas ganhadoras no ano de 2019 na categoria Pleno foram Casa Bauducco, Dr. Jardim, Fast Açaí, Procob, Usaflex, entre outras. Na categoria Sênior foram 10 Pastéis, Bibi, Fototica, Mary Help, Posé, entre outras. Na categoria Máster foram Colcci, Griletto, Jin Jin, Skill Inglês e Espanhol, World Tennis, entre outras. E na categoria Mega foram 5àsec, Arezzo, Chilli Beans, Habib’s, O Boticário, entre outras.

A abf também promove a abf Franchising Expo, a maior feira de franquias do mundo em número de visitantes, que atrai diversas marcas expositoras a cada ano. São redes de diferentes segmentos entre marcas ingressantes no setor, estreantes ou que retornaram à feira, além de fornecedores, instituições financeiras e administradoras de shopping centers. Realizada pela Associação Brasileira de Franchising, organizada e promovida pela Informa Markets

A Informa Markets possui presença global e combina a expertise local com uma rede internacional, dando vida a uma gama de mercados especializados, fornecendo conexões e experiências de alta qualidade por meio de portfólio de eventos, ferramentas de dados e alcance digital. Capacita as comunidades e permite novas oportunidades para as empresas ganharem vida .Criando plataformas globais para indústrias, mercados especializados e clientes para se conectar, fazer negócios, inovar e crescer.

Resultado de imagem para abf

Na opinião de Marco Basso, presidente da Informa, em um artigo da própria abf,  “a feira da ABF, como vitrine do setor de franquias nacional, é valorizada também por essas novas marcas. Elas, assim como as dezenas de outras marcas participantes da feira, muitas delas veteranas, têm a oportunidade de contato direto com um imenso público qualificado de investidores em potencial”.

O evento sempre ocorre dentro da abf Franchising Week, uma semana de imersão no universo das franquias, realizada em junho, na qual franqueadores, franqueados, fornecedores e potenciais investidores têm a oportunidade de aprender tudo sobre o mercado das franquias com os maiores especialistas do ramo.

A associação também oferece cursos de empreendedorismo para atender empreendedores, em especial os novos na área do franchising. Com o objetivo de ampliar a capacitação desses empreendedores para o mercado de franquias. Os cursos oficiais do franchising, oferecidos pela ABF e reconhecidos pelo mercado, abrangem todas as áreas do setor e em diferentes níveis. Eles envolvem desde os conhecimentos necessários para se ingressar no sistema de franquias, como o Entendendo Franchising, à pós-graduação, por meio do MBA Gestão de Franquias, pioneiro e único no país.

Em um artigo no site da abf sobre os cursos da abf, o presidente da entidade, Altino Cristofoletti Junior afirma, “O desenvolvimento do setor de franquias no Brasil se deve, em boa medida, à maior capacitação dos profissionais envolvidos, e a abf, desde a sua fundação, há 30 anos, assumiu como parte de sua missão promover esse desenvolvimento por meio da educação empreendedora”.

A abf oferece, ainda, em parceria com o Sebrae Nacional, o Game Franquias Brasil. São seis cursos online gratuitos, em formato de games, que levam o usuário a vivenciar a experiência de administrar uma franquia nas seguintes áreas: Preços, Vendas e Custos; Gestão de Pessoas; Atendimento a Clientes; Marketing e Merchandising; Gestão Financeira e Indicadores de Desempenho.

E, em 2015, a abf formatou um curso de capacitação de árbitros e mediadores para atuarem na solução de conflitos. A entidade assinou um convênio com o Centro de Solução de Disputas da ABPI (Associação Brasileira de Propriedade Intelectual). Esse convênio tem por objetivo oferecer ao associado da abf franquias uma opção de solução de conflitos com árbitros e mediadores especializados na área de franchising, inclusive com uma tabela de valores diferenciada.

Para ser um associado da abf, no próprio site da associação, é preciso primeiramente selecionar a categoria na qual você se enquadra. São elas: franqueador, franqueado, potencial franqueador, fornecedor, master franqueado regional e conselho ou associação de franqueados. Selecionada a categoria, é feito um cadastro e após ter preenchido os dados básicos para iniciar o processo de associação na abf, a marca será direcionada para a primeira etapa do processo associativo, o Regulamento. 

Após a etapa “Regulamento”, é feito o pagamento. A taxa de análise da categoria franqueador é de 1 mil reais. O pagamento da taxa de análise não implica na associação à abf. Confirmado o pagamento da taxa, se deve fazer o upload dos documentos obrigatórios em PDF de acordo com a relação solicitada pela associação.

A análise dos documentos é feita de forma bastante criteriosa pelo Departamento Jurídico da abf. Sempre com o intuito de zelar pela conformidade das informações entre os documentos, em especial a Lei de Franquias, e/ou com as orientações da Comissão de Ética. Antes de enviar seu pedido de associação a abf certifique-se que toda a legislação pertinente está sendo atendida e que todos os documentos obrigatórios estão sendo enviados.

Não cabe ao Departamento Jurídico apontar ou fazer a adequação dos documentos a legislação, uma vez que não está dentre os objetivos da entidade prestar consultoria aos interessados em se associar. O prazo de deliberação é de até 15 dias contados do recebimento dos documentos. 

O que é a Comissão de Ética da abf? Ela é a responsável pela guarda e zelo das boas práticas e das condutas éticas do sistema de franchising. É  composta por franqueados, franqueadores, advogados e consultores. Os Princípios Éticos defendidos pela abf são: Transparência, Integridade, Respeito e Responsabilidade Corporativa.

Cabe a eles analisar as representações fundamentadas no Código de Conduta e Princípios Éticos e recomendar ao Conselho Diretor, quando for o caso, a aplicação de penalidades aplicáveis, que podem ser advertência, suspensão ou expulsão do associado dos quadros associativos. Além de serem eles que aprovam em última instância o ingresso de novos associados ao quadro da abf.

A Associação Brasileira de Franchising, abf, oferece o apoio e as informações necessárias aos seus associados para o desenvolvimento do mercado de franquias no Brasil e no mundo. Além disso, ela disponibiliza um amplo calendário anual de eventos e cursos, focado no aprimoramento dos franqueados e franqueadores, além dos fornecedores e parceiros do setor. Ela também promove reuniões e debates sobre ideias para o mercado de franquias e, desse modo, estimula a movimentação e as inovações no setor. Por conta desses e de outros fatores, é sempre válido verificar se a franquia que você quer investir está ou não associada a entidade.

Categorias