Empreendedorismo

MEI: você sabe como se tornar um?

Você já pensou em se tornar um MEI?

Empreender através do MEI (Microempreendedor Individual) pode ser a alternativa de alguns brasileiros em busca de uma atividade para ganhar dinheiro. Como Microempreendedor Individual o franqueado não tem custo para abertura, basta realizar um cadastro rápido no site Portal do Empreendedor.

O investidor terá um custo mensal, fixo e muito baixo, apenas R$53,70, além de não precisar de contador. Esse foi o caso de Bernadette Menezes e Luciana Rodriguez, franqueadas da PremiaPão, no Recife (PE). As sócias buscam uma opção de negócio e encontraram, através do MEI, uma maneira de trabalhar. Mas, você já ouviu falar de MEI?

O que é o MEI?

Segundo um artigo do Sebrae, “é uma aposta para quem deseja ter um negócio informal. Mas deseja legalizar a sua empresa para ter sucesso e contar com diversos benefícios”. Ainda de acordo com o portal, “para ser um microempreendedor individual, é necessário faturar hoje até R$ 81.000,00 por ano, não ter participação em outra empresa como sócio ou titular e ter no máximo um empregado contratado que receba o salário-mínimo ou o piso da categoria. Ele será enquadrado no Simples Nacional e ficará isento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL)”.

Confira o FAQ da PremiaPão sobre este assunto clicando aqui

O MEI se encaixa bem para os empreendedores que desejam entrar no mundo dos negócios de forma mais simples e rápida. Nesse modelo de negócio, o empreendedor só precisa atender aos pré-requisitos e, em seguida, já consegue começar a trabalhar com a atividade escolhida.

(Novamente) A PremiaPão foi destaque na TV

A matéria revela um dado bem impactante. Somente em Pernambuco são quase 220 mil empresas MEI. O vídeo produzido pela emissora Band TV apresentou aos telespectadores a história de duas franqueados da PremiaPão. Bernadette e Luciana estão na franquia desde 2017. A dupla já soma mais de 3 tiragens na empresa. E por isso – ainda de acordo com o Plano de Carreira -, são franqueadas TOPs.

O trabalho uniu duas habilidades: a gestão de vendas e a financeira. E, através de uma pesquisa na internet,  Berna encontrou a PremiaPão. “A gente tava atras de um negócio feito de casa, que dependesse da gente e tivesse baixo investimento”, comentou Bernadette. O investimento da dupla foi de 14 mil reais e a segurança para apostar no negócio veio através de uma consultoria do SEBRAE.

Passo a passo do sucesso para se tornar um MEI

O especialista do Sebrae indica que um passo a passo pode ajudar a levar o empreendedor ao sucesso como MEI. Primeiro, é preciso identificar no investidor um perfil empreendedor. Depois, elaborar uma ideia. E, por último, fazer o planejamento de como vai ser feito tudo isso. O Sebrae possui um projeto chamado Começar Bem. Ele atua como uma consultoria para os empreendedores. O “curso” tem duração de 15 dias a 1 mês. E o agendamento pode ser feito diretamente no site ou diretamente por telefone. Para Luciana, que participou de uma consultoria antes de investir, o último passo é bem simples. “Tenha persistência. Trabalhe todos os dias e não desista”, conclui.

Categorias