Você sabe o que é preciso para escolher o negócio certo?
Você sabe o que é preciso para escolher o negócio certo?
Economia Empreendedorismo Franquia

Os cuidados ao escolher o negócio certo

O Brasil é um dos países mais empreendedores do mundo. Ao escolher ter um negócio, o empreendedor pode escolher investir em uma franquia ou em um negócio próprio. Na maior dos casos, por oferecer alguns diferenciais, as franquias costumam ser um atalho para o mundo dos negócios. Ao optar investir em uma franquia, principalmente as microfranquias – opções mais acessíveis – é necessário ter alguns cuidados na hora de tomar a decisão final.

Em uma conversa com Dante Freitas, Diego Castro entrevistou o convidado, que possui experiência de 10 anos no SEBRAE. Durante este emprego, Dante teve contato com mais de 10 mil empreendedores. Em 2014, Dante criou uma empresa, com o objetivo de formar empreendedores e ajudar empresários que já estão instalados. Por isso, confira algumas dicas para escolher o negócio certo:

Primeiros passos para escolher o negócio certo

O negócio precisa ter uma autenticidade, ou seja, é preciso saber quem são as pessoas por trás da empresa ou franquia. Antes de tudo, é preciso conhecer o objetivo daquele negócio e ter muito cuidado ao tomar a decisão final, já que esse tipo de investimento é como um casamento, que não depende só de uma pessoa. É necessário vender algo em que se realmente acredita e que gere bons lucros. Para isso, é fundamental conhecer a história dos empreendedores, pois serão os sócios, atuando em rede. Para a relação ser boa, é preciso amadurecer a relação. O que só acontece com um tempo.

Modelo de negócio que não é pra você

Não é incomum se deparar com uma proposta de investimento que consiga fazer os olhos brilharem. Mas, antes de entender todos os benefícios daquele negócio, o empreendedor precisa se identificar com a atividade que será exercida. É extremamente importante se dedicar a algo que cause um sentimento de paixão naquela pessoa que exerce determinada profissão. Pois, essa identificação com a ideia e os valores vão gerar um maior engajamento no profissional, o que vai influenciar os resultados de atuação dele na empresa.

Microfranquia não diminui o empenho

Por serem uma alternativa mais econômica do que as grandes franquias, pode-se imaginar que o trabalho e dedicação também vão ser proporcionais. Porém, essa ideia é errada. Mesmo se tratando de um negócio “menor”, as microfranquias exigem na mesma proporção dos empreendedores dispostos a investir. Neste modelo de negócio, o empreendedor vai ter mais protagonismo e flexibilidade de horários, mas nada disso descarta as outras responsabilidades.  Ou seja, um empresário de sucesso precisa ter essa consciência para ter mais chances de se tornar um empreendedor bem sucedido.

Retorno financeiro não é a prioridade

Em momentos de crise, a ideia de lucratividade pode ser tentadora para quem precisa ganhar dinheiro. Com os investimentos de baixo custo – cada vez mais comuns no cenário econômico -, empreender por paixão é um desafio. Porém, é fundamental lembrar de um ponto: lucrar é uma consequência do trabalho. E essa ideia não é de hoje… Toda crise traz um pouco dessa sensação de mudança, onde a pessoa precisa encarar o período como um momento de transformar a realidade financeira dos futuros empreendedores. Entusiamo é importante, porém, pensar com cautela é fundamental. Vá para a rua e conheça pessoas, procure opções… A Lei que rege as franquias é um ótimo parâmetro para descartar empreendimentos, que não confiáveis.

Documentação da COF

Muitas franquias se enquadram como tal, porém, nem possuem, ao menos a Circular de Oferta de Franquia (COF). Pois, muito antes de investir, é preciso ter todas as informações necessárias sobre a empresa. A COF vai subsidiar o empreendedor acerca da empresa. E esse é um dos indicadores de segurança e organização da rede de franquia. Vale lembrar que esse documento não vai excluir o contato presencial, que também é imprescindível para que franqueadora e franqueado consigam conversar e se conhecerem melhor.

Franquia acessíveis

Existem franquias com estruturas de negócios mais pesadas. Ou seja, que precisam de um maiores recursos para funcionar. Então existe um custo mais elevado. Mas também é possível identificar franquias que possuem um modelo mais leve, que proporcionam retornos exponenciais. E com isso, é preciso se distanciar do comum e apostar em mercados que proporcionam maiores opções. As microfranquias são um exemplo disso. Portanto, é fundamental para o empreendedor escolher enquadrar qual é o modelo mais indicado para aquele determinado negócio. Para ajudar esse trabalho, pode-se utilizar ferramentas do marketing digital como aliado.

Categorias