Plástico é um dos vilões da sustentabilidade. No Brasil, cerca de 1,5 milhão de sacolinhas são distribuídas por hora
Plástico é um dos vilões da sustentabilidade. No Brasil, cerca de 1,5 milhão de sacolinhas são distribuídas por hora
Sustentabilidade

Plástico é um dos vilões da sustentabilidade

O plástico não é o maior vilão do meio ambiente e da sustentabilidade. Mas o consumo excessivo desse material é. Por exemplo, as sacolinhas que são distribuídas de forma excessiva e gratuita, custam um preço para o meio ambiente.  Pois são produzidas com recursos não-renováveis como petróleo e gás natural. Além de água, energia e também liberam gases tóxicos no ambiente. Porém, o plástico está presente em vários objetos, como uma escova de dente, até itens mais elaborados, como um computador. E um das principais justificativas para o seu uso, é que o plástico ter baixo custo, se comparado aos outros materiais.

O Estadão publicou os resultados de um levantamento realizado pela Ellen MacArthur Foundation. A pesquisa informou que cerca de oito bilhões de toneladas do material já são despejados nos mares todos os anos. Isso pode ser comparado a um caminhão de lixo por minuto. Se nada for feito para reverter essa situação, em 2050, haverá mais plásticos do que peixe nos oceanos.

lixooceanos2015jornalq

No geral, são bastantes utilizados, pois conseguem adquirir vários formatos e são relativamente resistentes, principalmente ao ar e a água. Por essa razão, o plástico também é bastante consumido para proteger alimentos e embalar objetos. Mas, por ser utilizado em grande quantidade e com descarte indevido, o plástico tem se tornando um dos maiores “vilões” do planeta. Pois, no geral, o descarte do plástico é feito de forma indevida. Com uma resistência de mais de 100 anos no meio ambiente, este material, infelizmente, pode ser encontrado com facilidade nos oceanos, aterros sanitários e no solo.

Sustentabilidade afetada pelo plástico

Uma reportagem publicada pelo portal G1 divulgou dados que refletem o impacto do plástico e do lixo no meio ambiente. Segundo a matéria, a ONU apresentou que o plástico representa 80% do lixo nos oceanos e causa prejuízos no valor de US$ 8 bilhões nos ecossistemas marinhos. E ainda de acordo com uma matéria antiga, porém atual, a revista Mundo Estranho destacou um fator alarmante.

oceanos1
Pesquisa estima que em 2050, haverá mais plásticos do que peixe nos oceanos

Segundo a publicação, o desastre ecológico só aumenta: o volume de plástico no Pacífico mais que triplicou nos últimos dez anos. Ainda no texto, eles afirmaram a presença de duas manchas de lixo no Oceano. Ambas ficam no meio do oceano Pacífico e, juntas, têm o dobro do tamanho dos Estados Unidos!

Mas como é possível adotar práticas de sustentabilidade em meio a isso?

Embalagens ecológicas podem garantir mais sustentabilidade

Toda essa poluição ocorre por alguns fatores. Os principais são o uso em excesso de sacolas e objetos de plástico e o descarte indevido no meio ambiente. Juntos, esses dois fatos se tornam agravantes e ajudam a deixar o planeta cada vez mais poluído. No dia a dia, um dos campeões do consumo dentro de casa são as sacolas plásticas, que podem ser usadas de várias formas, principalmente para embalar pães e compras no mercado. Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, as sacolas plásticas são um dos principais problemas do mundo. Ainda segundo o post, entre 500 bilhões e 1 trilhão de sacolas plásticas são consumidas em todo o mundo anualmente. No Brasil, cerca de 1,5 milhão de sacolinhas são distribuídas por hora! Achou muito? A natureza também.
Para evitar os efeitos disso, as pessoas podem adotar medidas simples, porém eficazes. Como o caso das embalagens ecológicas. Nesse caso, elas podem variar de tipo e de finalidade – carregar ou proteger alimentos. No caso da publicidade de pão, os saquinhos que embalam os pães podem ser sustentáveis. Para isso, são utilizados, em sua produção, matéria prima ecológica e biodegradável – que não agridem o meio ambiente. Além disso, você também pode utilizar “sacolas da sustentabilidade”, pois são feitas com pano ou algodão. E também conseguem evitar as sacolas plásticas. Portanto, adote essa ideia também… Pense no futuro do planeta, pense verde!

Categorias