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Entenda a propaganda em saco de pão

Como surgiu a ideia de fazer propaganda em saco de pão

AMOSTRA 2

No Brasil, a propaganda em saco de pão conquistou os lares brasileiros nos últimos anos. O País, apesar da sua variada culinária e hábitos alimentares, ainda aposta no famoso “pãozinho” como um dos principais alimentos durante as refeições. Seja no café da manhã ou jantar, os pães estão presentes à mesa. Isso despertou no mercado da publicidade uma oportunidade de investir no melhor tipo de propaganda: marketing de permissão na casa do cliente. Foi assim que surgiu a propaganda em sacos de pão. Não se sabe ao certo quando a sua chegada se deu aqui. Mas, em meados de 2015, esse tipo de publicidade já estava se familiarizando às diversas padarias brasileiras.

A grande aposta das empresas de publicidade em saco de pão é oferecer publicidade segmentada e de qualidade nos locais de atuação. Dessa forma, a população local consegue consumir uma embalagem mais sustentável (no caso de marcas com selo verde) e eliminar o uso de sacos plásticos. Porém, nas grandes cidades é pouco provável conhecer todos os produtos e serviços oferecidos na região. Principalmente se o consumidor não tiver um tempo disponível para explorar a cidade.

Por isso, na publicidade oferecida nos saquinhos, a marca vai expor negócios locais, para possíveis clientes da área. Então, por conta disso, o consumidor de pão pode encontrar os mais diversos tipos de segmentos e marcas. Muitas vezes, para serem ainda mais interessantes, os próprios comerciantes oferecem descontos e sorteios, pois isso engaja mais o consumo dos saquinhos na padaria.

Como é o processo para anunciar?

Normalmente o franqueado que representa uma marca naciaonal vai até o estabelecimento para apresentar a mídia e todos os benefícios oferecidos pela publicidade. Mas, o contrário também pode acontecer. O comerciante entra em contato com franqueado responsável por aquela área, explica como deseja fazer o anúncio e em seguida já acerta todos os detalhes para anunciar no saquinho. Em empresas de publicidade em saco de pão mais completas, esse processo da produção das peças publicitárias é feito dentro da própria empresa. Ou seja, o anunciante não precisa pagar para que seja produzido o anúncio e já consegue resolver tudo dentro de um local só. Isso agiliza o processo de produção e também garante mais qualidade, já que o serviço não vai ser feito por terceiros. Os anúncios podem variar de acordo com o tamanho e a localização no espaço da embalagem.

Divisão dos módulos

Normalmente o saco de pão é dividido em módulos. E geralmente essa contagem fica entre 32 a 34 módulos. Então, pode-se escolher módulos maiores, menores, na frente ou nas laterais. O objetivo do anúncio vai determinar o tamanho do anúncio e a posição em que ele vai ser projetado. Para quem dispõe de pouco investimento em publicidade, a compra de um ou dois módulos vai conseguir suprir a necessidade do investidor. Que no caso seria aumentar o fluxo de pessoas naquele espaço.

Já para deseja ou pode investir um pouco mais, uma boa aposta é pegar uma frente única. Ou ainda fechar até uma tiragem exclusiva. Claro, em ambas a visualização do anúncio vai ganhar um destaque maior. Porém, no final, as duas vão conseguir contemplar o maior objetivo: chegar na casa do cliente com a permissão dele.

Mídia barata para todos os bolsos

Voltando um pouco para o consumo de pães no País, estima-se que 98% da população brasileira consuma o alimento diariamente. E, ainda em um cálculo simples, pode-se fazer uma média de 4 pessoas por família. Isso dá um total de 120 mil pessoas alcançadas, caso o número base de saquinhos seja de 30 mil unidades. Esse valor corresponde ao que se conhece por uma tiragem ou 30 milheiros.

Ambas as nomenclaturas são bastante conhecidas no mercado da publicidade em sacos de pão. Portanto, levando em consideração o preço investido e o retorno, esse tipo de investimento é bastante favorável para o empresário. Pois, os resultados serão satisfatórios e o investimento não vai pesar tanto no bolso.

O saquinho chega até a casa do cliente com a permissão dele, entenda como funciona
O saquinho chega até a casa do cliente com a permissão dele, entenda como funciona

Por que chama-se marketing de permissão?

É difícil encontrar alguém que goste de receber verdadeiros bombardeios de publicidade ao longo do dia. Se antes se limitavam aos meios tradicionais de comunicação – outdoor, jornais, TVs e rádios – hoje em dia isso mudou. Com a chegada e fortificação da internet, ferramentas como o Youtube, anúncios pagos, propagandas em sites e redes socais, essa abordagem ficou bem maior. E com o crescimento dessas propagandas, o que acabou diminuindo foi a paciência das pessoas. Pois trata-se de uma publicidade invasiva e que não foi requisitada.

Diferente disso, o marketing de permissão se define como aquele tipo de publicidade que é consumida com a aprovação do consumidor. Ou seja, ele é quem vai determinar se quer ou não consumir aquela propaganda. E no caso dos saquinhos ela é apresentada de forma bem sutil ao consumidor. Mesmo que ele queira levar o saquinho, mas não consuma as informações, a publicidade não vai “brigar” para ser consumida. Então, mesmo dentro da casa do cliente, ela não vai afetar em nada o dia a dia da família. Porém, por outro lado, se for consumida, mostra respeito ao tempo e a vontade do consumidor de pão.

E o mercado, como anda?

Hoje em dia é possível encontrar algumas empresas atuando no mercado de publicidade em saco de pão. Mas, é preciso determinar qual é a mais completa e indicada para o negócio. Por isso, é necessário fazer uma busca criteriosa e analisar alguns fatores, como número de franqueados, diferenciais da mídia, tempo de atuação… Isso vai garantir que a análise seja mais fiel e que o resultado seja mais preciso ao que se espera. Como é o caso da PremiaPão, empresa que atua no ramo, o grande diferencial é promover um sorteio nacional para os consumidores de pão. Para o consumidor, esse compromisso é visto com bons olhos. Pois, ao mesmo tempo que oferece propaganda de qualidade, ainda dá a chance de ganhar um prêmio significativo todo mês.

Agregado ao prêmio, a empresa também abraçou o selo de sustentável e implantou atitudes voltadas para o bem-estar do meio ambiente. Por isso, utilizam sacos sustentáveis, itens ecológicos no Kit Franquia e entre outros. Dessa forma, o cliente também consegue contribuir e incentivar medidas simples e sustentáveis no dia a dia, sem muito esforço.

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