Franquia investe no uso de itens sustentáveis como diferencial de mercado
Franquia investe no uso de itens sustentáveis como diferencial de mercado
Economia Sustentabilidade

Sustentabilidade aplicada no franchising

A sustentabilidade vem assumindo um lugar de destaque quando se trata do futuro do planeta. Em meio aos problemas ambientais decorrentes das últimas décadas no País, pode-se afirmar que existe um crescimento no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável. De acordo com pesquisa da Roland Berger, em parceria com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha o mercado sustentável brasileiro deve crescer entre 5% e 7% ao ano até 2020. No âmbito empresarial, essas medidas deixaram de ser ideias e foram colocadas em prática por algumas empresas.

A mudança pode ocorrer de forma mais simples, como por exemplo, a diminuição da quantidade de papel consumida. Além disso, não incentivar o uso de copos de plásticos e implantar um sistema de iluminação de LED. Essas são mais econômicas, causam menor impacto no meio ambiente e possuem uma estrutura 95% reciclável, o que torna o descarte muito mais fácil em relação às tradicionais. Mas, essa conscientização também podem acontecer de forma mais impactante, como é o caso da PremiaPão.

Sustentabilidade: da teoria para a prática

A franquia atua com publicidade no saco de pão. Desde o seu surgimento, a empresa apostou em práticas sustentáveis, com o objetivo de diminuir os impactos ambientais no planeta. E, consequentemente, desenvolver uma cultura sustentável interna e externa. Ao começar pelas embalagens do pão, feitas com matéria-prima biodegradável. Os sacos são 100% ecológicos e substituem as sacolas plásticas. Dessa forma, a PremiaPão adotou a sustentabilidade empresarial.

Esse termo se define como um conjunto de ações que uma empresa toma, visando o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da sociedade. Portanto, para que uma empresa possa ser considerada como sustentável no que diz respeito ao ambiente e a sociedade, é preciso adotar medidas éticas. Sem agredir o ambiente e conseguir ajudar com o desenvolvimento da sociedade. Para os franqueados da rede, a empresa elaborou um conjunto de itens sustentáveis, que são enviados assim que o empreendedor começa atuar na franquia. Divididos entre pen drive de bambu, lápis semente, agenda e caneta reciclados e ecobag, os kits são elaborados com materiais que seriam descartados na natureza.

E na franquia?

Franqueado de Goiânia fez o plantio de uma árvore na praça da cidade
Franqueado de Goiânia fez o plantio de uma árvore na praça da cidade

E todas as unidades da rede, as cerca de 180, utilizam esse material. Além disso, a cada produção fornecida aos seus franqueados, uma árvore nativa é plantada. Isso ocorre por meio do projeto Amigos da Floresta, que é oferecido pela ONG Iniciativa Verde. Atualmente, já ocorreu o plantio de cerca de 100 árvores. A grande maioria em Joanópolis (SP), região da Cantareira.

Segundo dados da Nielsen, a porcentagem de clientes dispostos a pagar valores mais elevados por produtos e serviços que retribuem à sociedade é de 66%. O que comprova uma mudança no perfil do público nos dias atuais. “Apesar do avanço tecnológico, essa mudança no consumo pôde ser vista na cobrança dos consumidores acerca de produtos e serviços de caráter sustentável”, é o que afirmou Raphael Mattos, presidente da PremiaPão. “Os consumidores querem saber os papéis ativos que a empresa está assumindo. Quando isso faz parte do storytelling da marca, os consumidores passam a consumir e ter a preferência da marca. Pois sabem que ao consumir com uma empresa verde, eles estão assumindo um papel dentro da sustentabilidade em geral”, completou.

 

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