Por que investir em uma franquia?
Cada vez mais, o mercado apresenta bons motivos para investir em uma franquia. Além da oportunidade de começar um negócio com um modelo já testado e todo o suporte de quem entende do assunto, o desempenho do franchising brasileiro chama a atenção de quem quer empreender. Para se ter uma ideia, segundo levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o desempenho do mercado de franquias no primeiro semestre de 2018 foi 6,8% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. Nos primeiros seis meses deste ano, as franquias que atuam no País faturaram R$ 79,5 bilhões, contra os R$ 74,4 bilhões faturados no primeiro semestre de 2017. Isso demonstra um crescimento significativo deste modelo de negócio.
Nome no Mercado
A principal vantagem de se investir em uma franquia é poder contar com a garantia de um nome forte já estabelecido no mercado. Os primeiros meses são cruciais para a sobrevivência de um negócio. Assim, o franqueado terá suporte da franqueadora, além de um renome o representando.
Isso proporciona ao investidor uma vantagem competitiva e apoio para retorno de investimento. Em franquia, esse ponto já pode ser suprido no contato do franqueado com o franqueador, desde que a transferência de know-how e o suporte sejam constantes.
Informação
Ao contar com a vantagem de adentrar em um negócio de uma marca já estruturada no mercado, o empreendedor também busca investir em franquias para ter acesso ao know-how de uma marca. Todo o conhecimento, estratégias e métodos de atuação de uma rede de franquias já foram, em sua maioria, testados no mercado.
Como franqueado, o empreendedor poderá adquirir conhecimentos acerca do mundo do franchising e contar com o apoio da marca na seleção de funcionários e treinamentos posteriores, importantes para operação do negócio.
Investimento Calculado
Investir em um negócio pode parecer uma coisa incerta em termos de orçamento. Afinal, nem sempre é possível prever com exatidão cada um dos custos necessários para abrir as portas de uma empresa. Em franquia, porém, os investimentos já estão planejados e estruturados. Toda franquia apresenta ao futuro empreendedor um padrão e modelos a serem seguidos.
Muitas vezes, também são apresentados o plano arquitetônico e todos os gastos necessários para se abrir uma franquia. Geralmente, o objetivo das franqueadoras é padronizar produtos e serviços, e o franqueado terá os custos da unidade piloto como comparativo.
Exposição
A divulgação da franquia é uma das bases para o funcionamento e sucesso do negócio. Ao entrar como franqueado de uma rede, o empreendedor pode contar com um plano de marketing já definido e aprovado. Dessa forma, proporciona segurança para quem inicia no mundo dos negócios. É importante entender como as estratégias de marketing serão colocadas em prática no momento da abertura. Principalmente, como acontecerá o marketing na localidade da franquia – na maioria dos casos, o marketing já está aprovado e só precisa ser colocado em prática no local.
Além disso, atuando em franquia, é possível contar com a divulgação da marca a nível nacional. Para dar conta dessas campanhas, que impactam o desempenho da rede como um todo, as franqueadoras costumam cobrar uma taxa mensal. Nesse caso chamamos de fundo de propaganda, que é aplicada no marketing da marca.
Bônus
“Se você nunca atuou ou não conhece suficientemente o negócio, se associe a alguém que já tenha vivência na área. Busque pessoas que suprirão as suas deficiências, seja no nível estratégico, tático ou operacional”, sugere Sacramento. Afinal, conhecer o mercado em que a empresa pretende atuar. Mas também ter uma equipe multidisciplinar, com competências que se complementam, é um o alicerce de um negócio.
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