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Franquias baratas são confiáveis?

Franquias baratas
Franquias baratas

Responder essa pergunta não é fácil. Às vezes é possível se confundir e acreditar que as franquias baratas são confiáveis quando, na verdade, elas não são. E por isso que é tão comum se enganar. Mas é preciso saber diferenciar as franquias baratas confiáveis e as que não são confiáveis. Para isso, é preciso estar atento as características que fazem parte das empresas. E, a partir disso, você pode concluir a confiabilidade da marca no mercado. Nesse texto, irei apresentar aspectos e características importantes para você que você conheça melhor o franchising. Por meio desta leitura, você vai saber se vai poder ou não confiar nas franquias baratas presentes no mercado.

Franquias baratas
Franquias baratas são confiáveis?

Para se tornar um fraqueador é muito fácil, porque essa atividade não requer muito investimento em infraestrutura. O que mais “pesa” é a elaboração de contrato jurídico.  Quando falamos na formatação de franquias baratas home-based, ela também não é tão complexa. Porém, mesmo assim, exige uma experiência e uma bagagem grande do franqueador, para quem ele consiga ter um know-how respeitável no mercado. Dessa forma, ele vai conseguir passar todo o conhecimento de forma positiva.

A experiência do franqueador, nesse caso, é essencial. Por isso, analise o histórico do grupo que está por trás da marca, levando em consideração a formação e a experiência de mercado. Essa simples pesquisa pode evitar problemas futuros e ainda consegue prevenir possíveis frustrações.

Franquias baratas se destacam no Brasil por oferecer várias vantagens…

O mercado de franquias baratas conseguiu se manter positivo mesmo diante da crise financeira, que afetou vários segmentos da economia. Os comerciantes, empresários e até os funcionários sentiram na pele os efeitos desse período difícil em que o Brasil se encontra. Muitos lojistas fecharam as portas e muitos brasileiros, de repetente, se viram desempregados. Para tentar amenizar os efeitos da crise, muitos investiram nas franquias baratas para continuar a ter uma renda financeira fixa.  O ato de empreender é muito antigo e costumava ser feito pelos antigos empresários e empreendedores dos mais diversos segmentos. Por essa razão, empreender consiste em agregar valor, saber identificar oportunidades e transformá-las em um negócio lucrativo. Seja por meio de franquias baratas ou não, esse investimento é procurado por aqueles que desejam investir em um negócio próprio. E, se você ainda sabe, existem muitas vantagens em adotar esse tipo de atividade.

As franquias baratas conseguem oferecer ao empreendedor a oportunidade de trabalhar de forma mais independente e menos tradicional. Sem exigir conhecimento ou formação acerca do mundo dos negócios, o leque de opções costuma ser maior. Entre as pequenas e grandes empresas, as menores oferecem oportunidades mais em conta para quem dispõe de pouco capital. Com um preço mais acessível, que costuma ficar abaixo do valor médio das franquias, as microfranquias também proporcionam bom desempenho para os empreendedores.

E sem precisar ter altos custos

Por essa razão, é comum ver os pequenos negócios crescendo e se espalhando pelas cidades, pois para eles é muito mais fácil conseguir ampliar as unidades. Mas como é possível confiar 100% nesse modelo de franquia? Os resultados também conseguem ser positivos? A diferença entre as microfranquias e as franquias baratas é muito grande? Vamos conhecer as principais características e por qual motivos elas podem ser consideradas como confiáveis.

Mas, de forma legal, as franquias baratas exigem alguns cuidados, Um deles é a presença da Circular de Oferta de Franquia, ou simplesmente COF. Segundo o Portal de Franchising, a COF é um documento usado pelo franqueador para fornecer as informações comerciais, financeiras e jurídicas da sua franquia para investidores interessados em adquirir e operar uma franquia de sua rede.  Além disso, ainda existe o contrato de franquia, que também é obrigatório. Segundo a Lei das franquias, quando uma empresa não emite isso para um candidato, ela não é uma franqueadora que, de fato, está trabalhando de forma legal.

Ao longo desse texto, você vai conseguir entender melhor como funcionam as franquias baratas e se elas são opções confiáveis.

Franquias baratas
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Baixo investimento

No caso da PremiaPão, o negócio se caracteriza como microfranquia, pois o investimento inicial é baixo. A partir de R$ 8.000,00 é possível se tornar empreendedor no ramo de publicidade. E é a partir disso que as pessoas conseguem encontrar um modelo de trabalho que cabe no bolso. Não é por acaso que o número de franquias baratas disparou ano passado. Até o final do ano 2016, a PremiaPão já tinha mais de 140 franqueados. O trabalho realizado foi tão impactante e positivo, que a atuação se estendeu pelo Brasil e hoje estamos presentes em 23 estados. Mesmo assim, a franquia ainda oferece a oportunidade de empreender por R$ 12 mil e R$ 16 mil. Essas outras duas opções correspondem a regiões de atuação de até 200 mil e até 300 mil habitantes, respectivamente. Já a de R$ 8 mil é referente as áreas com até R$ 100 mil.

O retorno financeiro também consegue ser atrativo, porque o franqueado tem um faturamento total de R$ 12.000,00, mas o lucro mensal é de R$ 6 mil reais. Portanto, investir em uma franquia barata pode ser a oportunidade que você estava buscando para a sua vida. Mesmo sendo uma franquia de baixo custo, a PremiaPão não deixou de ter credibilidade e importância no mercado. Ao agregar anúncios com a premiação mensal, a marca conseguiu prospectar a forma de atuação e toda qualidade oferecida.

Suporte e bons resultados

Essa confiança foi gerada a partir de todo o processo de parceria e de apoio gerado entre franqueadora e franqueados.  Para que tudo isso fosse possível, os diretores da franquia se comprometeram a repassar todo o conhecimento que possuem. Através do suporte ao franqueado, o futuro empreendedor tem acesso a todo o material necessário para tocar a franquia.

Para saber a real eficiência de um suporte, não procure a empresa, mas sim um franqueado atual. A marca pode camuflar a qualidade do suporte oferecido, mas o franqueado da rede sempre vai ser sincero. A partir disso, ele pode compartilhar experiências que já teve.

Por meio da internet, os vídeos são distribuídos por todo o País e pode ser acessado em qualquer lugar. Lá no Portal do Franqueado, além de vídeos e textos complementares, a franquia ainda dispõe de um suporte incrível e diferente de qualquer outra empresa. Além disso, possuem acesso único e aberto aos diretores e toda equipe de design, comercial, comunicação e financeiro da empresa. Esse contato direto é um dos principais pontos da PremiaPão, que se enquadra no modelo de franquias baratas. Dessa forma, o elo de confiança é muito maior, pois, ao saber da qualidade e expertise da equipe a frente do negócio, as chances de sucesso são bem maiores.

Portanto, em comparação com os outros modelos tradicionais de franquias e negócios, o prazo de retorno do investimento é menor para quem investe em microfranquias. Enquanto as franquias precisam de um tempo maior, em questão de meses é possível ver os resultados do investimento nas pequenas franquias.

Oportunidade dentro de casa

Outro ponto atrativo para os interessados em franquias baratas, é o fato de algumas oferecem sistema home based. Por permitir mais independência  e horário de trabalho mais flexível, o home based oferece ao franqueado algumas vantagens. Se forem bem planejados, conseguem reduzir custos para o franqueado, como o deslocamento e gastos com alimentação. Além disso, proporciona mais tempo com a família, para o lazer e, consequentemente, reduz o estresse.

Franquias baratas
O franqueado Cleberson Diego Khai, atua em Novo Hamburgo e também aproveito o sistema home based de trabalho

Mas, a principal delas é porque que elimina os custos de um ponto comercial e contratação de funcionários. No caso da PremiaPão, nem é preciso ter estoque, pois  a franquia faz a produção dos saquinhos e depois envia para os franqueados. Por isso, são indicados para pessoas que precisam conciliar o trabalho na franquia com outra atividade ou que não podem ficar longe de casa por longos períodos.

Um exemplo disso é Gustavo e Ailime, um casal de franqueados que atua na região de Tupã/SP. Na PremiaPão, eles acharam uma forma de aproveitar mais o tempo em família.  “A Premia Pão nos proporcionou a oportunidade de sermos donos do nosso próprio negócio e consequentemente chefes de nossas próprias vidas, podendo aproveitar mais nosso tempo em família com nossa filha. Como franqueados encontramos estrutura e total apoio da diretoria, planos e projetos estão a todo vapor para 2017!”, comentou o casal, que são franqueados TOP.

Em casa, o lucro vira o foco

Dessa forma, uma franquia assim consegue ser a principal fonte de renda de uma família. Por serem muito rentáveis, também podem servir como complemento financeiro. Para que esse negócio seja realmente eficaz, é preciso manter o foco e disposição total com a atividade que está sendo exercida. Sem precisar investir em um ponto comercial, reformas e arrumar um quadro de funcionários qualificados, o processo para começar a atuar é muito mais rápido.

Mas, vale lembrar que o franqueado precisa estar atentos aos possíveis anunciantes e fazer as visitas quando for conveniente. Em alguns casos, os franqueados não possuem disciplina adequada para trabalhar em casa. Porém, ao se tornarem cientes de como a organização é importante, a percepção acerca disso pode mudar. Por isso tenha cuidado: negligenciar o negócio pode prejudicar o desempenho dentro da franquia.

Efetividade comprovada

Grandes empresas já comprovaram o modelo de negócio da publicidade no saquinho de pão. Quando falamos de aceitação de mercado, grandes marcas, como a Coca Cola, Vivo, Wizard e Herbalife já anunciaram nessa mídia. Por isso, mesmo sendo uma opção de baixo custo de franquia, a credibilidade e peso no mercado é igual ou superior as demais mídias.  Nesse quesito, não só o uso da mídia, mas também o impacto e o custo desse tipo de publicidade. Ou seja, isso já foi comprovado na prática pelas empresas brasileiras. Tudo isso se deve ao fato de que o trabalho realmente é rentável, funciona e é eficiente.

Franquias baratas

Os grandes veículos de comunicação também já aprovaram a PremiaPão no ramo de franquias baratas. Em algumas matérias da Band, Exame, Sebrae, Infomoney e o Terra já destacaram a franquia pelo positivo desempenho no quesito franchising. Por estarem atentos no que aquece o mercado de franquias, essas empresas acompanham o andamento da marca no ramo da publicidade. No geral, destacam o número de franquias atuantes no País, novidades e reconhecimentos dentro do setor de franchising.

Publicidade responsável

Ampliando a responsabilidade com o meio ambiente, a PremiaPão atua de forma bastante ativa no que diz respeito ao cuidado com o planeta. Por essa razão, a eco-mídia é o carro chefe da marca. A começar pelo saquinhos de pão, a empresa investiu em outros aspectos e abraçou uma causa sustentável. Os saquinhos de pão – peça principal do trabalho, é 100% ecológico. Produzido com material totalmente orgânico e feito com tintas atóxicas, o saco consegue substituir os temidos sacos plásticos.

No Kit que é enviado para os franqueados, o material conta com itens produzidos de forma sustentável. Alguns objetos, como pen drive de bambo, lápis semente, ecobag, cadernos e canetas recicladas fazem parte do material enviado. Além disso, evitamos utilizar papéis na impressão de documentos e informações. Por isso, predominamos o uso de materiais digitais, porque isso já reduz a quantidade de papel e, consequentemente, a produção de lixo e descarte impróprio.

Ampliando a responsabilidade com o meio ambiente, a franquia adotou outra medida: plantar árvores pelo Brasil. Em uma parceria com a ONG Iniciativa Verde, a PremiaPão se comprometeu a plantar uma muda a cada tiragem. Vale lembrar que uma tiragem equivale a um total de 30 mil sacos. Sendo assim, a empresa já plantou 84 árvores e esse número só aumenta. Essa parceria é séria e muito importante para o meio ambiente, pois ajuda a reflorestar árvores por todo o País.

Premiação aliada aos negócios

Franquias baratas
Franquias baratas

Se você chegou aqui, você já conseguiu conhecer um pouco mais sobre a PremiaPão e tudo o que ela representa atualmente. No ramo da publicidade em saco de pão, o grande diferencial da marca é oferecer ao consumidor de pão a oportunidade de ganhar um prêmio. Esse tipo de estratégia é conhecida como marketing promocional e é muito comum ouvir esse termo quando falamos de publicidade.

Mensalmente, a marca apresenta um item desejado pela maioria das pessoas. Ou seja, objetos que qualquer um ficaria feliz em receber. Por esse motivo, a PremiaPão já investiu quase R$ 25.000,00 de sorteios com prêmios. Alguns itens, como computadores, iPhones e câmeras já foram entregues para os franqueados responsáveis da região do ganhador (a).

Marketing de permissão e prêmios

Esse tipo de estratégia ajuda a fortalecer a marca da PremiaPão no mercado, pois, ao apresentar a opção do prêmio, os sacos conseguem oferecer um diferencial, que os outros não tem. Ao aceitar a embalagem, automaticamente o consumidor aceita que existe uma possibilidade de receber aquele “presente”. E ainda por causa disso, o anunciante sai ganhando, porque sem querer, ao procurar a premiação, o cliente vai consumir a publicidade local apresentada.

O passo a passo do cadastro pode ser conferido na lateral da embalagem. No topo das embalagens, o consumidor consegue conferir o prêmio da vez. Aliado a isso, também é possível ver o código referente ao prêmio. Por isso, vale destacar que esse número não é relativo ao saco, mas sim ao mês presente. Portanto, a numeração vai ser diferente no decorrer dos próximos meses.

O cadastro é feito no site da PremiaPão e utiliza o número do CPF. Mas isso não diminui as chances de ganhar, porque ao levar o saco pra casa, todos os integrantes podem se cadastrar utilizando o mesmo código. Nesse caso, essa tática consegue agradar clientes e consumidores. E para saber mais acerca da premiação, acesse o site para tirar as dúvidas mais comuns.

Alto impacto e alcance dos anúncios

Você já conseguiu entender por qual razão a PremiaPão pode ser considerada como uma empresa confiável. Por ser responsável e de confiança, foi possível estabelecer uma relação de confiança entre franqueado e franqueadora. Agora, vamos falar sobre a real efetividade da mídia. Bom, levando em consideração que o pão está presente em boa parte dos lares brasileiros, fica fácil entender o sucesso dessa mídia. Em média, uma família possui 3 a 4 integrantes e cada tiragem tem um número de 30 mil sacos. Ou seja, em apenas uma tiragem, 120 mil pessoas são impactadas. Logo, o custo benefício é muito bom, pois essa mídia é diferente de qualquer outra por permitir alto alcance por um baixo custo.

Essa aceitação do público se dá também pelo fato da distribuição ser gratuita. O franqueado consegue os anunciantes, a franquia produz as peças publicitárias, faz a produção dos saquinhos e o franqueado faz a distribuição nas padarias. Como a padaria vai reduzir ou cortar custos de produção das embalagens, o proprietário vai aceitar os saquinhos premiados. Nesse caso, todos os envolvidos conseguem ver vantagem em aceitar isso.

Marketing de permissão

Esse tipo de marketing não é comum no meio da publicidade. Geralmente, os anúncios são feitos sem a autorização do cliente. Ou seja, a pessoa que recebe aquela publicidade, na maior parte das vezes não queria recebê-la. Essa abordagem é muito comum, porém não mostra respeito ao consumidor, já que ele se torna um alvo de vários produtos e serviços. Por isso, boa parte das pessoas, mesmo gostando de ver a propaganda, se sentem irritadas pelo recebimento constante dessa abordagem.

É por isso que a PremiaPão não adotou esse tipo de marketing. No caso da empresa, o saquinho é recebido e consumido com o consentimento do cliente. Dessa forma, ao entrar na padaria, cabe somente ao consumidor levar ou não aquele saco para casa. Por isso, ao pegar o saquinho e escolher os pães, o consumidor aceita aquela publicidade que está sendo apresentada. Essa estratégia mostra respeito ao cliente e também ao anunciante, pois o anúncio não terá sido feito em vão. Nesse caso, sabe-se que a publicidade realmente será recebida e consumida.

Assim, da forma mais simples e justa possível, a embalagem consegue entrar no lar do cliente e convive durante alguns dias com toda a família. Além disso, ainda vai ser consumido no melhor momento do dia, que é a hora da refeição.

Franquia com publicidade segmentada

E se fosse possível impactar o seu público-alvo de forma eficiente? Quando o franqueado PremiaPão faz a distribuição dos saquinhos nas padarias da região, consequentemente, ele consegue atingir os futuros clientes da marca. Por oferecer um produto ou serviço naquela determinada região, a taxa de sucesso com aquela população local é muito maior. Às vezes o cliente nem tinha interesse em ir até uma determinada loja ou comercio, mas, ao ver o anúncio, desperta em si mesmo o desejo de consumir o que foi apresentado.

Por esses e outros motivos, a publicidade em saco de pão tem se popularizado no País. Sem muito esforço, os anunciantes conseguem atingir o público que realmente interessa. Sendo assim, o casamento entre os dois é muito positivo e costuma funcionar muito bem!

Saúde financeira

Pra que o seu investimento dê certo, é preciso ficar ligado em alguns aspectos relacionados a franqueadora. Ao longo da pesquisa e da atuação, é imprescindível que você faça uma pesquisa e possa contar com a franqueadora para tirar dúvidas ou fazer questionamentos. Você sabia, por exemplo, que é possível solicitar as demonstrações de resultado da empresa? Pois saiba que sim! Inclusive é obrigação da marca enviar esses dados, caso ele seja solicitado. Portanto, não exite em questionar e solicitar quando alguma dúvida surgir.

Fator de franqueabilidade e diferenciação de mercado

Outro item super importante para o empreendedor é a franqueabilidade. Ao investir em franquias baratas, que já possui um nome no mercado, a taxa de sucesso e satisfação é muito maior. Por ser tocado por um grupo que já atua há algum tempo, as chances de dar errado são muito pequenas. Nesse caso, a rede franqueadora já conhece o que funciona ou não e teve a oportunidade de corrigir erros, aprimorar o serviço e conquistar clientes.

Todos esses fatores devem ser considerados, pois, a partir disso vai ser mais “fácil” conseguir obter um bom resultado na franquia. Quando a rede é mais recente, as pessoas não conhecem a forma de trabalho daquela empresa e por isso podem ficar com receio de apostar na compra ou utilização dos serviços oferecidos por ela.

Isso se reflete intensamente em meio a concorrência e esses fatores também contam como diferenciação de mercado. A partir do momento que uma empresa já tem expertise suficiente, ela consegue se destacar em meio aos outros. Pode parecer algo sem importância, mas é aí que muitos se enganam. Um simples fator pode ser crucial para mudar a ideia de alguém acerca de uma marca.

Franquias baratas
Raphael Mattos e Diego Castro são os diretores da PremiaPão

Isso acontece, principalmente, quando se trata de investimentos em franquias. Ao escolher investir em uma marca, os futuros franqueados desejam os melhores resultados possíveis. Para isso, contam com a ajuda de especialistas, amigos, pesquisas e com a mídia para tirar as conclusões finais. No caso da PremiaPão, que também se enquadra no modelo de franquias baratas, a direção é feita por experientes empreendedores. Raphael Mattos, presidente da empresa, já possui mais de 15 anos de experiência no setor de franchising e possui selo de excelência pela ABF em outros negócios.

Economia de escala

Trabalhar com economia de escala é muito importante quando se fala de franquias. Basicamente, essa tática é utilizada quando se divide alguns serviços e rateia o custo para diversos franqueados. Na PremiaPão, isso pode ser visto de várias formas. Na premiação, no suporte, na agência gráfica, que também dispõe de uma equipe de designers e na assessoria. Ao oferecer esse serviço, pela quantidade de demanda, é possível ter uma economia relativa positiva. Para que isso seja possível, a franquia cobra um valor relativo aos royalties. Caso os franqueados queiram utilizar esses serviços de forma individual, o custo seria inviável. Dessa forma, o custo seria muito maior para os franqueados.

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