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Marketing promocional: conheça suas vantagens

marketing promocional

O marketing promocional pode ser seu grande aliado na hora de alavancar suas vendas. Conheça um pouco mais sobre as suas vantagens

O principal objetivo do marketing é de divulgar um negócio para reforçar uma marca e aumentar suas vendas. Entre as várias possibilidades de divulgação, há o marketing promocional. Você conhece o marketing promocional

Este artigo foi baseado no vídeo do canal do Youtube da franqueadora PremiaPão:

Como funciona o marketing promocional?

Sua aplicabilidade funciona para todos os tipos de mercado. Uma das consequências diretas da aplicação do marketing promocional é o aumento do Retorno sobre Investimento (ROI) da empresa, além de outros benefícios. 

O Retorno sobre Investimento é um termo bastante comum na análise de investimentos, sendo usado principalmente para identificar retornos financeiros, tanto potenciais como passados. A métrica do ROI mostra, por meio de uma taxa de retorno, quanto um investidor ganhou ou perdeu em relação ao valor aplicado em um determinado investimento, dando ao mesmo tempo uma análise sobre o que aconteceu e uma perspectiva sobre o futuro do mesmo.

A Associação de Marketing Promocional (AMPRO), uma das entidades com maior autoridade no assunto, tem uma definição bem simples e de fácil compreensão, ela diz que o marketing promocional é um emaranhado de estratégias aplicadas com o objetivo de construir uma marca, aumentar o número de vendas, prospectar clientes e fidelizá-los.

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Tudo isso é feito a partir de ações diretas que incentivam a interação entre a marca e os consumidores. Em outras palavras, as ações de marketing promocional são aquelas que levam até o cliente os valores, ideias, conceitos da empresa e produtos de forma não invasiva e interessante para o público final.

Muitas pessoas acabam confundindo essa estratégia com Merchandising, o que não é um grande erro, afinal, o marketing promocional é uma das diversas possibilidades de Merchandising.

O Merchandising também busca promover um produto, serviço ou marca de uma maneira mais eficiente. Essa técnica de comunicação se divide em três locais de aplicação: dentro do ponto de venda, fora do seu ambiente natural e, cada vez mais, nas diferentes plataformas digitais. Tudo em busca do fortalecimento da presença de marca de uma empresa.

O marketing promocional, se encaixa exatamente no objetivo do Merchandising: cativar a atenção do cliente com ações não usuais e que ofereçam uma experiência inovadora. Ao conectar diretamente marca e consumidor de uma forma diferenciada, você está aplicando uma técnica de Merchandising.

O marketing promocional é uma estratégia mundial que já funciona há muito tempo. É uma ação promocional bilionária, onde milhões de empresas investem bilhões de reais para atrair mais clientes através dele. Como é o caso do Caldeirão do Huck com parceria da Ype e o Caminhão do Faustão.

Diversas grandes empresas já criaram campanhas de sorteios para que os seus consumidores fizessem um passo a passo, passassem por um cadastro e concorrerem aquele prêmio tão expressivo que as empresas divulgavam.

Não sei se você já se perguntou: “eles estão movimentando milhares de reais, será que de fato esse marketing promocional traz retorno? A resposta é sim! Traz muito retorno. Se essas grandes empresas investem milhões de reais em prêmios, quantos milhões a mais você acha que elas estão gerando de resultado em vendas através dessas campanhas? No mínimo cinco vezes mais. 

E é exatamente isso que acontece, esse é o potencial do marketing promocional. Porém, você não precisa ser uma empresa gigantesca para investir nesse tipo de estratégia promocional. Tendo um pequeno negócio, pode fazer isso através de vales-compra, sorteios de produtos ou serviços que você mesmo vende para uma audiência específica da sua cidade, potenciais clientes, clientes atuais, clientes antigos, através de indicações de cadastro e sorteios.

No Brasil o marketing promocional é regulamentado. Você precisa fazer um cadastro no Ministério da Fazenda, antigamente era na Caixa Econômica Federal. No site do Ministério você consegue encontrar todas as informações referentes aos sorteios.

É preciso passar todo o passo a passo, todas as informações detalhadas de como vai funcionar o seu sorteio, como funciona o regulamento, para que, independentemente do valor que você esteja sorteando, esse sorteio tenha, de fato, uma credibilidade e não seja para o consumidor algo que pode ser falso ou enganável. 

Ou seja, uma divulgação ou anúncio que vai ser uma propaganda enganosa, que você não vai sortear ninguém ou vai sortear um familiar seu, e que na prática isso nunca vai acontecer. Então, para as pessoas não se sentirem enganadas, existe essa lei e essa instituição que regulamenta esses sorteios.

Vantagens do marketing promocional

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Primeiramente, empresas que buscam se relacionar melhor com seus clientes e gerar encantamento com base em fidelização devem se apropriar do marketing promocional. Isso porque suas técnicas vão além de apenas oferecer descontos para alavancar as vendas de um produto: elas almejam entregar experiências memoráveis aos consumidores antes, durante e após uma compra.

As estratégias segmentadas de promoção são as principais responsáveis por alavancar seu negócio. Com tantas opções em diversos setores no mercado atual, chamar a atenção de sua audiência se torna uma tarefa difícil. O mais importante é montar um planejamento que compreenda as dores e os problemas do público na hora de ganhar a preferência de compra.

O trabalho foca, justamente, em apresentar as vantagens de sua empresa de forma realista ao dia a dia das pessoas. Nesse caso, a identificação com a marca se torna fundamental para que o efeito esperado em todas as ações se converta em números positivos e engajamento com retorno eficiente. Veja algumas das vantagens de se investir em marketing promocional:

Atração de novos clientes

Um dos destaques vai para a atração de novos clientes. Quem atua no mercado, sabe que o custo efetivo para conquistar um novo cliente é elevado. As ações de marketing promocional possibilitam atingir clientes novos, que muitas vezes nem estavam cientes da existência da marca. Ao fazer uma promoção é possível despertar a curiosidade de novos consumidores gastando bem menos do que você imaginava.

Fidelização de clientes antigos

Além de ajudar na captação de novos clientes, o marketing promocional contribui para a fidelização de clientes já existentes. Ao fazer promoções que sejam realmente interessantes para sua persona, você consegue mantê-la interessada por seu produto.

Atrair novos fãs da sua marca

Um dos principais benefícios do marketing promocional é que os atingidos pelas campanhas e ações promocionais em eventos, podem se tornar muito mais do que clientes, podem se tornar fãs engajados na divulgação da marca. Isso significa que, além de consumidores, eles podem indicar seu produto para outras pessoas, o que aumenta o alcance de sua empresa no mercado.

Formação de uma base sólida de clientes

Além de tudo isso, é ainda possível formar uma base sólida de clientes, dispostos a conhecer mais serviços e produtos de sua empresa.

Diferencial em relação aos concorrentes

O consumidor está mais exigente e o mercado mais concorrido, ou seja, é preciso criatividade para se destacar em meio a essa competição. O marketing promocional é, sem dúvidas, um excelente diferencial competitivo para superar a concorrência e conseguir um maior destaque aos olhos do cliente.

Uma campanha que incentive o consumidor a comprar mais dos seus produtos ou mesmo a distribuição de amostras grátis são exemplos de ações que, além de promoverem a sua marca, bloqueiam a concorrência. Não à toa, um estudo da PiniOn mostra que 57% dos usuários comprariam outra marca se o concorrente oferecesse um brinde atrativo.Promoção da marca

Atualmente, não basta oferecer um produto de qualidade e um preço que se destaque em relação aos concorrentes, é fundamental promover a sua marca. O marketing promocional, se encaixa dentro dessa necessidade.

Ao garantir uma experiência inovadora e positiva ao consumidor com a sua marca, você coloca, automaticamente, a sua empresa na memória afetiva do cliente. Com a estratégia certa, você promove os valores e conceitos da sua organização e, por meio dessas ações, consegue colocar a sua marca em destaque.

Aumento no tráfego do ponto de vendas

Dependendo de como for elaborado, uma ação promocional também pode aumentar a circulação de pessoas na loja. E, com o novo volume de interessados na empresa e no que ela tem a oferecer, crescem não só as vendas, mas também a curiosidade sobre os benefícios exclusivos aos consumidores engajados. Assim, se a sua ação envolve oferecer prêmios, por exemplo, mais pessoas podem buscar a marca a fim de participar. 

Uma empresa muito bem quista no mercado que trabalha com marketing promocional é a PremiaPão, franqueadora que vende publicidade em saquinhos de pão e tem ações promocionais criativas e baratas. Ela vincula um veículo, que é o saquinho de pão e o transforma em um saquinho premiado. As pessoas vão nas padarias consumir normalmente o seu pãozinho e vão levar para casa um saquinho premiado.

A PremiaPão está no mercado há mais de quatro anos e possui mais de 150 franqueados por todo o Brasil. Ela é a maior franquia de propagandas em saco de pão do Brasil. Conheça mais sobre as vantagens de se investir no marketing promocional da PremiaPão:

Vantagens do marketing promocional da PremiaPão

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O saquinho de pão da PremiaPão já logo de cara diz que ele mesmo vale prêmios, porque em diversos anúncios, em diversos lugares você vê premiações, cadastros de empresas locais que você pode preencher seu nome e seus dados e depositar lá na urna da loja.

Existem dois tipos de premiações nos saquinhos da PremiaPão, a que a própria franquia oferece, que faz parte de um sorteio nacional e já sorteou mais de 100 mil reais em prêmios e a que os anunciantes locais oferecem, atraindo novos potenciais clientes para as lojas.

Os sorteios dos anunciantes são feitos através de uma urna em seu próprio estabelecimento. Os interessados em participar dos sorteios da PremiaPão podem se cadastrar no site ou no aplicativo PremiAPP, desenvolvido pela própria franqueadora, onde as pessoas vão abrir o site ou escanear o QR Code, ir para o aplicativo e passar a concorrer por aquele prêmio específico. 

A primeira opção, quando você preenche o cupom  e leva até o estabelecimento do anunciante, fisicamente, onde está a urna ,  tem um objetivo muito claro que é de gerar tráfego para a loja. Então essa pessoa que está preenchendo seus dados, que está disposta a dar o seu telefone, e-mail, seu nome e que está se locomovendo para depositar o cupom em uma urna, ela já é uma pessoa predisposta. Ou seja, muito interessada em receber aquele produto.

Portanto, é de fato um cliente ideal. Você já despertou o desejo dele em ganhar aquilo. E quando ele deixa seus dados com você, ele já é uma pessoa muito mais qualificada, porque já te informou dados importantes para depois você fazer ações promocionais criativas e específicas para aquela pessoa, mesmo ela não tendo ganho aquele sorteio.

Então, esse tráfego direto para a loja de pessoas qualificadas que deixam suas informações, é de fato muito relevante, principalmente hoje em dia que o Ecommerce está roubando muitas vendas do varejo físico. Portanto, cada vez mais as lojas precisam criar ações promocionais que atraiam os clientes para dentro da loja.

A PremiaPão já masteriza o processo de regulamentação do marketing promocional e já entrega para o cliente uma campanha pronta. As pessoas passam a ter conhecimento sobre aquele prêmio, sobre aquela promoção e aí sim passam a concorrer. Para conhecer mais sobre o marketing promocional da PremiaPão, clique aqui.

Porém, você pode estar se perguntando como aplicar o marketing promocional na sua empresa. Veja algumas opções e dicas abaixo:

Como aplicar o marketing promocional no seu negócio

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1. Brindes

Os brindes são pequenos prêmios oferecidos pela empresa aos seus clientes, de forma gratuita, como maneira de encantar e fidelizar. Eles podem ser oferecidos tanto na pré-venda quanto no pós-venda, o que difere é o objetivo.

Quando essa estratégia de marketing promocional é implementada na fase inicial, pretende-se atrair o cliente, para que ele realize a compra, sem migrar para uma marca concorrente. Quando é aplicada no pós-venda, tem por objetivo garantir a fidelização do cliente, mostrando um diferencial da empresa ao se relacionar com os seus consumidores.

2. Ofertas

As ofertas são estratégias promocionais empregadas em todos os setores do mercado. São descontos ou pacotes promocionais que permitem ao consumidor fazer uma compra pagando menos. Essa prática é muito comum em supermercados e lojas de roupa, que sempre anunciam produtos com valores imperdíveis, válidos até determinada época ou mediante disponibilidade de estoque.

Na verdade, uma das características básicas de uma oferta é que ela deve trazer a noção de urgência, levando o cliente a aproveitar sua última chance de fazer uma compra por um preço tão especial. Para que essa estratégia funcione de verdade, é fundamental que as ofertas sejam legítimas, oferecendo reais vantagens.

3. Sorteios

Diferente das ofertas, os sorteios não estão relacionados diretamente com um produto ou serviço. Nessa estratégia de marketing promocional, a empresa disponibiliza um prêmio a ser sorteado entre os clientes. As opções são muitas: um valor em dinheiro, crédito na loja, um produto ou serviço, etc.

Além disso, os sorteios podem ser realizados para todos os clientes ou apenas para aqueles que já compraram mais de uma vez com você. Tudo depende de seu objetivo. Quanto mais o cliente compra, mais chances tem de ganhar. E quanto melhor for o prêmio, maior o interesse do cliente em apostar na sorte.

Os sorteios podem ser feitos a qualquer momento, mas geralmente conseguem melhores resultados quando são vinculados a uma data comemorativa. 

A maneira como você aplica o marketing promocional é uma das etapas mais importantes a serem pensadas. Para que os resultados sejam os esperados, é fundamental que exista planejamento e coordenação de ações promocionais

Todas essas ações promocionais requerem algum tipo de investimento que deverá ser justificado ao final. Por isso, a mensuração dos resultados que demonstrem a sua eficiência é de extrema importância, até para a manutenção dessas ações.

Para identificar esses resultados, é preciso que cada ação seja elaborada em cima de um objetivo. Ele se tornará o indicador que demonstra se o resultado esperado foi alcançado. Por exemplo, se o objetivo da distribuição de amostras é o aumento das vendas de um produto específico, é preciso verificar quantas amostras são distribuídas para a realização de uma venda. Com essas informações, se torna possível calcular o retorno sobre o investimento (ROI).

A ideia é levar, a partir dessas ações, os valores, ideias, produtos e serviços de uma empresa para o consumidor. Com ofertas, brindes, amostras grátis ou mesmo promoções especiais, uma marca consegue chamar a atenção do cliente e, assim, divulgar exatamente o que quer, aumentando as suas chances de conversão.

Os objetivos devem estar claros, para garantir que as ações de marketing promocional atinjam as pessoas certas, o público deve ser analisado e suas características precisam ser muito bem definidas. Esse direcionamento contribui para que as pessoas atingidas pelas ações promocionais sejam aquelas mais propensas a fazerem uma compra.

A publicidade em saquinho de pão é ótima, pois ela pode abrigar todas as ações promocionais que você elaborar para o seu negócio. Sem contar o fato de que ela vai parar diretamente na mesa do seu cliente ideal.

Agora que você já sabe quais são as melhores formas de aplicar o marketing promocional sua empresa, já pode começar a pensar em implementá-las no seu negócio para aumentar a sua base de clientes e, consequentemente, alavancar as suas vendas.