fbpx

Saiba os principais benefícios do marketing promocional

marketing promocional
marketing promocional

Ao ligar a televisão, o rádio ou acessar a internet, é comum observar várias propagandas que oferecem descontos, sorteios e brindes. Diariamente, recebemos esse tipo de conteúdo, que pode ser apresentado das mais diversas maneiras. Essa estratégia não é utilizada por acaso. Conhecida como marketing promocional, tem como principal objetivo fortalecer o valor dos clientes através de ações promocionais. A partir desse método de contato, a empresa consegue estimular a compra e utilização dos serviços ou produtos. Portanto, esse processo tem o objetivo de fidelizar os consumidores.

Esse marketing reúne de uma série de estratégias que visa construir um nome para elevar a porcentagem de vendas. Por meio dessas ações, a marca incentiva o cliente a conhecer e consumir com frequência aquele tipo de informação. Geralmente, esse tipo de técnica causa o efeito esperado: pessoas buscando a marca por causa das vantagens oferecidas. Nesse caso, esse fator pode ser decisivo no momento da escolha.

Destaque no uso do marketing promocional

Uma pesquisa publicada pelo The New York Times apresentou a importância do investimento em mídias promocionais. Um gráfico elaborado com empresas, como Unilever, Nestlé e Nike, apontou o crescimento do capital investido nesse recurso. A partir dos dados, foi possível observar uma queda do investimento dos anúncios tradicionais em decorrência de ações promocionais. Segundo um estudo realizado entre grandes empresas brasileiras pela Associação de Marketing Promocional – AMPRO, para 42% dos entrevistados, o investimento em promoção é maior do que o investimento em mídia.

Este dado comprova o aumento da importância desta ferramenta na estratégia de empresas de todos os tipos. Esse crescimento fica evidente quando, por exemplo, em 2003 o investimento em marketing promocional foi de R$ 9,9 bilhões, já em 2012, esse valor foi de R$ 46,3 bilhões. Logo, houve um crescimento superior ao longo de quase uma década.

Utilizando a estratégia

Por isso, através de uma boa estratégia de marketing promocional direcionada, independente de qual seja a plataforma, é possível aumentar consideravelmente as chances de conquistar os futuros clientes. O marketing promocional compreende as expectativas do público e as transforma em estratégias de venda e fidelização.
No caso da PremiaPão, a modalidade adotada foi o sorteio, que é realizado mensalmente. A franquia oferece como diferencial de mercado uma premiação mensal, que é alterada de acordo com o mês. Assim, a empresa oferece uma vantagem ao consumidor, por oferecer um presente.