fbpx
negócios lucrativos
Empreendedorismo

Negócios Lucrativos: conheça os principais

Tem vontade de montar um negócio próprio? Conheça os principais negócios lucrativos da atualidade

Todos nós já nos pegamos pensando em como seria ter um próprio negócio lucrativo. Já passamos por aquela fase de insatisfação com o nosso trabalho atual e paramos para cogitar o famoso “e se eu tentasse algo diferente?”

São muitas coisas que passam pela cabeça antes de conseguirmos tomar a decisão de que agora é a hora de mudar de vida. Normalmente, o que mais pesa é a estabilidade financeira que um emprego fixo proporciona. De fato, ele pode representar, por um lado, uma segurança, com o salário entrando todo mês. Porém, por outro lado, o emprego também pode representar a permanência em uma mesma situação.

Resultado de imagem para montar um negócio

Montar um negócio nos dá a possibilidade de escolher nossos próprios caminhos. Dessa forma, todo talento e vontade que você tem de explorar, acaba sendo revertido diretamente para o seu próprio negócio. É você quem vai decidir tudo, desde o nicho que quer seguir, até se quer ter um escritório ou se prefere ter um negócio lucrativo sem precisar sair de casa. (link artigo trabalhar em casa)

Ter que ir trabalhar todos os dias, sem estar cem por cento contente com o emprego, apenas por causa do salário, é uma das piores experiências que podemos ter. Outro ponto positivo em montar um negócio é que você pode se dar o prazer de escolher trabalhar com o que realmente gosta ou tem maior afinidade.

É por isso que nós separamos algumas informações sobre como começar um pequeno negócio, e o melhor, lucrativo.

  • Conheça negócios lucrativos

Nunca antes na história vimos um crescimento tão rápido no número de pessoas que começaram a trabalhar por conta própria. Geralmente se começa com pequenos investimentos, até que a ideia vai crescendo e você se depara com um negócio lucrativo nas mãos.

Um investimento empresarial exige que o empreendedor analise cuidadosamente todas as opções disponíveis no mercado, de maneira que possa identificar oportunidades que oferecem maiores chances de lucros e ganhos, com o menor risco de perdas possível. Conheça alguns dos negócios lucrativos que você pode investir:

  • Franquias

O investimento em franquias é um dos negócios lucrativos mais seguros do mercado, além de proporcionar uma chance cada vez maior de lucros. Uma das maiores vantagens de investir em franquias é a reputação que já vem com a marca, o que faz com que o público deposite maior confiança em seu investimento. Dessa forma, atuar com franquias traz com ela uma grande possibilidade de se firmar mais rápido no mercado.

Outro grande benefício é contar com o planejamento e plano de negócios que já estão estabelecidos e foram testados com sucesso, o que evitará que o início de seu empreendimento seja menos suscetível a erros. Além disso, você economiza tempo de trabalho com a utilização de metas e ações já adotados pela matriz. Você também vai poder contar com treinamentos, equipamentos e produtos padronizados, equipes de manutenção e treinamentos específicos para funcionários.

Segundo a Associação Brasileira de Franquias (ABF), ao contrário da economia como um todo, o mercado de franquias é relativamente estável. Desde que surgiu no Brasil, em meados dos anos 90, o franchising nunca recuou. Ou seja, sempre houve crescimento. Mais um motivo para apostar nesse tipo de investimento. O Raphael Mattos ajuda você a saber se vale a pena comprar uma franquia:

  • Ecommerce

Ecommerce é todo tipo de venda feita totalmente online. A internet facilita a venda de quase tudo que existe, basta anunciar em sites de classificados, ou em seu próprio site, criar publicidades nas mídias sociais ou compartilhar algo relevante, que rapidamente surgem dezenas de interessados em negociar o que você está vendendo.

No Ecommerce, o empreendedor constrói uma loja virtual ou vende seus produtos em sites terceiros, como o Marketplaces, Mercado Livre, entre outros. O consumidor entra no site, escolhe o produto e realiza o pagamento através do próprio site. Tudo online.

Se você tem afinidade com vendas, trabalhar com Ecommerce pode ser uma boa ideia. Planejamento, capacitação e conhecimento de mercado são etapas importantes para quem quer atingir o sucesso no comércio eletrônico. Antes de começar, escolha e analise o segmento que deseja atuar e defina a sua estratégia de Marketing Digital.

O bom do Ecommerce é que além de ser um negócio lucrativo de baixo investimento, você pode começar em paralelo com o seu trabalho atual, assim quando seu negócio estiver dando bons resultados, você pode fazer uma transição sutil de um para o outro. Sem contar que é uma ótima possibilidade de trabalhar sem precisar sair de casa. 

  • Venda suas habilidades

Todos nós temos algum talento que não costumamos usar como forma de ganhar dinheiro. Herdamos muitos conhecimentos válidos de nossa família, além de irmos aprendendo e aperfeiçoando técnicas ao longo de nossas vidas. Seja talento para culinária caseira ou confeitaria, seja como maquiadora, costureira ou com habilidades manuais, como artesanato, pintura, lembrancinhas, etc. 

Você já pensou se esse dom pudesse virar sua fonte de renda? Você pode criar uma loja virtual para vender os seus produtos, além de divulgar entre a sua rede de contatos mais próxima e ir expandindo para conhecidos de amigos e por aí em diante. Ter um diferencial no seu negócio, pode fazer com que ele seja ainda mais lucrativo, isso você consegue com uma boa estratégia de marketing.

Para montar um negócios lucrativos e ser bem sucedido é importante ter conhecimento de vendas, marketing e todas as outras áreas que envolvem o processo. Você não precisa ser um expert no assunto, até porque pode terceirizar alguns serviços, mas precisa ter uma noção geral do que precisa ser feito. 

O bom da internet é que você tem muitas opções de cursos online de vendas e de marketing digital, entre tantos outros. Existem cursos pagos, vídeos de aulas gratuitos, palestras de profissionais da área e tutoriais que podem te ajudar a começar ter uma base. É recomendado que você estude bastante o seu negócio, caso queira abrir um negócio lucrativo explorando as suas habilidades

  • Clubes de Assinatura

Resultado de imagem para clubes de assinatura

Segundo a Associação Brasileira dos Clubes de Assinatura, em 2017, já haviam 350 empresas desse segmento no país. Mas afinal, o que são os Clubes de Assinaturas? É um tipo de negócio que conquista cada vez mais clientes por conta de sua praticidade. Ou seja, é um modelo de negócio voltado ao comércio recorrente de produtos ou serviços. E se aplica aos mais variados segmentos, como alimentos, bebidas, brinquedos, pets, entre outros.

Os Clubes de Assinaturas nada mais são que uma assinatura de produtos. O cliente interessado assina um pacote, seja semanal, mensal, semestral ou anual, de itens do seu interesse. E na data pré- agendada, os recebe em sua casa. Com o aumento da concorrência, hoje em dia existe até assinatura de caixa surpresa, você recebe sem saber o que tem dentro.

Caso você tenha um Ecommerce ou algum comércio físico, criar um clube de assinatura para o seu negócio, pode ser uma ótima opção para fidelizar seus clientes, além de ser um grande diferencial para o seu negócio. Esse tipo de trabalho, te dá chances de expandir cada vez mais o seu negócio e passar a lucrar ainda mais dinheiro com ele. É uma ótima oportunidade de ser o protagonista da sua vida.

  • Delivery

Você tem talento para cozinhar, por exemplo, ou fazer umas bebidas diferentes, mas não tem vontade de sair por aí para vender seus quitutes? Ou então, você tem vontade de abrir um Ecommerce que vende acessórios e utensílios básicos para animais de estimação, entre tantas outras possibilidades de negócios lucrativos?

Trabalhar com delivery pode ser uma ótima opção para você. Além do investimento não precisar ser necessariamente alto, você pode atingir seu público em maior escala. Você pode divulgar seus produtos e serviços de forma online e para as pessoas mais próximas de você. Sua venda pode ser feita por telefone ou online e no começo, você pode contratar seu próprio motoboy para fazer a entrega das suas encomendas.

No caso do ramo gastronômico, você pode fazer uma grande quantidade de comida caseira diária ou de comidinhas saudáveis, que é algo que atualmente está super em alta. Ao começar a fidelizar clientes, você pode fechar encomendas mensais de marmitinhas. Além disso, pode se cadastrar em sites como o Ifood e Uber Eats, por exemplo, que oferecem serviços de motoboys. 

Trabalhar com delivery é um ótima possibilidade de deixar seu negócio ainda mais lucrativo, pois pode passar a entregar em vários lugares de sua cidade os produtos ou serviços que decidir passar a vender.

  • Trabalhe com o que gosta e ganhe dinheiro

Nada como fazer o que a gente gosta, para nos sentirmos bem com nós mesmos. Confúcio diz que “escolha um trabalho que você ame e não terá que trabalhar um único dia em sua vida.” E essa é a mais pura verdade. Um trabalhador médio brasileiro passa a maior parte do seu dia em seu emprego. Dedicar uma boa parte da sua vida fazendo algo que não gosta, não deveria ser uma opção, não é mesmo?

Muitos de nós temos vontades de fazer coisas que nem sempre temos coragem, mas para que tudo aconteça, só depende de nós. Você pode ter crescido num ambiente de vendas, por exemplo, mas acabou optando por outro caminho por ser mais seguro financeiramente ou por qualquer outro motivo relevante na época. Porém, talvez essa vontade de seguir os passos da família ainda exista dentro de você, então por que não se permitir ao menos tentar?

Sabemos que escolher mudar, em determinada fase da nossa vida, nem sempre é uma opção muito fácil. Por mais que você pense em investir em negócios lucrativos, como trabalhar com vendas, por exemplo, o medo sempre é um paralisador. 

Mas você já parou para pensar nos lados positivos de montar um negócio? Um deles é que você vai ser dono do seu tempo, ou seja, com uma boa gestão das suas horas, vai ser livre para decidir em quais momentos quer trabalhar e vai perceber que te sobrarão muitos outros livres. O que é ótimo, pois te permitirá passar mais tempo com sua família, amigos e animais de estimação.

Sem contar que poderá passar a cuidar melhor da sua saúde. Com mais tempo para si, você pode se alimentar melhor, ter horas de sono mais regulares e bem dormidas, além de poder fazer mais atividades físicas e de lazer, como caminhadas pelo parque e passeios de bicicleta. Além de tudo estará menos estressada, visto que trabalha com o que realmente gosta e por não vai precisar enfrentar o trânsito diário e sofrer a pressão que vem junto com um trabalho de horas fixas.

Resultado de imagem para clubes de assinatura

Porém, como começar um pequeno negócio? Para trabalhar com a área de vendas, por exemplo, se você pretende começar nesse mercado, praticamente, do zero, existem diversas formas de se preparar para ele. A internet está cheia de cursos online de empreendedorismo, de estratégias de vendas, Marketing e aulas que te preparam para montar um novo negócio, como é o caso da Realização Empreendedora. Os preços são variados e também existem vários tutoriais gratuitos, no Youtube, o canal do SEBRAE é um deles. Além de cursos profissionalizantes presenciais.

Para ingressar nesse mercado, o primeiro passo é escolher o produto ou serviço que você tem interesse em vender. Isso vai fazer com que você conheça a fundo as vantagens e desvantagens, e se preparar para ter a melhor estratégia de venda. Uma forma eficaz é começar com a sua rede de contatos e expandir com o tempo, fazendo parcerias com empresas já estabelecidas no mercado, por exemplo.

As chances de ganhar bastante dinheiro com vendas é alta, visto que você tem muitas formas de explorar essa área. Você pode trabalhar com vendas online, de porta em porta, revenda, parcerias e microfranquias. Esta última, como é o caso da PremiaPão, te possibilita exercer seu gosto pelas vendas e te dá todo um embasamento de como começar  negócios lucrativos.

 No começo o foco é entender muito bem o seu negócio adquirir o máximo de conhecimento que puder sobre ele, estudar boas estratégias de vendas e de marketing e investir em aumentar sua rede de contatos. Feito isso, é só galgar degrau por degrau rumo ao sucesso.

  • Nunca é tarde para mudar de carreira

Um erro comum entre os trabalhadores brasileiros, e do mundo, principalmente aqueles que estão há um longo tempo na mesma profissão, é achar que já é tarde para mudar de carreira e tentar coisas novas. Mesmo que no fundo, esse seja seu sonho. Montar seu próprio negócio pode ser sua chance de ser mais realizado consigo mesmo e de quebra, ganhar mais do que atualmente ganha.

Um exemplo de mudança é o Anderson Souza,  franqueado da PremiaPão na região de Santo Antônio de Jesus, na Bahia. Anderson sempre trabalhou com vendas, mas sempre teve o sonho de empreender e, com a PremiaPão, conseguiu tirar o sonho do papel. Assista ao vídeo abaixo e confira a história completa. Para conhecer mais sobre a PremiaPão, clique aqui.

Assim como a Andersom, existem diversos exemplos de mulheres que optaram por mudar de carreira para irem atrás de sua felicidade e qualidade de vida.

Como é o caso da carioca Zica Assis, ela trabalhou por anos de babá e faxineira, e sempre esteve descontente com os produtos que encontrava no mercado para seus cabelos cacheados. Portanto decidiu fazer um curso de cabelereira no intuito de desenvolver uma fórmula de um produto que pudesse manter seus fios naturais.

Em 1993, ela e mais três sócios, abriram seu primeiro salão de beleza, o Instituto Beleza Natural, especializado em cabelos crespos e ondulados, com produtos de fabricação própria. Hoje o negócio tem mais de 40 endereços espalhados pelo Brasil. Zica ficou tão famosa, que foi incluída na lista das dez empresárias mais poderosas do Brasil, segundo a revista Forbes, EUA.

Outra história semelhante é a da Isabella Delorenzo, formada em economia, trabalhou por mais de 15 anos na área financeira antes de decidir montar o seu próprio negócio. Ela e seu sócio, uniram economias e, depois de Isabella pedir demissão, investiram em especializações e cursos nos Estados Unidos, para aprender sobre a arte dos brownies e o marketing voltado para gastronomia.

Em 2009, de volta para o Brasil, ela fundou a The Brownie Shop, no começo foi um e-commerce pioneiro de brownies artesanais. Aos poucos, a empreendedora ganhou a confiança do público e montou seu primeiro ateliê para venda dos doces. Hoje a loja conta com quatro endereços físicos. Exemplo de que montar um negócio online, pode se expandir para um negócio lucrativo físico.

Assim também foi o caso de Ana Lúcia Fontes, que viu na dificuldade de empreender uma oportunidade. Ela era uma executiva de uma grande empresa há 17 anos, quando decidiu pedir demissão para se dedicar à família. Até que decidiu ser hora de montar seu primeiro negócio. Durante um curso e capacitação para mulheres empreendedoras, o 10.000 Mulheres, Ana se deu conta de que não era a única com dificuldade para empreender.

Foi então que decidiu, em 2010, criar a Rede Mulher Empreendedora, um espaço virtual dedicado ao empreendedorismo feminino. O site conta com notícias, informações, dicas e discussões sobre o tema e atua unindo e apoiando mulheres empreendedoras de todo o Brasil. Atualmente a marca tem mais de 36 mil cadastros no site.

Se você tem um sonho ou uma vontade muito forte dentro de si, se acredita que não está onde devia, que trabalha em uma área que não necessariamente é a sua, faça algo a respeito. Nunca é tarde para realizar mudanças positivas em sua vida. Quando fazemos o que gostamos, nos tornamos pessoas mais alegres e isso implica diretamente em todos os campos de nossas vidas. 

Acredite em você, em seus talentos e afinidades. Acredite que você é capaz de recomeçar e que sempre é tempo de aprender e abraçar coisas novas. Existem muitas possibilidades de negócios lucrativos de baixo investimento, ou não, que podem ser uma boa ideia para você que pensa em mudar de carreira.

Não precisa jogar tudo para o alto e agir sem pensar. Você pode começar com projetos em paralelo ao seu emprego atual, fazendo cursos na área que deseja atuar e se preparando para começar os seus negócios lucrativos o quanto antes. Quando tudo estiver bem engatilhado, aí você pensa se quer que se torne sua fonte de renda principal.

Categorias