Pensando em investir em uma franquia ainda este ano?
Pensando em investir em uma franquia ainda este ano?
Empreendedorismo

Por que investir em uma franquia em 2018?

Por que investir em uma franquia em 2018?

Cada vez mais, o mercado apresenta bons motivos para investir em franquia. Além da oportunidade de começar um negócio com um modelo já testado e todo o suporte de quem entende do assunto, o desempenho do franchising brasileiro chama a atenção de quem quer empreender. Para se ter uma ideia, segundo levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o desempenho do mercado de franquias no primeiro semestre de 2018 foi 6,8% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. Nos primeiros seis meses deste ano, as franquias que atuam no País faturaram R$ 79,5 bilhões, contra os R$ 74,4 bilhões faturados no primeiro semestre de 2017. Isso demonstra um crescimento significativo deste modelo de negócio.

Nome no Mercado

A principal vantagem de se investir em uma franquia é poder contar com a garantia de um nome forte já estabelecido no mercado. Os primeiros meses são cruciais para a sobrevivência de um negócio. Assim, o franqueado terá suporte da franqueadora, além de um renome o representando.

Isso proporciona ao investidor uma vantagem competitiva e apoio para retorno de investimento. Em franquia, esse ponto já pode ser suprido no contato do franqueado com o
franqueador, desde que a transferência de know-how e o suporte sejam constantes.

Informação

Ao contar com a vantagem de adentrar em um negócio de uma marca já estruturada no mercado, o empreendedor também busca investir em franquias para ter acesso ao know-how de uma marca. Todo o conhecimento, estratégias e métodos de atuação de uma rede de franquias já foram, em sua maioria, testados no mercado.

Como franqueado, o empreendedor poderá adquirir conhecimentos acerca do mundo do franchising e contar com o apoio da marca na seleção de funcionários e treinamentos posteriores, importantes para operação do negócio.

Investimento Calculado

Investir em um negócio pode parecer uma coisa incerta em termos de orçamento. Afinal, nem sempre é possível prever com exatidão cada um dos custos necessários para abrir as portas de uma empresa. Em franquia, porém, os investimentos já estão planejados e estruturados. Toda franquia apresenta ao futuro empreendedor um padrão e modelos a serem seguidos.

Muitas vezes, também são apresentados o plano arquitetônico e todos os gastos necessários para se abrir uma franquia. Geralmente, o objetivo das franqueadoras é padronizar produtos e serviços, e o franqueado terá os custos da unidade piloto como comparativo.

Exposição

A divulgação da franquia é uma das bases para o funcionamento e sucesso do negócio. Ao entrar como franqueado de uma rede, o empreendedor pode contar com um plano de marketing já definido e aprovado. Dessa forma, proporciona segurança para quem inicia no mundo dos negócios. É importante entender como as estratégias de marketing serão colocadas em prática no momento da abertura. Principalmente, como acontecerá o marketing na localidade da franquia – na maioria dos casos, o marketing já está aprovado e só precisa ser colocado em prática no local.

Além disso, atuando em franquia, é possível contar com a divulgação da marca a nível nacional. Para dar conta dessas campanhas, que impactam o desempenho da rede como um todo, as franqueadoras costumam cobrar uma taxa mensal. Nesse caso chamamos de fundo de propaganda, que é aplicada no marketing da marca.

Bônus

“Se você nunca atuou ou não conhece suficientemente o negócio, se associe a alguém que já tenha vivência na área, busque pessoas que suprirão as suas deficiências, seja no nível estratégico, tático ou operacional”, sugere Sacramento. Afinal, conhecer o mercado em que a empresa pretende atuar. Mas também ter uma equipe multidisciplinar, com competências que se complementam, é um o alicerce de um negócio.

Categorias