fbpx
trabalhar com vendas
60 prós e os contras de trabalhar com vendas
Vendas

60 Prós e os Contras de Trabalhar com Vendas

Possuir determinadas habilidades é o que faz de você um bom vendedor. Entenda as vantagens e as desvantagens de trabalhar com vendas

O sucesso vem do domínio de habilidades que podem ser aplicadas a qualquer posição ao longo de sua carreira. Quando você pratica e fortalece essas habilidades em seu trabalho, torna toda a jornada mais prazerosa e eficiente, através de uma sucessão de fatores, sendo o principal a confiança de que a sua ideia vai dar certo. 

Uma das vantagens de trabalhar com vendas é que todas essas habilidades são trabalhadas constantemente. Já dizia o filósofo Confúcio, “escolha um trabalho que você ame e não terá que trabalhar um único dia em sua vida”. Trabalhar é empenhar-se para concretizar um objetivo, é querer realizar algo. 

Muitos estudos comprovam que os melhores negócios surgiram a partir das paixões e habilidades de quem os realiza. É mais fácil ir para frente quando se faz o que gosta. Trabalhar com o que se tem maior familiaridade é um ponto de vantagem quando se começa ou recomeça algo.

Essa forma de trabalhar com sua paixão, foi nomeada pela professora Saras Sarasvathy, da Universidade de Virgínia (EUA), como “Effectuation”, também conhecida como “abordagem efetiva”. É um processo que exige criatividade, espontaneidade e tomada de risco. 

trabalhar com vendas

Vender é a base do sucesso de qualquer negócio. Você sempre está vendendo, mesmo que o seu contrato não inclua vendas diretas. Você vende durante reuniões de equipe, atendimento ao cliente, conferências, engenharia, gestão de produtos, entre outros. Uma base sólida na habilidade de vendas pode te dar uma vantagem sobre seus colegas de trabalho.

Você já pensou sobre o que te daria prazer em trabalhar? Algo que te motivaria a fazer o seu melhor? No século XVII, John Locke defendia a ideia de que a mente nascia como uma folha em branco, e ia sendo moldada durante as circunstâncias da vida do indivíduo. O ambiente em que estamos e estivemos inseridos tem grande impacto em nossa personalidade e, consequentemente, em nossas escolhas.

Com base nisso, pode ser que você descubra que ser vendedor é a sua paixão, mesmo que talvez, ainda não esteja inserido nesse meio. A mudança pode dar medo, mas isso não é motivo para você não querer começar a mudar de vida, para fazer o que realmente te dá prazer. 

Porém, como trabalhar com vendas? Existem diversas possibilidades. Você pode se tornar um representante comercial, apostar as chances como vendedor autônomo, ou até mesmo comprar produtos para revender. Também existe a possibilidade de trabalhar com franquias, o que nem sempre necessita investir uma grande quantidade de dinheiro. O Raphael Mattos fala sobre as vantagens e as desvantagens desse negócio:

Caso você nunca tenha antes trabalhado com vendas, mas sonha com isso, por ser uma vontade antiga, deixar seu emprego atual pode parecer um grande empecilho. Porém se você conseguir dar o primeiro passo em direção a esse objetivo, em paralelo com suas outras atividades diárias, dá para fazer uma transição mais tranquila e sutil, o que não vai implicar em uma mudança brusca na sua rotina.

Para ter uma base mais sólida de por onde começar, você pode fazer cursos online de empreendedorismo em vendas ou algum curso profissionalizante presencial, como for melhor para você.

Com certeza uma das maiores vantagens de seguir uma carreira em vendas é o fato de que as habilidades conquistadas, por meio de investimentos de tempo e dinheiro, podem ser facilmente utilizadas em outras áreas, caso queira mudar de ramo. Além disso, listamos seis tópicos que mostram alguns dos prós e contras de trabalhar com vendas:

  • Finanças

Trabalhar com vendas traz a tona vários pontos financeiramente positivos, que são um dos maiores atrativos para entrar nessa área. Porém também apresenta pontos negativos, assim como em qualquer outra profissão. Para te ajudar a entender um pouco melhor sobre esses pontos, listamos certas vantagens e desvantagens financeiras dentre algumas das possibilidades de carreira da área de vendas:

Prós:

1 – OS rendimentos dependem basicamente de você mesmo. Se como profissional, estiver disposto a se dedicar de verdade, certamente terá uma possibilidade de grande retorno financeiro.

2 – Trabalhar com vendas pode te gerar uma renda extra, principalmente como vendedor autônomo.

3 – Você pode comprar produtos para revender, o que, se escolhidos com sabedoria, pode te dar uma boa renda extra com vendas.

4 – Comprar e revender produtos pode ser feito em qualquer lugar, onde você estiver.

5 – Um representante de vendas, normalmente recebe comissão, portanto quanto mais você vender, mais você ganha.

Contras:

6 – É um trabalho instável, a quantidade de dinheiro que você ganha não é fixa.

7 – Se optar por revender produtos, não é garantido que você vá conseguir cobrir todo o seu gasto com a compra dos mesmos.

8 – Como representante de vendas, você está sujeito a receber muitos nãos e com isso, deixar de ganhar o dinheiro da sua comissão.

9 – Caso seu salário seja baseado apenas em comissão, você vai precisar dar seu melhor todos os dias para conseguir bater suas metas, como representante comercial.

10 – Como vendedor autônomo, você é patrão de si mesmo, portanto para receber um bom salário tem que manter o seu máximo, para sempre bater suas próprias metas.

  • Rotina/Tempo

Photo compilation using the same model.

A rotina de um vendedor, nem sempre é algo estável, na verdade, na maioria das vezes é o contrário disso. Para muitos não ter uma rotina pré estabelecida é uma das maiores vantagens dessa profissão, para outros, pode já não ser. Porém é tudo uma questão de adaptação e saber que você pode criar a sua própria rotina. Veja a nossa listinha de prós e contras quando se trata da questão do tempo da vida de um vendedor:

Prós:

11 – Como vendedor autônomo, você faz os seus próprios horários.

12 – Com mais autonomia, você pode ter uma rotina prazerosa que também te permite realizar outras atividades que queira fazer.

13 – Como revendedor de produtos, você pode trabalhar de dentro de casa, o que te faz economizar tempo para fazer outras coisas.

14 – Se você tiver prioridades claras, isso contribui para você efetivar melhor o seu trabalho, o que por consequência pode te proporcionar mais tempo livre.

15 – Você pode eliminar maus hábitos da tua rotina, com um bom planejamento de renda extra com vendas.

Contras:

16 – Para conseguir uma boa renda extra com vendas, você precisa estar apto a trabalhar com motivação e dedicação todos os dias. Para que o trabalho dê certo, é necessário ter muita disciplina pessoal, para conseguir administrar bem o seu tempo e realizar todas as tarefas que necessita.

17 – Você pode ter uma rotina com horários não tão bem definidos, dependendo de como forem seus cronogramas diários. Vai depender de vocês ajustar suas horas para como lhe for melhor.

18 – Como vendedor autônomo, você precisa ter organização e comprometimento diário, o que requer bastante dedicação.

19 – Trabalhar com vendas pode ser em qualquer dia e hora da semana, vai depender de como você pretende se organizar.

20 – Se optar por comprar para revender, você precisa estar a disposição para qualquer sinal de uma possível compra.

  • Personalidade

A personalidade de uma pessoa é formada por suas características individuais, forma de agir, pensar, valores morais, entre outros aspectos. Esse conjunto de elementos por sua vez, torna o indivíduo um ser único e complexo perante o contexto em que vive. A formação da personalidade ocorre de forma gradual durante a vida.

O processo de venda exige paciência, dinamismo, saber interpretar o cliente e uma série de outras habilidades importantes. Mas isso não quer dizer que é preciso ter um dom para ser um ótimo vendedor, as características podem ser aprimoradas com o tempo. O segredo é desenvolver as qualidades certas.

É possível afirmar que, por conta da herança hereditária, do meio em que vive e as experiências pessoais, existem diferentes tipos de personalidades espalhadas mundo afora. Os psicólogos, Charles Carver e Michael Scheier dão a seguinte definição: “Personalidade é uma organização interna e dinâmica dos sistemas psicofísicos que criam os padrões de comportar-se, de pensar e de sentir características de uma pessoa”.

Ser persistente, ter tato e falar a verdade são aspectos que te ajudam a ser bem sucedido em qualquer campo que escolher profissionalmente. Porém tem algumas características que te ajudam a trabalhar com vendas, separamos alguns prós e contras para você saber:

Prós:

21- Ser organizado é um ponto muito positivo para quem quer se tornar um vendedor autônomo, porque você vai precisar estar sempre atento aos seus compromissos, para não deixar passar nenhuma oportunidade.

22 – Saber se comunicar bem é importante na hora de convencer alguém a comprar os seus produtos ou serviços, tanto se quiser revender produtos, quanto se quiser ser um representante comercial.

23 – Ser extrovertido ajuda bastante na hora de relacionar com o cliente, principalmente se você precisar que ele compre algo de você.

24 – Ser pontual, transmite responsabilidade e traz segurança para o seu possível comprador. 

25 – Gostar de lidar com o público é importante nesse tipo de trabalho, visto que vai precisar lidar diretamente com pessoas.

Contras:

26 – Se você se considera uma pessoa introspectiva, pode enxergar isso como um ponto negativo, e muitas vezes, realmente é. Porém, por conta dessa sua característica, você deve ser um bom ouvinte e pode usar isso a seu favor na hora de efetuar uma venda, pois tem a capacidade de ouvir e entender o que o cliente busca de verdade.

27 – Não gostar de lidar com pessoas em geral, pode se tornar um problema, visto que este trabalho está diretamente relacionado a trabalhar com o público.

28 – Caso se considere uma pessoa dispersa, pode ter problemas ao trabalhar como vendedor autônomo, visto que não vai ter ninguém para te auxiliar a voltar a focar no que tem que ser feito dentro de um determinado prazo.

29 – Se você for o tipo de pessoa que prefere se relacionar pouco no trabalho, ser representante comercial pode não ser a melhor área para você, porque é provável que necessite de uma equipe.

30 – Ter problemas com chegar no horário pode te prejudicar na hora de fechar uma venda, portanto se esse for o seu caso, é importante se planejar para chegar sempre antes da hora combinada.

  • Saúde

health business

Sem saúde, nada é possível. Frase bem clichê, mas que não deixa de ser verdade. Ser vendedor implica ter horários mais flexíveis, o que te permite ter mais tempo para se dedicar a própria saúde. Por mais que trabalhe constantemente sobre pressão, principalmente interna, os benefícios de ter mais horas para si, te ajudam a se manter saudável.

Se conseguir gerir bem o seu tempo, você pode se autoajudar a ter uma boa relação com seu corpo e mente. Aqui vão alguns prós e contras sobre o impacto que trabalhar com vendas tem na sua saúde:

Prós:

31 – Se souber administrar bem o seu tempo, você conseguirá realizar mais atividades físicas, o que ajuda com sua saúde física e mental.

32 – Poder ter momentos para si, onde você possa descansar e relaxar, é fundamental para ser uma pessoa mais saudável, principalmente quando se trata do seu emocional.

33 – Como vendedor autônomo, você pode passar mais tempo em casa e com isso manter uma boa alimentação, imprescindível para nossa saúde.

34 – Existem atividades que ajudam a combater problemas psicológicos que afetam na nossa saúde mental, como a yoga e a meditação.

35 – Trabalhar com o que gosta, sempre é um estimulante mental, o que também afeta positivamente nosso físico. Se trabalhar com vendas é o que te dá prazer, esse é um ponto positivo para sua saúde.

Contras:

36 – Você tem que estar preparada para a pressão que trabalhar com vendas traz. Se fizer atividades de relaxamento, isso não será um problema.

37 – Você pode não ter uma rotina bem definida e isso pode implicar em ter horas de sono irregulares.

38 – Como representante comercial, você vai passar muito tempo na rua, portanto será necessário mais disciplina com a alimentação. Para resolver isso, você pode fazer as marmitas no dia anterior ao seu trabalho externo. 

39 – Se você tiver uma rotina muito lotada, pode não te sobrar tempo para realizar atividades físicas ou de lazer. O sedentarismo pode causar danos ao corpo e a mente.

40 – É sempre importante lembrar que é bom fazer um planejamento financeiro, para evitar qualquer tipo de imprevisto.

  • Estilo de Vida

lifestyle

Você poder escolher o que quer pra sua vida, é algo bem interessante, não acha? Ter autonomia para ser o que quiser, viver como quiser, é um grande incentivo para quem quer trabalhar com vendas. Separamos alguns prós e contras que vem junto com algumas funções dentro dessa área:

Prós:

41 – Não ter horários preestabelecidos é bom porque te dá flexibilidade para agendar novos compromissos, como momentos de lazer, por exemplo.

42 – Estando mais em casa, você pode dedicar um tempo a mais a sua família e animais de estimação, assim como a sua saúde.

43 – Caso seja um vendedor autônomo ou revendedor de produtos online, você pode trabalhar de onde quiser, e muitas vezes fazer isso enquanto viaja.

44 – Você escolhe o estilo de vida que quer ter, pode optar a viver no meio da natureza, ser um aventureiro ou ter uma vida agitada na cidade.

45 – Ter uma vida mais dinâmica e menos regrada, é um ponto positivo para quem não gosta de seguir uma rotina.

Contras:

46 – Dependendo do segmento da área de vendas que queira seguir, você pode ter que viajar bastante a trabalho e isso vai demandar um bom planejamento da sua vida pessoal, principalmente se for um representante comercial.

47 – Se você se considera uma pessoa metódica, ter um estilo de vida sem horários pré definidos, pode não ser o melhor para você.

48 – Caso você tenha horários a serem cumpridos, é sempre bom se planejar um dia antes.

49 – Ter um estilo de vida  sem horários definidos nem sempre é fácil, você vai precisar se adaptar a isso.

50 – Vai ser necessário tomar medidas de precaução para os meses nos quais você não receba tão bem quanto em outros, porque sim, isso pode acontecer.

  • Relações de Trabalho

Tanto ser autônomo, quanto trabalhar para outras pessoas, tem suas vantagens e desvantagens. Assim como ter ou não uma equipe. Essas são questões que quem quer trabalhar com vendas tem que saber, por isso separamos alguns tópicos de prós e contras para te ajudar a entender um pouco mais sobre isso:

Prós:

51 – Poder ditar suas próprias regras de trabalho, como um vendedor autônomo, te permite fazer o que acredita ser o melhor para os seus próprios negócios.

52 – Já ter um chefe é bom para que ele te dê diretrizes e conselhos, principalmente em momentos que você não sabe bem que direção seguir.

53 – Trabalhar com uma equipe, como representante de vendas, por exemplo, pode te dar ideias de argumentos a serem usados na hora da venda, como também suporte em outras questões que podem aparecer durante um dia de trabalho.

54 – Se você optar por revender produtos, ter uma rede que trabalha com essa mesma mercadoria, pode te dar preparo para ter melhores técnicas de venda.

55 – Poder optar se quer trabalhar sozinho ou em uma empresa, com ou sem uma equipe, é um dos pontos mais positivos em se trabalhar com venda.

Contras:

56 – Ter um chefe significa que muitas vezes você não tem a autonomia para fazer o que quer, deve seguir ordens de outra pessoa, o que nem sempre é prazeroso de fazer.

57 – Como vendedor autônomo, caso sua ideia dê errado, você é o único responsável e quem deverá assumir as consequências.

58 – Se for representante comercial autônomo, você não terá uma equipe para te dar suporte, em horas em que estiver muito ocupado, isso vai ser mais evidente.

59 – Se trabalhar com vendas sozinho e não manter o foco, não terá ninguém que te chame atenção para esse fato. 

60 – Se trabalhar em equipe, vai precisar conviver com opiniões que nem sempre serão as mesmas que as tuas. Sem contar que algumas vezes você pode se sentir desvalorizado, como se não fizesse parte do time. Porém você pode mudar essa sua concepção.

É sim possível trabalhar com o que se gosta e se adaptar para viver a vida que você sempre quis ter. Trabalhar com vendas tem muitas vantagens e desvantagens, porém, caso seja o que você realmente quer fazer, vai acabar por descobrir que vale a pena investir seu tempo e esforço.

Tendo em vista todas essas informações e a listinha que preparamos de prós e contras, dentro das principais questões dessa área, cabe a você decidir se está preparado para ser um vendedor. Clique aqui para saber como trabalhar com vendas. 

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

Categorias