fbpx
trabalhar em casa
Veja como trabalhar em casa
Empreendedorismo

Trabalhar em casa: 28 ideias para começar

Já pensou em trabalhar em casa? Separamos 28 ideias para você que tem vontade de começar

Muito provavelmente já passou pela sua cabeça a vontade de trabalhar em casa, sem precisar sair, o tão cobiçado home office. Além da grande probabilidade de aumentar a sua qualidade de vida, ganhar dinheiro em casa te permite ter os seus próprios horários e ainda poder passar mais tempo com a sua família e animais de estimação. 

Esse tipo de emprego, por mais que ainda seja visto como fora do padrão, depois da crise financeira que estamos passando, vem sendo mais em mais desejado, aos olhos dos trabalhadores brasileiros. Os pontos positivos que vêm com essa rotina são muitos, como você poder ter mais tempo para cuidar da sua saúde e poder ter uma alimentação mais saudável, visto que estará dentro da sua própria casa.

Porém, como ganhar dinheiro em casa? Que tipo de negócio montar? A primeira pergunta que você deve responder é o que você sabe fazer? E, principalmente, com o que te daria prazer em trabalhar? Existem diversas opções, tanto online, que tendem a serem mais econômicas, quanto um negócio físico, que podem se encaixar nas suas habilidades. 

Resultado de imagem para trabalhar em casa

Trabalhar em casa não significa ganhar dinheiro fácil, muito pelo contrário, você precisa ter organização e responsabilidade com seus compromissos, para conseguir entregar seus trabalhos sempre no prazo. Se você conseguir encontrar algo que realmente goste de fazer e se dedicar de verdade, com o tempo você pode ganhar mais dinheiro do que ganhava tendo que bater ponto todos os dias.

Se você tem o objetivo de trabalhar em casa ou quer tentar ganhar um dinheiro extra, porém não sabe bem por onde começar, separamos 35 opções de como ganhar dinheiro em casa para você:

1 – Franquia Home Based

As franquias home based ou home office, têm como base a própria casa do franqueado. Consideradas de baixo custo, pois não exigem capital para instalação, são boas alternativas para quem quer iniciar um negócio e não possui grandes reservas de dinheiro.

Apesar do investimento inicial ser considerado baixo, você pode encontrar boas franquias com opções que partem dos R$ 10.000,00, elas oferecem a mesma segurança, e o mesmo risco, que uma franquia comum e requerem a mesma dedicação que qualquer outro negócio.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), 557 redes brasileiras operam com modelos de franquias de baixo custo, incluindo as home based e nos próximos anos esste número deve aumentar. 

Os segmentos dessas franquias são bem variados, e alguns deles demandam que você trabalhe em casa e na rua. Alguns exemplos são:  PremiaPão (publicidade), Echosis (marketing digital), Explica Cursos (apoio escolar de todas as disciplinas), FlyWorld (agência de viagens), entre outras.

2 – Franquia PremiaPão

É uma franquia home based, presente em todo o Brasil. Os franqueados, basicamente, trabalham com venda de publicidade, para os pequenos e médios negócios de sua região. Eles prestam serviços para negócios que precisam ou que já investem em publicidade. 

Resultado de imagem para premiapão

A ideia é entrar na casa do cliente de forma muito barata, com uma dinâmica muito inteligente que é a do marketing promocional. O produto do franqueado é a publicidade em saco de pão, que sempre vai acompanhar de alguma forma as famílias brasileiras consumidoras de pães. Afinal de contas, a forma de armazenar o pão para levar para casa pode mudar, mas sempre será necessário carregar o pãozinho quentinho para casa. E é aí que mora uma grande oportunidade.

Enquanto o franqueado busca marcas para anunciar no saquinho, a franqueadora trabalha na criação das artes gráficas e na produção dos saquinhos ecológicos. Ela oferece treinamentos online e pode ser adquirida a partir de R$10.000,00.

A distribuição é feita de forma gratuita nas padarias parceiras da região exclusiva do franqueado. “A PremiaPão vem se destacando muito dentro do mercado de microfranquias aqui no Brasil” – diz Raphael Mattos, CEO da PremiaPão.

A PremiaPão também dá dá ao consumidor do pão  a chance de ganhar um grande prêmio todo mês. Já foram sorteados mais de 100 mil reais em prêmios. A empresa promove sorteios aos consumidores de pão, que podem se cadastrar com o código de sorteio divulgado na embalagem dos saquinhos para concorrer. Já foram premiados diversos prêmios como viagens, celulares, TV, e moto.

Desde sua inauguração em 2015, a PremiaPão cresceu e aprimorou os serviços e o atendimento oferecido aos franqueados. Além de ter uma grande preocupação ecológica e de sustentabilidade empresarial. Os sacos da PremiaPão são biodegradáveis, embalagens 100% ecológicas, produzidos com papel certificado pela FSC, respeitando os mais rigorosos padrões de qualidade. 

A PremiaPão também é parceira da Iniciativa Verde, instituição sem fins lucrativos que beneficia o meio ambiente plantando mudas de árvores da Amazônia. A cada tiragem de 30 mil sacos produzida pelas franquias, uma muda de árvore será plantada na floresta Amazônica. Se quiser saber mais sobre a franquia PremiaPão, clique aqui.

3 – Google AdSense 

Quando você tem um site, que gera visualizações diárias, você pode instalar o Google AdSense. Dessa forma, ele gera em seu site códigos para colocar anúncios, criando uma pequena parceria entre o Google e você. Se as pessoas entrarem e clicarem em alguma dessas publicidades, que estão usando um pequeno espaço do seu blog, você ganha uma comissão por clique.

Você pode acompanhar seus ganhos através da sua conta. Para criácria-la é simples, basta você se inscrever no site do Google AdSense e vincular o seu próprio site a eles. Você pode definir se o Google Adsense deve ou não te enviar sugestões personalizadas de ajuda e desempenho, o que permite que eles possam te ajudar a aproveitar o melhor do serviço.

4 – Infoprodução

Você entende muito de algum assunto a ponto de acreditar que pode ensinar para outras pessoas? Já pensou que você pode ganhar dinheiro com isso? Sim, é possível ganhar dinheiro em casa com conhecimentos que você já tem, através de vídeo aulas, ebooks e podcasts.

Existem plataformas de vendas de cursos online, como a Hotmart. Você cria o seu produto e esses sites fazem o intermédio entre os compradores do seu conteúdo e os seus recebimentos, de forma rápida, fácil e segura.

5 – Programa de Afiliados

Caso você não queira ser um criador de conteúdo, como vídeo aulas, você pode revender os infoprodutos de outras pessoas. O programa de afiliados faz com que você se afilie a produtos digitais e, assim, se você indicar esses conteúdos e uma pessoa comprar através do seu link, você ganhará uma comissão em cima de cada venda. A Hotmart, por exemplo, é uma ferramenta que te permite fazer esse tipo de comércio.

6 – Aula Particular

Resultado de imagem para professor particular

Mais uma vez, usar seus conhecimentos pode ser uma forma de começar a ganhar dinheiro em casa, sem precisar de um grande investimento inicial. Sem contar que você tem a opção de ensinar de forma online, presencial em sua casa ou em qualquer outro endereço que fique melhor para você e seu aluno.

Você pode dar aulas de idiomas, culinária, costura ou qualquer outra aptidão que tenha vontade de passar o conhecimento adiante. Dar aulas particulares pode ser uma renda extra, como a sua principal. Você faz os seus horários e agenda onde for mais conveniente para si.

Existem algumas plataformas online que te ajudam a se tornar um professor particular e te deixam em contato com possíveis alunos, como é o caso da SuperProf. É uma ótima oportunidade para trabalhar em casa.

7 – Venda Online

Você sempre sonhou em trabalhar com vendas ou herdou da sua família essa habilidade? Saiba que o comércio online tem se tornado cada vez mais procurado por clientes mundo afora. A comodidade de fazer compras sem precisar sair de casa, além de ter a possibilidade de comparar preços e visualizar todas as possibilidades é um dos maiores atrativos desse tipo de venda. 

Hoje trabalhar com vendas (link artigo Trabalhar com Vendas) é um bom ponto de partida para quem quer começar a trabalhar em casa. Você já pensou que pode estar por trás dessas vendas ganhando dinheiro? Você pode comercializar de tudo, seja roupas, sapatos, acessórios, cosméticos, maquiagens, entre tantas outras possibilidades. É só escolher o produto e analisar a melhor forma de colocá-lo à venda, sendo através de um site especializado, ser revendedora de outras pessoas ou via redes sociais.

8 – Comprar e Revender Produtos

Outra forma eficiente de trabalhar em casa, é comprar produtos e os revender, tanto de forma online, como física. Antigamente, pessoas que compravam roupas, por exemplo, em polos grandes de comércio, como o Brás em São Paulo e as revendiam em suas próprias cidades, eram conhecidas como “sacoleiras”.

Hoje essa forma de empreendimento é a fonte de renda de muitos brasileiros, boa parte deles conseguem montar suas próprias lojas físicas, apenas com compra de atacado e revenda. No começo você pode trabalhar com vendas online e depois, se quiser, expandir para um negócio físico.

Existem muitos sites de vendas online em atacado, assim como lojas físicas que vendem produtos em grande escala. O atacado te permite comprar por um preço mais acessível e ter um lucro maior ao revender pelo preço normal do varejo, o que você pode fazer através do seu próprio site de vendas.

9 – Consultoria

Trabalhar com consultoria é dar conselhos para quem precisa, sobre coisas que você tem mais conhecimento do que elas. Pode ser sobre diversos assuntos, como design de interiores, marketing, problemas legais, finanças, entre outros.

Você pode dar consultoria sobre o que faz diariamente em suas horas vagas e ganhar um dinheiro extra sem sair de casa. Pode começar por pessoas próximas a você, divulgando em suas próprias redes sociais. Hoje a consultoria online está em alta, o que pode ser uma boa para você que está começando.

Para começar a dar consultoria, você precisa investir em marketing e divulgação do seu trabalho. Uma boa estratégia é aliar o marketing digital com a sua rede de contatos, tanto física, quanto online. Existem sites de consultoria online com renome, como é o caso da DNA de vendas, você pode tentar fazer parceria com essas empresas já prontas. Com o tempo, conforme for aumentando seu número de clientes, pode pensar em criar sua própria empresa de consultores.

10 – Coaching

O coach é o profissional que vai te ajudar a eliminar suas inseguranças e fortalecer o seu mindset para construir hábitos adequados através do seu autoconhecimento. Ele tenta fazer você enxergar seu potencial além dos seus medos ou qualquer outro comportamento limitante que possa ter. A intenção é te tirar do seu estado atual e levar para o estado desejado, em um curto espaço de tempo.

Coaching é uma carreira que pode ser exercida por qualquer pessoa, independente da área de atuação ou formação acadêmica. Diferentes perfis podem se tornar um Coach de sucesso, gestores, psicólogos, nutricionistas, jornalistas, engenheiros, advogados, etc. Caso você acredite que essa seja a sua vocação, pode fazer um curso online e começar a especializar nessa área.

11 – Assistente Virtual

Resultado de imagem para trabalhar em casa

Um assistente virtual é um prestador de serviços autônomo, que pode oferecer assistência administrativa, financeira, técnica, comercial, criativa ou apenas social, para clientes de forma remota. Ele pode realizar tarefas diversas do mundo corporativo. A forma de comunicação entre vocês, normalmente, é feita por e-mail.

Essa é vista como uma profissão do futuro e pode ser uma boa ideia para quem pretende começar a trabalhar em casa. As atividades que essa profissão exerce são basicamente as mesmas de uma secretária, ou seja, a sua função é facilitar a vida do seu cliente. Faça uma lista das suas expertises e veja a melhor área para começar a atuar como assistente virtual.

12 – Marketing Digital

Com o avanço da tecnologia, a área de marketing tem ganhado cada vez mais espaço dentro do mundo das grandes empresas. Marketing digital é o conjunto de atividades que uma empresa, ou pessoa, executa de forma online, com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca.

Dentre as suas principais estratégias estão o SEO, criação de conteúdo, gestão de mídias sociais, email marketing, gestão de blogs e sites, entre outras. O grande fluxo de comunicação que a web proporciona hoje favorece estratégias ágeis e é isso que quem trabalha nessa área, busca solucionar, os problemas e desejos de seus clientes.

13 – Marketing Multinível

Marketing Multinível, também conhecido como Marketing de Rede, é um modelo de negócio legal em que o empreendedor obtém lucro tanto com a revenda de produtos e serviços, como também com  a formação de sua própria equipe de vendas, indicando outras pessoas para a sua rede. Assim, o seu lucro será proporcional ao que for gerado pelas vendas dos revendedores do seu time.

Esse sistema de comercialização de produtos demonstrou ser bastante eficaz. Para distribuir produtos e serviços diretamente aos consumidores finais, além de criar novas oportunidade de trabalho. Se você mora numa grande cidade ou possui uma boa rede de conhecidos e pretende trabalhar em casa, esse tipo de negócio pode ser uma boa para você.

14 – Criador de Conteúdo 

No mundo atual, usar as redes sociais e blogs para divulgar seus trabalhos, se tornou fundamental para ter um grande poder de venda. Porém, muitas pessoas não fazem ideia de como fazer essas publicidades, por ser uma coisa muito nova ou por não terem tempo suficiente para criar esses conteúdos.

E para isso servem os criadores de conteúdo. Eles analisam o cliente a fundo, conhecem seu público- alvo e então criam estratégias de Marketing para fazer postagens que atinjam diretamente quem pode se interessar pelo produto ou serviço que aquela empresa ou pessoa oferece. Se você se considera uma pessoa criativa, pode se dar bem nessa nova profissão.

15 – Fotógrafo

Resultado de imagem para fotografo

Você gosta de fotografia? Acredita que tira boas fotos e consegue enxergar bons ângulos? Então pode ser que consiga ganhar um dinheiro em casa fazendo o que gosta. Com a alta das redes sociais, a vontade de ter fotos profissionais aumentou muito, além da demanda que nunca deixou de existir, que é as fotografias em aniversários, casamentos, bodas, sem contar nos books de fotos que as meninas amam fazer aos 15 anos ou aqueles das gestantes.

O bom de ser fotógrafo é que é você quem escolhe o cenário. Pode ser em um lugar fechado ou aberto ou até mesmo num estúdio improvisado que você pode fazer um sua própria casa, pelo menos no começo. E a melhor parte é que você só precisa investir em uma câmera, que a princípio pode ser semi profissional e ir investindo mais conforme for começando a fazer sua carreira.

16 – Tradução

Sabe falar mais de um idioma? Tem facilidade com comunicação? Gosta de escrever? Se você respondeu que sim a todas essas perguntas, então está perdendo tempo em não se candidatar a empregos como tradutor freelance. O mundo está cada vez mais conectado, e pessoas que sabem se comunicar em mais de uma língua, tem um grande diferencial a oferecer ao mercado, sem contar na chance de ganhar um bom dinheiro sem precisar sair de casa.

Além de você traduzir textos em si, também existem as possibilidades de tradução simultânea, correção de textos e intérprete. Dependendo do tipo de trabalho, o valor que você recebe também tem grande chance de aumentar.

17 – Transcrição

Outra boa opção para quem gosta de escrever, é trabalhar com transcrição. Muitas empresas, principalmente de advocacia, necessitam de alguém que redija vídeos e áudios. Como o pagamento é normalmente feito por tempo de transcrição, a chance de ganhar bastante dinheiro é alta. Caso você fale mais de um idioma, sua chance de conseguir mais empregos nessa área, aumenta bastante.

18 – Digitar Formulários

Muitas aplicações que você faz online, como solicitações de vistos, alguns cadastros, entre outros, necessitam do preenchimento de formulários. Nem sempre as pessoas têm tempo para fazer isso e acabam contratando serviços terceirizados para isso. Você já pensou que pode ser esse serviço terceirizado? É um trabalho que não ocuparia muito do seu tempo e você só precisaria redigir as informações que seu próprio cliente passaria para você. É uma ótima forma de ganhar dinheiro sem sair de casa.

19 – Economia Colaborativa

A economia colaborativa é um sistema sócio-econômico construído em torno do compartilhamento de recursos humanos, físicos e intelectuais. Ela inclui a criação, produção, distribuição, comércio e consumo de produtos e serviços por diferentes pessoas e organizações.

É um tipo de negócio que procura mudar a realidade atual de consumo, ou seja, a economia colaborativa propõe não só um novo modelo de negócios, mas também uma maneira alternativa de viver, com qualidade, mas sem desperdícios.

Dois bons exemplos quando falamos desse tema são a Uber (transporte) e o Airbnb (hospedagem). Já no modelo de redistribuição de produtos, os usuários comercializam ou trocam produtos novos ou usados, como é feito no Mercado Livre. O objetivo é repassar o que não tem mais utilidade adiante, o princípio é o “recicle, reuse, reduza”.

20 – Artesanato

Se você tem talento com trabalhos manuais, gosta de criar acessórios, seja como uma forma de relaxar ou porque acha bonito, talvez esteja na hora de você passar a monetizar esse serviço. Existem muitos tutoriais para criar peças únicas e bonitas, um grande diferencial no mercado atual, e o melhor, podendo trabalhar em casa.

Preparar e customizar artesanatos, além de ser uma atividade relaxante, pode te proporcionar ganhar dinheiro sem sair de casa. Ou seja, você pode criar um site ou investir em publicidade nas redes sociais para divulgar e vender os seus produtos artesanais, começando por sua rede de conhecidos e expandindo conforme for crescendo a sua clientela.

21 – Costura

Você sabe costurar? Sabia que existe muita gente que não sabe? Muitas vezes essas pessoas deixam de usar determinadas peças de roupas, porque não possuem o conhecimento ou o tempo necessários para arrumá-las. 

Já pensou que essa pode ser uma forma de você fazer uma renda extra sem precisar sair de casa? Você pode começar comunicando a seus amigos e familiares que podem contratar os seus serviços como costureira e cobrar por isso.

Além disso, se você dedicar um bom tempo a costura, pode passar a confeccionar suas próprias roupas e assim ganhar ainda mais dinheiro. Pode passar a fazer encomendas sob medida, o que tendem a valer mais, visto que serão peças exclusivas. E, quem sabe um dia, pode até abrir a sua própria grife? Só tem como saber se você começar.

22 – Alimentos

Todo mundo precisa se alimentar e saber qual comida vender e onde, pode te proporcionar uma boa renda extra. Já pensou que você pode fazer comidinhas na sua casa e revender para seus vizinhos? Ou então preparar tortas e sobremesas, como brigadeiros, e vender em pontos específicos na rua? Pode preparar uma cestinha e sair para vender em centros comerciais, shoppings por exemplo, onde tem muita gente trabalhando sem tanto tempo assim para sair comer? Essa pode ser uma boa forma de ganhar um dinheiro extra.

23 – Bebidas Artesanais

Resultado de imagem para fazendo cerveja

Uma coisa que está em alta nos dias atuais, são as bebidas artesanais. Você já pensou que pode ter a sua própria marca de cerveja, por exemplo? Sim, com o conhecimento e materiais necessários, você pode abrir sua própria empresa de bebidas dentro da sua casa.

Apostar na praticidade ainda é uma forma certeira de começar a ganhar dinheiro nesse ramo. A concorrência pode ser grande, mas é um negócio relativamente simples de abrir, visto que não exige muitos maquinários.

Existem muitos cursos, inclusive online, que ensinam a como produzir bebidas artesanais, principalmente cerveja. O Senac, por exemplo, é uma das escolas de renome que dá um curso básico de produção dessa produção. Assim como a cervejaria-escola Sinnatrah. Eles te dão todo o conhecimento técnico que você precisa saber para começar a produzir suas próprias cervejas, desde os tipos, aos componentes que vão em cada uma, até a sua forma de preparo.

Focar na sua rede de conhecidos, sempre é uma boa opção quando você começa um negócio. Você pode vender suas primeiras bebidas para eles e depois iniciar um negócio online. Caso tenha interesse, no futuro pode ainda abrir uma loja fixa.

24 – Telemarketing

Muitas das grandes empresas, principalmente as de comunicação, como as de telefonia, são obrigadas a oferecer serviço de SAC, entre outros serviços. E grande parte delas oferece a oportunidade de telemarketing sem que você precise sair de casa para fazer os atendimentos por telefone ou por chat. Sim, você pode usar a sua habilidade de comunicação, sensibilidade com as pessoas e venda e trabalhar em casa e, por mais que tenha um horário fixo, o conforto que você tem, recebendo o mesmo que receberia se estivesse trabalhando em outro lugar, vale a pena.

25 – Testes de Usabilidade 

Muitas empresas, como startups que estão começando, necessitam verificar a funcionalidade de seus produtos, como o software ou o site que possuem. É importante que eles saibam que são fáceis de usar e podem ser compreendidos e manipulados pelo usuário. Portanto eles contratam pessoas para testar esses serviços e verificar se o sistema utiliza manuais, help online, assistentes eletrônicos, etc, antes de lançar no mercado.

Uma ideia para começar a trabalhar em casa é ir aos poucos trabalhando em outras coisas em paralelo com o seu trabalho fixo. Se candidatar para fazer esses testes de usabilidade, além de não tomarem muito do seu tempo, pode te permitir a começar a ganhar dinheiro sem sair de casa e a partir disso, fazer apenas home office.

26 – Casamento / Eventos

A preparação de um evento, dependendo do seu tamanho, necessita da participação de toda uma equipe, ou seja, organizadores, buffet, decoração, etc. Se você se considera um bom administrador e gosta de festas e eventos, ser um freelancer dessa área pode ser uma boa opção, visto que muito do planejamento pode ser feito da sua casa.

Esse é o tipo de trabalho para pessoas que se identificam com a área da comunicação. Você, na maioria das vezes, estará em contato com pessoas prestes a realizar um de seus sonhos, um casamento ou uma festa de debutante, por exemplo. Ter tato para fazer da festa exatamente o que a pessoa espera, é o que fará de você excelente para esse trabalho.

27 – Salão de Beleza

Você gosta de mexer com cabelos, tem facilidade com fazer unhas ou uma bela maquiagem? Então você pode abrir um micro negócio dentro da sua própria casa e seus primeiros clientes podem ser pessoas próximas a você. Além de atender na sua residência, você pode fazer atendimentos a domicílio, o que te permite cobrar um valor a mais por isso. Assim que for criando um nome e forem conhecendo os seus serviços, você pode expandir a sua empresa. 

28 – Dropshipping

Dropshipping é um modelo de negócio onde alguém atua como vendedor e deixa a entrega e o controle do estoque por conta de outra empresa. Ou seja, a empresa vendedora abre a mão da atividade de entrega. Isso pode funcionar com qualquer loja, inclusive as presenciais. Porém, é no comércio virtual que o dropshipping tem maior uso, porque a entrega está presente em todas as vendas desse modelo e manter um estoque pode custar caro para os donos do e-commerce. Você pode ser a pessoa que estoca e envia esses produtos, podendo faturar um bom dinheiro por isso.

É provável que nem todas essas opções sejam aplicáveis para você, porém temos certeza que pelo menos uma se encaixa com as suas vontades e habilidades. Esperamos que você aproveite as dicas e comece a ganhar dinheiro sem sair de casa. Uma boa ideia é conhecer um pouco mais a respeito da franquia PremiaPão, que pode ser uma excelente ideia para você que quer trabalhar em casa. Saiba mais.

Categorias