vida mais saudável
vida mais saudável
Outros

Vida mais saudável? Saiba como!

Quer adotar práticas para melhorar sua qualidade de vida? Conheça 10 práticas simples para se ter uma vida mais saudável

No dia a dia, as pessoas estão sempre correndo. Seja no trabalho ou em casa, a rotina sempre exige bastante. E, para lidar com todos os prazos e obrigações, algumas pessoas acabam priorizando as demandas no lugar da própria saúde e do bem-estar. Muitas vezes é super complicado conseguir conciliar tanto tempo fora de casa com práticas saudáveis. Porém, ao se priorizar você consegue encontrar alternativas para lidar com as dificuldades. E ao escolher adotar simples mudanças e práticas no dia a dia, os efeitos ficam mais notórios ao longo do tempo. Então como ter uma vida mais saudável com tantos afazeres para lidar?

As dicas apresentadas abaixo podem ser utilizadas por qualquer pessoa. Seja você empreendedor, estudante ou qualquer outro tipo de profissional. Para isso, separamos algumas simples dicas para você aplicar hoje mesmo na sua rotina para ter uma vida mais saudável.  Vamos lá?

1- Coma bem e tome água

O princípio básico do bem-estar é cuidar do corpo como um todo. E para manter ele num bom funcionamento, o importante é começar cuidando da alimentação. Por isso é importante manter uma dieta balanceada. Ingerir frutas, legumes e vegetais nas refeições garante uma alimentação repleta de nutrientes e vitaminas. A ausência desses complexos vitamínicos pode desencadear doenças. Assim como, prejudicar a funcionalidade natural do organismo. Por isso é importante ter cuidado com o que se coloca dentro do corpo. Viver e encontrar o equilíbrio em tudo é a chave para uma vida mais leve e feliz.

Alimentação saudável não é muito complexa porque muito se é falado sobre a ingestão de bons alimentos. Como se sabe, deve ser evitado ao máximo o consumo de doces, carboidratos refinados, refrigerantes e alimentos gordurosos. Mas, caso ainda considere necessário, procure um médico e faça um acompanhamento direto para encontrar uma dieta adequada.

A quantidade média de água por pessoa também é relativa, mas separamos aqui um artigo que explica um pouco dos variantes sobre o consumo da água

2 – Pratique exercícios para uma vida mais saudável

A prática de exercícios muitas vezes é associada a perda de peso. Mas o certo é que esteja ligada ao fato de liberar hormônios que fazem bem ao corpo, como é o caso da endorfina. O exercício físico ajuda a pessoa a liberar o estresse, se manter ativo e saudável. Isso garante um melhor funcionamento das articulações e da mente também.

Por isso, é fundamental separar um tempinho do dia para se exercitar. Seja lá qual for o tipo do exercício. Encontre algo que você se agrade e que faça com mais empolgação.

3- Durma o suficiente

Dormir é um dos itens básicos e muitas vezes negligenciados na rotina. O ideal para um ser humano adulto é dormir de 6 a  9 horas por noite. Vale lembrar que este é apenas um cálculo médio. A necessidades ideal de sono podem mudar de acordo com a idade e com as necessidades de cada um.

O sono ajuda o corpo a se recuperar de todo o esforço feito ao longo do dia. Dormir faz o corpo descansar e ter energia para o dia seguinte. Por isso é tão necessário respeitar os horários e ter um sono de qualidade. A falta do sono pode comprometer o desempenho e concentração ao longo do dia para uma vida mais saudável.

4- Controle o estresse

Este é um dos pontos mais críticos atualmente. Um artigo realizado pelo Correio do Povo apresentou uma pesquisa realizada pelo International Stress Management Association aponta que o Brasil é o segundo país com a população mais estressada do mundo. Só perde mesmo para o Japão.

De acordo com a pesquisa, cujos dados são de 2017, o principal motivo do estresse é o trabalho, por conta de jornadas muito longas, falta de tempo para si e ambiente corporativo nocivo. Isso serve como um alerta, porque o estresse pode acarretar em vários problemas ao ser humano e pode acarretar em doenças cardiovasculares ou mentais. Portanto é fundamental manter uma rotina mais calma, evitando estresses desnecessários.

5- Medite

Esse simples ato pode transformar o seu dia ou o final dele. O que vai determinar isso é o horário escolhido. A meditação ajuda a pessoa a se conectar consigo e manter a concentração. Basicamente o processo envolve a respiração e o “esvaziamento” da mente. Dessa forma, o foco fica voltado totalmente para a respiração.

Algumas pessoas sabem como fazer essa meditação por contra própria. Já outras precisam de ajuda. Ou de pelo menos um incentivo, um guia, para continuar com a meditação. Umas das alternativas nesses casos é o uso de aplicativos, como o é o caso do Mediotopia. Ele está disponível para Android e iPhone. A partir do uso dele é possível fazer sessões de meditação. Saiba mais sobre a meditação clicando aqui.

Conheça vantagens da meditação plena (mindfulness)?

  • É prestar atenção ao momento.
  • É começar a conhecer seu corpo, pensamentos e sensações.
  • É começar a conhecer a si mesmo(a).
  • É observar, sem julgamentos.
  • É uma estrutura consciente de pensamentos e observações.
  • É o ponto de encontro entre o corpo e a mente.

6- Aprenda a dizer não

Você já fez algo que não queria pois não soube dizer não? Saiba que isso pode ser muito comum. Por vezes a pessoa se priva da própria necessidade em função do outro. Mas isso gera, a longo prazo, um desgaste gigante, já que a pessoa, normalmente por medo, acaba ficando presa a ideia de agradar  e não faz o que quer. Por isso, começa a perder a própria essência e autoridade em troca de uma “política da boa convivência”. Aprenda a se priorizar e veja como isso vai deixar a sua vida mais leve e objetiva.

Como sugestão de leitura, deixamos o livro de William Ury, que fala sobre O Poder do Não Positivo. No livro, o autor mostra é possível usar suas emoções para se motivar a dizer não. E além disso,  defender o que é importante. Se for capaz de ouvi-las em lugar de lhes dar vazão de forma impulsiva, essas emoções podem se converter em suas aliadas podem lhe fornecer coragem para dizer não.

7- Seja grato

Por fim, mas não menos importante, seja grato. A gratidão desenvolve no ser humano um sentimento muito positivo a sua prática pode trazer benefícios para a saúde. Por exemplo, segundo o Tua Saúde, algumas dessas vantagens são:

  • Melhora a sensação de bem-estar e prazer;
  • Aumenta a auto-estima;
  • Diminui o estresse e os sentimentos negativos, como raiva, angústia e medo, por exemplo;
  • Melhora o sistema imunológico;
  • Diminui a pressão sanguínea;
  • Aumenta o sentimento de generosidade e compaixão.

A gratidão pode ser interpretada como um estado de espírito, em que a pessoa reconhece as pequenas conquistas do dia a dia e passa a valorizá-las. Por isso, seja grato pelo hoje, seja grato por tudo. Ao mudar o seu pensamento você pode, sim, transformar a sua vida.

Se você gostou das dicas para ter uma vida mais saudável, conta aqui pra gente nos comentários! Esperamos que este artigo tenha sido útil!

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

Categorias

Tópicos recentes