Você tem o sonho de tocar um negócio próprio? Felizmente, há opções seguras e lucrativas no mercado de franquias que podem lhe ajudar
De acordo com Associação Brasileira de Franchising (ABF), a média entre o começo da negociação com a rede e o começo da operação da unidade da varia de 4 a 5 meses. Isso significa o período para passar pela capacitação, entender o conceito da marca e os gestores das franquias.
É recomendado que o profissional interessado entre em contato com outros franqueados para trocar experiências a fim de assimilar informações essenciais para o funcionamento da rede. Antes disso, você deve saber tudo sobre as redes que podem se alinhar com o seu perfil profissional.
Por exemplo, se tem identificação com área alimentícia ou sempre desejou tocar um restaurante, as franquias baratas de alimentação apresentam boas opções. Caso goste de carros, dá para escolher entre muitas redes do segmento automotivo. E assim ocorre com outros mercados, como a educação, moda, serviços, tecnologia, saúde, entretenimento e mais.
Dentro desses nichos, há franquias que estão ditando tendência em 2019 e devem seguir em alta no próximo ano. A seguir, você vai conferir as informações e as razões pelas quais esses negócios tendem a estar em destaque no cenário nacional.
Mercado nacional de franquias em 2019
Frequentemente, a ABF franquias realiza pesquisas e projeções em cima do segmento de franquias para conferir o desempenho. Confira abaixo o quadro, produzido pela Associação Brasileira de Franchising, com o faturamento em milhões de reais das áreas em voga do franchising brasileiro no primeiro trimestre de 2019.
O aumento de 7% foi muito positivo. Todavia, dá para conferir no gráfico uma comparação com a abertura de novas unidades de franquias. Além disso, existem os levantamentos anuais de rendimento, efetuando a comparação entre os números de 2018 e o desempenho projetado para ano.
Tendências do franchising brasileiro em 2019/2020
Franquias de alimentação
O segmento alimentício tem apresentado novidades e tendências muito pertinentes nesse período. Uma das inovações se refere às franquias no formato quiosques. Essa forma de negócio está se propagando pelas redes como opção para as pessoas que não possuem capital suficiente para investir em uma loja tradicional.
Quiosques
Afinal, os quiosques oportunizam uma gestão, montagem e operação simplificadas. E também oferecem bons retornos financeiros em menos tempo. Porque o investimento no local da operação é reduzido pela estrutura mais enxuta.
Portanto, algumas franquias até enxergam essas unidades quiosques como uma espécie de piloto para o empreendedor. Assim, ele pode adquirir experiência na função e inaugurar uma unidade maior após algum tempo.
Em 2014, segundo dados da ABF, os quiosques geraram mais de 2,5 bilhões de reais. Em 2019, esse montante pode passar da casa dos 6 bilhões de reais. Ou seja, essa tendência virou sinônimo das franquias baratas e lucrativas.
Orgânicos
Outra oportunidade no setor alimentício são as unidades voltadas a alimentação orgânica e saudável. Uma enorme procura por esse tipo de alimento apareceu na última década devido a um movimento de busca por uma rotina mais equilibrada.
Conforme a agência de pesquisa Euromonitor, o nicho de alimentação saudável expandiu incríveis 98% entre 2009 e 2014 no território nacional. Porém, a área orgânica apresentou o maior crescimento nos últimos cinco anos no país.
O maior youtuber de franquias e empreendedorismo do Brasil, Raphael Mattos, traz ainda mais informações sobre esse nicho no vídeo a seguir. Confira:
Drive-thrus
Além disso, os negócios que otimizam a saída dos produtos, como os drive-thrus também estão fortalecidos. Caso você não conheça, esse é um modelo de “compre pela internet e busque na loja”. Essa alta do sistema de negócio se deve pela rapidez e agilidade para o consumidor.
“Nos Estados Unidos, visitamos diversas redes de franquias que já praticam esse conceito de que o consumidor compra via internet ou aplicativo e apenas passa na loja para retirar o produto. Aqui no Brasil, vemos isso no varejo em geral, porém, agora está mais forte no segmento de alimentação. Você compra a comida e pode ir comer no escritório ou onde você escolher. Dá mais liberdade para o cliente”, disse o presidente da ABF, André Friedheim, em entrevista ao Portal do Franchising.
Área de alimentação em números:
- Entre 2017 e 2018, a movimentação do segmento saltou de R$ R$ 154 bilhões para 165 bilhões;
- 12,3% é a média de crescimento ao ano no Brasil na última década;
- 8% é a média de crescimento em outros países;
- Orgânicos é o nicho com maior crescimento nos últimos 5 anos com 18,5%.
Educação e tecnologia
Como se sabe, a educação nacional poderia estar em uma situação muito mais avançada. Por isso, diversas franquias da área estão sendo lançadas. Com programas de ensino modernos, as unidades auxiliam crianças, jovens, adultos e até idosos a aprimorar o seu rendimento na qualificação profissional e no desenvolvimento pessoal.
O fato é que as instituições de ensino estão investindo em tecnologias e ferramentas multimídias visando ajudar em todos os níveis. Inteligência artificial, experiência virtual e outros elementos já estão sendo muito propagados por microfranquias e redes de grande porte, que estão registrando muito sucesso com essa dinâmica.
A tendência é que esse boom se prolongue pelos próximos anos. Afinal, esse é um segmento com demanda gigantesca e as novas ferramentas estão surgindo dia após dia.
Outro detalhe é que redes que trabalham no segmento de Marketing Digital também tem conquistado importância. Isso porque existe um potencial mercado composto por empresas de pequeno porte procurando por ajuda na publicidade digital. Já as franquias de entretenimento com utilização de aparelhos tecnológicos e futuristas compõem outro setor em destaque.
Serviços inovadores
Nessa área, a tendência são as franquias diferenciadas. Ou seja, os serviços que fogem do comum chamam mais atenção, como franquias de telecomunicações e locação de bagagem. Outros nichos como pet, também envolvido no setor de serviços, seguem em expansão com cada vez mais pessoas procurando itens para dar mais conforto aos seus bichinhos de estimação.
Com a economia nacional tentando sair da crise, mesmo com ritmo mais lento do que os especialistas financeiros aguardavam, a demanda de crédito tende a crescer. Isso porque com o cenário econômico mais favorável e estável, é comum que os brasileiros contem com mais confiança para investir, influenciando de modo direto a oferta de crédito.
Portanto, as franquias de crédito já são uma alternativa interessante para 2019/2020 e tendem a continuar em alta no próximo ano. Já que o Banco Central estima que o Produto Interno Bruto (PIB) deve ser até 3% superior ao registrado em 2018.
25 franquias baratas para investir com até R$ 50 mil
De modo geral, as microfranquias são considerados negócios replicados por meio do modelo franchising e que há um investimento inicial menor ao das franquias convencionais. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising, estipula-se três vezes a média do PIB anual por habitantes do país, como valor máximo de investimento para essa categoria.
Sendo assim, o valor tem referência de cerca de 80 mil reais, segundo dados de 2014. Sendo assim, confira 25 franquias até 50 mil reais para investir a partir de agora:
1 – PremiaPão
Fundada em 2015, a PremiaPão é uma rede focada em publicidade em saquinhos de pão. Os franqueados atuam no sistema home-based, comercializando espaços publicitários para anunciantes e distribuindo as embalagens de padarias de sua respectiva região. Clique aqui para saber mais sobre a PremiaPão.
Em quatro anos de existência, a companhia conta com mais de 150 franqueados e um produto de mídia inovador e sustentável, além de premiar os seus clientes mensalmente.
Investimento: a partir de R$ 10 mil
Taxa de franquia: R$ 10 mil a R$ 20 mil
Royalties: Os royalties variam de R$540,00 para uma franquia de até 100 mil habitantes, R$688,00 para uma franquia de até 200 mil habitantes e de R$761,50 para uma franquia de até 300 mil habitantes.
Faturamento médio: R$ 14 mil
Prazo de retorno: 1 a 6 meses
2 – Leardi
Fundada em 1918, e Leardi atua no segmento imobiliário e ingresso no segmento de franquias em 2012. Atualmente, essa companhia conta com mais de 40 unidades no território nacional através de uma plataforma virtual com mais de 400 mil imóveis para compra, venda e locação.
Investimento total: a partir de R$ 49 mil
Taxa de franquia: R$ 15 mil a R$ 40 mil
Royalties: 10% (mínimo de R$ 2 mil)
Faturamento médio: R$ 60 mil a R$ 100 mil
Prazo de retorno: 15 meses
4 – Mr. Kids
Já a Mr. Kids é voltada para vending machines de brinquedos e doces. Hoje em dia, a companhia conta com 7 mil máquinas em como supermercados, aeroportos, terminais de transporte, galerias e comércios em todo o território nacional.
Investimento total: R$ 18,7 mil
Taxa de franquia: R$ 5 mil
Royalties: não cobra
Faturamento médio: R$ 7 mil
Prazo de retorno: 12 a 16 meses
5 – San Martin
San Martin é uma rede de franquias de seguros fundada em 1995. A empresa possui dois modelos com 160 unidades em funcionamento no Brasil. O franqueado pode escolher entre home based ou loja física.
Investimento total: R$ 24,9 mil a R$ 106,9 mil
Taxa de franquia: R$ 21,9 mil
Royalties: R$ 705
Faturamento médio: não informado
Prazo de retorno: 6 a 12 meses
6 – Seguralta
A Seguralta se posiciona entre as principais franquias do país com mais de mil unidades em operação. O empreendimento aderiu ao franchising desde 2008 e é focado em seguros, previdência privada e consórcios. Além do Brasil, a rede também atua nos Estados Unidos e planeja avançar na América do Sul.
Investimento total: R$ 25 mil a R$ 145 mil
Taxa de franquia: R$ 22,5 mil a R$ 85 mil
Royalties: variável
Faturamento médio: R$ 30 mil
Prazo de retorno: 12 a 36 meses
7 – Tutores
Tutores é uma rede de franquias do segmento de educação com foco no serviço de reforço, aula particular, cursos livres e tutoria multidisciplinar. Com uma década no mercado de franquias, a companhia oferece modo home based ou ponto comercial.
Investimento total: R$ 25 mil a R$ 55 mil
Taxa de franquia: R$ 22 mil a R$ 30 mil
Royalties: 8% do faturamento bruto
Faturamento médio: não informado
Prazo de retorno: 24 a 36 meses
8 – JAN-PRO
Criada nos Estados Unidos em 1991, a Jan-Pon possui mais de oito mil unidades em 15 países diferentes. Dedicada aos serviços de limpeza e manutenção de imóveis comerciais e centros empresariais, a rede tem 300 franquias no território nacional como unidade ou home-based.
Investimento total: R$ 32,2 mil a 210 mil
Taxa de franquia: R$ 22,2 mil a R$ 141 mil
Royalties: 6%
Faturamento médio: não informado
Prazo de retorno: 12 a 36 meses
9 – PBF
Já a franquia PBF fornece cursos de idiomas (espanhol e inglês) em níveis diferentes para todas as faixas etárias. No sistema de franchising desde 1972, a companhia possui mais de 100 unidades em funcionamento no país.
Investimento total: R$ 35 mil
Taxa de franquia: não cobra
Royalties: não cobra
Faturamento médio: R$ 28,2 mil
Prazo de retorno: 24 a 36 meses
10 – Guia-se
Trabalha com negócios pela internet desde 1997, a Guia-Se trata do desenvolvimento e hospedagem de sites e planos de marketing digital. Com sistema de home-based, a rede tem mais de 100 unidades em 17 estados brasileiros.
Investimento total: R$ 24,900
Taxa de franquia: a partir de R$ 29,9 mil
Royalties: 10%
Faturamento médio: R$ 10 mil a R$ 20 mil
Prazo de retorno: 6 a 24 meses
11 – Kumon
A Kumon é uma rede especializada em cursos livres de idiomas (português, japonês, inglês e matemática) para alunos de várias idades. Criada no Japão, a rede chegou ao Brasil no final da década de 1977 e é considerada a maior franquia da área de educação na atualidade.
Investimento total: R$ 40,7 mil
Taxa de franquia: R$ 3,7 mil a R$ 6,1 mil
Royalties: 40% do preço sugerido dos cursos
Faturamento médio: R$ 30 mil
Prazo de retorno: 18 a 24 meses
12 – CVC
A CVC é uma das marcas de turismo mais populares do país com 1200 unidades de operação. A marca trabalha com vários produtos no segmento de turismo, envolvendo a venda de passagens até pacotes completos de viagens nacionais e internacionais.
Investimento total: R$ 45 mil a R$ 120 mil
Taxa de franquia: não informado
Royalties: não cobra
Faturamento médio: não informado
Prazo de retorno: 24 a 28 meses
13 – Dr. Fiscal
Com modelo de franquia home based, a Dr. Fiscal trabalha na área tributária. As duas principais atividades são planejamento tributário e diagnóstico através de atendimento para organizações participantes do Simples Nacional.
Investimento total: a partir de R$ 25 mil
Taxa de franquia: R$ 20 mil
Royalties: 1 salário mínimo
Faturamento médio: variável
Prazo de retorno: 3 a 12 meses
14 – Mara Mix
A Mara Mix conta com três modelos de franquias: micro ponto de venda, quiosque e home based. O empreendimento é focado em máquinas de café e bebidas quentes. O Ponto tende a ser colocado em padarias, lojas de conveniência, centros comerciais, entre outros.
Investimento total: a partir de R$ 25 mil
Taxa de franquia: R$ 32 mil
Royalties: fixo
Faturamento médio: acima de R$ 20 mil
Prazo de retorno: 10 a 18 meses
15 – Times Idiomas
Com modelos de instituição de ensino convencional e home based, a Times Idiomas se concentra no ensino do idioma inglês. O diferencial está no agendamento das aulas pela internet, fazendo com que os alunos possam montar as suas próprias rotinas de estudo.
Investimento: a partir de R$ 35 mil
Taxa de franquia: R$ 20 mil a R$ 80 mil
Royalties: R$ 500 a 4%
Faturamento médio: R$ 30 mil a R$ 242 mil
Prazo de retorno: 18 meses
16 – Hub in Touch
Quem se identifica com a área de tecnologia pode se interessar pelo plano de negócio da Hub in Touch com uma série de serviços para companhias que oportunizam o contato com os clientes com uso da ferramenta Wifi HotSpot. Os franqueados trabalham em casa, necessitando apenas de internet, equipamento eletrônico e disponibilidade para atender a clientela.
Investimento total: R$ 14.800
Taxa de franquia: R$ 15 mil
Royalties: R$ 490
Faturamento médio: R$ 10 mil
Prazo de retorno: 10 a 15 meses
17 – Limppo
A LImppo trabalha com serviços comerciais e residenciais, abrangendo limpeza, manutenção, portaria, recepção, entre outros. Não há exigência para que o franqueado implemente um ponto comercial, visando diminuir as despesas de operação.
Investimento total: R$ 50 mil
Taxa de franquia: não informado
Royalties: 5% do faturamento bruto
Faturamento médio: R$ 85 mil
Prazo de retorno: 12 a 36 meses
18 – VarejoOnline
Já a VarejonOnline é uma companhia de tecnologia com a oferta de programas de gestão no setor de varejo, desde moda, beleza e livrarias. Mas, vale citar que essa rede trabalha unicamente com sistema home-based.
Investimento total: R$ 15 mil
Taxa de franquia: não informado
Royalties: variável
Faturamento médio: não informado
Prazo de retorno: 12 a 36 meses
19 – Vital Pet
A Vital Pet atua no mercado para pets, especialmente, com serviços de saúde. Os planos oferecem cobertura desde atendimento básico ambulatorial até cirurgias com atendimento de veterinários. São três sistemas de franquias disponíveis: home-based, escritório e ponto físico.
Investimento total: a partir de R$ 17.500 mil
Taxa de franquia: R$ 25 mil a R$ 35 mil
Royalties: não cobra
Faturamento médio: R$ 50 mil
Prazo de retorno: 12 a 18 meses
20 – Imobiliária UNE
A Imobiliária Une se destaca por contar com dois planos de negócio. Um deles é uma das franquias para cidades pequenas com até 70 mil moradores, com estrutura mais enxuta e acessível.
Investimento total: R$ 50 mil a R$ 185 mil
Taxa de franquia: R$ 25 mil a R$ 50 mil
Royalties: 8%
Faturamento médio: R$ 15 mil a R$ 250 mil
Prazo de retorno: 9 a 18 meses
21 – IceMellow Sorvetes
A rede IceMellow é uma rede de franquias de móveis com 30 sabores de sorvetes, 45 possibilidades de toppings, sobremesas, fondue, açaí, salgados e até bebidas. Atualmente, a empresa possui três modelos de negócios: quiosque, quiosque smart e loja física.
Investimento total: R$ 45 mil a R$ 290 mil
Taxa de franquia: R$ 15 mil a R$ 40 mil
Royalties: 8% do faturamento bruto
Faturamento médio: R$ 35 mil a R$ 45 mil
Prazo de retorno: 12 a 36 meses
22 – Max Sushi
Especializada na gastronomia japonesa, a Max Sushi conta com cardápio variado tanto com pratos quentes quanto com pratos frios. Essa é uma das franquias que aceita formatos móveis com quiosques e lojas físicas.
Investimento total: a partir de R$ 49,5 mil
Taxa de franquia: a partir de R$ 45 mil (valor baseado no modelo Maxsushi Express)
Royalties: 4%
Faturamento médio: R$ 160 mil (lojas)
Prazo de retorno: 10 a 36 meses
23 – FlipWash
Já a FlipWash fornece serviços automotivos de limpeza, como lavagem, enceramento, espelhamento e outros. Com a intenção de diminuir as despesas, a marca concede ajuda para instalação de lojas em condomínios comerciais, clubes, hospitais, shoppings, estacionamentos e supermercados.
Investimento total: R$ 49 mil
Taxa de franquia: R$ 12,9 mil a R$ 16,9 mil
Royalties: 5% do faturamento bruto
Faturamento médio: R$ 15 mil
Prazo de retorno: 12 a 18 meses
24 – Alugue Trailer Brasil
É uma das opções de franquias de até 50 mil reais no cenário nacional. O negócio envolve a locação de trailers padrão food truck para quem almeja iniciar um empreendimento de baixo custo. Todavia, os veículos são adaptáveis para comercio em geral.
Investimento total: R$ 40 mil
Taxa de franquia: R$ 40 mil
Royalties: variável
Faturamento médio: não informado
Prazo de retorno: 24 a 36 meses
25 – AVEC
Com sede no estado de São Paulo, a AVEC é uma empresa de tecnologia focada no segmento de beleza e bem estar. Ou seja, o intuito é fornecer soluções em tecnologia para otimizar o cotidiano de donos de salões de beleza, barbearias, clínicas de estéticas, spas, entre outros.
Investimento total: R$ 45 mil
Taxa de franquia: R$ 25 mil
Royalties: não informado
Faturamento médio: a partir de R$ 20 mil
Prazo de retorno: 6 meses
Se você leu todo o artigo, se interessou pelo mercado em ascensão no cenário nacional e conheceu diversas possibilidades para empreender com até R$ 50 mil. Então, que tal agora conferir 10 motivos para investir nas franquias baratas? Basta clicar aqui!!
Adicionar Comentário