Mesmo que a influência da internet no marketing seja inegável, o mundo virtual ainda não é acessível para todas as pessoas. Assim, o marketing offline ainda é de vital importância aos negócios
Uma prova da relevância do marketing offline foi comprovada com a mais recente pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de dezembro de 2018, sobre Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). O estudo mostrou que entre 209 milhões de habitantes, cerca de 82 milhões ainda não contam com acesso a internet.
Embora dois terços dos brasileiros (69%) contem com acesso a rede nos dias de hoje, ainda há milhões de pessoas desconectadas pelos mais variados motivos. O principal salto de usuários da internet ocorreu entre os idosos, sendo que 2,3 milhões de indivíduos com mais de 60 anos começaram a acessar a rede em 2017. No entanto, esse número ainda é muito pequeno em comparação com o contexto geral.
Entre as pessoas ouvidas pelo IBGE, três a cada quatro alegaram que ainda não estão conectados devido a falta de conhecimento das ferramentas virtuais. Além disso, o preço elevado do serviço foi razão indicada por 15% dos desconectados. Uma tendência ainda muito presente nas áreas rurais do Brasil, onde somente 40% da população está ligada a internet.
Essas questões mostram que ainda há milhões de clientes que jamais serão impactados pela publicidade online. E deixa muito claro que há espaço para seguir trabalhando com os anúncios em canais de marketing off em todos os cantos do Brasil visando que sua mensagem chegue ao seu público-alvo da melhor forma possível. .
O que é marketing offline?
Embora o surgimento da internet parecesse ser o fim do espaço para mídias impressas, os canais offline ainda são essenciais nos mixes de marketing de muitos segmentos até os dias de hoje.
De acordo com uma pesquisa realizada em 2019, pelo Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp) que mede a movimentação da compra de mídia das 78 maiores agências de publicidade do país, as mídias offline convencionais (rádio, revista, jornal, cinema, televisão), seguem desempenhando um papel importante nas pesquisas online de produtos e serviços. Ou seja, as mídias convencionais despertam o interesse do consumidor que vai para internet saber mais sobre a marca.
Mas, será que todo mundo está ciente do marketing offline? E das suas ações necessárias para estratégias além da internet? Devido ao crescimento da popularidade da internet, os profissionais de marketing tratam outros canais de mídia que não estão ligados à World Wide Web como “offline”.
O marketing off adota canais tradicionais para estabelecer reconhecimento de produtos e serviços de uma companhia. Ou seja, o branding da marca, que é a gestão com o intuito de deixá-la mais conhecida, chamativa e viva na mente de seus clientes.
. Essas campanhas podem abrangem:
- Divulgação da empresa com outdoors e entre outros;Divulgação em rádio com anúncios em determinados horários;
- Divulgação na televisão;
- Propaganda em saquinho de pão
Como é praticamente um requisito para qualquer estabelecimento contar com o seu site nos dias de hoje, os tipos de marketing offline tendem a estar vinculados com o trabalho virtual. Por exemplo, empreendimentos como a Ford desenvolveram propagandas impressas que contam com dados sobre seus lançamentos com URLs e referências as redes sociais.
Quem ainda utiliza o marketing offline?
Grandes empresas nacionais/internacionais
Corporações de grande porte com nomes prestigiados e características da marca. Tais como: Coca-Cola, Brahma, Pão de Açúcar e outras. Essas são algumas das principais companhias que contam com uma presença constante em ações de marketing nacionais que abrangem canais de marketing offline.
Cada um dos trabalhos dessas associações demonstram postura de alta frequência e foco no reconhecimento da marca.
Negócios locais
Companhias menores que almejam criar um nome ou posicionamento em uma comunidade. Por exemplo: restaurantes familiares, salões de beleza e lojas podem utilizar publicidade em jornais regionais ou pequenas peças de mala direta voltada para se firmar no mercado que atendem.
Negócios regionais e de porte médio
Empreendimentos com boas bases de clientela que necessitam atingir pessoas em uma região metropolitana ou área geográfica. Sendo assim, os anúncios em canais de televisão regionais, outdoors e propagandas de rádio podem disseminar a mensagem a respeito de um negócio visando estabelecer sua confiabilidade.
Diferenças entre Marketing online e offline
Como citado anteriormente, o conceito de uma mídia tradicional é bastante simples. Porque praticamente todas as pessoas têm contato com ela diariamente. Afinal, são veículos convencionais de mão única, cujo público-alvo absorve o comunicado do marketing offline de maneira direta.
Assim, o marketing com essas mídias auxilia a atingir uma audiência bem vasta. . Entre as mídias mais populares, dá para citar os jornais, a televisão, os catálogos, cartões postais, outdoor, rádios, revistas, publicidade em saquinho de pão, entre outros.
Além disso, esse tipo de marketing se desenvolveu muito desde a sua criação, só que o intuito segue o mesmo. São meios de comunicação em massa, cuja mensagem alcançar centenas e até milhões de pessoas de modo unilateral.
Apesar disso, é possível apontar mudanças nos principais canais de mídias offline. Afinal, o objetivo continua o mesmo, mas as plataformas persistem se aprimorando. Por exemplo, a empresa pernambucana PremiaPão é a referência nacional em um formato de marketing inovador, eficiente e acessível: a publicidade no saquinho de pão.
Segundo pesquisas, esse tipo de campanha consegue alcançar até quatro pessoas da mesma família devido a exposição de marcas em um produto presente no dia a dia da maioria dos brasileiros. Além disso, a visualização de produtos ou serviços ocorre em um momento bastante agradável e que tende a facilitar a sua ativação junto ao consumidor.
E as mídias online?
Em contrapartida, as mídias online se referem a qualquer meio vinculado a internet ou qualquer dispositivo eletrônico. Qualquer empreendimento pode trabalhar a publicidade online para alcançar pessoas e convertê-las em consumidores. Hoje em dia, os principais meios são:
· Otimização para buscadores(SEO);
· Publicidade pay-per-click;
· Marketing de conteúdo;
· Mídias sociais;
· Email marketing.
Então, quando a questão é falar das diferenças entre marketing on e off, fica claro que a melhor alternativa é achar um balanço entre dois tipos de marketing. Afinal, milhões de brasileiros ainda não estão familiarizados ou sequer possuem acesso a internet.
Ao passo que o tempo se desenvolve e novas maneiras de comunicação vão surgindo, as possibilidades de divulgação crescem simultaneamente. Por isso, a ideia essencial é correr atrás e expor a marca dos clientes para o seu público consumidor explorando ferramentas de marketing online e offline.
Vantagens do Marketing Offline
Na atualidade, o marketing digital está tão em voga que parece ser muito mais interessante abraçá-lo em detrimento a qualquer ação offline. Todavia, há alguns benefícios que ainda fazem com que o marketing convencional seja uma opção interessante para muitos negócios em diversos setores.
Maior alcance
Como citado anteriormente, as mídias tradicionais fornecem um alcance imenso. Apesar de a rede estar se propagando em alta velocidade, se pensar na questão nacional, ainda há milhões sem conexão ou com acesso de baixa qualidade. Além disso, a população mais idosa não possui tanta familiaridade com esses canais digitais.
Portanto, eles ainda tomam conhecimento de novos itens, serviços e marcas por meio de propaganda em jornais, televisão, rádio e revistas e demais meios offline. Portanto, não dá para abrir mão do marketing offline e se afastar dessas pessoas.
Credibilidade
Em função do tempo que estão em utilização, os canais de comunicação convencional também contam com muita credibilidade. Isso fica ainda mais relevante em uma sociedade como a de hoje, em que as fake news estão cada vez mais comuns e perigosas.
Ainda com relação a confiabilidade, estar perto do veículo de comunicação que o seu público simpatiza, faz a diferença. Isso é algo importante, uma vez que o marketing offline é uma das formas de fortalecer a sua marca.
Por conta do tempo que estão sendo utilizados, os canais de comunicação tradicionais transmitem mais credibilidade. Isso se torna ainda mais importante em um mundo como o de hoje, em que as fake news estão cada vez mais comuns.
Relacionamento próximo
Uma das estratégias adotadas por esse marketing tradicional é a realização de eventos. Nesse sentido, dá para encurtar as distância e entrar em contato direto com o seu público. Isso quer dizer que você estabelece uma relação muito perto de sua clientela. A partir daí, é possível enxergar pendências e necessidades que você nem imaginava.
Estratégias de marketing offline
Por trás das campanhas de publicidade e dos materiais criativos, o objetivo de qualquer iniciativa de marketing offline é elevar o tráfego online, as vendas e a lucratividade. Por isso, há diversas ações que as companhias podem adotar para atingir esses resultados.
Publicidade em saquinho de pão
O pão francês, pão de trigo, pão de sal ou como queira chamar. O famoso pãozinho feito de farinha, água, sal e fermento é um dos itens obrigatórios na mesa do brasileiro. Na maioria das casas, esse é o produto que lidera as listas de compras. E, por acaso, você já pensou em aproveitar essa ampla aceitação para levar a sua marca, produtos e serviços?
Afinal, a publicidade em saquinho de pão é algo que chama a atenção de clientes com uma publicidade acessível e sagaz, em um momento agradável do dia a dia, em um longo espaço de tempo, totalmente biodegradável, ecológica e respeitando padrões de qualidade. Em cada casa, uma média de quatro pessoas acaba visualizando o seu anúncio.
Essa forma de marketing offline chegou para revolucionar o seu mercado através de anúncio com exclusividade ou em parcerias com empresas locais com os anúncios múltiplos. A empresa pernambucana, PremiaPão é a referência nacional dessa nova forma de fazer divulgação de produtos, serviços e empresas.
O trabalho visa que os anunciantes possam repassar a sua informação em um ambiente receptivo, na mesa de seus consumidores de maneira totalmente inovadora, acessível e impactante. Ficou interessado? Então, confira o vídeo com o CEO da PremiaPão, Raphael Mattos, mostrando como, de fato a publicidade em saquinhos de pão dá resultado. Clique aqui para conhecer mais sobre a mídia da PremiaPão.
Além disso, esse formato inovador atende empresas de pequeno, médio e grande portes, já tendo chamado atenção de empreendimentos famosos como Claro, Tim, Subway, Cacau Show, CVC, Boticário, FISK, Hering, entre outras.
Mala Direta
A mala direta ainda é um dos canais mais utilizados em campanhas de marketing off. Isso porque os profissionais tem a capacidade de obter acesso a lista de distribuição com base em informações demográficas.
A partir daí, a mensagem publicitária é encaminhada para indivíduos com muito mais chance de compreender e aderir aos seus produtos ou contratar os seus serviços dali por diante.
Programas de fidelidade
Para ter clientes leais, companhias de todos os portes tendem a desenvolver programas de fidelidade offline. Por exemplo, uma pizzaria pode recompensar os consumidores com um prato de cortesia na sua quinta visita.
Ou um clube de futebol profissional pode fornecer o transporte gratuito para os torcedores que comprarem o pacote de ingressos para jogos em casa. Ou uma farmácia pode repassar descontos exclusivos para quem aceitar fazer um cartão de fidelidade e apresentá-lo a cada compra.
Essas atividades estimulam a clientela a se encaminhar até as lojas físicas frequentemente. Sendo assim, as empresas ou estabelecimentos comerciais podem adotar as ações de marketing offline como táticas independentes para atingir clientes que são adeptos de canais convencionais ou em parceria com esforços de marketing para maximizar o contato com o público-alvo.
Jornais e Revistas
O Brasil é a quarta nação que mais acredita no material elaborado por revistas e jornais, de acordo com pesquisa global “Trust in the Media”, da Ipsos, de 2019. Seis em cada 10 brasileiros (65%) acreditam na mídia impressa. Mundialmente, a taxa cai para 47%. Por outro lado, 8% dos brasileiros não confiam e 23% têm pouca confiança.
Além disso, 63% da população nacional acha que o trabalho de jornais e revistas é feito com boas intenções. A pesquisa aponta que a população valoriza o trabalho da imprensa mais do que na maioria do planeta. Portanto, o cidadão confia na mídia e no seu papel para informar e instruir.
Diante disso,o potencial desses canais não pode ser ignorado. Uma boa possibilidade é apostar em veículos segmentados, que se comunicam com o mesmo público-alvo que você. Com planejamento de qualidade, a chance de dar resultado é grande.
Rádio
O rádio é um meio de comunicação com um público cativo, fiel e bastante representativo no Brasil. Ainda conforme a pesquisa da Ipsos realizada em parceria com o Google, 65% das pessoas ainda param para ouvir rádio em algum momento do dia e 69% considera essa mídia de muita relevância.
Dá para fazer um spot caprichado e até introduzir um call to action (CTA). Como? Chamando o ouvinte para entrar tanto no seu site oficial quanto nas suas redes sociais. E por que não anunciar uma promoção exclusiva aos seus ouvintes? As possibilidades são inúmeras.
Cartão de visitas
Desde a década de 1950, os cartões de visitas são adotados por profissionais liberais e empreendimentos dos mais variados segmentos como forma de se apresentar a clientes em potencial. Embora esse seja um formato bastante antigo, não se tornou ultrapassado, não.
No momento em que estiver se apresentando para uma pessoa, o cartão é uma das formas de fazer com que a sua marca seja a primeira a vir a mente dela durante e após esse contato. Portanto, é indispensável que o cartão seja confeccionado com um layout adequado e bem planejado.
É preciso ter cores marcantes e que tenham a ver com a identidade visual de seu negócio, de forma objetiva e sem itens que poluem visualmente e não agregam nada a mensagem que deve ser repassada. Além disso, o valor para impressão e desenvolvimento dos cartões de visita é relativamente baixo nos dias de hoje. Investimento acessível e de médio prazo.
Brindes
Que tal presentear os seus clientes de tempos em tempos? A ideia de conceder brindes referentes a sua marca, como as canetas, camisetas, bonés, canecas e até calendários, ainda é uma forma excelente de fazer marketing.
Esse tipo de ação é conhecido como marketing de guerrilha, que é uma estratégia com foco na publicidade criativa e pouco convencional de um produto ou serviço.
Outdoor
A partir da localização do outdoor, a visualização da sua marca pode ser elevadíssima. Mas, vale pensar na lei da proporcionalidade: quanto maior o alcance da peça, mais elevado também será o seu investimento. Portanto, é importante avaliar muito bem os lugares por onde o seu público costuma passar para chamar a atenção das pessoas certas.
Feiras e eventos
Para prospectar novos clientes e fechar negócios, estar presente em eventos e feiras do seu segmento é um dos principais investimentos do marketing offline. O diferencial é achar oportunidades e introduzir uma proposta diferenciada e chamativa, sobretudo se a sua companhia contar com um local no lugar.
TV
A TV aberta continua sendo a líder na atração de anunciantes, totalizando 58,3% do investimento em compra de mídia em 2019, ainda conforme a pesquisa da CENP. A televisão é o meio de marketing que mais se aproxima da capacidade online no que se refere ao alcance. Só que não é para qualquer empreendimento, porque demanda um investimento muito bem planejado. Afinal, é preciso pensar em cada detalhes, como a emissora e o horário de transmissão.
Caso orçamento seja mais enxuto, vale a pena pesquisar por chances de divulgação em canais especializados, como focados em saúde, culinária, atividades ao ar livre, filmes, entre outros. Esses ambientes contam com uma quantidade inferior de espectadores, só que também oportunizam alcançar um nicho de mercado mais qualificado e identificado.
Portanto, uma propaganda inteligente e direcionada ao seu público tem grande impacto. E com potencial para viralizar quanto qualquer ação online. Afinal, 65% dos brasileiros confiam no material apresentado na televisão ainda nos dias de hoje.
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