Você sabe o que é marketing de permissão? Ao longo do texto você vai entender…
A publicidade pode ser apresentada ao consumidor de várias maneiras. Entre elas, quando é explicita por meio de uma peça publicitária, que pode ser online, impressa ou em vídeo. Ambas são compartilhadas de forma intensa e facilmente propagadas nos meios de mídia. A partir do momento em que uma marca aposta nisso, ela está buscando resultados. Resultados que podem ser aplicados das mais diversas formas possíveis. Uma das maneiras é conquistar clientes e parceiros por meio desta estratégia de mercado. Porém, em alguns casos, é apresentada de forma mais sútil ao público e futuros clientes. O que pode dificultar a identificação da publicidade em si.
Consumir publicidade, na maior parte das vezes, não é algo atrativo ao primeiro olhar. Só depois de bombardear com informações é que aquilo tem chance de se tornar atrativo. Mas o que é comum acontecer é da publicidade ser vista como algo invasivo. E é possível identificar isso em shoppings e em veículos de mídia. Ao passear no shopping, por exemplo, o consumidor é abordado de diversas formas por anúncios que competem entre si ou pela distribuição de panfletos informativos. Ao ler o jornal ou ligar a televisão ou o rádio, a pessoa se depara com uma publicidade que não escolheu consumir.
Ou seja, nem sempre a pessoa que está consumindo a publicidade quis, de fato, recebê-la. E isso pode acabar irritando ou fazendo que a pessoa evite acompanhar aquela mídia ou empresa por um determinado tempo em decorrência disto. Esse tipo de publicidade invasiva é conhecido como marketing de interrupção, que se define quando uma ação de marketing interrompe a atenção ou atividade do público para ser apresentada.
Mas o que é marketing de permissão?
Basicamente, pode ser definido quando uma empresa permite que o consumidor decida quando vai absorver o anúncio apresentado. Atrelado a isso, pode-se observar o marketing de permissão como sendo um “inimigo” da publicidade, pois faz com que o consumidor escolha consumir aquele anúncio ou propaganda. Por isso, é possível destacar o marketing de permissão como algo “alheio” a publicidade propriamente dita. Pois, geralmente, este recurso é apresentado sem a autorização da pessoa. Como é o caso do comercial na TV, das propagandas do YouTube, outdoors na rua e carros de som nas ruas e avenidas da cidade.
Portanto, fugindo do que é comum no meio, o marketing de permissão tem uma grande vantagem ao ser aplicado: respeita a decisão do cliente. Com isso, quem está em prioridade é o consumidor e não a empresa e a busca pela efetividade do investimento que foi aplicado na publicidade.
Como implantamos o MKT de permissão na PremiaPão
Na empresa, os saquinhos de pão com publicidade são deixados nas padarias parceiras. Nesse caso, cabe ao consumidor de pão escolher levar pra casa aquela embalagem. Ou seja, o consumo não é imposto o consumo dos sacos de pão aos clientes das padarias. E mesmo quando ele é utilizado para abrigar os pães, ele não oferece nenhum tipo de abordagem invasiva para os demais. Mas isso funciona? O cliente vê o saquinho com publicidade, escolhe, coloca os pães e leva pra casa. Uma vez na casa da família, ainda não é certo que vai ser consumido. Pois, o consumo da informação publicitária só ocorre quando alguém escolher pegar o saco e consumir o conteúdo que ali foi apresentado.
Adicionar Comentário