Apostar no franchising pode ser uma alternativa para quem deseja empreender, investir menos e obter bons lucros. No mercado de franquias, é comum encontrar uma ampla opção de empresas disponíveis – diferentes segmentos. Mas, o que não se sabe, é que nem todas elas podem ser consideradas como franquias. E eu vou te explicar o porque. O primeiro contato do empreendedor com as franquias, geralmente, costuma dizer se aquele investimento parece ser positivo ou negativo. Com base nisso, o franqueado consegue conhecer a empresa e a partir daí começa a decidir os próximos passos.
Quando se é novo numa franquia, ao primeiro contato tudo parece ser incrivelmente bom e completo. Porém, com o passar do tempo, o franqueado começa e perceber algumas questões, que antes não estavam aparentes. Por esse motivo, é muito comum ver um grande número de franqueados, que deixam as suas franquias de atuação, por não sentirem verdade naquilo que está sendo apresentado.
Um dos itens mais comum de descontentamento é a falta de expertise da marca e dos diretores. Quando uma marca conhece o mercado, sabe quem são os concorrentes e conhece o produto, tudo fica mais fácil. Mas quando falta conhecimento acerca dessas questões, a equipe não consegue agradar os franqueados. Isso retrata que é fundamental ter conhecimento abundante em todos os aspectos da franquia, antes de tentar passar know-how para alguém. Não existe regra nenhuma quando o assunto é empreender. Não é necessário, por exemplo, ter conhecimento prévio sobre empreendedorismo. Mas, é necessário que a marca ofereça todo o suporte necessário, caso o franqueado precise.
Para isso, é fundamental ter pessoas capacitadas na equipe, que podem solucionar problemas e tirar dúvidas acerca da atuação na franquia. Porém é muito comum acompanhar exatamente o contrário: empresas sem estrutura e com profissionais que não tem gabarito para compartilhar aquele tipo de conhecimento. Quando isso acontece, é comum ver uma diminuição gradual no quadro de franquias. E isso de deve ao fato do franqueado não ter encontrado todo o suporte e apoio necessário para tocar o negócio. Esse ponto é, de longe, muito importante para o franqueado: saber que está sendo acompanhado.
Franquias responsáveis
Como já foi dito aqui algumas vezes, as franquias precisam seguir algumas regrinhas básicas comuns em todas as franquias. Nesse caso, as que não seguem, estão tentando passar por cima da Lei. E isso, além de ilegal, comprova a falta de cuidado da empresa com as pessoas que acreditaram e apostaram na empresa. Outro ponto importante é verificar a existência da Circular de Oferta de Franquia (COF). Esse documento tem como objetivo trazer mais transparência para o negócio. A COF deve ser entregue ao candidato, nos termos da lei de franquia (lei nº 8.955/94).
É possível saber a atuação da empresa no mercado de franchising através de algumas estratégias. Essas, por sua vez, ajudam o franqueado a tirar dúvidas acerca da responsabilidade e qualidade da marca. Com a ajuda da internet, amigos e familiares, esse laço entre ambos é estreitado, pois é provável que eles saibam como ajudar. Mas, ainda é possível falar com os franqueados da rede para tirar algumas dúvidas sobre os mais diversos assuntos. Por estarem na empresa, eles podem apontam pontos positivos e negativos daquele negócio. Além disso, podem tirar dúvidas sobre a atividade que será realizada.
Por último, mas não menos importante, é necessário destacar a importância da franquia estar associada à Associação Brasileira de Franchising, mais conhecida como ABF. Essa instituição é responsável por avaliar as franquias presente em todos o País. Portanto, devido a sua importância, se por acaso a empresa não tiver o reconhecimento da ABF, fique atento. Esse fator pode indicar que a empresa não é séria o suficiente ou que ela precisa, no mínimo, se encaixar no modelo necessário para ser reconhecida.
Portanto, se você não estiver seguro com relação a franquia, pesquise, pergunte e tenha força de vontade par seguir seus sonhos. Independente de qual seja o tipo de franquia, faça essa pesquisa e conheça melhor a empresa.
Adicionar Comentário