fbpx

Guia para construir franquias de sucesso

franquias
franquias

Como já foi dito aqui, as franquias continuam em crescimento aqui no Brasil. Mesmo com a grande oferta, algumas marcas conseguem se destacar e, consequentemente, prosperar. Mas, por que, por outro lado, muitas empresas não conseguem atingir o sucesso almejado? Antes de investir em franquias de sucesso, é necessário identificar nesse modelo aquelas características que fazem uma franquia se diferenciar. Nesse caso, é possível prever se as franquias vão ser bem sucedidas. Por esse motivo, você vai conhecer alguns dos principais elementos responsáveis por tornar as franquias de sucesso. A partir das dicas apresentadas a seguir, você vai conseguir identificar particularidades que fazem parte dessas franquias de sucesso.

1- Franquias de sucesso planejam a expansão de sua marca

Expandir os negócios é uma boa sacada de empresas que desejam ser conhecidas por todos os estados do país. Mas, não se pode simplesmente querer crescer sem antes fazer um planejamento. Por isso, é necessário fazer um estudo acerca dos locais, que se pretende atuar. Vale pesquisar previamente como vão desenvolver fornecedores locais e a logísticas com os produtos. Além disso, não esqueça que o suporte também precisar ser passado para os franqueados da área.

2- Possuem um modelo de negócio testado

Para conseguir provar o modelo de negócio, é importante que o franqueador tenha muita experiência com o negócio. Por isso, é importantíssimo que os empresários da marca tenham comprovado a eficiência do produto e serviço da marca. Pois, criar um negócio do zero requer uma série de etapas. Essa pode ser uma tarefa muito difícil para quem não tem experiência no ramo em específico.

3- Conhecem profundamente seu mercado de atuação

Se o objetivo é conquistar franqueados, é necessário conhecer profundamente o mercado em que se atua. Ao conhecer bem o seu produto, fica mais fácil acompanhar tendências, novidades e sugerir melhorias que podem elevar a qualidade da atividade. Além disso, por conhecer bem o mercado, a franqueadora sempre estará atenta à concorrência. Por esse motivo, a rede vai trabalhar para que o negócio esteja sempre em destaque, no topo do mercado. No geral as franquias de sucesso tem uma vontade constante em melhorar e aprimorar o serviço, que é oferecido aos seus franqueados.

4- Oferecem atendimento de qualidade em todos os processos

Conquistar possíveis franqueados é um processo relativamente simples. Ao compartilhar e prometer aquilo que o franqueado quer ouvir, o processo de conquista é mais efetivo. Mas você sabia que o conta é o depois? Por conta disso, é fundamental que a franqueadora acompanhe, ofereça um bom suporte e ajude o franqueado no que for necessário. Isso vai desde a entrevista para entrar na franquia até o momento em que o franqueado esteja consolidado no mercado. Fique atento a isso, pois esse fator pode ser determinante para o sucesso da sua empresa.

5- Apresentam treinamento contínuo

Esse item reforça o tópico anterior. A medida que o negócio vai evoluindo, a empresa deve atualizar o treinamento. Sempre que houver algum item novo, independente de qual seja o setor (produtor, serviço ou processo). Ou seja, franqueado deve ser treinado de acordo com as demandas de novidade. Sem o treinamento, os franqueados podem ficar para trás, pois vão estar desatualizados. Para que isso não aconteça, a rede deve disponibilizar treinamento e reciclagem para todos os franqueados. Vale lembrar que isso deve começar no instante em que o franqueado assina o pré contrato ou o próprio contrato. E essa prática deve continuar até que o franqueado deixe a empresa. Portanto, a empresa deve criar treinamentos específicos para determinados temas e além disso acompanhar os resultados da investida.

6- Traçam metas

As metas estimulam os franqueados a conquistarem novos objetivos. Sem metas, o franqueado sente que não faz diferença para onde ele está indo. Mas engana-se quem acredita um faturamento mensal pode ser visto como uma meta. Portanto, apostar em boas metas – mensais ou semestrais – conseguem incentivar e instigar a atuação do franqueado, que vai receber uma recompensa por aquele trabalho que foi realizado.

A partir disso fica mais fácil para construir e identificar as franquias de sucesso. Todas essas dicas são importantes para os futuros franqueadores e também para os franqueados que desejam conhecer melhor o mundo das franquias.