Franquias baratas surgem como alternativa quando se busca por um negócio com baixo risco. É natural que empreendedor priorize investimento estável e já testado, sobretudo, em cenário de crise.
Na busca pelo empreendimento ideal, é natural que a procura seja baseada em um modelo de negócio consolidado e que, com a sua experiência profissional, organização e gestão possa alcançar sucesso. Portanto, as franquias baratas possuem benefícios em relação a um negócio próprio que ainda não foi colocado a prova no mercado ao começar do zero.
Por tudo isso, as franquias de baixo custo se tornam uma opção para não correr riscos desnecessários. Ou seja, é um formato de negócio seguro até para empreendedores inexperientes devido ao trabalho com uma marca já construída e acompanhamento contínuo da rede.
Confira a seguir alguns motivos que fazem com que as franquias mais baratas sejam considerados investimentos seguros e com retorno praticamente garantido.
Vantagens de investir em franquias baratas
1. Negócio testado
Ao apostar em uma das melhores franquias baratas, você estará investindo em um negócio que consegue prever, com realização de pesquisas de mercado, quais lugares são mais apropriados para recebê-lo. Ou seja, se pode estudar o local ideal e segmento para o tipo de negócio de acordo com o público e o produto ofertado.
As franquias estudam muito também sobre quem fornece os produtos para as suas unidades. Sendo assim, as empresas fornecedoras para o meio de franchising tendem a cumprir todos os requisitos solicitados pelo setor. Isso assegura maior qualidade nos produtos e nos serviços fornecidos.
2. Imagem construída no mercado
Outro diferencial competitivo relevante é que a marca franqueadora também já conta com uma imagem devidamente construída. Assim, fica mais fácil a identificação do negócio junto a sua clientela.
Ao adquirir uma franquia, você também se beneficia com o acesso a um suporte relacionado ao negócio específico. Caso algo não esteja saindo de acordo com o seu planejamento, a franqueadora tende a conceder assessoria a fim de lhe instruir na forma de agir. Tudo isso com o intuito de reverter o quadro e melhorar o andamento do empreendimento, se for necessário.
O maior youtuber de franquias do Brasil e CEO da PremiaPão, Raphael Mattos, conversou recentemente o presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), André Friedheim. O bate-papo ajuda a saber mais sobre esse tópico e esclarecer tantas outras dúvidas sobre o setor. Confira a seguir!
3. Assistência e treinamento contínuo
Quando se opta por uma das franquias baratas se dá preferência pelo valor agregado pelo franqueador durante os anos de atuação. A intenção, então, é adquirir o conhecimento e o suporte no seu treinamento e em seleção de funcionários, se houver necessidade de contratação. Isso porque as franquias baratas podem bem ser tocadas só pelo franqueado. Sobretudo no sistema home based.
Em franquias de determinados nichos, a questão das vendas também é relevante. Nada impede que o franqueado inicie a capacitação do zero e receba as instruções e ferramentas necessárias para brilhar nessa parte do processo. Mas, quem já tem experiência ou se identifica, acaba tendo mais facilidade para assimilar os conceitos e colocá-los em prática.
Afinal, conhecer não apenas o seu produto, bem como a forma de apresentá-lo ao seu cliente final também faz toda a diferença na hora de fidelizar. Mas, lembre: você nunca estará sozinho ao adquirir uma franquia.
Pensando nisso, uma parcela das franquias oferece suporte a fim de assegurar o sucesso. Já que o planejamento das redes de franquias também tende a estar sempre voltado para o futuro. Ou seja, a marca estará sempre criando mecanismos, novos produtos, serviços e estratégias de negócios que auxiliem nas especificações da clientela.
4. Satisfação profissional
Trabalhar com algo que genuinamente se goste não deixa de ser trabalho. Mas, tornar uma atividade necessária em algo prazeroso é muito melhor. Por isso, quando uma pessoa abre mão de um emprego tradicional que já não lhe satisfaz mais, a chance de trabalhar para si tende a ser algo novo e motivador. Escolher empreender em um segmento do seu agrado, mas sem estar totalmente sozinho nessa nova fase é um dos objetivos de quem opta trabalhar com franquias.
Como visto anteriormente, algumas redes oferecem treinamento antes e depois da abertura de uma franquia. Isso acontece porque a rede tende a continuar repassando informações sobre o setor ao longo do tempo. Além disso, a convicção de que o seu esforço resultará em mais negócios, clientes e lucro para você é altamente motivadora.
À frente da operação de franquias baratas, você poderá desempenhar diversas atividades e explorar todos os seus talentos. Venda, relacionamento com cliente, organização, gestão de tempo, e planejamento a curto, médio e longo prazo.
Novamente, você não estará por conta própria na hora de efetuar todas essas atividades. Entretanto, contará com voz ativa e na tomada de decisão. Por isso, a satisfação profissional tem tudo para se misturar com a realização pessoal. Ao trocar um ambiente de trabalho desgastante pela autonomia de gerenciar o seu próprio negócio.
5. Independência jurídica e econômica
É importante frisar que tanto a rede quanto o franqueado tem segurança jurídica contra possíveis revisões no acordo. Essa questão concede mais segurança para o profissional se dedicar ao trabalho, bem como para a franqueadora dar continuidade ao desenvolvimento de seus procedimentos visando o aprimoramento do modelo de negócio.
Sendo assim, o franqueado conta com independência financeira e segurança com relação ao seu franqueador. De acordo com informações do Sebrae, a unidade possui a sua própria razão social. E, portanto, todas e quaisquer atividades financeiras serão de responsabilidade individual desse novo empreendimento.
6. Plano de negócio estruturado
Com o intuito de impedir surpresas desnecessárias, a rede tende a apresentar um plano de negócio para o franqueado. Normalmente, esse é um dos primeiros passos para o início das operações nas franquias baratas e lucrativas. Esse planejamento é de vital importância para que a unidade cresça e se consolide atingindo intuitos e metas que concederão sustentação e competitividade ao negócio.
Esses fatores possibilitam que o franqueado também evolua na gestão do seu negócio.
7. Pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços
O desenvolvimento e o lançamento de novos produtos ou serviços não é um problema no segmento de franchising. Isso porque as redes franqueadoras efetuam esses estudos de mercado antes de anunciar novidades. Fazendo com que a aceitação junto ao público-alvo se torne muito maior e ocorra de modo planejado.
Existe ainda uma busca constante por inovação e a elaboração de novas soluções. Além disso, a questão de arcar com os custos desse esforço de aprimoramento de novas mercadorias ou aprimoramento dos que já existem, fica por conta do franqueador. Portanto, tudo é testado devidamente antes de ser lançado para todas as unidades.
8. Mercado estável
Diferente da situação econômica nacional, o mercado de franquias baratas é considerado estável. Desde que começou a aparecer no território nacional, na metade da década de 1990, o franchising jamais recuou. Ou seja, o segmento sempre registrou expansão. Para o ano de 2019, um ano difícil para as finanças brasileiras, o mercado deve apresentar crescimento entre 8% e 10%, segundo Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Ainda de acordo com a ABF, apenas cinco a cada 100 franquias abertas encerram as atividades no segundo ano de funcionamento. A quantidade indica uma taxa de mortalidade de aproximadamente 5% em 24 meses. Conforme um estudo do Sebrae de 2016, envolvendo companhias comuns, a taxa de mortalidade é de 23%. Portanto, a cada 100 empresas, 23 decretam falência até o segundo ano.
Se o tempo for ampliado, o resultado é ainda mais expressivo. Na análise da ABF, com base nos dados do Sebrae, a cada 100 companhias, pelo menos 75 fecham antes de atingir 10 anos. No segmento de franquias, a cada 100 unidades, somente 15 deixam de existir antes de completar a primeira década.
“A chance de acerto com uma franquia é de cerca de cinco vezes maior se comparado à uma empresa comum. Sem falar que a franquia conta com ganho de escala, tem propaganda própria e uma rede colaborativa de negócios em que o franqueado usufrui das informações. É claro que há um risco, como em qualquer negócio. Porém, é possível dizer sim que se o franqueado seguir todas as instruções da rede e trabalhar bastante, fica consideravelmente seguro investir em franquias”, declarou o presidente da ABF, André Friedheim, em entrevista ao Portal do Franchising.
9. Coletividade
O mercado de franquias é seguro e está crescendo. Sendo assim, o fortalecimento da marca como um todo também representa o fortalecimento do franqueado. Caso o negócio cresça exponencialmente, essa expansão também acaba por beneficiar o empreendedor.
Afinal, o mercado de franquias é extremamente colaborativo. Uma vez que que o sistema (franquia e franqueado) trabalha para o desenvolvimento orgânico a curto, médio e longo prazo. Algo muito distinto do mercado corporativo tradicional, quando a expansão de uma marca tende a representar maior lucratividade para o gestor e dificilmente resulta em modificações para os funcionários.
10. Organização da vida pessoal e familiar
Quando se adere ao universo das franquias baratas, dá para começar a gerenciar diversos aspectos também de sua vida pessoal. Algo praticamente impossível quando se trabalha no mercado convencional e se deve cumprir um horário diariamente e praticamente sem possibilidade de flexibilização.
Além disso, as mudanças nas leis trabalhistas desde 2017 trouxeram ainda mais complexidade para diversas questões, inclusive a marcação de férias em momento adequado para toda a família. Quem resolve empreender por conta própria tem meios para flexibilizar mais essa situação. À frente de uma franquia, o profissional conta com meios para usar a autonomia a seu favor na hora de estabelecer os horários de atendimento, dependendo de como funciona a operação da franquia adquirida.
No sistema home based, o expediente pode ser adequado às demandas para iniciar e encerrar o seu expediente. Por exemplo, se torna possível programar o horário de trabalho para levar ou buscar os filhos na escola. Algo bem recompensador, não é?
Em outros nichos, essa flexibilização de tempo é menor. Por exemplo, uma franquia do setor alimentício precisa cumprir determinados horários. Ainda assim, representa um avanço em comparação com horários inflexíveis da jornada no mercado tradicional. Afinal, o ideal é ter condição de definir uma rotina simultaneamente lucrativa, sadia e feliz.
PremiaPão: uma das microfranquias baratas e a mais procurada no Google pelos brasileiros
Você já conferiu alguns motivos para aderir essa ideia de negócio e abrir uma das franquias baratas. Mas, qual delas? Em um período de crise, a mídia inovadora tende a chamar a atenção de clientes em potencial com uma publicidade inteligente e acessível. Nesse caso, a PremiaPão se apresenta como forma de combinar essas características.
Basicamente, a PremiaPão é uma companhia focada na comercialização de publicidade em sacos de pão. Fundada em 2015, a sede da franquia se localiza na cidade de Recife, em Pernambuco. Desde 2017, a PremiaPão está ligada a Associação Brasileira de Franchising. Hoje, a previsão de retorno de investimento varia de um a seis meses. A PremiaPão tem mais de 150 unidades espalhadas pelo Brasil.
Além disso, o intuito é divulgar marcas e produtos diretamente ao público-alvo, sem desperdícios. Você pode ter estranhado a ideia dos saquinhos de pão, mas essa é uma propaganda de alto impacto e longa exposição. Em cada lar, uma média de 4 pessoas estarão vendo o seu anúncio por um grande espaço de tempo.
Fundada por jovens empreendedores, a empresa surgiu com o objetivo de desenvolver um produto de mídia revolucionário. Além disso, a companhia assumiu uma grande responsabilidade com o meio ambiente.
O produto de eco-mídia estabelece um combate a poluição de sacos plásticos e outros elementos não biodegradáveis. É um modelo de negócio sustentável na sua essência, uma vez que qualifica o franqueado, anunciantes, cliente final e a natureza.
Vale salientar que a PremiaPão foi a única das microfranquias baratas aparecer na lista anunciada pelo Google das marcas mais buscadas pelos brasileiros em 2018. De modo geral, entre as redes, a PremiaPão ocupou o 8ª lugar no mesmo período. Isso somente comprova a efetividade da mídia proposta em estar nos lares dos consumidores de pão. Se você quer conhecer mais sobre a PremiaPão, clique aqui.
Diferencial da PremiaPão
O fato é que há diversas franquias baratas e lucrativas em 2019, mas o que você deveria considerar antes de fechar o negócio? E por que a opção pela PremiaPão poderia ser ideal para você? O diferencial está na chance de gerenciar a sua franquia no modelo home-based, quando boa parte da gestão do negócio ocorre na sua casa.
Assim, você tem acesso a um formato com flexibilidade de horário. Isso porque você mesmo organizar o seu expediente e encontra a qualidade de vida que sempre buscou. Com tempo para dedicar a sua família, amigos e seu próprio bem-estar. Uma vez que estará no conforto de sua residência na maior parte do tempo. Portanto, o estilo do empreendimento também resulta na diminuição do custo de operação em comparação com um negócio com comercial.
Suporte ao franqueado
Mas, será que essa é uma das melhores franquias baratas para quem nunca empreendeu? Como citado anteriormente, esse modelo de negócio ajuda a cortar caminhos de fato pela imagem já construída. Mas, também pelo suporte a fim de qualificar o franqueado. No caso da PremiaPão, tudo é realizado em uma plataforma exclusiva e totalmente online.
Sendo assim, o franqueado recebe acesso a aulas sobre os mais variados temas. Com a realização desses treinamentos, o franqueado fica apto para tocar o seu empreendimento. Além disso, quem opta pela PremiaPão pode navegar em um site personalizado e equipado com iscas reais, sistema de automação de marketing e vendas. Esses elementos são essenciais para que se possa alcançar mais interessados na sua tiragem. E, consequentemente, realizar um trabalho de altíssimo nível na unidade.
Todavia, o contato entre a PremiaPão e o franqueado não se limita a plataforma virtual. Afinal, o empreendedor pode se sentir mais à vontade com um contato diário com a rede. Isso acontece através da figura de um analista específico. Ou seja, cada franqueado conta com o auxílio de um profissional, que será responsável em esclarecer as suas dúvidas e auxiliar em tudo que for necessário.
É importante frisar a realização do PremiaPão Experience, o maior evento de franquias! Em 2019, o acontecimento chegou a sua terceira edição reunindo franqueado de todo o território nacional. A convenção tem o intuito de debater e capacitar os parceiros da empresa, além de oferecer a oportunidade de assistir palestras com nomes prestigiados do empreendedorismo nacional. Quer dar uma olhada na PremiaPão Experience deste ano? Assista a seguir!
O produto
Nas franquias baratas, o segredo é apresentar algo diferenciado. Esse é o ponto apresentado pela ideia de renovar a comunicação com o público-alvo de determinada empresa. Com a PremiaPão, isso é viável. Ao priorizar a divulgação no saquinho de pão, o anunciante pode diminuir as despesas e, ainda assim, assegurar que a mensagem chegará à população local.
Afinal, o pãozinho é um alimento que faz parte da alimentação da família brasileira. Portanto, o cliente pode alcançar a clientela de modo rápido, simples e tomando medidas que não dependam das mídias convencionais e daquelas que não dão o devido resultado.
É importante ressaltar que a divulgação é realizada de modo exclusivo com anúncio único ou em parceria com outros empreendimentos, os chamados anúncios compartilhados. Já a distribuição é promovida de maneira gratuita para as padarias e demais estabelecimentos parceiros. De maneira geral, os saquinhos têm formato de 5 quilos e com capacidade para dez pães.
Outro ponto é que são separados em 34 espaços de propaganda do tamanho de cartão de visita. Só que os módulos podem ser reduzidos ou serem exclusivos. Oportunizando, dessa forma, que os interessados repassem a sua mensagem. Segundo dados da PremiaPão, as tiragens contam com 30 mil exemplares que pode alcançar até 120 mil visualizações.
Todavia, é preciso destacar que os saquinhos adotados pela rede são biodegradáveis. Ou seja, totalmente ecológicos e feito com papel certificado. Além disso, a tinta é atóxica, desenvolvida a base de água. O que garante a integridade física de todos os consumidores do produto.
Aceitação do mercado
A boa notícia é que o modelo de atuação da PremiaPão virou referência no segmento. De lá para cá, esse estilo novo de mídia está sendo abraçado por várias marcas de grande porte. Ao todo, mais de 13 mil anunciantes decidiram aderir a companhia. Será que você conhece alguns dos anunciantes? Provavelmente, sim. Confira alguns dos clientes dos franqueados da PremiaPão: Rappi, Nissan, Jeep, Subway e Faculdade Claretiano e tantas outras.
Além disso, a PremiaPão é a única franquia que concede prêmios aos seus clientes. Todos os meses, a companhia efetua sorteios a nível nacional para os consumidores dos saquinhos de pão. Conforme dados da rede, mais de mil reais já foram distribuídos em prêmios. O grande diferencial de 2019 foi o sorteio de carro no mês de outubro.
O intuito da ação é chamar atenção e se tornar mais atrativo para resultar em um engajamento considerável do consumidor com as marcas anunciadas. Rendendo, assim, um resultado expressivo para o empreendimento que está anunciado. Especialmente em comparação com o resultado mostrado pelas mídias convencionais.
Quer saber mais detalhes sobre o estilo de marketing promocional aplicado pela PremiaPão e a sua aplicação na prática? Assista ao vídeo e confira o relato de uma das anunciantes e a experiência obtida com a estratégia nos saquinhos de pães.
Se você chegou até aqui deve ter se interessado pelas franquias baratas e a operação da PremiaPão. Então, que tal conferir o case de sucesso de um franqueado que lucrou R$ 5 mil em uma única semana? Basta clicar aqui!
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