Como saber qual é a melhor mídia para anunciar sua empresa?
Muitos pequenos empresários fazem essa pergunta. Muito mais frequente que muitas pessoas imaginam, dúvidas sobre a melhor estratégia de marketing, o melhor veículo de mídia, mídia online ou offline, são comuns no dia-a-dia das empresas. Na verdade, existe-se pouco tempo para que esses pequenos empresários, que na maioria das vezes estão ocupados com o operacional do seu negócio. E estudem sobre novas oportunidades de divulgação e estratégias de atrair públicos para comprar mais do seu negócio.
Bom, caso você seja um empresário, e possui exatamente estas dúvidas. Neste artigo estarei respondendo a grande pergunta sobre a melhor mídia para a sua empresa.
Público-alvo: Qual o grupo de pessoas que você quer se comunicar?
Para começar respondendo a grande pergunta, precisamos entender quem é o recipiente da mensagem, ou seja, qual é seu público alvo? São jovens, estudantes colegiais? São recém casados que acabaram de ter seus primeiros filhos? Ou talvez não seja um público tão restrito assim, praticamente homens e mulheres de forma geral?!
Bom, a resposta para a pergunta sobre o melhor veículo para anunciar começa com o seguinte questionamento: Onde a sua audiência está?
Quanto mais você entender do seu publico-alvo e entender onde eles estão, o que fazem do seu tempo livre, o que fazem quando estão em casa, o que fazem quando estão no trabalho ou na escola, você saberá responder a esta pergunta. Afinal, onde tem gente, tem tráfego. E tráfego é a primeira coisa que você quer quando for pensar em divulgar mensagem em forma de publicidade.
Alcance: Qual abrangência você quer alcançar?
Neste passo, você vai responder sobre até onde você acredita que sua mensagem sendo propagada poderá trazer efeito para sua empresa. Pense de forma menos limitante, ou seja, se você tiver somente um ponto físico de emissão, você estará limitando seu alcance. O quanto maior for o raio de abrangência e a quantidade de pessoas impactadas, dentro do seu mercado, melhor para você e sua marca.
Frequência: 1 vez é pouco, porém, 100 é demais.
Sobre frequência de impacto em uma mesma pessoa, a ideia é que você consiga equilibrar a quantidade de vezes que uma mesma pessoa possa ser atingido por sua mensagem. Estudos americanos dizem que somos impactados por qualquer tipo de mídia em mais de mil vezes ao dia. Por isso, mesmo que você consiga um destaque especial da sua marca, a probabilidade de alguém não a ver de primeira vez, é muito grande. Quanto mais você tiver a oportunidade de atingir uma mesma pessoa em um espaço de tempo reduzido, melhor. Mas sem exageros!
Preço: Sabemos que algumas mídias podem ser caras. Por isso existe sempre a regra de 3%-5% do seu faturamento.
Se o seu negócio não fatura mais de $50 mil por mês, você não deve investir R$30 mil reais em propaganda. A não ser que você ainda não tenha inaugurado, e esteja fazendo o lançamento oficial da sua loja/produto. Neste caso você pode e deve investir mais do que o seu faturamento, até porque neste momento você terá faturado muito pouco ou nada ainda.
Mas caso sua empresa já exista e possua alguns clientes em sua carteira. E esteja procurando por aumentar o seu faturamento e alcançar outros clientes… A+ regra a ser utilizada é de não ultrapassar 5% do seu faturamento (vendas brutas) em investimentos em marketing. Neste contexto, se você possui uma empresa que fature menos de 100 mil reais por mês, seu limite de investimentos está na faixa de R$5 mil. Com este valor, você não consegue fazer grandes mídias, como TV, Outdoor, rádio e etc. Até porque para esses você precisaria de uma agência que criasse a propaganda para você e aí sim, contratar um espaço na mídia.
Como mídia alternativa, de alto impacto e baixo custo, a propaganda em saco de pão tem se destacado no mercado. A PremiaPão é a grande empresa que está à frente deste ramo. E em pouco tempo está conquistando milhares de pequenos negócios em todo o Brasil. A marca aposta na visibilidade local, com nenhuma dispersão e bastante atrativa. Os grandes benefícios que esta mídia ofecere são:
Benefícios
- Ecologicamente correto: As embalagens são feitas de material biodegradável;
- Alto impacto: São impressos 30 mil saquinhos que gratuitamente são distribuídos nas padarias da região;
- Grande tempo de exposição: Dura várias horas na mesa do café da manhã e do jantar do consumidor;
- Baixo custo: espaços a partir de 1 centavo por saquinho impresso;
- Premiação: todo mês são sorteados grandes prêmios que o consumidor do pão passa a concorrer após se cadastrar no site. A partir do código de sorteio impresso no saquinho.
Para saber mais sobre a PremiaPão, clique aqui e assista o vídeo explicativo desta grande mídia.
muito bom o seu artigo
Olá, Janete! Fico feliz por saber que você gostou do artigo. Para acessar mais conteúdos assim, continue acompanhando o nosso blog. Obrigada e até mais!
Excelente , adorei.
Estou aguardando o contato de vcs para me tornar um franqueado
Oi, Alvaro! Você já mandou e-mail pra gente?