fbpx
maxresdefault
Business Empreendedorismo

NEGÓCIOS QUE DÃO DINHEIRO RÁPIDO

VOCÊ SABE DIZER O QUE SERIA UM BOM NEGÓCIO PARA INVESTIR?

São negócios que dão dinheiro rápido, não é? Você agora deve ter achado essa resposta muito clara. Mas, eu quero te falar que não é tão simples assim. Acompanha este artigo até o final que você vai saber exatamente sobre o que estamos falando a respeito de um bom negócio.

Quando estamos falando de um bom negócio, pensamos exatamente em um negócio que dá um retorno financeiro. Porém, não estamos falando de lucro rápido, e sim de dinheiro rápido. Ou seja, o tempo em que vamos ter de retorno. Então, precisamos prestar a atenção para o negócio que tem um poder muito grande de gerar fluxo de caixa e retorno de investimento rápido.

E, diante desse panorama que foi citado acima, apresentamos para você novos tipos de negócios que estão mudando o modelo do mundo business, que são os negócios disruptivos. Você pode estar se perguntando agora, negócios o que? Mas, são esses modelos de negócios que estão provocando uma verdadeira transformação em cada parte do planeta.

Para te dar uma explicação bem interessante, pegamos uma frase do Clayton Christensen, professor de Havard, autor do Livro The Innovator’s Dilemma, de 1997.

Inovações disruptivas não são avanços de tecnologias que fazem bons produtos melhores; ao contrário, são inovações que tornam os produtos e serviços mais acessíveis e baratos, tornando-os disponíveis a uma população muito maior. É importante lembrar que a ruptura é uma força positiva.”

E aqui vamos te apresentar algumas empresas que fazem parte deste novo modelo de negócio, que são:

 

Modelo-de-Negocio-do-Spotify-O-Analista-de-Modelos-de-Negocios

SPOTIFY

O modelo de negócio do Spotify é do tipo All You Can Eat – tudo o que você pode comer –  pois permite que seus clientes escutem milhões de músicas quantas vezes quiser pagando uma mensalidade.

Uber-O-Analista-de-Modelos-de-Negocios

UBER

O Modelo de Negócio da Uber é do tipo Plataforma Multilateral, já que conecta motoristas a pessoas que precisam de transporte privado sob demanda. A empresa oferece uma rede de transportes formada por um conjunto de motoristas e passageiros conectados pelo seu aplicativo mobile.

 Netflix-O-Analista-de-Modelos-de-Negocios

NETFLIX

O Modelo de Negócio da Netflix segue a mesma ideia do Spotify, por oferecer conteúdo em vídeo (filmes, séries, shows, documentários, etc.) ilimitados, pagando apenas um valor fixo mensal.

01125416114405-t1200x480

FACEBOOK

O Modelo de negócio do Facebook é do tipo mídia de publicidade e de rede social. Atualmente, ela é a maior rede social de todo o mundo, contando com 2 bilhões de usuários ativos. Dentro da plataforma, é possível fazer campanhas de publicidade que pode m alcançar milhões de pessoas.

 Modelo-de-Negocio-Airbnb

AIRBNB

O Modelo de Negócio do Airbnb é do tipo Plataforma Multilateral, pois conecta turistas (consumidores), que querem alugar um espaço por curto período de tempo, a donos de locais para hospedagem (fornecedores), como casas, apartamentos e quartos.

 A VELOCIDADE DA INFORMAÇÃO NO MUNDO DOS NEGÓCIOS

Todos esses negócios, se você perceber, não existiam há 10 anos, ou até menos. Em 5 ou 6 anos atrás, você não imaginaria que esses negócios iriam existir. Mas, a verdade é que hoje dificilmente conseguimos viver sem eles. E, praticamente  todos  fazem parte da nossa rotina,  pois eles se conectam e fazem com que o seu dia se torne mais dinâmico.

 Agora, preste atenção em mais uma informação: todos eles fazem parte do mundo Digital. Isso mostra que, nos últimos anos, a velocidade da informação e do mundo digital tem crescido bastante, comprovando que estamos vivendo na era digital.

Neste tipo de negócio, as empresas que estão entrando para o mercado são jovens ou até mesmo iniciam-se como startups, mudando disruptivamente a forma em que a gente consome. Transformam a forma como a gente compra e como a gente vive.

Diante de todo esse panorama, podemos dizer que essa era está apenas iniciando, pois citamos apenas cinco empresas com força mundial. Porém, quantas outras estão agora em processo de iniciar? Muitas, com certeza, e todas elas com o intuito de trazer uma inovação, de transformar. Mas também de fazer parte do nosso meio de consumo e de nossas vidas.

OS ANOS PASSAM E AS IDEIAS MUDAM

Agora, pensando um pouco mais afundo, sabe aqueles negócios que alguns anos atrás davam dinheiro, com prazos mais longos e que eram mais conservadores ou mais tradicionais? Eles estão ficando para trás porque o mercado está crescendo exponencialmente. É preciso estar atualizado para o que está por vir em meses ou alguns anos. Caso contrário, você acaba ficando desatualizado. Tudo isso tem significa que você deve estar atento ao que pode inovar.

 Em alguns negócios é preciso fazer um investimento muito alto, e o retorno pode demorar anos. São esses modelos de negócio que você deve se perguntar “o que pode existir daqui  5 ou 10 anos que vai fazer o meu negócio cair de rendimento ou até mesmo deixar de existir?”  Você conseguiu pensar em algo agora? Acho que não, não é mesmo? É exatamente esse ponto que estamos falando aqui. Pois, são os negócios ruptivos que estão fazendo a gente enxergar o que pode acontecer. Mas, a única certeza que temos é que vai existir uma mudança. Hoje em dia é muito arriscado fazer um investimento dessa forma do que alguns anos atrás.

Então, essa percepção de ter riscos precisa mudar em nossas mentes quando estivermos querendo entrar em um negócio. É preciso enxergar se o negócio vai dar um retorno a curto prazo. Sabemos que alguns mercados vão demorar mais do que outros para ter uma mudança muito drástica. Um exemplo, seria o negócio de alimentação, por ser um mercado difícil de sofrer alteração. No entanto, outros já são mais fáceis de sofrer, como o de varejo e o de serviços que já estão passando por transformações.

CONHEÇA O MERCADO DE MICROFRANQUIAS

Então se você estiver prestes a abrir um negócio ou se você vai abrir um negócio daqui a alguns meses ou anos, pense em algo que vai te dar um retorno rápido. E que te dê segurança de anos a sua frente, sem correr o risco de acabar. E, caso você não tenha o dinheiro para investir, pense se vale a pena pedir empréstimo para entrar em um negócio, para depois não acabar perdendo todo o dinheiro.

Um exemplo de modelo de negócio que vai te trazer segurança, são as Microfranquias. Diante das mudanças que os negócios ruptivos estão trazendo, algumas franquias estão seguindo o modelo. E o que podemos saber atualmente é que as microfranquias já são validadas no mercado. Ou seja, uma microfranquia que custa até R$100 mil reais e está validada no mercado, vai te trazer a segurança para fazer o investimento que você deseja. Elas ainda contam com modelos onde você trabalha sem nem sair de casa, ou sem nem precisar investir em uma estrutura física.

E O QUE SE PODE APRENDER COM ISSO?

Em alguns modelos de negócios das franquias, você não precisa perder tempo com validação, implementação ou estrutura do negócio, justamente porque elas dão todo o know-how. Ou seja, o manual do negócio, tudo o que  você precisa ter para atuar no próprio negócio. Dessa forma, você vai conseguir entrar no mercado de empreendedorismo.

Em nosso blog, nós apresentamos diversos temas onde você vai poder saber cada detalhe sobre microfranquias e negócios. Sem esquecer de temáticas sobre empreendedorismo e muitos mais. Então, acreditamos que com esse artigo, você pode entender os pontos sobre o como identificar o negócio certo para investir. E que ainda dão dinheiro rápido.

Categorias