Entenda como fazer uma propaganda eficaz pode ser primordial para o sucesso do seu negócio
Como diz o ditado popular, “propaganda é alma do negócio”. E, assim sendo, é preciso se atentar sobre como fazer uma propaganda, visto que ela pode ser um caminho importante para não apenas conquistar novos clientes mas também fidelizar esses consumidores. Para que você não erre na mão e tenha a propaganda como uma aliada do seu negócio, nós preparamos esse texto com algumas dicas.
Mas, antes de seguirmos com as dicas, é necessário que você entenda o que é uma propaganda. A palavra propaganda tem origem do latim propagare, que significa difundir. Através dela, são promovidas ideias, princípios, doutrinas, causas ou práticas. É a principal maneira de uma empresa se comunicar com o seu público.
Para que funcione, a propaganda lança mão de estratégias psicológicas que provoquem emoções, opiniões e sentimentos. Quando bem feita, a propaganda pode ser uma ferramenta que vai proporcionar o alcance de alguns dos objetivos da sua empresa.
Por exemplo, o aumento de exposição da marca, fazendo com que ela fique mais conhecida e, portanto, aumentando as chances de negócios. A propaganda também pode ser um caminho para aumentar a captação de clientes, passando a ter o papel de não só expor a sua marca, mas também vender o produto ou serviço.
Através da propaganda também é possível melhorar a reputação e a fixação da marca. A vantagem desse segundo fator é que ele pode favorecer o posicionamento de mercado. Outro benefício da propaganda é gerar e/ou aumentar a fidelização dos clientes. Mas como fazer uma propaganda?
Conheça o seu cliente
O primeiro e essencial passo é conhecer a persona que a sua empresa vai dialogar. Isso é fundamental para que o seu negócio crie estratégias de propaganda mais direcionadas e que estas tragam resultados satisfatórios. É preciso levar em consideração que o objetivo da propaganda é atingir um determinado público que vai enxergar a sua empresa e se interessar por ela.
Para isso, é preciso que você pense no seu público-alvo. Qual o seu cliente ideal? Entender, por exemplo, o que ele faz quando acorda, qual o trajeto de casa para o trabalho, onde ele passa, o que ele ouve, o meio de transporte que ele utiliza, quais as preferências dele, a faixa etária, classe social, crenças, costumes, etc, pode ser um caminho para que você enxergue a sua persona e enxergue como fazer uma propaganda criativa.
Defina os objetivos
Persona definida, é chegada a hora de alinhar os objetivos da sua propaganda. É a partir dessa definição que será possível selecionar o tipo de propaganda adequada para a sua empresa – nesse estágio você já vai conseguir visualizar como fazer uma propaganda de venda eficaz para o seu negócio. É importante lembrar que esses objetivos devem valer para um certo período de tempo e devem ser possíveis de serem alcançados.
Pense o tipo de linguagem que será usada na propaganda
Após definir os objetivos da sua propaganda, é importante pensar qual o tipo de linguagem é a mais adequada tanto para atingir o seu público-alvo quanto para se encaixar com o objetivo da divulgação. É preciso que você encontre a maneira perfeita de se comunicar com as pessoas que a sua empresa pretende atingir.
Aqui também deve ser definido o tipo de mensagem que você quer transmitir, qual será o tom e quais elementos estarão envolvidos.
Avalie o produto e o mercado
Esse passo é muito importante porque vai te mostrar como a sua empresa se relaciona no mercado onde os produtos são vendidos. Também é importante que você direcione o olhar para a concorrência, para que a sua empresa consiga identificar o que é costumeiro nas propagandas, o que ainda é escasso, como os outros empreendedores estão divulgando as suas marcas, como estão conversando com o público-alvo, etc. Mas é preciso ter atenção: você vai analisar a concorrência, e não copiar o que os seus concorrentes estão fazendo.
Inove
O passo anterior é um excelente caminho para que você consiga montar estratégias de inovação sobre como fazer propaganda de um produto, porque você vai ter conseguido identificar brechas na área de atuação do seu negócio. Portanto, seja criativo e inovador e visualize maneiras de preencher as lacunas deixadas pelas outras empresas.
Mas não se desespere: inovar não está, necessariamente, ligado a criar algo completamente novo. A partir do momento que você identificar os aspectos que podem ser melhorados no seu produto e de que forma você pode mostrar isso para o seu público, certamente vão surgir ideias inovadoras de como fazer uma propaganda eficaz.
Avalie os recursos disponíveis
A quantidade de recursos disponíveis é que vai definir se uma propaganda será mais elaborada ou mais simples. A partir dessa definição é que você deverá pensar em formas eficazes de propaganda que caibam no seu orçamento.
Também devem ser observadas as limitações que envolvem aquela propaganda, inclusive limitações éticas. Se o seu produto está relacionado a área de saúde, por exemplo, é importante que a divulgação siga as regras que estão contidas no código de ética desse segmento. Não se deve, jamais, fazer propagandas sensacionalistas ou exageradas. O ideal é que a propaganda desse tipo de setor seja sempre de caráter informativo e focada na divulgação de conhecimentos já comprovados e aceitos.
Evidencie as qualidades do seu produto
É preciso que você mostre para o seu público-alvo quais as vantagens que ele receberá se optar pela sua empresa. Por isso, é preciso que você pense como fazer uma propaganda destacando as qualidades do seu produto, de forma que os potenciais clientes enxerguem o valor do seu produto.
Pense em um slogan marcante
O slogan é uma das principais características da propaganda. Ele é formado por uma pequena frase, mas é importante que essa frase tenha como característica a inovação e a criatividade. No slogan é preciso definir o produto que você está oferecendo para sua audiência.
Para pensar em um slogan marcante, imagine de que maneira você venderia o seu produto para alguém se não tivesse muito tempo para explicar as características principais desse material. Outra ideia para pensar em um slogan é imaginar quais as palavras que mostram que o seu produto é único e necessário e quais frases podem ativar o desejo das pessoas em adquirir esse produto.
De acordo com a analista de marketing Bárbara Santos, através de 5 passos você pode fazer seu slogan ser irresistível. São eles: 1- fale sobre um desejo; 2- que gera um resultado; 3- em um tempo específico, 4- garantindo a resolução de grandes objeções; 5- com riscos garantidos.
Mas como escolher o formato da propaganda?
Você vai precisar avaliar os canais de comunicação mais utilizados pelo seu público para poder definir o formato da propaganda da sua empresa. No entanto, não é necessário se prender a apenas um formato, você pode aliar vários – como por exemplo, juntar o marketing offline com o online. Isso, inclusive, pode ser uma excelente estratégia.
Para entender esses canais usados pelos seus clientes em potencial, é preciso que você leve em consideração o comportamento deles, tendo atenção sobre quem é esse cliente, onde ele está, como ele consome e como é possível atingi-lo.
“Imagine, por exemplo, que você tem um público entre 25 e 24 anos, mas que não é nada ligado em televisão. Se você decidir que o intervalo da maior emissora do país é o local ideal da sua propaganda você vai desperdiçar dinheiro porque não falará diretamente com seu público”, observa o especialista em marketing de conteúdo André Mousinho.
Nesse processo de escolha do formato da propaganda, é importante, também, que você faça testes para avaliar se a divulgação está mesmo funcionando. Observe o feedback do público em cada tipo de propaganda veiculada pela sua empresa. Aproveite também para pedir a opinião de pessoas conhecidas sobre a sua propaganda. Fazendo isso, você pode aperfeiçoar as divulgações da sua marca.
Mas você deve estar se perguntando se existe alguma mídia barata para fazer propaganda e que traga um retorno eficaz. E a resposta é sim. Separamos algumas delas para você.
Propaganda em saco de pão personalizado
A propaganda em saco de pão está inserida no marketing de vizinhança, que tem como premissa estar presente onde o público-alvo da empresa está, aumentando, assim, não apenas a visibilidade, mas também a fixação da marca.
Para quem está interessado nesse tipo de marketing, a propaganda em saco de pão personalizado é uma excelente alternativa de baixo custo e alto impacto. Os saquinhos de pão personalizados são distribuídos, em média, em 10 padarias locais parceiras, sem custo para o dono, atingindo clientes que são o público-alvo do anunciante.
A propaganda saco de pão tem um baixo valor de investimento, custando, em média, R$ 500. Na embalagem do saquinho de pão é feito o anúncio das empresas da região – na da PremiaPão, franquia especializada na comercialização de publicidade em sacos de pão, por exemplo, o anunciante pode optar pelo material exclusivo, quando o cliente quer apenas a marca dele estampada, e compartilhado, quando vários empreendimentos fazem a publicidade em um único saquinho. Para conhecer mais sobre a PremiaPão, clique aqui.
Em média, 3 a 4 pessoas são impactadas com um único saco de papel para pão. Em uma tiragem de 30 mil sacos, o alcance pode chegar a cerca de 120 mil pessoas. O saco de pão personalizado entra na casa da família em um dos momentos mais agradáveis do dia – no café da manhã ou no jantar. É um momento onde as pessoas estão mais calmas e relaxadas, reunidas, sendo uma oportunidade ótima para consumir esse tipo de mídia.
Por ser distribuído em padarias da região onde a empresa anunciada está localizada, o saco de pão personalizado é um ótimo artifício de publicidade segmentada, uma vez que a população que frequenta aquela padaria certamente estará interessada nos anúncios de empresas da sua localidade.
A segmentação da distribuição do saco de pão personalizado da PremiaPão é feita de forma inteligente. A empresa identifica através da geolocalização da cidade quais padarias estão propícias a entregar a mensagem de mídia daquele anunciante. Durante a análise, também é levado em consideração o perfil de consumo.
Especialistas apontam que utilizar métodos de descontos para instigar as pessoas a comprar o seu produto é um excelente opção para alimentar seu fluxo de caixa. E essa é uma das possibilidades trazidas pelo saco de pão da PremiaPão. Nos saquinhos são divulgados prêmios para os clientes concorrerem.
Os sorteios funcionam para todo o Brasil. E a empresa também permite que o anunciante, além de divulgar a sua marca, disponibilize cupons de sorteios ou de descontos aos seus clientes. Neste link do blog da PremiaPão você pode conhecer os 12 benefícios de investir nessa mídia para fazer a propaganda do seu negócio.
Rádio
O rádio tem a vantagem de poder ser ouvido em qualquer lugar, seja em casa, em viagens, no trânsito, na academia e até mesmo no trabalho, e também requer um baixo custo de investimento. O rádio também tem o benefício de atingir um público diversificado. Um levantamento da Kantar IBOPE Media apontou que o rádio alcança 86% da população brasileira e que cada ouvinte passa cerca de 4h40min ouvindo rádio por dia.
Atualmente, o rádio também tem a vantagem de não estar apenas nos aparelhos físicos que sintonizam a frequência, mas também no mundo online. Outro benefício é que através da rádio o ouvinte consegue gravar com mais facilidade os jingles das empresas por conta dos efeitos sonoros que só o rádio tem. Por outro lado, essa mídia tem a desvantagem de ser unicamente auditiva.
Jornal
O jornal tem a vantagem de ter leitores de perfis específicos, que se identificam com a linguagem e a abordagem do meio de comunicação. Por isso, esse tipo de mídia possibilita que a segmentação seja utilizada para que o anúncio esteja direcionado para aquele público-alvo específico do seu negócio.
Além disso, o anúncio em mídia impressa traz a possibilidade de transferência de credibilidade da mídia para sua marca. No entanto, esse tipo de mídia tem a desvantagem de ser mais cara se comparada às outras.
Midia Out of Home (OOH)
A Midia Out of Home, que em tradução literal para o português significa Mídia Fora de Casa, é o tipo de mídia que agrega um conjunto de mensagens e ações publicitárias que são capazes de atingir o público fora das suas residências. A OOH tem como principal objetivo alcançar pessoas durante seu trajeto por ruas, avenidas e rodovias, ou em espaços públicos, como praças, shoppings, parques e exposições.
O custo-benefício desse tipo de mídia é bastante vantajoso, tanto para grandes empresas quanto para pequenas. Um artigo de 2018 da revista Forbes apontou que o retorno para cada dólar investido em Mídia Out of Home gira em torno de US$ 5,97 em receita.
Alguns exemplos de Midia Out of home são: outdoor; backbus, que são anúncios fixados na traseiras dos ônibus; pôsteres, que geralmente são impressos em papel ou lona e geralmente pendurados em fachadas de comércios; backlights, que são estruturas com iluminação interna feitas para anúncios impressos em material translúcido.
Para estimar o alcance desse tipo de mídia você pode se basear através das informações sobre o fluxo de veículos divulgadas pelos municípios – dessa forma também você pode pensar no posicionamento do anúncio em uma localização específica. Também há maneiras mais refinadas de ter acesso a esse alcance, como videomonitoramento e análise de imagens via software e WiFi Tracker, uma ferramenta capaz de identificar aparelhos com WiFi e até estimar o tempo de permanência de cada um deles em um determinado local.
Marketing digital
Uma das maiores vantagens das estratégias digitais é que esse tipo de mídia permite que as pequenas e médias empresas possam competir de igual para igual com as grandes. A internet também tem o benefício da facilidade de medir o retorno. Para que isso aconteça de forma eficaz, é importante que a sua empresa defina métricas e indicadores relevantes que mostrem qual é a real eficácia da propaganda feita por você.
Um caminho muito procurado pelas empresas atualmente como estratégia no mundo da internet é a contratação de influenciadores digitais que indicam a sua marca para os vários seguidores que eles têm em suas redes sociais. Essa é uma maneira de alcançar a sua audiência e, além disso, também atingir o público que segue esses digitais influencers.
Por outro lado, leve em consideração que você não precisa, necessariamente, investir dinheiro em mídia digital. A sua empresa pode fazer publicações interessantes e sólidas em blogs corporativos e nas redes sociais, por exemplo. Essa é uma maneira simples e com grande possibilidade de atrair interessados e engajar a audiência.
Mas mais importante do que os recursos e as mídias escolhidas, é preciso que as estratégias digitais tenham foco no público certo para a sua empresa e que essas técnicas sejam executadas profissionalmente – com eficiência e qualidade -, mesmo que os recursos sejam limitados.
“O mais importante, ao iniciar uma estratégia de Marketing Digital, é conhecer as oportunidades que o investimento oferece, mas sem perder de vista que os resultados só aparecem com as estratégias sendo executadas com cuidado e aprimoradas mês a mês”, destaca a especialista em marketing Tassia Dias.
Agora que você entendeu as premissas gerais de como fazer uma propaganda, que tal se aprofundar ainda mais no tema? Nós separamos dois links do blog da PremiaPão que vão te ajudar nessa missão. O primeiro vai te mostrar os 30 motivos para investir no marketing da sua empresa. Já o segundo vai ensinar como fazer a publicidade do seu negócio de maneira barata.
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