fbpx

Propaganda em saco de pão personalizado: vale a pena?

Propaganda em saco de pão personalizado: vale a pena?

Tire as suas principais dúvidas sobre anunciar em um saco de pão personalizado

Em um mundo cada mais online e conectado, é comum ouvirmos que o marketing offline, que é o nicho do marketing que pensa técnicas voltadas para fora do âmbito digital, está ultrapassado. Mas é preciso estar atento para não acreditar nesse tipo de discurso. A propaganda em saco de pão personalizado, por exemplo, é uma ótima alternativa para a divulgação da sua empresa.

É preciso levar em consideração que embora as estratégias digitais sejam necessárias e eficazes, e boa parte dos brasileiros tenha acesso a internet, essa não é uma realidade global, no sentido de que muita gente também não está conectada, principalmente as pessoas que moram em zonas mais afastadas. Dados da pesquisa TIC Domicílios apontam, por exemplo, que 51% da população da zona rural brasileira não tem conexão à internet.

Isso não quer dizer, no entanto, que não se deve utilizar o marketing digital como estratégia para fazer propaganda. Pelo contrário, aliar o digital com o offline nas campanhas publicitárias pode ser uma excelente estratégia. 

Por isso, é importante que você não caia na tentação de apenas lançar o olhar para o mundo digital e conheça as técnicas do marketing offline. Estratégias off podem ser um excelente caminho para, por exemplo, propor novas abordagens e para se aproximar de um público diferente através de outro canal.  

O marketing offline está no cartão de visitas que você recebe, nos outdoors que você vê nas grandes avenidas, nas embalagens com publicidade, como saco de pão personalizado, nos jornais e revistas que você lê, na propaganda veiculada no rádio ou na tv.

Dentro desse contexto de marketing offline, está diretamente relacionado o local store marketing, que é basicamente o marketing de vizinhança. A ideia desse nicho é estar presente onde o público-alvo da empresa está, aumentando, assim, não apenas a visibilidade, mas também a fixação da marca. 

Isso acaba atingindo diretamente os canais de comunicação, que são ampliados, e o engajamento com o cliente. De acordo com um estudo da Kantar Worldpanel, 68% dos latinos preferem fazer suas compras perto de casa. Esse dado ratifica a importância do marketing de vizinhança.

A propaganda em saco de pão personalizado  é uma alternativa de baixo custo e alto impacto para quem está interessado em fortalecer esse tipo de marketing. O pão é o queridinho na mesa dos brasileiros. Estima-se que 98% da população brasileira consome pão diariamente, sendo o pão francês o mais popular, escolhido por 58% dos consumidores. 

Por ser um produto novo e diferente de todas as mídias de publicidade que o consumidor está acostumado, o saco de pão personalizado é inovador. Isso é uma vantagem porque produtos modernos como esses atraem a curiosidade das pessoas, aumentando as chances de o consumidor se interessar pelas empresas que anunciaram naqueles saquinhos.

Na embalagem do saquinho de pão é feito o anúncio das empresas da região – na da PremiaPão, franquia especializada na comercialização de publicidade em sacos de pão, por exemplo, pode ser feito até 34 anúncios. Em média, 3 a 4 pessoas são impactadas com um único saco de papel para pão

Dados do Sebrae apontam que as padarias artesanais são responsáveis por produzir 79% dos produtos do setor e são as preferidas especialmente por estarem perto da casa do cliente. Os saquinhos de pão personalizados são distribuídos, em média, em 10 padarias locais parceiras, sem custo para o dono, atingindo clientes que são o público-alvo do anunciante.

Em uma tiragem de 30 mil sacos, o alcance pode chegar a cerca de 120 mil pessoas. O saco de pão personalizado entra na casa da família em um dos momentos mais agradáveis do dia – no café da manhã ou no jantar. 

É um momento onde as pessoas estão mais calmas e relaxadas, reunidas, sendo uma oportunidade ótima para consumir esse tipo de mídia. A propaganda saco de pão tem um baixo valor de investimento, custando, em média, R$ 500. 

Apesar disso, você consegue atingir o mesmo público das grandes mídias, no mesmo ambiente agradável e com a diferença de ter uma exposição de diversos minutos – o que não acontece nas mídias tradicionais. Além disso, o alcance do saco de pão personalizado é muito grande em comparação com as outras. 

Esse tipo de publicidade feita pela PremiaPão é chamada de marketing de permissão. Esse ramo da publicidade tem como premissa a ideia de que é preciso levar em consideração o consentimento dos consumidores para conseguir se relacionar bem com eles, criando ações de comunicação e marketing direcionadas a um público-alvo somente com a sua autorização.

É uma maneira de se fazer publicidade de forma menos invasiva, despertando o interesse do consumidor de forma criativa e convidativa. O saco de pão com propaganda também é pensado de maneira sustentável. Eles são feitos com material biodegradável, produzidos com papel certificado pela FSC (Conselho de Manejo Florestal) e utilizando tintas atóxicas feitas a base de água. 

Durante a produção do material, há um cuidado e atenção para que todos os espaços sejam aproveitados para a publicidade, havendo zero desperdício. Os saquinhos são produzidos de duas formas: exclusivo, quando o cliente quer apenas a marca dele estampada. Ou compartilhado, quando vários empreendimentos fazem a publicidade em um único saquinho.

Outra vantagem do saco de pão personalizado da PremiaPão é que ele une o marketing de vizinhança com o marketing promocional. Esse tipo de estratégia de marketing auxilia a aumentar as vendas e a criar um vínculo de fidelização do público final com o anunciante. 

Nos saquinhos da PremiaPão são divulgados prêmios para os clientes concorrerem. Os sorteios funcionam para todo o Brasil. Já foram distribuídos mais de R$ 160 mil em prêmios, entre viagens, carro, celulares, TV, e moto. E a empresa também permite que o anunciante, além de divulgar a sua marca, disponibilize cupons de sorteios ou de descontos aos seus clientes.

Um exemplo de sucesso desse tipo de estratégia pode ser observado na loja Brasil Cacau em Santo Antônio de Jesus, na Bahia. A loja ganhou mais de 1000 clientes graças aos cupons de sorteio.

“O cliente não só vê a nossa propaganda no saquinho de pão, mas ele vem até a loja porque ele quer participar e ganhar esse produto. É legal essa sacada da PremiaPão porque traz o cliente até a loja para conhecer o nosso produto”, afirma Everaldo Neto, proprietário da loja. Nesse vídeo no canal da PremiaPão no YouTube você pode conhecer mais sobre a estratégia usada pela loja.

De acordo com o CEO da PremiaPão, Raphael Mattos, essa foi uma forma encontrada pela empresa para unir o ambiente online com o offline, já que o cadastro que o cliente faz para concorrer aos prêmios é feito no site da empresa. 

“Ao chamar o consumidor do pão, que é o centro de tudo, para o ambiente virtual, a gente aumenta a amplitude dessa mídia para outros canais e, com isso, a gente possibilita o anunciante a fazer um trabalho de remarketing em mídias sociais, um trabalho de e-mail marketing com essa base de dados, e também trabalhar com o aplicativo Premiapp, criado para interagir ainda mais com o usuário final”, explica Raphael.

Qual a importância de uma mídia segmentada?


Ao pensar em uma campanha publicitária, é de extrema importância visualizar a jornada do seu público-alvo. Ou seja, entender o que ele faz quando acorda, qual o trajeto de casa para o trabalho, onde ele passa, o que ele ouve, o meio de transporte que ele utiliza, quais as preferências dele, a faixa etária, classe social, crenças, costumes, etc. 

A partir do momento que você identifica isso, a sua empresa vai entender em que situação do dia do cliente ela quer estar presente divulgando a sua marca e com qual perfil de cliente ela está conversando. Esse é um dos principais diferenciais da publicidade segmentada:  o resultado é muito maior e proveitoso do que o da publicidade voltada para as massas porque o material é muito específico.


Ao investir em uma mídia segmentada, o anunciante acaba estando mais próximo do seu público e tendo um retorno mais assertivo. Além disso, a publicidade segmentada se utiliza de diversas estratégias para conseguir alcançar a atenção daqueles interessados no comércio ou serviço daquele negócio e que são potenciais clientes para a empresa.

Outro fator importante é que o trabalho de segmentação possibilita que haja mais chances das vendas serem efetivadas e a fidelização do cliente aconteça. Esse tipo de estratégia também permite que seja mensurado o alcance e retorno da campanha a partir de ferramentas precisas que ajudam a compreender a reação do público.

Por ser distribuído em padarias da região onde a empresa anunciada está localizada, o saco de pão personalizado é um ótimo artifício de publicidade segmentada, uma vez que a população que frequenta aquela padaria certamente estará interessada nos anúncios de empresas da sua localidade.

A segmentação da distribuição do saco de pão personalizado da PremiaPão é feita de forma inteligente. A empresa identifica através da geolocalização da cidade quais padarias estão propícias a entregar a mensagem de mídia daquele anunciante. Durante a análise, também é levado em consideração o perfil de consumo. 

Mas cabe no meu bolso?

Pequenos e grandes negócios de sucesso estão diretamente relacionados a um bom marketing. Mas publicidade não precisa, necessariamente, ser sinônimo de grandes investimentos. Um empreendedor necessita, sim, investir em propaganda para que a sua empresa apareça no mercado, mas nem sempre investir altos valores em uma campanha publicitária vai trazer o retorno esperado para a sua empresa.

Há diversas alternativas acessíveis para viabilizar a publicidade de uma empresa de forma eficaz e sem exigir valores excessivos. O caso do saco de pão personalizado é excelente para ilustrar de forma prática como uma mídia pode ser barata e eficiente, trazendo retorno assertivo para os anunciantes. 

Com, em média, R$500 de investimento o anunciante vai ter a sua marca estampada em 30 mil sacos de pão que vão impactar cerca de 120 mil pessoas. A propaganda acompanha o consumidor até sua casa, gerando aproximação com o potencial cliente. Os saquinhos possuem o formato de 5kg, com capacidade para até 10 pães. 

Independente do tamanho do seu negócio, a publicidade em saco de pão é uma ótima estratégia para impulsionar o marketing de vizinhança. Cerca de 15 mil empresas já anunciaram no saco de pão personalizado da PremiaPão – desde microempresas até multinacionais.

Entre essas empresas, está o centro médico e laboratório Labocliv. Com mais de 20 anos de experiência no mercado, a empresa tem 20 unidades de atendimento na região de Santo Antônio de Jesus, na Bahia, e resolveu investir em uma mídia de alto impacto e baixo investimento. Clique aqui para saber mais sobre a PremiaPão.

“A gente consegue chegar na casa do cliente em um referencial positivo, no pão de todo dia. Há uma circulação diária disso, você consegue atingir um público maior. Além disso, tem todo o marketing que é feito, com campanhas de promoção vinculando a marcas positivas, sorteios também”, afirma Tatiana Schleu, representante da Labocliv.

Segundo Tatiana, o feedback dos clientes foi positivo. “É essa coisa diferente de você transformar um simples saco de pão, que antes era algo que você jogava fora e hoje você traz isso como uma mídia. A gente viu que realmente surtiu efeito usar esse tipo de mídia. E a gente viu a seriedade da empresa, a qualidade da impressão, o cumprimento dos prazos. Está sendo muito benéfico para a Labocliv”, afirma.

No vídeo abaixo no canal da PremiaPão no YouTube você pode conhecer mais sobre as estratégias usadas pela Labocliv ao escolher o saco de pão personalizado para fazer a propaganda da empresa. 

Quais os diferenciais da publicidade em saco de pão em relação às outras mídias?

O saco de pão personalizado da PremiaPão possibilita que o anunciante fale de forma direta e objetiva com o perfil de cliente desejado, diferente de mídias como a TV, por exemplo, que, por mais que tenha um alcance nacional, não traz a possibilidade de atingir um tipo de consumidor específico através dela. 

Além disso, é preciso levar em consideração os altos valores cobrados por uma propaganda na televisão – se feita em horário nobre, pode chegar até mais de R$ 1 milhão. Já o anúncio no saquinho de pão pode ser feito através de um investimento de, em média, R$ 500 para cada 30 mil sacos. Também é importante destacar que o tempo de vida de um spot televisivo – que é o anúncio televisivo feito durante a programação – é curto. 

Outro diferencial do saco de pão personalizado é que ele é completamente visual e  pensado para valorizar o conteúdo de imagem da sua marca. Sendo assim, se você escolher anunciar o seu negócio com exclusividade no saco da PremiaPão, todo os espaços do saquinho serão aproveitados garantindo a visibilidade que o negócio precisa. 

Uma propaganda no rádio, por exemplo, não consegue ser eficaz nesse sentido porque esse tipo de mídia tem a limitação de ser unicamente auditivo. O saquinho de pão da PremiaPão também tem a vantagem de deixar a sua empresa sempre em destaque e com uma exposição a longo prazo, sem precisar se preocupar com um planejamento longo, já que o tempo de exposição do saquinho é de 30 a 60 dias. 

Se compararmos com a propaganda em um jornal, por exemplo, esse benefício fica mais evidente. O anúncio no impresso tem elevados custos e, muitas vezes, espaços pequenos e limitados. Também tem a desvantagem de exigir um planejamento a longo prazo, visto que anunciar uma única vez não traz resultados satisfatórios para o anunciante devido ao pouco tempo de exposição que aquele material terá.

Diferentemente dos panfletos, que sofrem resistência das pessoas e podem até manchar a imagem da sua empresa, porque quando o pedestre joga o panfleto da sua marca no chão, indiretamente, sua empresa também estará sujando a cidade, o saquinho da PremiaPão tem 100% de aproveitamento e acompanha o consumidor até a sua casa, não correndo o risco de ser jogado no lixo. 

Além disso, é um material completamente sustentável, eliminando o uso de sacolas plásticas que demoram de 100 a 400 anos para se degradar no ambiente. Anunciar no saco de pão da PremiaPão também é uma maneira prática e fácil de divulgação que não vai demandar tanto do tempo do empreendedor para conseguir resolver as questões burocráticas relacionadas ao anúncio. 

O anunciante só precisa procurar o franqueado responsável pela área de atuação onde ele deseja fazer o anúncio e escolher de que maneira ele quer aquela propaganda – se com módulos maiores, menores, na frente ou nas laterais – e qual o material será o usado na publicidade. Após o dono do negócio fazer as suas escolhas, a PremiaPão desenvolve as artes dos anúncios e produz os sacos de pão.

Quando os saquinhos ficam prontos, são enviados diretamente para casa do franqueado, que fica responsável por entregar o material em padarias parceiras da região. Os estabelecimentos distribuem o material sem desperdício e de forma gratuita. 

Esse é mais um ponto positivo porque além da contratação dos serviços da PremiaPão não ser burocrática, você também não precisará ter o gasto extra de contratar uma pessoa para entregar o material, como seria no caso dos panfletos, por exemplo.

Ficou interessado na publicidade em saco de pão personalizado? Neste vídeo no canal da PremiaPão no YouTube o CEO da empresa, Raphael Mattos, vai te explicar todos os motivos pelos quais você deve investir na mídia de saquinho de pão. Você também pode entrar no site da PremiaPão para conhecer mais sobre a empresa e saber como anunciar o seu negócio nos saquinhos.