O ditado popular é muito claro: “a propaganda é a alma do negócio”. Essa afirmação não surgiu à toa, muito menos se propagou se não tivesse embasamento. Nos dias de hoje é preciso inovar e reconhecer a utilidade das propagandas criativas.
De que que adianta ter um negócio para chamar de seu com grande potencial para crescer, produtos ou serviços de alto nível, atendimento de qualidade, se essas qualidades não chegarem ao conhecimento do público? Por isso, é essencial pensar em propagandas criativas para que o seu produto chegueao seu público-alvo.
Isso porque, sem dúvida, a sua empresa não é a única que ainda reparou na importância de investir em publicidade mesmo em uma época de crise econômica. Hoje em dia, as ruas, avenidas, estabelecimentos comerciais e, sobretudo, a internet estão repletosde ótimos exemplos de propagandas criativas. Já que agora mais do que nunca é necessário se destacar!
Por que investir em propagandas criativas?
O volume de vendas de sua companhia está caindo ou parou de crescer recentemente? Essa dificuldade pode estar ocorrendo porque seu público-alvo não conhece sua marca ou está perdendo interesse em consumir seus produtos e serviços.
Ao reconhecer essa condição, o ideal é identificar onde está a falha e criar propagandas criativas que tenham a capacidade de transmitir uma boa imagem de seu empreendimento. Além disso, esse trabalho também deve chamar a atenção das pessoas para seus produtos e serviços.
O diferencial com as propagandas mais criativas consiste no fato de conseguirem captar instantaneamente o interesse da audiência. Fazendo, assim, com que as pessoas acabem por divulgar e espalhar organicamente sua mensagem. Esse é o conceito de expansão viral. Sendo assim, o negócio contará com uma grande divulgação, na maioria das vezes, por custo praticamente zero.
Essa divulgação pode deixar sua marca muito mais conhecida ao ser difundida entre pessoas que já a consomem e consumidores que desconheciam sua existência. As vantagens da estratégia são muitas. Por exemplo, reposicionamento da marca no mercado, conquista do respeito do público e elevação dos rendimentos financeiros mensais.
Já que as propagandas mais criativas apresentam inovação ao mercado, influenciando tanto a audiência quanto a concorrência. Essas peças publicitárias se caracterizam por contar com alto nível de repercussão e resultados positivos até depois de sua realização.
É habitual a ocorrência de proporções virais quando se é capaz de efetuar campanhas identificadas com sua clientela. Além disso, criatividade não está vinculada ao dinheiro. Sendo assim, muitas ideias de propagandas criativas ocorrem da necessidade de improvisar pela falta ou escassez de recursos.
Portanto, as propagandas criativas tendem a ser feitas em pequenas, médias ou grandes ações. Tendo, assim, a intenção de despertar o interesse de clientes em potencial, fazendo com que os consumidores recorrem aos seus produtos.
Mudanças no perfil do consumidor brasileiro
Inovar na comunicação é importante. Afinal, o comportamento do consumidor está sempre mudando. Isso porque o novo perfil do consumidor moderno, definido cada vez mais como conectado, exigente e em busca de experiências, influencia o seu comportamento na hora de fazer compras para dentro e fora do seu lar.
De acordo com levantamento produzido pela Kantar e apresentado na APAS Show 2019, o cliente conta com necessidades diferentes dependendo da situação em que se situa. Seja o dia da semana, se está ou não na companhia de alguém e conforme a motivação de sua compra.
Todas essas questões implicam na criação de um consumo específica. Ou seja, resulta em uma hipersegmentação do mercado. Se antigamente a clientela era identificada através de grupos semelhantes, como, por exemplo, o tradicional ou experimentador de inovações, agora as resoluções são mais específicas e podem mudar de um momento para o outro.
Tudo porque o consumidor está procurando tanto por preço quanto por compra, dependendo da ocasião. Esses fatores também influenciam nas tomadas de decisões de aquisição e consumo dos brasileiros no dia a dia.
Ainda segundo a pesquisa do Kantar, o comprador está atrás de canais que se complementam conforme as necessidades de cada momento e isso é o que gera uma ocasião de compra. Por isso, é fundamental possuir uma variedade significativa por canal para suprir as mais diferentes demandas dos seus clientes.
Como criar propagandas criativas?
Quando as propagandas criativas são o tema principal, os efeitos são ainda mais fortes. Ao produzir de uma forma altamente impactante e identificada com seu público, esse tipo de peça gera diferenciação dos concorrentes, melhora a percepção da marca e pode até se tornar viral, ampliando o alcance do negócio de forma orgânica. Mas, como fazer isso? Confira algumas dicas para desenvolver as propagandas mais criativas.
Público-alvo
As propagandas criativas que não é efetivas em despertar interesse no seu público não atingem o seu objetivo. Por isso, antes de avaliar elementos inovadores se deve conhecer quem é o seu público e como pode ser alcançado. Essa avaliação permite que o negócio desenvolva um olhar mais empático e preciso.
Ao estar na posição de sua clientela, é mais simples compreender as suas dores, dúvidas e problemas, de modo a estabelecer uma campanha para atingir esses pontos. Além disso, a compreensão do público é essencial para saber quais itens, linguagens e canais usar para buscar mais conversão.
Para chegar a essa conclusão, dá para avaliar informações e estatísticas do perfil de consumo, bem como questionar diretamente aos seus consumidores para conhecer melhor seus costumes e necessidades.
Tendências
Propagandas publicitárias criativas saem do comum, mas simultaneamente, seguem algumas tendências. Por isso, não dá para menosprezar o que faz sucesso nos dias de hoje. Tudo depende do público-alvo e, a partir daí, é vantajoso saber o que está em alta relacionado aos interesses dessa audiência.
Também é interessante descobrir quais canais e ferramentas são tendências no mercado. No entanto, o empreendedor precisa compreender que não adianta somente acompanhar o que está em voga. Mas também dar uma repaginada nos elementos que estão fazendo sucesso.
Foco nas emoções
As propagandas mais criativas não precisam necessariamente utilizar muitos recursos No entanto, essas campanhas despertam as sensações que mexem com as emoções. Pode ser uma mensagem genial que provoca um sorriso ou uma ação que comove o seu público.
O que ambas as ações possuem em comum é que tentam mexer com a emoção de seu público. A razão para investir nisso é que pesquisas mostram que, no momento de analisar uma marca, os clientes se baseiam mais nos sentimentos do que em fatos. Ao desenvolver uma ação que impacta emocionalmente, maiores são as possibilidades de ter a atenção e desencadear a sensação de criatividade acima da média.
Por isso, vale a pena oferecer experiências atreladas ao seu negócio. Pensando nisso, o CEO da PremiaPão e youtuber de franquias, Raphael Mattos mostra o quão importante e poderosa essa ferramenta pode ser. Algo utilizado por marcas de prestígio global como, Starbucks, Disney, uber, nubank. Confira no vídeo abaixo!
Interatividade
Uma das tendências do universo publicitário na atualidade é o conteúdo interativo, algo que se encaixa muito bem com propagandas criativas. Em vez de só produzir um anúncio, as pessoas estão apostando cada vez mais em fazer com que eles interajam com esse material. Se tiver um planejamento adequado, a sua empresa pode efetuar uma divulgação criativa ao adotar a interatividade como um dos diferenciais.
Assim, ao usar um anúncio interativo, o empreendedor está fornecendo uma experiência ao consumidor. Aliás, as vivências positivas com uma marca podem potencializar os níveis de lealdade para 70% dos consumidores, segundo uma pesquisa global realizada pela Deloitte.
Além disso, 65% de experiências positivas já é o bastante para que um produto ou seja recomendado. E 85% dos compradores estão dispostos a pagar mais caro por uma boa experiência.
Inovação
Muitos empresários acreditam que para fazer propagandas criativas é necessário muito dinheiro ou um plano muito complexo. O fato é que a criatividade se encontra na sagacidade de notar o que ainda não foi usado por seus concorrentes, mas que pode ser transmitido facilmente ao seu público.
Por isso, mais do que um orçamento poderoso é essencial inovar. Para não se limitar ao que já foi produzido, o ideal é que toda a equipe imagine que tipo de anúncio os clientes gostariam de assistir.
Criação
Se fosse para produzir algo comum, bastaria usar itens consagrados, como textos apelativos, por exemplo. Só que quando intuito é efetuar propagandas criativas se deve captar ideias inovadoras e aprimorá-las.
Portanto, dá para realizar um brainstorming levando todos esses pontos em conta. Afinal, o brainstorming é uma técnica usada para propor soluções a um problema específica, uma reunião na qual as pessoas precisam ter a liberdade de dar as suas sugestões e debater as contribuições dos demais.
Com a finalização dessa etapa, da para escolher as melhores ideias que sejam possíveis, já que isso oportuniza uma criação assertiva. Afinal, as propagandas criativas são aquelas que geram interesse, capturam a atenção e mexem com as emoções de modo impactante para marca
se deve começar compreendendo o público e, então, planejar o trabalho das emoções em conjunto com um material interativo. Nesse ponto, é essencial sair do comum e encontrar novas formas para transmitir a sua mensagem a fim de surpreender e atingir a meta estabelecida.
Exemplos de propagandas criativas
Agora que você já conhece a relevância e forma de desenvolver propagandas criativas, que tal conhecer um dos exemplos que faz sucesso no Brasil atualmente? Afinal, a publicidade em saquinhos de pão é algo que se encaixa muito bem com a alimentação da família brasileira. Como assim?
Bom, o pão é um elemento indispensável nas mesas dos brasileiros no café da manhã, nos lanches e até como janta. Segundo pesquisa feita pela Kantar para Associação Das Indústrias De Biscoitos, Pães e Bolos (Abimapi) em 2019, o alimento está na casa de 98% dos brasileiros. Essa tendência se sucede até mesmo em uma época de crise financeira.
Entre todos os tipos de pães, o pãozinho francês tem a preferência nacional, bem como a compra em padarias próximas de casa. Cerca de 85% da população prioriza a compra do produto nesses empreendimentos locais. Essas informações comprovam que a publicidade no saquinho de pão é uma das mais assertivas ideias de propagandas criativas para o mercado brasileiro nos dias de hoje.
Isso porque os anunciantes conseguirão deixar as suas respectivas marcas ainda mais perto de seus consumidores em momentos bem agradáveis e alegres do dia,á que a mensagem publicitária de um ou diversos anunciantes estará estampada nas embalagens biodegradáveis em padarias parceiras. Portanto, esse trabalho de divulgação pode tanto ocorrer de maneira individual ou de forma coletiva entre empreendedores da região.
Como funciona a publicidade em saquinhos de pão?
Sendo assim, a divulgação nos saquinhos da PremiaPãol consolida a estratégia de marketing dos empreendimentos. Além disso, esse tipo de divulgação não é invasivo, uma vez que a pessoa compra e leva o alimento para a sua residência. Consequentemente, ela está ciente e concordando em receber essa divulgação exposta na embalagem.
Já que a publicidade consegue adentrar na residência das famílias de modo orgânico e pode influenciar todas as pessoas a volta. Ou seja, essa dinâmica de publicidade com saquinhos de pães é bastante válida, útil e viável para pequenos, médios ou grandes anunciantes.
Esse modo de anunciar ainda pode ser realizado em parceria com outros formatos visando aumentar o faturamento do negócio na sua região. Essa estratégia de marketing pode incluir outros mecanismos e ferramentas virtuais para gerar integração com o seu público-alvo.
Isso quer dizer que a publicidade em saquinhos pode ser um dos pilares da sua estratégia de publicidade. E um dos exemplos de inovação pode ocorrer no visual da embalagem e conduzir a clientela para o seu espaço online através da colocação de um QR Code nos saquinhos de pão. Para saber mais sobre a PremiaPão, clique aqui.
Propagandas criativas com saquinhos de pão dão resultado?
Sem sombra de dúvida, a possibilidade de apostar em um das ideias de propagandas mais criativas pode gerar receio nos empreendedores. No entanto, a solidez da empresa responsável por esse segmento pode auxiliar a diminuir consideravelmente essa dúvida. Caso você não saiba, a PremiaPão é referência nesse segmento a nível nacional.
Isso porque a empresa com sede na cidade de Recife, em Pernambuco, é apontada como a maior microfranquia no mercado de publicidade em saquinhos de pão do território nacional. Fundada em 2015, o empreendimento já colocou mais de 30 milhões de embalagens nas casas brasileiras e ultrapassou a quantia de 15 mil anunciantes de todos os portes.
A prova disso é que anunciantes reconhecidos nacional e internacionalmente já apostaram e aprovaram esse modo de anunciar. Tais como: Jeep, Subway, Tim, Claro, Fisk, Rapp, Sky, Chilli Beans, entre outras. Mas, sempre vale a pena conferir como essas empresas avaliaram o desempenho de suas respectivas propagandas publicitárias criativas, não é?
Rappi
A propaganda no saco de pão auxiliou a aumentar os rendimentos da Rappi, uma das companhias mais conhecidas no Brasil hoje em dia. A ação foi produzida com embalagens exclusivas e distribuídas nas ruas de Recife.
“A gente não imagina que esse tipo de marketing atinja o público, mas quando vê o saquinho pronto é gratificante. E quando constata a quantidade de usuários entrando semana a semana, a gente realmente se empolga. Quando a gente coloca a marca e o código em um saquinho de pão que o pessoal leva para casa, isso é muito importante para gente”, declarou o growth leader da Rappi no Nordeste, Vitor Marques
O relato de Vitor Marques na íntegra pode ser assistido no site oficial da PremiaPão no Youtube. Clique aqui para assistir!
Berg Design
O proprietário da Berg Design, Emanuel Siberg da Silva também aprovou o resultado obtido com a campanha com saquinhos de pães. “Quando eu vi a proposta da PremiaPão enxerguei uma oportunidade porque todas as padarias eram perto da minha região. E, deu uma grande guinada caso do cliente de porta. As pessoas começaram a chegar e informar que viram o anúncio no saco de pão.”, declarou.
Em vídeo gravado para o canal, Emanuel chegou a garantir que a iniciativa foi tão capaz de impulsionar o seu negócio que os planos de expansão passam por novas ações em parceria com a PremiaPão.
“Eu não saio mais da loja porque a procura foi surpreendente. Eu fiz a contratação de duas pessoas para me dar suporte e três outras pessoas para me ajudar na parte de confecção para atender a demanda. Na minha região, a procura foi grande e demos a continuidade para outras regiões com mais uma tiragem. Eu penso em fazer uma tiragem recorrente, porque hoje em dia eu posso dizer que conheço o produto e foi algo que mudou o meu negócio”, salientou.
Faculdade Claretiano
As propagandas criativas também são muito úteis para o setor de educação superior. Um dos casos de sucesso foi a campanha realizada para a Faculdade Claretiano. Com quatro décadas de atuação no setor educativo, a instituição optou por inovar na sua estratégia de marketing e iniciar uma parceria com a PremiaPão em Recife.
Em relato, supervisor da instituição na cidade, Bruno Marques, contou um pouco da experiência ao anunciar nas embalagens de pães. No tempo em que a mensagem da Faculdade Claretiano foi distribuída nas padarias da cidade, se registrou um crescimento na quantidade de telefonemas de indivíduos interessados em se matricular no local.
Confira a declaração completa no vídeo a seguir:
Quem gostou da ideia de pensar fora da caixa e apostar nas propagandas criativas também pode se interessar em aprender todas as etapas para desenvolver uma campanha publicitária. Para conferir o material, basta clicar aqui!
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