Hoje em dia existe uma grande concorrência entre as empresas de todos os seguimentos imagináveis. Por isso, elas investem tudo o que podem para tentar se destacar e conquistar cada vez mais clientes. Mas, investir em uma mídia errada pode custar caro para essas empresas. Por isso é necessário investir de forma eficaz em propagandas e publicidade. Quando se trata de anunciar a empresa ou o negócio próprio, são diversas as maneiras que as empresas podem recorrer. Atualmente, a mais comum delas é a panfletagem. Seja nos sinais, ônibus ou nas avenidas e ruas da cidade, os panfletos são figurinhas conhecidas pelos possíveis consumidores. Ao identificar esse tipo de prática, o entendimento sobre o que está sendo apresentado é imediato: trata-se de uma publicidade.
Pela popularidade que conquistou a décadas atrás, o panfleto se tornou muito conhecido. Assim, ele quase sempre lembrado pelas empresas e empresários na hora de apostar em anúncios. Uma das formas mais baratas que existe de divulgação, é a confecção e distribuição de pequenos folhetos de propaganda em locais movimentados da região. Mas será que este tipo de propaganda é realmente é eficaz? É fácil lembrar quantas vezes vocês já pegou um panfleto, inclusive das vezes em que recusou. Mas se recordar da quantidade de vezes leu ou se interessou por algo que viu ali, já se torna uma tarefa mais trabalhosa. Hoje vamos conhecer as vantagens e desvantagens de se investir em panfletagem.
Vantagens x desvantagens de panfletar
Uma das principais e mais importantes diferenciais desse tipo de anúncio, é que ele consegue atingir todo tipo de público. Mas o que também chama a atenção é o baixo custo do investimento. Ao mesmo tempo, apesar de atingir muita gente, quem investiu não tem o retorno esperado, tanto financeiro quanto em visibilidade. Isso acontece quando a publicidade não é segmentada. Ou seja, ela é distribuída de forma aleatória para o público que quiser consumir. Por exemplo, se 1.000 panfletos forem distribuídos, a taxa de retorno geralmente é baixa e desproporcional ao que foi veiculado. Logo, é possível perceber que existe uma falha entre o que está sempre apresentado e quem está recebendo.
Outro fator fundamental, que pode influenciar a forma como a publicidade é vista, é a forma como ele é apresentada. Se o design e a comunicação forem atrativos e bem feitos, as chances de impacto pode aumentar positivamente. Por isso é essencial investir na criação da arte gráfica dos panfletos. Porém, dê preferência a uma agência de publicidade. Vale lembrar que apesar de gráficas disponibilizarem esse serviço, não é exatamente nisso que elas são realmente boas em fazer). Além disso, a distribuição deve ser feita por profissionais com experiência no assunto. Visto que a abordagem é importante, o ideal seria que o trabalho fosse feito da melhor maneira possível, o que nem sempre é feito. Uma vez que as pessoas responsáveis por panfletar recebem pouco para esse tipo de atividade. Caso contrário, o panfleto vai parar nas lixeiras e ruas da cidade. Assim, ainda conseguem contribuir com a sujeira deixada no meio ambiente. Além disso, por precisar da aceitação das pessoas, o anúncio tem grandes chances de ser rejeitado facilmente.
Saiba como diferenciar os tipos
A panfletagem mais comum é a tradicional, onde o objetivo é entregar o folder para a maior quantidade de clientes possíveis. Já na direcionada visa entregar a um alvo específico, o que resulta em uma distribuição segmentada e que provavelmente irá atingir o alvo certo para a venda do produto. E ainda existe a panfletagem abordada, onde ao entregar, aborda-se o receptor e se explica o conteúdo promocional apresentado na campanha. Na maior parte das vezes, esse tipo de abordagem traz um grande retorno quando distribuída em local certo.
Portanto, a partir das diferenças, só é interessante adotar esse tipo de abordagem se for seguir todas as recomendações. Caso contrário, ao pular algum processo citado acima, a mídia pode se tornar fraca e inviável para quem deseja fazer esse tipo de propaganda. Nesse caso, o mais indicado é apostar em outros tipos de mídia alternativa, como é o caso da publicidade em saco de pão.
Comparação de mídia
Fizemos uma comparação entre as duas mídias sobre aspectos básicos que são levados em consideração ao selecionar uma mídia para divulgar sua empresa ou serviço. Confira:
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Faço impressos gráficos e imprimo panfletos. Quem manda no mkt é o cliente, eu sempre digo ao cliente escolha o que vai chegar ao seu cliente com maior rapidez . Eu não falo mal de outras mídias. Esta semana estou imprimindo folhetos para 2 clientes. O folheto é um complemento. É claro que diminui o uso e concorremos com mídias sociais. O problema que vejo é quem distribui jogar fora e isto ocorre.