fbpx

Como saber se devo começar a empreender em 2017?

empreender
empreender

Em um período em que houve um grande número de demissões em massa, o brasileiro precisou se reinventar para conseguir ganhar dinheiro, sem depender, exclusivamente, de um emprego formal. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o Brasil tem 12,1 milhões de desempregados. Diante desse cenário, o número de pessoas que começam a investir em franquias cresceu. De acordo com uma matéria publicada pela Pequenas Empresas & Grandes Negócios, no ano passado, a taxa empreendedorismo no país foi de 39,3%. Esse índice é o maior dos últimos 14 anos.

Esse número reflete que, em períodos de crise, as pessoas buscam alternativas para gerar renda. Isso é uma tendência natural para quem deseja fugir dessa condição. Mas por que investir em 2017? Especialistas acreditam que este ano será o da sobrevivência. Com o contínuo crescimento do desemprego, o consumo deve permanecer em baixa. Assim, o espírito empreendedor se aflora.  Para isso, é necessário que o futuro empreendedor fique atento a situação econômica dos negócios, assim como acompanhar as tendências do mercado.

Dica para os futuros empreendedores

Em um texto publicado pela página de economia do portal Uol, dois especialistas apontaram algumas tendências para quem deseja empreender em 2017.  O primeiro item está relacionado ao  fato de que não se deve investir muito no negócio próprio.  Nesse caso, os riscos são menores e você ainda consegue manter uma reserva financeira.

Portanto, escolher negócios com baixo investimento é uma das opções mais indicadas para a segurança financeira. Na PremiaPão, por exemplo, a taxa miníma de franquia é de R$ 6.000,00.  Sendo assim, as franquias e microfranquias ganharam destaque por oferecer várias vantagens. Entre elas, a oportunidade de empreender por um baixo custo.

Empreender por oportunidade

Entre 1999 e 2000, a primeira pesquisa de empreendedorismo global apresentou um dado interessante. Nela, a maior parte dos brasileiros ingressou em um negócio próprio por necessidade. Na maioria das vezes, ficavam desempregados e encontravam nessa prática uma solução.  Desde então, a situação mudou. Esse tipo de empreendimento – por oportunidade, é aquele que acham uma oportunidade de investimento sobre um determinado nicho. Em sua maioria, são mercados poucos explorados ou mal gerenciados.

Porém, é necessário pensar também no lucro obtido. No caso da franquia PremiaPão, o lucro, diferente da maioria, chega de forma rápida. Em um período de dois a três meses, é possível começar a colher os frutos do investimento. Portanto, para prosperar em 2017, é preciso analisar algumas questões básicas. Em meio as dificuldades de mercado, se destaca quem estiver pronto para abraçar as oportunidades.

2 Comentários

Clique aqui para comentar

    • Olá, Carlos, tudo bem? Ficamos felizes por ter contribuído para o seu conhecimento! O nosso blog dispõe de outros textos sobre o tema, então você pode conferir outros artigos por lá. E sim, você pode compartilhar esse artigo nas redes sociais. Obrigada por dividir conosco a sua opinião. Até mais!