Com um período de crise e estagnação econômica, o empreendedor brasileiro não deseja correr riscos. Caso o desejo seja investir em algo mais seguro, as franquias de retorno rápido são opções nos dias de hoje.
Segundo o Sebrae, o empreendedor pode reduzir o perigo em torno do seu investimento ao escolher um formato já consolidado no mercado. Sendo assim, as franquias de retorno rápido se encaixam nesse modelo de negócio.
Com retorno rápido de investimento, as franquias possuem diferenciais em relação a um empreendimento próprio que ainda sequer foi avaliado pelo mercado e exige um início do zero. Ou seja, essa é uma alternativa válida para aqueles que possuem poucos recursos para iniciar e tem pressa para obter bons resultados.
Vantagens x dificuldades do setor de franquias
Basicamente, o franqueador pode contar com prazos mais alongados e pagamentos em condições diferenciadas. Conforme o Sebrae, o franqueado terá o diferencial competitivo do seu franqueador, já que os produtos e serviços já foram testados no segmento. Mas, confira outros benefícios e desafios do franqueado no território nacional.
Apoio do franqueador
O franqueador já conta com uma rede própria de distribuição e o sucesso da marca foi obtido depois de diversos testes no segmento em questão. Por isso, se torna muito mais convidativo e seguro apostar nesse formato. Além disso, o franqueado pode ter contato com outras franquias para ver cada detalhe do funcionamento, bem como a dinâmica da marca que deve ser mantida na sua unidade.
Antes de abrir as portas, ele também será submetido a uma qualificação. Nesse período, o interessado vai absorver todas as informações indispensáveis para a gestão do novo negócio. Além disso, algumas franquias seguem monitorando os resultados mesmo depois da inauguração, visando apontar caminhos e soluções, se for necessário.
Plano de negócio
Na maioria das ocasiões, o pequeno empreendedor não tem tempo e experiência para se preparar para lidar com eventos econômicos ou sociais que possam influenciar no seu negócio. Por isso, sempre é bom poder tirar proveito do suporte de um franqueador, podendo trabalhar com menos risco financeiro.
Garantia de mercado
Além disso, a rede já possui planos de expansão e conhece o perfil de seus consumidores. A partir daí, o franqueador tem dados importantes com relação a forma de produção, venda e as estratégias para superar a concorrência.
Planejamento de operação
Nas franquias de retorno rápido, o franqueador avalia e repassa a despesa a ser paga pelo franqueado ao oferecer o planejamento de instalação, operação e aprimoramento do novo local.
Sendo assim, se concede a ajuda adequada para o início das atividades da nova unidade, tendo como base as despesas de sua unidade padrão. Em um negócio próprio, as despesas iniciais podem fugir totalmente da expectativa, provocando problemas de fluxo de caixa.
Pesquisa e desenvolvimento
O valor envolvido na pesquisa e criação de novos produtos e/ou aprimoramento daqueles que já estão no mercado, tende a ficar totalmente para o franqueador. Além disso, o franqueador acaba por testar essas novidades na sua unidade antes de lançar para toda a rede.
Com a comprovação da viabilidade, o novo produto chega a todos os franqueados com um investimento baixo retorno rápido. Isso em comparação com os gastos com a pesquisa, criação, aprimoramento e lançamento de um novo produto ou serviço em um negócio por conta própria.
Regras
De acordo com o Sebrae, o acompanhamento das operações do franqueados tende a ser constante. O intuito é monitorar algum erro na realização dos deveres por parte do franqueado, avaliando o controle financeiro e contábil. Bem como na gestão da operação reorganizando para o caminho correto do empreendimento. Sendo necessário, o franqueador pode sugerir novas ações para reverter o cenário negativo.
Portanto, o empreendedor precisa ter consciência dessa abordagem no sistema de franquia. Já que essa é uma condição existente para o desenvolvimento da rede como um todo e que geralmente consta no contrato entre a rede e o franqueado. Por isso, o empreendedor precisará seguir os manuais da franqueadora Já que sucesso e fracassos são divididos entre franqueado e franqueador. Se não estiver disposto a isso, talvez, as franquias não sejam a melhor alternativa.
Relação
Para uma parceria alcançar o sucesso esperado, o empreendedor precisa se sentir confortável não somente com o modelo de negócio, bem como a cultura, os valores e os objetivos do franqueador. E vice-versa.
Por isso, dá para comprar o sistema como um compromisso muito semelhante ao casamento. Uma boa interação entre as ambas as partes, demanda objetivos conjuntos a médio e longo prazo, algo essencial para a continuidade de cada unidade e marca de modo geral.
Portanto, a qualidade da interação entre as partes tende a ser um desafio a ser vencido e levado muito a sério antes da assinatura de qualquer contrato.
Escolha da localização
Mesmo com a chance do franqueado em sugerir pontos para a instalação do empreendimento, o franqueador pode ter a responsabilidade final para definir a localização se baseando nas informações já disponíveis e comprovadas sobre o seu público-alvo.
Por isso, a pesquisa de localização da rede pode sugerir um ambiente diferente da pretensão do interessado em empreender.Dessa forma,, todos os detalhes devem ser avaliados antes de fechar o negócio e assumir uma das franquias de retorno rápido estabelecidos no mercado nacional.
Qual é o perfil ideal para franqueado no Brasil?
De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias possui mais de 2.800 redes. Sendo assim, você consegue achar uma das franquias de retorno rápido conforme o dinheiro que possui para investir, com o modelo que deseja trabalhar, no setor que possui mais familiaridade. Ou seja, um negócio que tenha a ver com o seu perfil.
A primeira ação para alcançar sucesso na sua empreitada é se conhecer muito bem. Ao considerar o investimento com retorno rápido e garantido em 2020, é preciso avaliar os seus gostos, ambições e o que almeja alcançar nesse novo empreendimento.
No momento de fazer o investimento, é essencial manter os pés no chão para não lidar com arrependimentos a curto, médio ou longo prazo. Além disso, quem quer ser o seu próprio chefe precisa estar ciente que os clientes podem tão ou mais exigentes que o seu chefe.
Flexibilidade de horário também um fator a ser levado em consideração. Porque o começo da operação pode exigir um empenho redobrado tanto aos finais de semana quanto nos feriados, dependendo da área escolhida.
“O fator determinante para empreender, na maioria das vezes, é poder transformar a realidade vivida, realizando o sonho de ser um empresário de sucesso. Mas, para isso acontecer será necessário consolidar a vontade com um bom planejamento, antes de iniciar o desejado negócio”. Mais do que ter um CNPJ, o empreendedor é aquele que cria ideias e se encarrega de tornar real tudo o que foi imaginado”, pontuou Fabiana Pincelli Santos, analista de negócios do SEBRAE, em entrevista a ABF em novembro de 2019.
Lista com 25 franquias de retorno rápido e baratas
1 – PremiaPão
Fundada em 2015 na cidade de Recife, a PremiaPão já possui 151 franquias em cidades do interior e capitais brasileiras. A rede atua na publicidade com saquinhos de pão e com sorteios para o consumidor do pão.
Sendo assim, o franqueado trabalha para prospectar novos anunciantes, ou seja, apresentar a publicidade em saquinho de pão para novos interessados (empresas, profissionais liberais, lojas e empreendimentos variados).
Já o investimento inicial é dividido pela quantidade de habitantes da cidade, variando entre R$ 10 mil, R$ 15 mil ou R$ 20 mil e pode chegar ao faturamento de R$ 12.900 por tiragem (produção de 30 mil saquinhos) e retorno do investimento entre 4 e 6 meses.
2 – Monitorias
A Monitorias Reforço Escolar é composta por uma equipe de professores qualificada, que através de uma avaliação inicial, atende a demanda exata que o aluno necessita em uma ou mais matérias, seja com aulas pontuais para sanar dúvidas, ou com programas completos para melhorar o desempenho geral do aluno.
A franquia oferece apoio e suporte pedagógicos permanentes, sempre que o aluno necessitar de assistência. Com 35 unidades franqueadas espalhadas pelo Brasil, a franquia Monitorias Reforço Escolar, encontra-se em plena expansão, investindo fortemente no empreendedor, para que ele realize o sonho do negócio próprio.
O trabalho do franqueado da Monitorias consiste em fazer a captação dos alunos para as aulas, que são ministradas por professores cadastrados na plataforma. Por isso, não é necessário que o franqueado tenha alguma formação na área de educação. Para saber mais sobre a Monitorias,
Investimento inicial a partir de R$ 4.990 (kit básico + pacote 2 aulas)
Royalties: R$ 400,00
Faturamento médio mensal: R$ 16 mil
Lucro: 50%
Payback: 5 a 7 meses
3 – Doutor Infiltração
Fundada em 2013, a Doutor Infiltração é uma empresa que atua na área de manutenção e construção de obras civis. Com o tempo foi se especializando na pesquisa de soluções para a infiltração. O investimento inicial é de R$ 27.900 mil com previsão de retorno em até seis meses.
4 – Freewet
A Freewet é uma das redes de franquias com retorno rápido no setor de lavagem automática a seco com 190 unidades em operação. O investimento inicial é de R$ 2.500 com previsão de recuperação entre 60 e 180 dias.
5 – Guia-se Negócios pela Internet
No segmento de comunicação e eletrônicos, a Guia-se Negócios pela Internet oferece serviços pela internet de consultoria, criação de sites e lojas virtuais, hotsites, email marketing e redes sociais. O investimento inicial de R$ 24.900 com recuperação a partir de seis meses. O faturamento médio mensal é de aproximadamente R$ 15 mil.
6 – HelpDigital
Atuando desde 2004 no mercado, com soluções em infraestrutura de TI (Tecnologia da informação) e consultoria, a HelpDigital conta com a sua sede no estado de Goiás e o investimento para novos franqueados na casa dos R$ 4.500. O retorno desse valor costuma vir a partir de seis meses.
7 – Louyt
Com investimento inicial a partir de R$ 19.500,00 e recuperação a partir de seis meses, a rede Louyt é uma plataforma para desenvolvimento de campanhas de marketing mobile para empreendimentos de todos os portes e setores. Com 42 unidades, a marca conta com representação no Brasil e no exterior, com sete unidades.
8 – BeBlue
A BeBlue é uma fintech brasileira de pagamento que trabalha a fidelização de clientes com a recompensa em cashback (em programa de recompensa por reembolso ao consumidor a partir de determinada quantia nas compras).
Sendo assim, o serviço permite o aumento de vendas junto aos estabelecimentos comerciais. O investimento inicial gira em torno de R$ 15 mil com retorno em até seis meses. A média mensal de faturamento chega a R$ 10 mil.
9 – Clube do Turismo
A Clube do Turismo é uma franquia de agências de turismo e já possui mais de 500 unidades por todo o Brasil. Com sede na Paraíba, o franqueado precisa fazer um investimento de R$ 5.900 com perspectiva de recuperação entre 120 até 180 dias. O faturamento médio mensal pode atingir até R$ 200 mil.
10 – Lava e Leva Lavanderia
Com investimento total para a franquia de cerca de R$ 40 mil e recuperação do investimento a partir dos seis meses, a rede presta serviços mensais e especializados em roupas domésticas. Com foco nos contratos mensais com famílias e particulares, o Lava e Leva Lavanderia também abre espaço para atendimentos esporádicos.
11 – Portal SMS Digital
Atuando desde 2012, a rede SMS Digital tem 57 unidades no segmento de comunicação. O intuito desse empreendimento do estado de São Paulo é desenvolver portais de comunicação por canais totalmente digitais, como SMS, Chatbot e WhatsApp. O investimento inicial é de R$ 5 mil com perspectiva de recuperação em até seis meses. Já o faturamento médio previsto gira em torno de R$ 10 mil.
12 – Castseg Distribuidora
Sediada em São Paulo, a Castseg Distribuidora lida com o segmento de monitoramento, portaria inteligente, câmera em nuvem e rastreamento com equipamentos de segurança eletrônica. Com um investimento para franquia na casa dos R$ 10 mil, o franqueado pode recuperar o dinheiro em um semestre e faturar entre duas e até dez vezes o que investiu inicialmente.
13 – Bom Cupom
Com mais de 120 franquias espalhadas em 21 estados brasileiros, a Bom Cupom exige um investimento total de R$ 12 mil. Com sede no Rio de Janeiro, a rede fornece cupons de descontos no verso da nota fiscal de mercados, padarias e outros estabelecimentos comerciais. O payback ocorre entre três e seis meses com chance de dobrar o capital inicial.
14 – Acvida
A franquia Acvida é oriunda do Distrito Federal e ingressou na área em 2016. Com investimento inicial de R$ 31 mil, a rede é dedicada a cuidadores de idosos, recrutamento e seleção, gestão de equipes de cuidados e locação de equipamentos de saúde e videomonitoramento de idosos. O retorno de investimento em média ocorre a partir de seis meses com faturamento na casa dos R$ 25 mil.
15 – RH Franquia Online
Com matriz em Curitiba (PR), a RH Franquia Online apresenta um novo conceito de mercado de trabalho virtua,l com um portal de recursos humanos como forma de negócio próprio e retorno financeiro considerável. O franqueado precisa de R$ 10 mil para iniciar a operação com faturamento médio de R$ 30 mil, sendo que o payback varia de três a seis meses.
16 – S7 INTERCÂMBIO
Fundada na década de 1990, a S7 Intercâmbio é um empreendimento focado no segmento de intercâmbio e turismo. Com sede no Rio Grande do Sul, o investimento para o franqueado gira em torno de R$ 5.300, com expectativa de recuperação a partir dos dois meses de operação. faturamento médio não é informado no site oficial da franquia.
17 – Grupo FR Vendas
Essa é uma rede de franquias de rápido retorno que forma os seus parceiros com a intenção de serem consultores e atuarem em empresas e estabelecimentos comerciais de suas respectivas regiões.
Com sede em São Paulo, a FR Vendas possui uma unidade no exterior e outras 40 no Brasil. Para se tornar um dos franqueados, o investimento é a partir de R$ 14.500, com recuperação a partir dos três meses de operação e potencial para faturar até R$ 20 mil por mês.
18 – San Martin
A Franquia San Martin é uma corretora e administradora de seguros que se situa a sua em São Paulo. O investimento inicial gira em torno de R$ 24 mil. A perspectiva de investimento com retorno rápido tende a se concretizar com seis meses de operação.
19 – Cleannow
Com sede em Santa Catarina, a CLEANNOW é uma franquia de limpeza e conservação de em ambientes comerciais de pequeno e médio porte, com oferecimento de produtos e equipamentos para faxina. O investimento total para o empreendimento é de R$ 10 mil, sendo recuperado em até seis meses de operação, com possibilidade de faturar essa quantia por mês.
20 – Acquio
A franquia Acquio com sede em São Paulo oferece serviços de meios de pagamento através da máquina de cartão. O recurso inicial gira em torno de R$ 6 mil reais com expectativa de payback em cerca de seis meses. Já o faturamento médio por mês fica em R$ 4 mil.
21 – CI Intercâmbio
Do estado de São Paulo, a CI Intercâmbio está focada na área de turismo jovem e intercâmbio cultural, com investimento na casa de R$ 5.500. O retorno de investimento varia de um até seis meses, sendo que o potencial de faturamento chega a R$ 250 mil.
22 – Franquia Limpidus
Focada em serviços de limpeza comercial e conservação, a Limpidus oferece 12 planos de franquias com investimento inicial a partir de R$50.000,00, sendo que 75% desse valor pode ser parcelado em até 18 meses. Além disso, o franqueado pode faturar de R$108.000,00 a R$500.000,00 no primeiro ano
23 – CEOPAG
Com investimento para franquia na casa de R$ 7 mil, a CEOPAG é uma rede de franquias de retorno rápido voltada ao setor de meios de pagamentos através aplicativo, maquininha, delivery e outros. Situada em São Paulo e com unidades em 210 cidades, o payback ocorre a partir dos seis meses de operação.
24 – Cartório Brasil e Mundo
A RCFácil é uma empresa de franchising sediada em São José do Rio Preto, especializada em documentos e serviços, com o objetivo de facilitar o acesso e entrega de documentos localizados em todos os órgãos públicos do Brasil. O investimento inicial gira em torno de R$ 45 mil.
25 – Ensina Mais
Situada no estado de São Paulo com 138 unidades, a rede atua na área de serviços educacionais. Além disso, a franquia Ensina Mais exige investimento de R$ 25 mil com possibilidade de faturamento de até R$ 20 mil por mês.
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