fbpx

Maiores franquias do Brasil

Foto: Freepik

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) revelou, em janeiro de 2020, as Maiores Franquias do Brasil. Confira aqui os nomes e o perfil das empresas que dominam o ranking desse ano.

Se você tem o desejo de adquirir uma franquia mas ainda não começou a estudar sobre esse vasto mercado, conhecer as maiores franquias do Brasil precisa ser o ponto inicial para o desenvolvimento e execução dos seus projetos.

A ABF (Associação Brasileira de Franchising) divulgou, no dia 22 de janeiro de 2020, as 50 maiores redes de franquias do Brasil. Esse ranking é divulgado anualmente e serve como ferramenta crucial para estabelecer o perfil de uma franquia que se destaca no mercado e que, por esse motivo, pode ser um objeto de estudo para você, que deseja alcançar a estabilidade financeira através da abertura de uma franquia.

O critério dessa qualificação é o número de unidades em operação das marcas vinculadas, considerado a partir de dados coletados pela própria associação  durante o ano. A veracidade das informações também é checada, a fim de trazer um resultado confiável e de qualidade que reflita, inclusive, em boas possibilidades de franquias para adquirir em 2020.

Se você precisa de auxílio para encontrar uma franquia que combine com seu perfil de trabalho, fizemos este post com as principais franquias de baixo custo para ajudar.

Afinal, por qual motivo vale a pena investir nas maiores franquias do Brasil?

A abertura de uma franquia é um modelo de empreendedorismo que, quando bem estudado, pode ser a forma mais eficaz de ganhar dinheiro.

Conhecer as maiores franqueadoras do Brasil, portanto, é ter a possibilidade de analisar um perfil de empresa que deu certo e que pode funcionar com você também.

Mas, para facilitar o seu estudo, trouxemos alguns motivos que provam os benefícios de adquirir alguma das maiores franquias do Brasil. Veja quais são:

1. Você não é um modelo de teste

Um ponto positivo da abertura de uma franquia é a garantia de que o modelo sugerido já é um modelo testado pela franqueadora outras vezes, diminuindo a margem do risco existente em, por exemplo, um negócio próprio.

2. O reconhecimento através do marketing é mais fácil

Quando você adquire uma franquia já conhecida, a publicidade do seu negócio não depende exclusivamente de você, já que a sua franquia também se beneficia da publicidade feita pelo franqueado. A situação inversa também acontece, formando uma relação positiva para ambos os lados.

3. O padrão propõe uma organização maior

Ao visitar diferentes unidades da mesma franquia, você já conhecerá o resultado exato a ser aplicado na sua. Isso porque a padronização do serviço sugere muita organização, fixando uma referência para ser atingida por todas as unidades associadas.

4. Você não estará sozinho

Mesmo no momento burocrático da empresa, na falta de criatividade ou na dúvida sobre um atendimento, a franqueadora oferecerá suporte ao franqueado. Essa relação facilita na tomada de decisões certas, já que conta com o auxílio de uma matriz, anterior e mais experiente no mercado de trabalho.

Raphael Mattos, CEO e co-fundador da PremiaPão, que traz uma forma inovadora de publicidade em saquinhos de pão, também fez um vídeo no Youtube em que são citadas as vantagens e as desvantagens de ter uma franquia em um momento burocrático, como o período de quarentena. Clique para assistir.

Qual é o perfil das franquias mais populares do Brasil?

A partir da análise da pesquisa da ABF, é possível observar alguns pontos importantes sobre o perfil das franquias que estão dominando o mercado brasileiro. Muitas dessas franqueadoras não são novas no mercado e algumas delas também estão presentes nos rankings anteriores.

Essa permanência no topo da lista significa que o sistema adotado pela empresa também foca em se adaptar ao mercado, já que é possível observar uma alteração na procura de inúmeros segmentos.

Algumas observações importantes sobre as franquias são:

  • Alimentação, Saúde, beleza e bem-estar, e Serviços automotivos estão em alta

8 dos 10 primeiros lugares da lista são ocupados por franqueadoras relacionadas a algum desses serviços. Alimentação ocupa 4 dos 10 primeiros lugares.

  • Alimentação representa o segmento com maior número de unidades

Cerca de 35% do total das unidades são compostos apenas por serviços alimentícios.

  • Novos modelos de negócios estão em ascensão

A relevância de um novo modelo de franquia não para de crescer: enquanto o percentual de lojas tradicionais diminuiu, a quantidade de quiosques, unidades móveis e home based aumentou.

  • Tempo não é tudo

23 entre as 50 franquias em destaque estão há 10 ou menos anos no mercado. Você não precisa adquirir uma franquia de 30 anos para ganhar dinheiro.

Conhecer o perfil dessas franquias é importante para achar a franqueadora ideal para você. É necessário conhecer não só o que está em alta no mercado, mas conhecer também a tendência dos anos anteriores, bem como o desempenho pessoal nesse tipo de negócio.

Para ler mais sobre o perfil das franquias, as movimentações do setor e as tendências para 2020 divulgadas diretamente pela Associação Brasileira de Franchising, clique aqui.

MAIORES FRANQUIAS DO BRASIL

Pelo terceiro ano consecutivo, a Associação Brasileira de Franchising divulgou o estudo sobre as 50 maiores franquias do Brasil. Conheça agora as novas configurações desse mercado e algumas marcas que dominam cada um dos 11 segmentos:

ALIMENTAÇÃO

1º lugar – MCDONALD’S

Taxa de franquia: R$150.000,00
Royalties: 5% sobre o faturamento
Faturamento mensal médio: R$ 560.000,00
Tempo de mercado: 65 anos

Conhecida como a maior rede de fastfood, o McDonald’s possui 2459 unidades ativas no Brasil. É, também, a marca que domina o segmento de alimentação. A empresa se destaca com os hambúrgueres feitos em minutos e com as propostas diferentes e abrangentes para todos os públicos, inclusive os que não consomem carne de hambúrguer.

2º lugar – AM/PM

Taxa de franquia: R$22.000,00
Royalties: 6%
Faturamento mensal médio: não informado
Tempo de mercado: 41 anos

Operadora em lojas de conveniência, a AM/PM já domina 12 países, sendo eles: EUA, Brasil, México, Argentina, Tailândia, Reino Unido, Canadá, Austrália, Japão, Coréia, Filipinas e Indonésia. Tem aproximadamente 2.377 unidades espalhadas pelo Brasil e são lojas necessariamente ligadas ao Posto Ipiranga.

COMUNICAÇÃO, INFORMÁTICA E ELETRÔNICOS

1º lugar – ACQIO

Taxa de franquia: R$ 6.000,00
Royalties: R$ 499,00 fixo mensal
Faturamento mensal médio: R$ 4.000,00
Tempo de mercado: 7 anos

A Acqio faz parte de uma rede de serviços financeiros, os quais o foco é a solução de pagamentos eletrônicos para lojistas. A empresa vende maquininhas de pagamento com cartão de crédito e débito, diversas bandeiras e possibilidades para o lojista e para o comprador final.

2º lugar – PREMIAPÃO

Taxa de franquia: R$ 10.000,00 a 20.000,00
Royalties: variável
Faturamento mensal médio: R$ 13.000,00
Tempo de mercado: 5 anos

A PremiaPão é a maior empresa no segmento de publicidade em saquinhos de pão. Nela, além da garantia de sustentabilidade, o franqueado também pode trabalhar em home office, contando com a flexibilização do horário e com as condições perfeitas para empreender e gerar lucros. A empresa produz uma mídia de alto impacto, otimiza o investimento e promove sorteios frequentes aos franqueados, tornando-se um custo x benefício altíssimo. A PremiaPão possui mais de 150 unidades de excelência espalhadas pelo país.

CASA E CONSTRUÇÃO

1º lugar – iGUi

Taxa de franquia: R$ 50.000,00
Royalties: não informado
Faturamento mensal médio: R$ 100.000,00
Tempo de mercado: 25 anos

A iGUi é uma empresa líder no segmento de Casa e construção. Ela oferece, além da venda de piscinas, muitos outros equipamentos e serviços para a manutenção de uma área de lazer: produtos químicos, itens de paisagismo, acessórios e outros.

2º lugar – Casa do construtor

Taxa de franquia: R$ 30.000,00
Royalties: 8% sobre o faturamento
Faturamento mensal médio: R$ 90.000,00
Tempo de mercado: 27 anos

A Casa do Construtor é uma marca de aluguel de equipamentos para construção civil. Ocupante do segundo lugar no ranking de Casa e construção, ela aluga andaimes, escadas e outros para construções, limpezas e jardinagem.

ENTRETENIMENTO E LAZER

1º lugar – Livraria e papelaria Nobel

Taxa de franquia: R$50.000,00
Royalties: 3%
Faturamento mensal médio: não informado
Tempo de mercado: 77 anos

Mais conhecida na parte do sul do país, a Livraria e papelaria Nobel conta com uma variedade de produtos: serviços de informática, mochilas, materiais escolares, livros e itens de papelaria. Ela possui cerca de 121 unidades ativas no país.

2º lugar – Mr. Kids

Taxa de franquia: R$ 5.000,00
Royalties: não cobra
Faturamento mensal médio: R$ 1.800,00 a R$ 12.000,00
Tempo de mercado: 11 anos

Com a sede em São Paulo, a Mr. Kids é uma franquia de venda de brinquedos através de pequenas máquinas. Essas máquinas são dispostas em shoppings e restaurantes, e liberam itens de diversão infantil a partir do depósito de pequenos valores na própria máquina. Possui baixa necessidade de operação humana para o funcionamento do serviço.

HOTELARIA E TURISMO

1º lugar – CVC Brasil

Taxa de franquia: não cobra
Royalties: não cobra
Faturamento mensal médio: R$ 430.000,00
Tempo de mercado: 48 anos

A CVC é uma empresa que planeja e vende diferentes pacotes turísticos. A companhia oferece variadas possibilidades de destinos, passagens aéreas, hotéis, além de planos de compra e parcelamento.

2º lugar – Clube e turismo 

Taxa de franquia: R$23.000,00
Royalties: 2,5% sobre faturamento bruto mensal/R$300,00 fixo mensal
Faturamento mensal médio: R$ 200.000,00
Tempo de mercado: 17 anos

Assim como a CVC, o Clube Turismo também vende pacotes turísticos para longas e curtas viagens, promovendo passeios, diferentes pacotes e alternativas para implementar uma viagem de lazer.

LIMPEZA E CONSERVAÇÃO

1º lugar – 5ÀSEC

Taxa de franquia: R$ 25.000,00
Royalties: 5% sobre o faturamento bruto
Faturamento mensal médio: R$ 65.000,00
Tempo de mercado: 52 anos

5àsec é uma franquia de lavanderia inteligente. A empresa promove todas as etapas do serviço: a busca, a higienização e a entrega dos produtos. A franquia também promete ser sustentável, gastando pouca água para uma boa lavagem e diminuindo o consumo de água nas residência comuns que adotam o serviço.

2º lugar – JAN-PRO

Taxa de franquia: R$ 10.080,00 a 480.000,00
Royalties: 6 a 7% do faturamento bruto
Faturamento mensal médio: R$ 1.000.000,00
Tempo de mercado: 29 anos

Jan-pro é uma empresa de limpeza e esterilização de ambientes comerciais. Nela, profissionais qualificados fazem a desinfecção dos locais com produtos químicos recomendados e de forma segura. Esse é um serviço comumente adotado por hospitais, ambulâncias e escritórios.

MODA

1º lugar – Chilli Beans

Taxa de franquia: R$ 30.000,00
Royalties: 15% do valor da mercadoria
Faturamento mensal médio: não informa
Tempo de mercado: 20 anos

A Chilli Beans, que ocupa o primeiro lugar no setor da moda, é uma empresa que promove o comércio de acessórios modernos para a composição do visual. Apesar de ser mais conhecida pela venda de óculos, a franquia também vende relógios e outros acessórios.

2º lugar – Hering Stor

Taxa de franquia: R$ 40.000,00
Royalties: 3% sobre o faturamento
Faturamento mensal médio: R$ 185.000,00
Tempo de mercado: 30 anos

Assim como a Chilli Beans, a Hering também está presente no segmento da moda. No entanto, o foco do produto é diferente: a Hering conta com uma diversidade de peças de roupas diferentes, atendendo a muitos estilos diferentes com, principalmente, composições casuais.

SAÚDE, BELEZA E BEM-ESTA

1º lugar – O Boticário

Taxa de franquia: R$ 45.000,00
Royalties: não cobra
Faturamento mensal médio: R$ 70.000,00
Tempo de mercado: 23 anos

O Boticário é a franquia que ocupa o 1º lugar geral no ranking de maiores empresas do Brasil. Nela, além de produtos de perfumaria – que são o ponto forte da empresa -, vende-se também outros itens de beleza, como maquiagens e produtos de higiene pessoal (hidratantes e sabonetes). A empresa possui cerca de 3806 unidades no território brasileiro.

2º lugar – Óticas Carol

Taxa de franquia: R$ 20.000,00
Royalties: 4% sobre faturamento bruto mensal
Faturamento mensal médio: R$ 83.000,00
Tempo de mercado: 23 anos

A empresa Óticas Carol, ocupante da segunda posição no ranking de saúde, beleza e bem-estar, é uma franquia de produção de óculos. A ótica conta com um laboratório próprio de lentes e também produz armações. Além dos óculos de grau, a empresa também disponibiliza modelos diversos modelos de óculos de sol e lentes de contato em 1335 unidades brasileiras.

SERVIÇOS AUTOMOTIVOS

1º lugar – Lubrax +

Taxa de franquia: R$16.400,00
Royalties: 5% sobre o faturamento mensal
Faturamento médio: R$217 milhões por ano
Tempo de mercado: 49 anos

Campeã no mercado, a Lubrax + produz lubrificantes específicos para automóveis, além de prometer a promoção de um atendimento rápido e personalizado para carros, motos, caminhões e equipamentos agrícolas.

2º lugar – Jet Oil

Taxa de franquia: R$ 12.000,00
Royalties: 7% sobre o faturamento bruto
Faturamento mensal médio: R$ 25.900,00
Tempo de mercado: 26 anos

Também responsável pelo Posto Ipiranga, Jet Oil é uma franquia de destaque no segmento automotivo. Com 1491 unidades brasileiras, a empresa consiste em uma rede de troca de óleo de veículos com o objetivo de ser diferente das outras: além da troca do óleo, ela oferece check-up gratuito, seguro para o motor, ferramentas, acessórios e adesivos para os automóveis.

SERVIÇOS EDUCACIONAIS

1º lugar – Kumon

Taxa de franquia: R$ 2.360,00 a 5.600,00
Royalties: 40 a 45% (sobre preço de mensalidade)
Faturamento mensal médio: R$ 24.000,00
Tempo de mercado: 62 anos

Auxiliar de redes de ensino, Kumon é uma franquia focada na expansão dos métodos de aprendizagem. A empresa utiliza um método próprio – o método Kumon- para desenvolver habilidades novas em crianças, aplicando conhecimentos matemáticos e cursos de idiomas de maneira lúdica e apropriada para a faixa etária. A empresa possui 1.563 unidades no Brasil.

2º lugar – Wizard

Taxa de franquia: R$ 25.000,00
Royalties: não informado
Faturamento mensal médio: R$ 120.000,00
Tempo de mercado: 33 anos

A Wizard é uma rede de cursos de idiomas. A franquia também possui material próprio e 7 possibilidades de idiomas diferentes para aprender. Tem aproximadamente 1260 unidades no Brasil e uma diversidade de alunos por todas as cidades.

SERVIÇOS E OUTROS NEGÓCIOS

1º lugar – Seguralta – Bolsa de seguros

Taxa de franquia: R$ 60.000,00 a 80.000,00
Royalties: 10 a 25%
Faturamento mensal médio: R$ 15.000,00 a 32.000,00
Tempo de mercado: 52 anos

A Seguralta é uma empresa que vende seguros. No entanto, diferente das convencionais, os seguros possuem diferentes configurações e valores para tentar atender a maior quantidade possível de pessoas. É a 12º maior rede de franquias do Brasil, possui cerca de 200 mil clientes e 1.325 unidades.

2º lugar – Correios

Taxa de franquia: R$ 14.300,00
Royalties: 1%
Faturamento mensal médio: R$ 15.000,00
Tempo de mercado: 51 anos

A empresa Correios é responsável pelo envio e pela entrega de objetos e correspondências no Brasil, possuindo serviços de rastreio e de logística reversa de troca para atender as necessidades dos clientes. Possuem 994 unidades no Brasil.

Se você gostou desse texto, tem interesse no assunto e quer ficar atualizado sobre as melhores franquias para investir, veja também as MELHORES FRANQUIAS BARATAS: CONHEÇA 50 OPÇÕES.