fbpx
Amélia 5
Outros

Mudança de vida: saiba como começar!

Você sente a necessidade de realizar uma mudança de vida?

Insatisfação, sentimento de tristeza e inquietação são apenas alguns fatores que podem fazer com que você queira realizar uma mudança de vida. Talvez, algum pilar da sua vida, neste momento, não esteja exatamente como você deseja, e isso faz com que você tenha esses sentimentos que, a longo prazo, não são benéficos para a sua saúde.

Se você já sabe que precisa mudar de vida agora, podemos afirmar que já é um bom começo. A mudança de verdade só acontece quando temos a consciência de que devemos e precisamos, por algum motivo, mudar. Por falar em consciência de mudar…

Por que você quer fazer uma mudança de vida? Além desses “sintomas” que você está sentindo neste momento, você sabe identificar o real motivo dessa inquietação? Essa pergunta é muito importante para que você tome decisões futuras e, acima de tudo, se conheça.

Mas, por enquanto, caso você não saiba, não precisa se preocupar. Existem alguns hábitos que, se forem estabelecidos, você já vai notar uma grande melhoria e, consequentemente, vai ter mais qualidade de vida.

Hábitos essenciais para a mudança de vida

#Seja grato

Seja grato todos os dias pelos bons acontecimentos da sua vida. Às vezes, com a correria do dia a dia, não nos damos conta da quantidade de coisas boas que acontecem ao longo da nossa vida. Mas, olhe ao seu redor com mais atenção.

Você já parou para pensar quantas coisas boas aconteceram com você até hoje? Você foi grato por isso? Comece a repensar este ponto da sua vida. A gratidão é fundamental para uma vida leve e com menos estresse, fator primordial para uma vida mais saudável.

Ser grato não é fácil. Mas, existem algumas atitudes e pensamentos que podem ajudar você a ser grato com mais facilidade.

Entenda que a vida de ninguém é perfeita. Todas as pessoas passam por momentos bons e ruins. Então, quando uma dificuldade aparecer, não fique se culpando, tentando entender porque aquilo aconteceu com você.

Muitas pessoas, diante de um problema, tendem a reagir de forma reativa. Algumas delas pensam “Mas eu sou uma pessoa tão boa, isso aconteceu logo comigo por quê?”.  

No entanto, ter o discernimento de que coisas ruins também vão acontecer com você independente do quão “bom” você seja, com certeza vai ajudar você a olhar a vida com outros olhos. 

Outro ponto que com certeza vai ajudar você na busca pela gratidão é ser uma pessoa menos dura consigo. Não dê mais valor ao erro do que ao acerto. Se algo saiu como você não planejava, tente ver onde falhou, mas não maximize os resultados negativos. 

Um bom exercício para isso para isso é você fazer uma autoanálise das coisas boas e ruins e, dar a elas a mesma importância. Dessa forma, com certeza você vai estar sendo mais grato.

#Faça exercícios e cuide da alimentação

Uma rotina de exercícios físicos e alimentação regrada é fundamental para o seu bem estar. Principalmente se você tiver doenças muito comuns para a maioria dos brasileiros, como o diabetes. De acordo com o International Diabetes Federation (IDF), o Brasil é o quarto país com o maior número de diabéticos no mundo. 

Mesmo que você tenha uma rotina de trabalho cansativa, isso não é desculpa para você se descuidar da saúde. Se você passa o dia na rua, por exemplo, que tal levar as suas refeições de casa?

Dessa forma, além de economizar, você vai estar fazendo as suas refeições de forma mais saudável. Uma boa dica para otimizar o seu tempo é deixar as refeições já preparadas para alguns dias. Assim, você não vai precisar ficar cozinhando todos os dias. 

Além da alimentação saudável, a rotina de exercícios físicos é de fundamental importância para a saúde. Mas, se você é daquelas pessoas que não gosta de academia, que tal pensar em outras formas de se exercitar?

Uma delas, por exemplo, é a caminhada. Você pode começar aos poucos, caminhando por um trecho curto antes do trabalho, por exemplo. Com a rotina de exercícios, você provavelmente vai se sentir mais disposto durante o dia e a sua saúde também vai melhorar consideravelmente. 

#Dê mais atenção a sua vida pessoal

Você tem tempo para sua família e amigos? Você está presente em momentos importantes das pessoas que você ama? Se a sua resposta for negativa, não se preocupe. Vamos dar dicas para você mudar esse aspecto da sua vida!

Algumas modificações de hábitos podem mudar consideravelmente a sua qualidade de vida. Um deles é você estabelecer limite para a sua jornada de trabalho. Lembre-se que o trabalho é apenas uma parte da sua vida. Então, além de dar atenção a esse setor, você também precisa estar atento aos demais.

Outra dica bastante válida é anotar os seus compromissos pessoais em uma agenda. Dessa forma, você pode organizar o seu dia de trabalho com antecedência para  que você não precise faltar os compromissos com familiares e amigos por causa das suas atividades profissionais. 

Mas, o mais importante de tudo isso é você mudar o seu pensamento. Mudar de vida está em suas mãos e você precisa colaborar consigo mesmo. 

#Faça planejamentos 

Você sente que está sempre no mesmo lugar e que não consegue realizar os seus sonhos e isso faz com que você fique triste? 

Talvez isso aconteça pela sua falta de planejamento. Você traça as suas metas de pequeno, médio e longo prazo? Traçar as suas metas e objetivos é fundamental para fazer com que elas saiam do papel e você, automaticamente, seja mais feliz!

Mas, você pode estar se perguntando como fazer isso, não é?

O primeiro passo para que você tire as suas metas do papel é justamente listando as suas metas. Pode ser em uma agenda de papel, eletrônica ou da forma que preferir. Mas, deixe elas anotadas em algum lugar. 

Além de registrar as suas metas, dê a elas um prazo. Fazendo isso, a sua vida vai melhorar bastante e você vai  sanar aquela sensação de que está sempre no mesmo lugar. 

#Saia da zona de conforto 

Há quanto tempo você não arrisca fazer algo novo? A resposta dessa pergunta pode te dizer várias coisas sobre você mesmo. Muitas pessoas não arriscam fazer algo novo por medo.

 São muitas as inseguranças e perguntas no meio do caminho. “Será que vai dar certo?” “E se eu me arrepender?” “Não vou trocar o certo pelo duvidoso” são apenas alguns questionamentos ao longo dessa jornada.

Mas, estar na zona de conforto é uma situação que não permite que você progrida. A zona de conforto pode estar rodeando vários setores da sua vida. Será que você, por exemplo, está na zona de conforto na área profissional?  Se você não sabe a resposta para isso, algumas perguntas abaixo poderão te ajudar.

  • Você realmente gosta do que faz?
  • Você se sente reconhecido na sua empresa?
  • Você acorda motivado para trabalhar todos os dias?
  • Você se vê fazendo o que você faz hoje pelo resto da vida?

Se você respondeu não para a maioria das perguntas acima e você continua no seu trabalho e não pretende trocar, certamente você está na sua zona de conforto. Agora que você já descobriu onde escolheu estar e esse lugar não está te fazendo bem embora seja confortável, é hora de começar a mudar essa postura, concorda?

O primeiro passo para essa grande mudança de vida é você se conhecer. Se você pudesse escolher, que trabalho você gostaria de fazer todos os dias? Você gosta de ter uma rotina de  de trabalho mais rígida com horários para cumprir ou mais flexível? Quais dos seus pontos fortes acredita desperdiçar no seu trabalho atual e que você sente muita falta de desenvolver?

Essas perguntas são fundamentais para que você saia da zona de conforto da sua carreira  profissional e mude completamente de vida.

A forma de mudar de vida ao decidir ser o seu próprio chefe

Muitas pessoas se incomodam com a rotina do dia a dia, não se sentem valorizadas profissionalmente, mas, mesmo assim, continuam no comodismo dos seus respectivos trabalhos. O que a maioria dessas pessoas não sabem é que empreender pode ser uma solução para boa parte desses problemas. 

Você já pensou em ser um empreendedor ou acha que “não nasceu para isso?”. É bem verdade que, para empreender, é preciso ter algumas características: gosto pelas vendas  persistência, força e competitividade são algumas delas. Para te ajudar a descobrir se você tem o perfil de empreendedor, assista ao vídeo abaixo.

É importante ressaltar de que as características faladas no vídeo servem de direcionamento para você identificar o seu perfil, mas caso você não tenha nenhuma delas, não se preocupe! Com persistência, estudo e encontrando o segmento certo, você pode tornar-se um empreendedor de sucesso.

Ser o dono do seu próprio negócio pode fazer com que você mude de vida completamente. Já imaginou ser o seu próprio chefe, fazer os seus horários, trabalhar com o que realmente você gosta e ter uma alta lucratividade? Essas são apenas algumas das vantagens de ser um empreendedor. Se você quer saber mais sobre os hábitos dos empreendedores de sucesso, assista ao vídeo abaixo.

É importante ressaltar que as características faladas no vídeo servem de direcionamento para você identificar o seu perfil, mas caso você não tenha nenhuma delas, não se preocupe! Com persistência, estudo e encontrando o segmento certo, você pode se tornar um empreendedor de sucesso.

Ser o dono do seu próprio negócio pode fazer com que você mude de vida completamente, principalmente pela flexibilidade de horário que alguns trabalhos proporcionam. Se você nunca pensou nisso, talvez seja a hora de começar a refletir sobre o assunto. 

#Não existe idade para mudar

Muitas pessoas pensam que por já estarem casadas, com filhos e tantas outras obrigações não há mais tempo para “arriscar” e empreender. Mas, se você está insatisfeito e trocar de profissão pode representar uma mudança de vida, saiba que sim, existe espaço para empreender na sua vida!

São muitos os casos de pessoas que trocaram empregos de “sucesso” pelo empreendedorismo e hoje, sem dúvidas, são mais felizes. Uma delas é a jornalista Nathalia Arcuri. Ela trocou a carreira de repórter de TV pelo sonho de empreender e fundou o maior canal de finanças do Brasil no YouTube, o Me Poupe! 

Em declaração ao portal da Pequenas Empresas e Grandes Negócios, Nathalia deu o recado. “Não empreenda por dinheiro, mas para mudar a vida de alguém”.

Aos 34 anos, Nathalia, sempre teve o sonho de mudar a vida das pessoas por meio da educação financeira. Em entrevista à Pequenas Empresas e Grandes Negócios este ano, ela revelou que uma das suas metas com o canal foi atingida antes do tempo. 

“Quando pedi demissão da TV, em 2015, minha meta era impactar 3% da população brasileira até 2023. Mas atingi essa meta no ano passado, quando o Me Poupe! alcançou 6 milhões de pessoas”.

Hoje, além do canal no YouTube, Nathalia lançou o seu livro, o “Me Poupe! 10 Passos para Nunca mais Faltar Dinheiro”,  apresenta um programa de rádio, tem o blog do Me Poupe! e também é fundadora de um curso de online de finanças.

Sem dúvidas, Nathalia precisou sair da sua zona de conforto para correr de fato, atrás daquilo que ela sabia que era o seu sonho.

E talvez você tenha se sentido inspirado por  Nathalia e vai se animar ainda mais se, para mudar de vida, possa fazer parte de um negócio que já foi testado, aprovado e tem todo o modelo e estrutura prontos. Nesse caso, você pode ser um empreendedor do ramo de microfranquias.

#Baixo investimento 

Uma pesquisa realizada ano passado pela Associação Brasileira de Empresas e Vendas Diretas (Abevd), 74% dos brasileiros de 18 a 35 anos têm o sonho de empreender. Mas, muitas dessas pessoas também têm medo do negócio não dar certo e, antes de investirem o seu dinheiro em algum empreendimento, precisam de uma certa segurança.

Por isso que, nesses casos, o investimento em microfranquias pode ser a porta de entrada para a mudança de vida. Isso acontece porque as microfranquias são investimentos baratos, e com crescimento no mercado. De acordo com dados divulgados pela ABF no início deste ano, o setor de microfranquias cresceu 8% entre 2017 e 2018.

Mas, afinal, o que são as microfranquias?

Microfranquias, de acordo com a Associação Brasileira de Franchsing (ABF), são modelos de negócios com investimento inicial até R$ 90.000. As microfranquias são considerados investimentos baratos, com a vantagem de ter o modelo de negócio já testado e validado pelo mercado. O que diminui significativamente o risco do negócio dar errado.

Além disso, as microfranquias são ótimos investimentos para quem quer ser o dono do próprio negócio, mas não quer tocar completamente sozinho. Uma das vantagens de investir em uma microfranquia é ter o suporte da franqueadora presente para tirar todas as dúvidas do negócio.

Em grande parte dos casos, a franqueadora oferece um bom suporte com cursos, capacitações e acompanhamento do franqueado para que ele consiga tocar a sua rede de franquia da melhor forma possível.

Existem vários modelos de microfranquias. De loja, quiosque e até mesmo home based. Mas, se você quer trabalhar de casa, gastar pouco e ter mais liberdade, o modelo home based é o mais indicado. 

Tenha o poder de mudar de vida trabalhando de casa

Se você quer mudar de vida, empreender e  não tem muito dinheiro para o negócio, investir em uma microfranquia no modelo home based pode ser uma solução.  O modelo home based funciona da seguinte forma: existem negócios que não precisam de uma estrutura para o seu funcionamento, como um escritório, por exemplo.

Dessa forma, o franqueado que compra uma franquia no modelo home based pode aproveitar a própria estrutura que a franqueadora oferece – cursos, manuais de instruções e suporte -, e a sua própria  estrutura de casa para tocar o seu negócio.

Com isso, o franqueado não precisa se preocupar em alugar uma sala ou montar um escritório e gastar com aluguel, água, luz, conta de telefone e todas as despesas fixas necessárias para manter um estabelecimentos. Investimento em uma microfranquia, o custo de operação é muito baixo.

Além disso, outro ponto de vantagem de negócios home based é o fato do empreendedor poder, ele mesmo, fazer os seus horários e conseguir ficar mais próximo da família. Quantas vezes você não foi engolido pela rotina de oito horas diárias de trabalho?

Muitas vezes o desgaste de empregos tradicionais de regime CLT é tão grande que você não tem tempo nem mesmo para cuidar da sua saúde. Após uma jornada tão intensa que muitas vezes se prolonga através de horas extras, ao chegar em casa, você apenas tem vontade de dormir. De segunda a sexta, sempre a mesma rotina.

A vida passa, os seus filhos crescem e você nem se dá conta do quanto a sua liberdade foi tirada. Se você tem consciência disso, está na hora de mudar de vida. E, quem sabe, uma microfranquia home based não seja a solução para esses seus problemas?

A gama de opções é tão grande que você pode e deve escolher aquela que mais se enquadra o seu perfil. Por exemplo: se você gosta do ramo de beleza e estética, existem opções de microfranquias para esse segmento. Mas, se você é uma pessoa que tem amor pelas vendas, também existem opções de microfranquias baratas que possibilitem que você mude de vida trabalhando com as vendas, como é o caso da PremiaPão.

Empreendedores alcançam o sucesso e mudam de vida com as microfranquias

Neste artigo, já mostramos para você que não existe idade para empreender e que investir em um negócio próprio pode ser a solução para a maioria das suas inquietações atualmente. Em muitos casos, a infelicidade no ambiente de trabalho pode fazer com que toda a sua vida seja impactada.

Se você está infeliz, se sentindo apenas mais um número na empresa que trabalha e sabe que precisa mudar, está na hora de você conhecer casos de pessoas que, assim como você, se sentiam assim mas mudaram de vida através do empreendedorismo, como é o caso do vídeo abaixo.

 

Não quero empreender sozinho! Posso ter um sócio?

A resposta é sim! Você pode ter um sócio. Inclusive em negócios pequenos, como em microfranquias home based. Mas, antes de ter um sócio que vai dividir com você a responsabilidade do negócio, é importante que você conheça os prós e contras de uma sociedade.

 

Alcance a sua liberdade!

Muito mais do que poder ter uma alta lucratividade no fim do mês, o empreendedorismo pode representar a sua liberdade. Essa liberdade não está apenas atrelada ao dinheiro e fazer os seus próprios horários. Empreender pode te dar a chance de mudar a vida das pessoas, como é o caso de Nathalia Arcuri.

A maioria das pessoas não cogita empreender por uma própria questão cultural. Não somos ensinados a pensar “fora da caixa”. A sociedade enxerga, na maioria dos casos, que pessoas de sucesso são aquelas que ocupam cargos altos em grandes empresas.

Mas, o que você deve ter em mente é que esse é um pensamento retrógrado. Do que adianta você ser uma pessoa de “sucesso” no trabalho e todos os outros pilares da sua vida estarem destruídos? A sua conta bancária mostra um valor alto de dinheiro, mas você não tem tempo para você, vive cada vez mais estressado e com grandes problemas para resolver e não dá atenção ao seus amigos e familiares.

Você considera que essa vida é uma vida de sucesso? Se a sua resposta é sim, você precisa rever urgentemente o seu mindset. Além disso, em grandes organizações você não tem liberdade para deixar a sua criatividade fluir.

Sabe aquela ideia “maluca” que nenhum chefe dá ouvidos? Empreender pode fazer com que você tire-a do papel. Sem dúvidas,  se tornar um empreendedor, vai fazer você mudar de vida. É o que explica o criador do Movimento Freesider, Fagner Borges.

 

Após ler este artigo, esperamos que você, que está à procura de uma mudança de vida, consiga alcançar esse objetivo. A jornada é longa mas, se você estiver de fato disposto a mudar o seu mindset vai conseguir.  Se você gostou das sugestões apontadas neste artigo, continue acompanhando o nosso blog. 

 

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

Categorias