Descubra se você tem algum desses hábitos e saiba como viver melhor
Descubra se você tem algum desses hábitos e saiba como viver melhor
Outros

Viver melhor: elimine 7 atitudes que roubam tempo

Quer viver melhor? Confira alguns consumos que comprometem o seu tempo

Você já sentiu que 24 horas por dia não eram suficientes? Pois é. Para algumas pessoas as horas poderiam ser maiores. Ou seja, teriam tempo de sobra para viver melhor. E com a otimização do tempo isto é possível.

Mas, como isso não é possível é necessário adotar outras ferramentas para lidar com o tempo presente no dia. Para te ajudar a lidar melhor com seu tempo, separamos algumas dicas que são super úteis no dia a dia. Vamos começar?

1) Perfeccionismo

Deixe a perfeição de lado. Buscar concluir as tarefas com êxito é super válido, o perfeccionismo pode ocupar muito a sua rotina. Isso porque, para muitos, a perfeição demanda muita concentração e dedicação, que são elementos que exigem muito tempo. Então muitas vezes é mais sensato concluir a atividade, sem precisar atingir 100% e ainda assim consegui um bom resultado.

Se desprender do ideal de perfeição alivia a pressão das atividades e também permite mais produtividade, já que será possível atender as atividades no nível padrão. Como consequência, acelera o ritmo dos afazeres do dia.

2) Preocupação

Esse sem dúvidas é um dos fatores que vão, sim, preencher muito tempo do seu dia. Diariamente vários fatores que entram na cabeça e causam preocupação. Mas é importante saber que estes pensamentos não devem ser os guias mentais de cada um.

Preocupações vão continuar existindo, porém cabe a cada um encontrar uma forma de não deixar isso atrapalhar e nem limitar o trabalho que precisa ser feito. Seja no âmbito profissional ou pessoal, as pessoas têm compromissos e respeitar isso é um dos grandes passos para evitar o consumo indevido do tempo com pensamentos desnecessários.

3) Trânsito

Outro fator que prejudica muito a rotina é o deslocamento e o tempo perdido no trânsito nas diversas cidades do país. Isso porque, para muitos, o tempo de ida e volta ao trabalho e aos demais compromissos podem facilmente somar algumas horas. Isso, a longo prazo, consome um tempo super importante e rico que poderia ser aproveitado de outra forma. Mas, para muitos, morar perto do trabalho não é uma opção. Então por mais que se saia cedo de casa, o engarrafamento ainda é real.

Não é à toa que muitas pessoas aderem alternativas de deslocamento para otimizar mais esse tempo gasto no estresse do trânsito. Por isso é tão comum ultimamente ver nas cidades muitas pessoas aderindo o uso das bicicletas e também as caronas compartilhadas, que ajuda o bolso e também desafogam mais o fluxo de veículos na rua.

Para viver melhor mentalmente – sem trânsito e com mais tempo -, se possível, adote um transporte alternativo para se deslocar. Em algumas cidades essas alternativas podem ser verdadeiros aliados na qualidade de vida.

4) Netflix

Você gosta de assistir Netflix ou conhece alguém que gosta muito? Pode apostar que a resposta vai ser sim. Hoje em dia é muito comum que as pessoas passem horas do dia consumindo os conteúdos exibidos pela plataforma de streaming. Mas, o que pode parecer uma prática “inocente” pode consumir um tempo que às vezes nem é mensurado. Por exemplo, em um artigo do Canal Tech apontou dados de uma pesquisa realizada pela própria Netflix, que expõe dados alarmantes sobre esse consumo.

Trechos do artigo mostram que “de acordo com uma estimativa feita pelo site, um assinante da Netflix fica pouco mais de uma hora por dia assistindo a conteúdos da plataforma, que somam 434 horas de conteúdo por ano — o equivalente a 18 dias inteiros dedicados a assistir filmes, séries e documentários.

Esse número é baseado em informações divulgadas pela própria Netflix. No fim do ano passado, a empresa anunciou que seus usuários haviam assistido a 140 milhões de horas de conteúdo por dia. Isso em uma época em que o serviço de streaming possuía quase 118 milhões de assinantes. A partir daí, foi só aplicar matemática simples para chegar ao resultado de que cada pessoa assistia todos os dias 1h e 11 minutos de conteúdo”.

"<yoastmark

5) WhatsApp

WhatsApp é outro grande vilão da produtividade. Isso porque é muito fácil se perder lá dentro. E, do mesmo jeito que ele facilita a troca de mensagens e aproxima as pessoas, ele também é um grande vilão do tempo. Isso acontece porque uma vez que você entra, o acesso a várias pessoas é muito fácil. Ou seja, você pode chegar a passar horas – em casa mais extremos – ou até pequenas frações de minutos.

A princípio parece uma prática bem inocente, mas quando somadas ganham uma proporção difícil de calcular. Por isso, evitar muitas interações por lá, porque o tempo gasto lá poderia ser aproveitado de outra forma, em outras atividades.

6) Facebook e Instagram

As duas redes sociais são queridinhas pelos brasileiros e dispensam apresentações. Segundo uma publicação feita pelo site do G1, “o Brasil é um dos campeões mundiais em tempo de permanência na rede. Ocupando o terceiro lugar, já que o internauta brasileiro fica, em média, nove horas e 14 minutos por dia conectado. O número, levantado pela Hootsuite e We Are Social, coloca o país atrás apenas de Tailândia e Filipinas”.

Ou seja, dados alarmantes que mostram o quanto o brasileiro tem o costume de consumir essas redes sociais ao longo do dia. Então vale a pena reavaliar a quantidade desses aplicativos diariamente.

Para ajudar a controlar esse uso do Instagram e Facebook, o site Canal Tech preparou um artigo super interessante falando sobre como controlar por tempo o uso nesses apps. Na publicação, eles falam do aplicativo QualityTime. Ele “oferece estatísticas de navegação e diz quanto tempo você passa nas redes sociais. Desenvolvido pela ZeroDesktop Inc., o app já conta com mais de 1 milhão de downloads na Play Store.

O aplicativo é fácil de usar e você pode logar com ele usando sua conta do Facebook. Ele fornece relatórios em tempo real sobre seus hábitos digitais e, além disso, também permite a configuração de alertas, para você lembrar a si mesmo de não ficar a todo o tempo checando notificações. Com a opção ‘Fazer uma Pausa’, você pode configurar um intervalo de tempo onde você não receberá notificações das redes sociais, ideal para momentos de estudo e trabalho”. Esse é um exemplo simples de como uma atitude tão pequena pode contribuir para você viver melhor.

7) Dizer “sim” para tudo

Por fim, vamos falar sobre os perigos de dizer “sim” para tudo. Isso é algo que, a longo prazo, se torna muito desgastante. Ao concordar com tudo que é imposto, a pessoa começa um processo de renegar as próprias vontades para atender os desejos dos outros. Ou seja, abre mão para contemplar atitudes que muitas vezes não seriam adequadas para aquele momento. E isso pode acontecer tanto no âmbito profissional, quanto pessoal. Já que nas duas situações a pessoa fica se adequando ao outro e não aprende a priorizar as próprias vontades.

Agora que você já consegue reconhecer 7 atitudes que roubam seu tempo, você pode aprender como não se deixar levar mais. E ainda aplicar isso na sua vida para viver melhor. Ao mudar seus hábitos e sua vida, você garante mais tempo pra si, pra família… para o que quiser! Mas, de fato, vai entender que em várias situações é possível eliminar certos comportamentos para viver melhor e com com mais qualidade.

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

Categorias