fbpx

Franquias 2020: 10 negócios baratos e seguros

Franquias 2020
Foto: Site FreePik

Com a melhoria de alguns indicativos, sobretudo o Índice de Confiança Empresarial, o surgimento de novas redes e novos modelos de negócios influenciaram de forma positiva o setor. Por isso, a previsão para franquias 2020 é de crescimento e aumento do faturamento.

De acordo com balanço prévio da Associação Brasileira de Franchising – ABF, o segmento brasileiro contou com um crescimento de receita de 6,9% em 2019 em comparação com o ano anterior. A tendência é que esse movimento seja superado com elevação de 8% ou até mais para franquias 2020.

Pelo segundo ano seguido, as informações demonstram uma expansão mais forte com relação às unidades em operação (5,1%) e redes (1,4%). Além disso, o número de empregos diretos da área cresceu quase 5%, alcançando 1,3 milhão.

Franquias 2020
Foto: Site FreePik

“Em que pese alguns dados e análises ainda não tão positivos, entendemos que, pouco a pouco, a retomada da economia brasileira vem ganhando corpo e tende a se espraiar pelo país com mais intensidade em 2020. Tanto que muitas previsões já apontam um crescimento de cerca de 2% para o PIB brasileiro neste ano. Com isso, o franchising pode manter indicadores sólidos e um faturamento mais forte, de cerca de 8%, ou até mais, caso as principais reformas estruturantes na esfera federal venham a se concretizar”, ponderou o presidente da ABF, André Friedheim em matéria publicada em janeiro de 2020 no site da instituição.

Vantagens de comprar uma franquia

Ainda de acordo com ABF, o franchising é uma área que já alcançou a renda na casa de 180 bilhões de reais por ano. Sendo assim, é normal que muitos brasileiros que tem o sonho de empreender enxerguem as melhores franquias para 2020 como uma chance de ganhar dinheiro e com negócios rentáveis e estruturados.

Na procura por franquias promissoras 2020, os empreendedores devem destinar um bom tempo avaliando as características de cada nicho e quais os modelos mais ajustados ao seu próprio perfil. Isso porque a rentabilidade e o formato de uma franquia variam muito conforme a rede e o segmento escolhido.

Algumas particularidades favorecem para que uma franquia seja mais lucrativa em comparação com demais, como um investimento inicial baixo. Segundo a ABF, os especialistas mostram que, por serem mais acessíveis, franquias baratas 2020 tendem a ser mais rentáveis. No entanto, se deve frisar que o franqueado é protagonista de seu negócio.

Ou seja, a franquia somente será lucrativa se o responsável se dedicar ao empreendimento, acompanhar as orientações do franqueador e se esforçar diariamente, caso contrário tenderá a não ter muito sucesso no seu negócio. Nesse ponto, o apoio do franqueador é um dos diferenciais ao pensar em comprar franquias para 2020. Isso porque você vai contar com ajuda na parte contábil, jurídica, tributária, marketing, etc. Para saber se o franqueador é uma pessoa ativa no negócio nada melhor do que procurar saber das experiências de pessoas que já compraram a franquia e você pode fazer isso através das redes sociais.

Franquias 2020
Foto: Site Visual Hunt

Com a consultoria antes, se evita que o franqueado sofra com dificuldade por falta de conhecimento do mercado. Além disso, esse formato também reduz as preocupações no dia a dia, fazendo com que se tenha mais tempo para trabalhar para consolidar o seu negócio.

Ou seja, é muito mais fácil manter um padrão que dá certo do que desenvolver algo do zero e somente depois testá-lo no seu respectivo setor, não é? Ao apostar em uma franquia, você vai conhecer unidades da marca para saber tudo sobre a operação e compreender como é o padrão adotado e que será usado também na sua unidade.

Desvantagens de uma franquia

Como citado anteriormente, o setor de franquias 2020 deve seguir em ascensão. Só que, assim como qualquer tipo de empreendimento, há dificuldade e desafios no dia a dia que, se não vencidos, podem até representar o fim do seu negócio. Mas, vale salientar que os fatores podem oscilar conforme o perfil de cada franqueado.

Atuar sob um conjunto de medidas previamente estabelecido em contrato, o que quer dizer respeitar um modelo que já existe, pode representar um problema para aqueles que preferem realizar tudo sem dar satisfações a outras pessoas.

Outro ponto é que a comercialização ou a transferência do negócio também devem ser submetidas a essas regras já definidas. E, em boa parte das redes de franquias, o responsável por aprovar o próximo da lista é o franqueador.

Ou seja, o ingresso nesse formato de negócio depende da passagem por um processo de seleção e o cumprimento de alguns requisitos. Sendo assim, o franqueado necessita ser bem avaliado nesses pontos e se enquadrar no perfil desejado pela franquia antes de realmente colocar a mão na massa e abrir o seu negócio.

Normalmente, essas exigências acontecem com o intuito de manter o padrão e os diferenciais competitivos da franquia em cada uma das unidades. Por isso, se deve avaliar muito bem essa lista de requisitos no momento de investir o seu tempo e dinheiro em determinada modalidade de negócio, pois se você não se encaixa com as exigências da franquia dificilmente será aprovado.

Como saber se uma franquia é confiável?

Segundo balanço da ABF, os desafios econômicos do mercado brasileiro nos últimos 4 anos, alinhados com a vontade de atingir um novo patamar de expansão, impulsionaram ainda mais o processo de internacionalização das franquias nacionais. Uma pesquisa já comprovada referente ao desempenho em 2019 mostra que já existem 163 redes brasileiras em funcionamento em 107 países.

Em 2018, o número estava em 145 redes, mas em 114 nações diferentes. Conforme o estudo, o setor de moda é o mais influente com 35 marcas, seguido pelo nicho de Saúde, Beleza e Bem-Estar com 32 redes. A área de alimentação fecha o pódio com 25 marcas espalhadas pelo mundo.

Franquias 2020
Foto: Site Visual Hunt

Portanto, o mercado de franquias se prova confiável tanto dentro quanto fora do território nacional. Mas, como comprovar a credibilidade de uma rede em particular?

Há diversos fatores que podem atestar a viabilidade, rentabilidade e a credibilidade de uma franquia. Um dos principais pontos é saber se a rede que você está avaliando para investir está associada a Associação Brasileira de Franchising, a ABF. E isso pode ser facilmente consultado com uma rápida pesquisa no site oficial da entidade, basta clicar aqui para acessar.

Além de saber se a rede está vinculada a ABF, ainda é possível conferir as informações mais relevantes do formato de negócio e os canais para entrar em contato. E, lembrando que os dados adicionados à plataforma são atualizados constantemente.

A partir dessa pequena verificação, o empreendedor ainda fica por dentro do tempo de atuação do mercado daquela rede. Afinal, a durabilidade de uma empresa com portas abertas ajuda a passar a imagem de negócio bem sucedido, não é?

Além disso, a conquista de prêmios e/ou reconhecimentos também é bom antecedente. A própria ABF concede a chancela para diversos segmentos, algo que representa um diferencial competitivo aos contemplados.

Reputação

No entanto, o empreendedor também pode aprofundar a sua varredura a fim de descobrir quais são as melhores franquias para 2020. Com alguns mecanismos digitais e gratuitos, dá para tirar todas as dúvidas antes de manifestar o seu desejo de se tornar mais um franqueado.

E por que não falar com pessoas que já estão nesse contexto? Afinal, a reputação de uma rede com os seus respectivos franqueados é um forte sinal de como será a sua relação com a marca quando a sua operação iniciar.

Algumas avaliações podem ser verificadas tanto no site da ABF quanto no site da própria marca. Relatos interessantes também devem ser encontrados nos perfis da companhia em questão nas redes sociais. A partir daí, se pode tomar a iniciativa e até contatar diretamente outros franqueados para saber mais sobre a experiência e tirar suas dúvidas sobre o dia a dia do negócio.

Vale salientar que essa pesquisa também pode abranger sites específicos para avaliar a reputação de empresas. O Reclame Aqui é o exemplo mais conhecido nacional e se trata de um site de reclamações contra empreendimentos variados sobre atendimento, compra, venda, produtos e serviços. O site fornece serviço gratuito para que os consumidores possam relatar as suas queixas, bem como as próprias empresas possam responder e tentar solucionar as pendências. Então, pode ser uma boa estratégia procurar a franquia que está querendo comprar neste tipo de site antes, não é mesmo?

Franquias concorrentes, o que fazer?

Uma das vantagens de investir em franquias para 2020 é que você não estará montando um negócio totalmente do zero. Ao apostar em uma marca reconhecida com produto ou serviço consolidado no mercado, você estará muito mais preparado para encarar os desafios do mercado e os seus respectivos concorrentes.

Afinal, o processo de abertura de uma franquia passa pela avaliação e mapeamento do mercado. Sendo assim, o empreendedor já sabe como está a situação na região e quais são as ameaças a serem encaradas daqui por diante e isso facilita muito no processo de começar um novo negócio De qualquer maneira, essa é uma questão que preocupa diversos franqueados e aqueles que ainda estão maturando a ideia.

Franquias 2020
Foto: Site FreePik

Há diversos fatores que podem lhe ajudar a minimizar a concorrência. Tais como atendimento de qualidade ao cliente, campanha de marketing assertiva, interação com o seu público-alvo, preços atraentes, produtos de excelências, promoções criativas, um pós venda que encante o cliente, entre outros.

Além dessas medidas, o vídeo abaixo com o youtuber de franquias e fundador da PremiaPão (empresa focada no setor de publicidade com saquinhos de pão) pode lhe trazer ainda mais formas de eliminar os concorrentes. Confira a seguir!

Franquias 2020: 10 opções baratas para investir

O fato é que as franquias são uma boa alternativa para as pessoas que querem investir, mas não pretendem correr muitos riscos. Existem também opções de franquias 2020 que não exigem dedicação em tempo integral.

Dessa forma, você vai ter mais tempo para se dedicar a sua família e a outros afazeres, inclusive se tiver interesse em conciliar com um outro trabalho. Pensando nisso, montamos uma lista com 10 opções de negócios promissores para quem está a fim de ingressar nessa área a partir de agora. Vamos lá?

1 – PremiaPão

A PremiaPão é uma boa opção para quem está buscando por microfranquias 2020 no sistema home-based para investir sem comprometer totalmente a sua rotina. Isso porque o franqueado necessita apenas de 26 horas semanais disponíveis para atuar no negócio. Isso quer dizer que é possível adaptar a rotina para ajustar outras atividades com o trabalho na franquia. Para saber mais sobre a PremiaPão, clique aqui

Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil

Retorno do investimento: 1 a 6 meses

Faturamento médio mensal: R$ 12.900 por tiragem (Produção de 30 mil sacos)

2 – Drs. Protect

A franquia Drs. Protect é focada em auxiliar na manutenção da saúde financeira de pequenas e médias empresas. O intuito é oferecer alternativas para aliviar o caixa com soluções baseadas em tecnologia, ferramentas financeiras, benefícios e seguros. O negócio foi fundado em 2015, tornando-se franquia em 2017.mesmo ano de associação a ABF.

Investimento inicial: a partir de R$ 8 mil

Retorno do investimento: 12 e 18 meses

Faturamento médio mensal: R$ 8 mil

3 – Vida de Ouro

A corretora de seguros e previdência Vida de Ouro foi fundada em 2009 e ingressou na área de franquias em 2015, quando também se vinculou a ABF. O negócio tem a ver com a venda de seguros em todos os ramos, sobretudo, na área de vida e previdência. A sede de uma das integrantes das franquias 2020 se situa  no Rio Grande do Sul.

Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil

Retorno do investimento: 6 e 18 meses

Faturamento médio mensal: entre R$ 9500 e R$ 13150

4 – Só Multas

A Franquia Só Multas é do estado de Minas Gerais e se dedica a apresentar soluções aos donos de carros e motoristas com problemas referentes a multas e sanções no trânsito. Além disso, a rede efetua defesa administrava por excesso de pontos na carteira de motorista e entrada de outros recursos. 

O negócio começou em 2014 com a transformação em franquias dois meses depois. O vínculo com a ABF foi formalizado em 2018. Essa é uma das opções de franquias 2020 para investir, uma vez que que já conta com 36 unidades espalhadas pelo Brasil.

Investimento inicial: R$ 15 mil

Retorno do investimento: 6 e 12 meses

Faturamento médio mensal: R$ 24 mil

5 – TrataBem

Fundada em 1995, a empresa optou por ingressar no sistema de franquias em 2012 com a associação na ABF no ano seguinte. Com 135 unidades já abertas, o empreendimento realiza a comercialização de produtos químicos, peças, equipamentos e acessórios exclusivos da marca iGui.

Investimento inicial: R$ 68 mil

Retorno do investimento: entre 14 e 16 meses

Faturamento médio mensal: R$ 25 mil

6 – Nutri Mais

A franquia Nutri Mais fornece produtos na linha de suplementação de origem mineral de cocho para animais. Tratando-se de um agronegócio com produtos enriquecidos com probióticos, prebióticos e leveduras, fontes de proteína e energia que contribuem com o equilíbrio do metabolismo do animal e permitem mais aproveitamento dos nutrientes. A fundação ocorreu em 2012 com afiliação na ABF em 2018. Hoje em dia, o negócio já conta com 368 unidades espalhadas pelo país.

Investimento inicial: a partir de R$ 42 mil

Retorno do investimento: 6 e 24 meses  

Faturamento médio mensal: não informado

7 – Omie

Entre as franquias 2020, a Omie se apresenta como uma plataforma de gestão na nuvem para micro, pequenas e médias empresas que conta com um único lugar para o Sistema de Gestão (ERP, CRM). Fundado em 2013, o empreendimento é voltado ao nicho de educação empreendedora e serviços financeiros. O modelo de franchising começou em 2015 com associação à ABF no ano passado.

Investimento inicial: a partir de R$ 75 mil

Retorno do investimento: 12 e 24 meses  

Faturamento médio mensal: R$ 80 mil

8 – Maria Brasileira

Com sede em São Paulo, esse modelo de negócio efetua a realização de serviços de limpeza, conservação e faxinas tanto em casas quanto em estabelecimentos comerciais. Com 209 unidades já abertas, a Maria Brasileira abriu as portas em 2012. No ano seguinte, o empreendimento virou franqueável e se associou à ABF.

Investimento inicial: a partir de R$ 28 mil

Retorno do investimento: 12 e 15 meses  

Faturamento médio mensal: R$ 45 mil

9 – Home Angels

A Home Angels é uma empresa de Cuidadores, baseado nas melhores práticas recomendadas pelo Ministério da Saúde e pela OMS – Organização Mundial da Saúde relativos a cuidados de idosos, adultos e crianças. 

Os cuidadores prestam assistência emocional e física aos clientes visando a manutenção de uma rotina satisfatória. A franquia da área de saúde, beleza e bem estar foi fundada 2009, mesma data da vinculada a ABF. No momento, o modelo de home-based conta com 37 unidades.

Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil

Retorno do investimento: 12 a 18 meses  

Faturamento médio mensal: R$ 96 mil

10 – Padrão Enfermagem

Na lista das franquias 2020, a Padrão Enfermagem abriu as portas em 2006 como uma forma de atender famílias e empreendimentos que necessitam de serviços de enfermagem e cuidadores qualificados mediante a contratação confiável. O negócio se propõe a fazer a intermediação da contratação desses profissionais. A franquia passou a funcionar em 2011, mesmo período de oficialização da parceria com a ABF.

Investimento inicial: a partir de R$ 25.700

Retorno do investimento: 12 a 18 meses  

Faturamento médio mensal: R$ 25 mil 

Agora que você conferiu bons exemplos para investir em franquias 2020, está na hora de descobrir como criar impacto com propagandas criativas para alavancar os seus resultados nos negócios. O artigo pode ser acessado aqui