fbpx
A pesquisa é fundamental para a escolha da franquia certa
A pesquisa é fundamental para a escolha da franquia certa
Franquia

Franquia certa: você sabe como escolher?

Conheça o passo a passo para escolher a franquia certa

Muitos brasileiros desejam ter o seu próprio negócio e, um dos caminhos para isso, é a aquisição  de uma franquia. Mas, antes de escolher em qual marca investir, você precisa tomar alguns cuidados pra saber se, de fato, está escolhendo a franquia certa. Vamos saber quais são?

1- Identificação com o tema

Assim como em qualquer área de atuação, é necessário que, ao adquirir uma franquia, você tenha identificação com o tema. Para fazer essa seleção de áreas, você pode colocar no papel as que você mais se identifica e, depois, começar a sua pesquisa para, desse modo, escolher a franquia certa. Lembre-se que o estudo sobre a franquia é muito importante, mas de nada vai adiantar você saber muito sobre um segmento e não se identificar com ele. Tenha em mente que você só consegue vender aquilo que acredita. Esse raciocínio também é aplicado nas franquias. Então, não deixe de levar em conta este ponto. Dessa forma, com certeza você estará no caminho correto para escolher a franquia certa.

2- Verificar se a franquia é associada à ABF

Para escolher a franquia certa, é muito importante que você pesquise na Associação Brasileira de Franchising (ABF), se a marca é associada. Criada em 1987, a ABF tem, atualmente, mais de mil associados. Em seu site, é possível fazer a busca de franquias associadas por segmento e ter acesso a mais informações sobre a marca, como os valores de investimento, tempo de retorno do negócio e quantas franquias daquela marca estão ativas atualmente no mercado. Por ser uma instituição extremamente confiável, é imprescindível que o investidor acesse o site e faça uma pesquisa detalhada para escolher a franquia certa.

3 – Analisar a viabilidade do negócio

Além de se identificar com o tema e pesquisar na ABF se a franquia é associada, é também, muito importante, que o investidor faça uma análise sobre a viabilidade do negócio. Afinal, de nada adianta abrir uma franquia que não será duradoura, não é mesmo? Muitas franquias que estão no mercado fazendo sucesso são consideradas franquias de moda ou tendência. Para que você saiba todos os detalhes sobre o assunto e saiba escolher a franquia certa, separamos o vídeo abaixo:

4 – Pesquisa com os franqueados da rede

Já falamos algumas vezes neste blog a importância de conversar com os franqueados da rede. Mas, o tópico é tão importante que precisa sempre ser ressaltado. Caso tenha a oportunidade, não deixe de entrar em contato com os franqueados da rede. Converse também com aqueles que não estão mais na franquia e tente entender o porque eles resolveram deixar o negócio. É importante ressaltar que cada franqueado tem uma experiência e que pode ou não ter sucesso em determinada franquia. No entanto, caso o feedback recebido seja mais negativo do que positivo entre as pessoas contactadas, reveja a franquia do seu interesse.

5- Análise cautelosa do contrato

Para escolher a franquia certa, você não pode, de forma alguma, esquecer de analisar o contrato de forma cautelosa. Vale, inclusive, enviar o documento para uma pessoa da área que saiba analisar. Além disso, é importam que, nesse momento de análise, todas as dúvidas relativas ao contrato sejam esclarecidas antes da sua assinatura para que problemas posteriores sejam evitados. Além disso, vale ressaltar que toda franquia tem que ser adquirida por meio de contrato devidamente assinado. Seguindo todos os passos deste artigo, a chance de você escolher a franquia certa é muito maior.

 

Tags

Categorias