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Gestão de tempo e a sua importância

Descubra como utilizar o tempo da forma certa

A nova geração está, cada vez mais, realizando diversas atividades. No final do dia, a sensação da maioria das pessoas é que o tempo é curto para tantas tarefas. Mas, na maioria dos casos, algumas técnicas simples de organização das demandas do dia a dia podem ajudar na gestão de tempo.

1) Faça listas

Antes de começar a organizar as demandas do dia, é importante saber exatamente o que precisa ser feito. Por isso, é muito importante que você liste todas as atividades que você precisa realizar. A organização da lista pode ficar a seu critério. Pode, por exemplo, ser uma lista de atividades diárias ou semanal. O importante, neste passo, é ter em algum lugar a lista de todas as tarefas que você precisa desenvolver.

2) Mantenha o ambiente organizado

Você sabia que manter o ambiente organizado faz toda a diferença para a sua produtividade? Com o ambiente organizado, você terá mais facilidade de concentração. Além disso, as cores do espaço também podem ajudar você a ser uma pessoa mais produtiva.  Cientistas da Universidade Ludwig-Maximilians, da Alemanha, afirma que o verde, por exemplo, estimula a criatividade. Então, se o seu trabalho exige criatividade, vale a pena apostar no verde!

3) Saiba priorizar as suas atividades

Com a lista de atividades feitas e o ambiente organizado, o próximo passo para a gestão de tempo é saber priorizar as suas atividades. Com várias demandas em mãos, é natural que você sinta-se, em alguns momentos, um pouco perdido. Por isso, defina prazos e prioridades. Analise o que é mais importante e o que precisa ser feito primeiro. Dessa forma, caso algum imprevisto aconteça e você não consiga finalizar todas as atividades do dia, as mais importantes estarão feitas.

4) Evite as distrações

Para fazer uma boa gestão de tempo, você precisa, sem dúvidas, evitar as distrações, principalmente se você trabalha no modelo home based. Em casa, é comum que você esteja mais propenso às distrações. Por isso, quando estiver trabalhando, evite checar as suas mensagens nas mídias sociais. Você pode, por exemplo, verificar o seu WhasApp, Facebook e Instagram em suas pausas de intervalo.

5) Conheça aplicativos que ajudam na gestão de tempo

Você certamente usa o seu celular e computador para trabalhar, correto? Então, que tal utilizar esses meios de comunicação para facilitar a sua gestão de tempo? Atualmente, existem diversos Apps que facilitam na organização e otimização de tarefas do dia a dia, como Trello, Wunderlist e Pomodo Timer.

6) Estabeleça horários de trabalho e descaso

Uma boa gestão de tempo inclui horários pré-estabelecidos para trabalho e descanso. Por isso,  não esqueça de reservar na sua agenda um horário para o lazer e descanso.