Está pensando em começar a empreender em 2020? As estratégias de marketing sólidas serão primordiais nesse processo. Saiba tudo sobre elas neste texto
Estamos chegando ao fim de 2019 e muita gente vê na mudança de ano uma excelente oportunidade de transformar completamente a vida. Deixar para trás a cidade e mudar para uma nova, comprar um carro novo, pedir demissão do emprego que só traz dor de cabeça… esses são alguns dos desejos de muita gente. Nesse cenário de mudança de vida, muita gente tem buscado empreender e é bom estar atento: estratégias de marketing sólidas são primordiais nesse processo.
Se você é uma dessas pessoas que está pensando em começar um novo negócio em 2020, saiba que a expectativa para 2020 é animadora. O Focus Relatório de Mercado divulgado pelo Banco Central projeta que no ano que vem o PIB deve crescer 2,17%.
Mas, afinal, o que são estratégias de marketing? De forma geral, a estratégia de marketing é o planejamento de todas as ações que serão utilizadas para divulgar uma marca, produto ou serviço e, consequentemente, atrair mais clientes. Elas são um conjunto de elementos que conseguem levar as pessoas por uma jornada desde o conhecimento de seu produto até a compra final.
“Isso significa não tentar vender o tempo inteiro e dizer o que as pessoas devem ou não fazer, mas sim entregar valor com o que você disponibiliza e indicar soluções que elas possam tomar”, esclarece a analista de marketing Bárbara Santos.
Por que é importante ter estratégias de marketing?
Ao planejar as estratégias de marketing, você consegue pensar em estratégias de baixo custo, alto impacto, que sejam criativas e realmente voltadas para a persona de seu negócio. É importante ter em mente que, quanto mais focada no seu público, maiores são as chances das ações funcionarem e novos clientes serem atraídos.
Além disso, estratégias de marketing bem feitas proporcionam não apenas a venda e a divulgação do seu produto, mas também entregam algo de valor para a sua persona e isso é muito importante no processo de vendas.
Montar estratégias de marketing eficientes também evitam gastos desnecessários, uma vez que ter uma estratégia impede que decisões ruins sejam tomadas e, evitando isso, também se evita possíveis erros que acabariam dando prejuízo financeiro de forma direta.
Através das estratégias de marketing, você terá mais informações de qualidade sobre a sua empresa e, sendo assim, será mais fácil ir direto nos pontos mais importantes para que o negócio se mantenha saudável. Dessa forma, você vai conseguir entender para onde deve direcionar os esforços do seu negócio.
Agora que você já entendeu a importância da estrategia de marketing para atrair clientes, é preciso ter em mente que para conseguir montar uma estratégia eficiente e bem-sucedida, alguns passos são importantes.
Estabelecer os objetivos
Você precisará escolher de forma clara quais objetivos você pretende alcançar com o marketing. Feito isso, fica muito mais fácil focar nas ações que vão ajudar a sua empresa a alcançar esses objetivos e também facilita para calcular o tempo que essas ações vão demorar até serem concluídas.
Definir as personas
É importante ter em mente que as personas serão o norte de tudo que virá após a estratégia de marketing. Por isso, elas são fundamentais para que as ações deem certo e, portanto, errar na criação dessas personas pode ser um grande problema.
A dica do Especialista Sênior em Inbound Marketing Gustavo Souza é: seguir os passos corretamente sem pular etapas, pensar bem nas perguntas que vai fazer aos seus clientes atuais e montar uma persona sólida. Também não se preocupe em criar personas demais. Uma ou duas, no máximo, são mais do que suficientes.
Ter boa comunicação
É importante ter em mente que montar uma estratégia de marketing satisfatória não está relacionado a, apenas, inspiração e criatividade. É preciso ter uma boa comunicação entre todos os profissionais para que cada um faça o seu melhor durante os processos de execução do marketing.
Manter-se atualizado
Tudo muda muito rapidamente no mundo do marketing e, para que você não seja passado para trás, é preciso estar sempre atualizado. Para isso, adote o hábito de ler blogs especializados sobre o assunto, ver vídeos no Youtube, ler livros sobre o tema, investir em treinamentos e testar novas possibilidades de acordo com o que você observa ao longo da estratégia.
Agora que você entendeu a importância das estratégias de marketing e quais elementos devem fazer parte delas, você deve estar se perguntando quais estratégias são acertadas para atrair novos clientes.
Antes de mais nada, é preciso levar em consideração que cada empresa tem o seu público-alvo e, portanto, nem todas as ações são adequadas para você. Além disso, você também não precisa escolher apenas uma estratégia de marketing para seu negócio.
Estratégia de marketing offline x online
Sobre marketing offline, entende-se spots em rádio, compra de espaços em publicações impressas, propagandas na TV, uso de outdoors, distribuição de panfletos e propaganda em saco de pão, por exemplo. Ou seja, são todas as técnicas de marketing que acontecem fora da internet. É importante destacar que, embora hoje tenhamos centenas de possibilidades de mídia online, a importância das plataformas tradicionais não foi perdida.
Embora boa parte dos brasileiros tenha acesso a internet, essa não é uma realidade global, no sentido de que muita gente também não está conectada, principalmente as pessoas que moram em zonas mais afastadas. Estratégias off podem ser um excelente caminho para, por exemplo, propor novas abordagens e para se aproximar de um público diferente através de outro canal.
Ao contrário do que muita gente pode pensar, a estratégia de marketing offline continua firme e forte. O especialista em marketing Hugo Rocha aponta que, “ainda que tenha um produto digital, pode usá-las para propor uma abordagem nova e falar com um público diferente ou atingir seu alvo tradicional, mas por outro canal”.
Já o marketing online, abrange qualquer pessoa no mundo conectada à internet e tem a vantagem de poder se utilizar de métricas para verificar o desempenho de suas ações. Outro atrativo do marketing online está relacionado às inúmeras possibilidades de trabalhar de diversas formas as estratégias para atingir os seus objetivos.
As estratégias de marketing online também são mais democráticas, uma vez que você pode optar por investir muito ou pouco, dependendo do objetivo da sua empresa. Isso possibilita que o empreendedor defina as suas ações de acordo com o quanto consegue investir. Através do marketing on, você também pode focar as campanhas em um público segmentado de acordo com a sua persona.
É importante perceber que não se faz necessário escolher entre estratégia de marketing online ou o offline, você pode, inclusive, aliar os dois. Com o tempo, você perceberá o que funciona e poderá desfazer aquilo que não é relevante para seu negócio.
Dito tudo isso, confira 10 eficientes canais de marketing e avalie o que melhor se encaixa para sua empresa bombar em 2020.
1- Blog
O blog é considerado como o canal mais fácil e conhecido para produzir conteúdo e ganhar credibilidade com seu público. É uma das estratégias mais utilizadas para atrair clientes de maneira orgânica na internet e entregando conteúdo educativo e de qualidade. Em um blog é possível esclarecer dúvidas diversas através dos posts e também mostrar soluções específicas para sua audiência.
2- SEO
Se você decidiu criar um site/blog para o seu negócio, tenha em mente que será necessário aplicar técnicas de SEO (Search Engine Optimization) em seus posts, para que sua página apareça nos primeiros lugares dos mecanismos de busca, como o Google. Não adianta postar conteúdos interessantes para a sua audiência se aquele material não chegar até ela.
Portanto, é preciso trabalhar bem as palavras-chaves, pensar em títulos que chamem a atenção da audiência, escrever conteúdos completos, interessantes e que realmente eduquem suas personas. Pense em seus posts de uma maneira que as pessoas consigam chegar até eles sempre que pesquisarem por algum termo relacionado a seu nicho.
3- Propaganda em saco de pão personalizado
A propaganda em saco de pão está inserida no marketing de vizinhança, que tem como premissa estar presente onde o público-alvo da empresa está. Aumentando, assim, não apenas a visibilidade, mas também a fixação da marca. É uma excelente alternativa de baixo custo e alto impacto – 30 mil sacos custam, em média, R$500 por anúncio e de 3 a 4 pessoas são impactadas com um único saquinho.
Em uma produção de 30 mil sacos, o alcance pode chegar a cerca de 120 mil pessoas. Os saquinhos de pão personalizados são distribuídos, em média, em 10 padarias locais parceiras, sem custo para o dono, atingindo clientes que são o público-alvo do anunciante. Clique aqui e saiba como se tornar um anunciante PremiaPão.
Na embalagem do saquinho de pão são feitos os anúncios das empresas da região – na da PremiaPão, franquia especializada na comercialização de publicidade em sacos de pão, por exemplo, o anunciante pode optar pelo material exclusivo, quando o cliente quer apenas a marca dele estampada, e compartilhado, quando vários empreendimentos fazem a publicidade em um único saquinho.
Por ser distribuído em padarias da região onde a empresa anunciada está localizada, o saco de pão personalizado é um ótimo artifício de publicidade segmentada, uma vez que a população que frequenta aquela padaria certamente estará interessada nos anúncios de empresas da sua localidade.
Cerca de 15 mil empresas já anunciaram no saco de pão personalizado da PremiaPão – desde microempresas até multinacionais. Entre essas empresas, está o centro médico e laboratório Labocliv. Com mais de 20 anos de experiência no mercado, a empresa tem 20 unidades de atendimento na região de Santo Antônio de Jesus, na Bahia, e resolveu investir em uma mídia de alto impacto e baixo investimento.
Neste vídeo no canal da PremiaPão no YouTube você pode conhecer mais sobre as estratégias usadas pela Labocliv ao escolher o saco de pão personalizado para fazer a propaganda da empresa. Para saber mais sobre a publicidade em saquinho de pão clique aqui.
4- E-mail marketing
Embora muita gente ache que e-mail é uma estratégia ultrapassada, tenha em mente que se os seus tiverem conteúdos interessantes para as pessoas e não apenas propagandas de seus produtos ou serviços, pode ser uma excelente ação para atrair novos clientes. Manter uma newsletter, por exemplo, é simples e super eficiente para manter os seus clientes engajados.
5- Redes sociais
Um relatório divulgado pelas empresas We are Social e Hootsuite, intitulado “Digital in 2018: The Americas” apontou que 62% da população brasileira está ativa nas redes sociais. Entre as redes sociais mais acessadas pelos brasileiros está o YouTube, com 60% de acesso, o Facebook com 59%, o WhatsApp com 56% e o Instagram com 40%.
Por isso, as redes sociais atualmente são ótimos canais de comunicação com o público. Como estratégia de marketing, o que você precisa fazer é entender onde está sua persona: Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, Snapchat?
Muito provavelmente, você terá que fazer ações de marketing em mais de uma rede social. Mas é preciso estar atento: não utilize as redes apenas para fazer propaganda da sua marca o tempo inteiro, é preciso que esses canais tragam conteúdos que agreguem valor para os usuários.
6- Canal de vídeo
O vídeo tem sido uma maneira cada vez mais poderosa de comunicar a história da sua marca, explicar sua proposta de valor e criar relacionamentos com seus clientes e possíveis clientes. De acordo com dados de 2018, a América Latina tem a maior demanda por conteúdo de vídeo do mundo.
Os números apontam, ainda, que 83% dos consumidores em todo o mundo preferem o YouTube para assistir conteúdo de vídeo. Por isso, investir em vídeos na internet é uma excelente maneira de se aproximar do seu público. Ao criar esses vídeos, você consegue passar informações valiosas para sua audiência de uma maneira fácil de ser consumida.
7- Veículos de comunicação
Divulgar em veículos de comunicação requer um bom planejamento financeiro, visto que, geralmente, esse tipo de estratégia de marketing requer um investimento maior. No entanto, os veículos podem trazer o retorno esperado.
O rádio tem a vantagem de poder ser ouvido em qualquer lugar, seja em casa, em viagens, no trânsito, na academia e até mesmo no trabalho. Ele também tem o benefício de atingir um público diversificado. Atualmente, o rádio também tem a vantagem de não estar apenas nos aparelhos físicos que sintonizam a frequência, mas também no mundo online.
O jornal tem o privilégio de ter leitores de perfis específicos, que se identificam com a linguagem e a abordagem do meio de comunicação. Por isso, esse tipo de mídia possibilita que a segmentação seja utilizada para que o anúncio esteja direcionado para aquele público-alvo específico do seu negócio. No entanto, esse tipo de mídia tem a desvantagem de ser mais cara se comparada às outras.
A televisão tem um alcance nacional e os anúncios na TV podem atingir milhões de pessoas. No entanto, esse tipo de mídia tem a desvantagem de ter custos bastante elevados: uma propaganda de 30 segundos na TV aberta de mais audiência no país pode chegar a cerca de R$ 700 mil se for feita em horário nobre.
8- Midia Out of Home (OOH)
Midia Out of Home, que em tradução literal para o português significa Mídia Fora de Casa, é o tipo de mídia que agrega um conjunto de mensagens e ações publicitárias que são capazes de atingir o público fora das suas residências. A OOH tem como principal objetivo alcançar pessoas durante seu trajeto por ruas, avenidas e rodovias, ou em espaços públicos, como praças, shoppings, parques e exposições.
O custo-benefício desse tipo de mídia é bastante vantajoso, tanto para grandes empresas quanto para pequenas. Um artigo de 2018 da revista Forbes apontou que o retorno para cada dólar investido em Mídia Out of Home gira em torno de US$ 5,97 em receita.
Alguns exemplos de Midia Out of home são: outdoor; backbus, que são anúncios fixados na traseiras dos ônibus; pôsteres, que geralmente são impressos em papel ou lona e geralmente pendurados em fachadas de comércios; backlights, que são estruturas com iluminação interna feitas para anúncios impressos em material translúcido.
9- Fazer parcerias
Fazer parcerias é uma maneira eficaz de aumentar o alcance do seu negócio. Mas é preciso estar atento: além de bom, o parceiro tem que estar alinhado com o seu modelo de trabalho. Alinhar essas duas questões nem sempre é fácil.
De acordo com a analista de marketing Bárbara Santos, há vários tipos de parcerias que podem ser feitas. Tais quais: trocas de guest post com outros blogs, collab em algum canal do YouTube (quando um youtuber grava com outro em ambos os canais), co-produção de e-books ou newsletter, divulgação em uma rede social de algum influenciador digital.
10- Promoções
Tanto você pode fazer promoções nas redes sociais, sorteando, por exemplo, brindes, quanto também quando a pessoa terminar de comprar algum dos produtos oferecidos pela sua empresa. Se a compra for feita online, por exemplo, você pode lançar mão da estratégia upsell, que é basicamente como se você criasse uma oportunidade para a pessoa adquirir um item mais completo do que aquele que ela já tinha escolhido.
Medindo os resultados
Após escolher a estratégia, você deve estar se perguntando o que fazer para mensurar os resultados, não é? Segundo dados da Content Trends, 78,1% das empresas que documentam sua estratégia se consideram bem-sucedidas. Em empresas que não fazem essa documentação, a porcentagem cai para 25,2%.
Você só vai saber se as estratégias de marketing adotadas pela sua empresa estão funcionando se acompanhar e analisar os resultados do trabalho que está sendo feito. Ao adquirir esses resultados, compare com os objetivos definidos e veja se o negócio está no caminho certo ou não.
Se você tiver optado por estratégias onlines, lance mão do KPI, Key Performance Indicator ou, em português, Indicador Chave de Performance, para mensurar esses resultados. O KPI mede o desempenho de todos os processos utilizados por uma empresa para atingir seus objetivos iniciais.
Ele é o indicador que mostra se seu produto ou serviço conseguiu alcançar o objetivo inicial determinado. Existem KPIs para vendas, marketing, atendimento, SEO e tudo que for relevante para as suas metas. Basta escolher o que melhor se encaixa para sua necessidade e acompanhar.
Já se você tiver optado pelas estratégias offline, você pode investir em pesquisas sérias sobre sua audiência que podem indicar, por exemplo, quais são as melhores faixas de horário para veicular a propaganda da sua empresa no rádio, qual é o tamanho ideal para um anúncio de determinado tipo nos jornais ou em quais padarias você deve distribuir os sacos de pão personalizados.
Também observe o feedback do público em cada tipo de propaganda veiculada pela sua empresa. Aproveite também para pedir a opinião de pessoas conhecidas sobre a sua propaganda.
Agora que você começou a entender como funcionam as estratégias de marketing, confira esse post do blog da PremiaPão que traz os 30 motivos pelos quais você deve investir em marketing.
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