A pergunta como divulgar minha empresa? está presente no dia a dia de muitos empreendedores. Saiba como respondê-la com estratégias eficazes
De acordo com a pesquisa realizada pela GEM (Global Entrepreneurship Monitor), o Brasil chegou a 38% na TTE (Taxa de Empreendedorismo Total). Esse expressivo número reflete cerca de 52 milhões de brasileiros que pensaram, planejaram e colocaram em prática a ideia de ter um negócio próprio e, consequentemente, pensar em “como divulgar minha empresa?”.
A perspectiva positiva para o aumento dessa porcentagem reflete que cada vez mais os brasileiros estão empreendendo, investindo no seu negócio e procurando melhores formas de fazê-los crescer. Mas, ao mesmo tempo que esse número cresce, é importante atentar para a gestão da empresa e, principalmente, pensar maneiras de divulgação.
Nesse processo de crescimento, a comunicação é uma grande aliada para quem se pergunta “como divulgar minha empresa?”. E, com a variedade de mídias online e offline, saber por onde começar, como divulgar minha empresa na cidade, como fazer propaganda na minha empresa e como divulgar meu negócio são algumas das principais dúvidas que rodeiam os empreendedores.
Para ajudar você a responder essas dúvidas, o CEO da PremiaPão, Raphael Mattos, elencou 3 elementos principais para fazer uma boa propaganda, seja ela no meio online ou físico. No vídeo, Raphael apresenta os 3Cs fundamentais para qualquer empreendedor. O primeiro de Cliente, o segundo de Canal e o terceiro de Conteúdo. Esses 3Cs têm papéis importantes na hora de criar uma boa propaganda. E sabe o por quê?
Quando Raphael fala sobre o consumidor, ele sugere que você entenda quem é o público-alvo do seu negócio, o que ele faz e quais são os hábitos dele. Essas perguntas parecem difíceis de serem respondidas, mas por meio de questionários é possível coletar esses dados para criar um parâmetro sobre os seus consumidores. Com essa definição fica mais fácil você detectar qual canal será a melhor escolha dentro da rotina dele para você divulgar sua empresa.
Esse tipo de identificação apresentada por Raphael é importante para que a sua divulgação seja feita cada vez de forma mais eficaz, trazendo mais informações sobre o seu consumidor, o que irá refletir no planejamento da sua divulgação.
O segundo C, apresentado no vídeo como Canal, fala sobre o meio que o seu consumidor vai utilizar, podendo ser tanto online quanto offline. E, em qualquer um deles, o conteúdo é um ponto muito importante em todo o processo de divulgação porque é por meio dele que você vai comunicar a sua empresa de uma forma clara e atrativa.
Um conteúdo bem feito pode gerar impactos positivos não só para a área financeira, mas no fortalecimento da marca também. Pois além de publicidade você pode criar vínculos com o seu consumidor por meio do que está sendo dito e como está sendo dito. Esse é um dos grandes pontos da publicidade. Além de divulgar a sua empresa para as pessoas, a forma como você faz esse conteúdo pode trazer retornos para empresa enquanto marca, fidelizando seus consumidores e alcançando outros mais.
Independente do tamanho da sua empresa, boas estratégias de marketing e planejamento são fundamentais para a sua divulgação. E as possibilidades de fazer isso são várias, mas é preciso atentar-se para as melhores formas de como divulgar sua empresa e em como escolher a melhor mídia para o seu negócio, seja no online ou offline, para conseguir alcançar consumidores de maneira eficaz é preciso investir em publicidade.
Entendendo sobre mídia
De acordo com o site do empresário e consultor de marketing Diego Rohden, com a variedade de mídias, é importante saber em qual mídia o seu consumidor está mais presente. Essa definição vai ajudar você não só planejar um bom conteúdo, mas ter um direcionamento melhor na hora da divulgação.
Cada mídia vai ter sua funcionalidade e características relacionadas aos públicos-alvo que fazem parte dela. Para isso, é preciso entender como ela funciona, se o seu consumidor está localizado nela e como ele interage com a mídia. Todos esses pontos vão acrescentar informações importantes para o planejamento de como divulgar sua empresa. Esse planejamento precisa estar atrelado com toda uma estratégia pensada para essa divulgação de forma complementar.
Mas, além da mídia, saber quanto investir nesse tipo de marketing para ter retorno também é uma grande reflexão para os empreendedores. Você já deve ter se perguntado sobre isso. Quanto preciso investir em mídia para divulgar alguma informação sobre minha empresa? Como investir esse dinheiro de forma mais eficaz?
Para responder essas questões e ajudar pessoas como você, que estão querendo divulgar sua empresa, Raphael Mattos falou sobre essas perguntas no vídeo Quanto eu preciso investir no marketing da minha empresa?. Nele, Raphael apresenta três diferentes momentos de um negócio onde essa dúvida pode estar presente.
Para quem está empreendendo, é importante saber que a divulgação inicial é uma grande aliada na hora de saber como divulgar sua empresa, pois é a forma de você se comunicar com os seus consumidores, gerando uma maior curiosidade. Esse impacto inicial vai ajudar na divulgação para o conhecimento da sua marca. Dessa forma, o investimento para essa primeira fase não pode ser mais do que 40% do potencial de faturamento dos três primeiros meses da sua empresa.
Em um segundo momento, para as empresas que já passaram pela fase de apresentação ao consumidor e estão em busca de se fortalecer no mercado, continuar mantendo investimentos para área de marketing é fundamental para a consolidação da marca. E, para essa situação, o indicado é investir de 3% a 5% do seu faturamento bruto mensal. Essa porcentagem é uma média para pequenas empresas, mas se o seu negócio pode investir um pouco mais que isso, não deixe de fazê-lo, pois é nesse momento que você precisa continuar se mantendo presente no dia a dia dos seus consumidores.
Com uma ampla concorrência e variedade de mercado, o seu consumidor precisa entender a importância do seu negócio para eleger o porque de não deixar de comprar o seu produto. E com esse crescimento de mercado e de concorrentes, algumas vezes as empresas entram em declive, diminuindo os seus lucros. Nesse terceiro momento, o indicado por Raphael é o investimento de 10% do seu faturamento mensal.
Mesmo que a empresa esteja passando por um breve momento mais delicado, não se pode abrir mão da publicidade. Mesmo que isso possa gerar dúvidas, continuar investindo na divulgação da empresa é um ponto que precisa fazer parte do seu planejamento de marketing para não só reconquistar antigos clientes, mas impactar novos também.
É importante lembrar sempre que investimento em marketing não é despesa. Isso quer dizer que você precisa ter separado porcentagens para a área de marketing porque ela vai não só gerar lucros para empresa, mas ainda ajudar na consolidação da marca do mercado.
Não se pode encarar esses investimentos em publicidade de outra forma, pois eles precisam estar presentes no planejamento financeiro da empresa para auxiliar na divulgação. Ao gerir uma empresa, é importante estar atento para esses investimentos, pois eles vão fazer parte da estratégia para impulsionar seu negócio desde o início.
Esses momentos que Raphael destaca no vídeo são só alguns exemplos que você pode utilizar na hora de definir quanto será destinado ao investimento de marketing.
Além disso, aliar investimento com conteúdo é a forma mais eficaz de você proporcionar ao consumidor uma boa experiência, oferecendo a sua marca dentro do dia a dia dele. Para isso, o conhecimento do tipo de mídia mais eficaz para sua empresa e os hábitos do seu público-alvo são fundamentais.
Investimento requer planejamento
E como estamos falando de investimento em marketing, é comum escutarmos que a empresa já investiu e não deu certo. Você já ouviu isso ou pensou: devo tentar novamente? Para esse pergunta a resposta é sim. Muitos empreendedores ao falarem que o investimento não deu certo, não avaliaram de fato o seu consumidor, a mídia que ele consome e até mesmo a forma que o conteúdo foi feito. Essas questões são fundamentais na hora de pensar como divulgar sua empresa.
Isso precisa ser levantando porque, muitas vezes, se o seu investimento em marketing que não deu retorno, pode ser que isso esteja relacionado com a forma que o processo foi feito. Por isso, deve-se dar importância a uma estratégia de marketing pensada e planejada, desde a análise do cliente até o conteúdo final apresentado.
Além disso, é preciso entender também que quando estamos falando de planejamento, os resultados não acontecem de forma rápida. O marketing é uma parte da empresa e os seus resultados são consolidados de acordo com o seu investimento e atuação com ideias coerentes.
Dessa forma, é importante destacar o planejamento como uma parte importante de todo esse processo. Ações, tipos de divulgação, formato e conteúdo relacionado são algumas formas de atrair os consumidores. Toda essa organização do marketing precisa estar de acordo com as ideias que irão conduzir as estratégias da sua empresa para que cada investimento faça parte de um conjunto, principalmente diante da variedade de mídias.
E é justamente dentro dessa variedade que a PremiaPão entra como possibilidade de mídia de divulgação. Especializada na publicidade em sacos de pão, a empresa fortalece o meio offline, principalmente por estar relacionada com atuação na vizinhança, onde sua marca pode ser apresentada. Por exemplo, você precisa atingir consumidores que têm hábitos em determinado bairro e que o seu negócio está relacionado com consumidores que normalmente costumam comprar pão naquela região. Ao imprimir sua marca nesse tipo de mídia, aquele consumidor pode ser tão impactado como algum outro que esteja comprando naquele mesmo ambiente e que você não tinha percebido como potencial consumidor para você.
A PremiaPão é uma opção de divulgação para a sua marca, aumentando sua estratégia de impacto para alcançar mais pessoas, além de oferecer um formato diferente dos já tradicionais utilizados dentro da publicidade.
Por que devo anunciar com a PremiaPão?
Diante da variedade de marketing digital, que também tem sua relevância na divulgação de uma empresa, “por que devo anunciar com a PremiaPão?” pode ser uma dúvida para os empresários e empreendedores. Se você não conhece esse os benefícios da mídia, essa pergunta é muito pertinente, pois muitas pessoas não sabem o impacto que um anúncio impresso pode causar, principalmente quando está impresso no saco de pão.
A maioria dos brasileiros consome diariamente pão em refeições como o café da manhã, café da tarde ou jantar. Essa proximidade com o consumidor faz o impacto acontecer de forma mais eficaz, pois é um hábito já presente no dia a dia de milhares de brasileiros, tornando o saquinho de pão um formato já conhecido por diversos consumidores, que podem ser os seus também.
Além disso, o saco de pão personalizado é uma alternativa de baixo custo para quem está buscando divulgar o seu produto, custando em média R$ 500. É esse preço atrativo em comparação com outros formatos de publicidade que faz desde empresas pequenas a multinacionais reconhecerem a eficácia da PremiaPão na divulgação do seu negócio, procurando esse tipo de mídia para fortalecer o planejamento de marketing.
A inovação que a empresa oferece faz os negócios que anunciam no saquinho terem destaque, justamente por ser um novo formato de publicidade, diferente das convencionais, e que consegue alcançar o grande público-alvo. Os saquinhos que a PremiaPão oferecem podem ser exclusivos, contendo apenas a marca de um anunciantes, que terá o seu conteúdo divulgado de forma individual, ou compartilhado com outras empresas. A publicidade nesse formato impacta cerca de 3 a 4 pessoas com um único saco.
Esse papel utilizado na produção dos anúncios é feito da forma mais cuidadosa para que cada espaço no saco seja aproveitando, sem deixar espaços vazios para evitar qualquer desperdício, fazendo com que todos os anunciantes apresentem boas propagandas em cada espaço reservado.
E, claro que nos dias atuais não podemos deixar de lado a responsabilidade social e ecológica que as empresas precisam ter. A PremiaPão também cuida disso, pois esse formato de mídia é sustentável e feito com material biodegradável. O papel utilizado pela empresa é certificado pela FSC (Conselho de Manejo Florestal) e para as impressões dos anúncios é feita a utilização de tintas atóxicas feitas à base de água.
Independente da forma escolhida pela sua empresa para divulgar a publicidade no saquinho, o impacto que esse formato vai oferecer será alto, pois a PremiaPão embasa suas estratégias de divulgação em propostas de marketing com acompanhamento de perto por especialistas. Isso quer dizer que ao comprar uma publicidade no formato oferecido pela PremiaPão você, além de divulgar, insere sua marca dentro desses métodos estratégico para que o saquinho chegue aos consumidores de uma maneira eficaz.
A PremiaPão leva em consideração, entre outros recursos, o marketing de permissão, o marketing de vizinhança e o marketing promocional que vão trazer estratégias de aproximação com o consumidor.
Para entender melhor sobre as estratégias utilizadas pela empresa, ao acessar o blog da PremiaPão você encontra o conteúdo Propaganda em saco de pão personalizado: vale a pena? pensado para esclarecer o assunto da melhor forma. No texto, você pode tirar essa e outras dúvidas sobre o anúncio em sacos personalizados, além de saber muito mais sobre esse tipo de mídia. Para saber mais sobre a PremiaPão, clique aqui.
Em paralelo com o todo o conteúdo disponível no blog, o canal do YouTube da empresa também tem diversos vídeos com assuntos relevantes e feitos para você, seja da área de marketing, empresário ou quem está pensando em abrir um negócio. São informações explicativas e de importância para ajudar você no crescimento e gerenciamento dos seus negócios na hora de pensar como divulgar minha empresa?.
Ainda sobre o porque de anunciar seu conteúdo nos saquinhos de pão, Raphael Mattos conta no vídeo O que você não sabe sobre publicidade em saco de pão um pouco da história da PremiaPão, empresa que é líder no segmento do Brasil. Para você ter uma ideia do impacto da PremiaPão, em 2018 mais de 10 milhões de saquinhos de pão foram produzidos com anúncios de pequenas, grandes e médias empresas. Ele também apresenta as qualidades desse tipo de publicidade que, diferente de mídias tradicionais, como a televisão, onde o conteúdo é apresentado por um intervalo de tempo, na PremiaPão a sua marca vai estar atrelada a momentos agradáveis do dia, como o café da manhã e o jantar.
Esse vídeo traz dicas importantes não só para entender sobre a mídia nos sacos de pão, mas como esse formato inovador pode ajudar sua empresa a crescer como negócio e alcançar bons lucros por meio do impacto com os consumidores diariamente.
Depois de todo esse conteúdo, você não precisa mais se perguntar como divulgar a sua empresa. . Agora, é hora de você colocar em prática todas essas informações que trouxemos para o seu negócio, iniciando agora mesmo o planejamento de marketing. E se você quer saber mais informações ou consumir outros formatos de conteúdos relacionados a marketing e negócios, não se esqueça de acessar os outros conteúdos do Blog. No canal do YouTube, Raphael e os demais fundadores também apresentam dezenas de conteúdos pensados para ajudar você na organização e planejamento do seu negócio.
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