Franquia

Franquia barata confiável: 4 dicas infalíveis para reconhecer uma

Você sabe como reconhecer uma franquia barata confiável?

Durante a busca por qual franquia investir, é normal que você encontre, ao longo da jornada, várias informações e não saiba quais delas realmente são importantes. Antes de adquirir uma franquia, é essencial que seja realizada uma pesquisa prévia e análise de todos os pontos positivos e negativos do empreendimento. Conhecer com detalhes o setor que se pretende atuar faz toda a diferença na hora de fechar o seu negócio. Por isso, fizemos um passo a passo que vai te ajudar a reconhecer uma franquia barata confiável

1. Contrato de franquia

Assim como qualquer negócio, ao realizar a aquisição de uma franquia, é necessário que seja assinado um contrato entre ambas as partes. O documento consta como obrigatório na Lei de Franquias. Nele, devem estar claros todos os direitos e deveres do franqueado e franqueador. Isso se aplica as taxas, prazos e eventuais multas, por exemplo. Mas, antes do contrato, existe um passo.

Trata-se da Circular de Franquia (COF), que deve ser enviada a pessoa que está interessada na franquia aproximadamente 10 dias antes da assinatura do contrato, para que todos os detalhes sejam acordados previamente. E, lembre-se: toda franquia barata confiável é adquirida através de um contrato.

Caso o franqueador informe que esse procedimento não faz parte das regras para aquisição da franquia, questione, pois algo está errado.  No entanto, apenas realizar o contrato não é o suficiente, você também precisa tomar alguns cuidados na hora de formalizar o seu negócio.

O primeiro deles é analisar com cautela a COF. O documento que precede o contrato não é menos importante. Portanto, esteja atento a todas as informações que estão nele. Caso tenha alguma dúvida, é interessante que a COF seja analisada por um advogado que trabalhe com essas questões. Após isso, quando o contrato estiver em suas mãos, avalie todas as questões que permeiam a aquisição da franquia, como, por exemplo, as cláusulas de renovação e de saída do negócio.

Uma franquia sem contrato

Mas, você pode estar se perguntando: qual problema posso ter ao adquirir uma franquia sem contrato? Além de todas as questões que já apontamos, o principal risco de comprar uma franquia sem o devido contrato é a segurança. Sem o documento que comprove que de fato você fez esse investimento, o franqueador pode sentir-se livre das devidas obrigações que tem como você, como oferecer suporte, manuais, treinamento e supervisão, por exemplo.

Sem esses pontos, não será possível ter sucesso no seu empreendimento. Já que, em um novo negócio, é essencial um acompanhamento prévio, até que o franqueado esteja adaptado e inserido no negócio. Mesmo depois dessa primeira fase, é primordial que o franqueador se comprometa a continuar oferecendo todo o suporte de franquia. Por todos esses motivos, podemos concluir que o contrato é, de fato, essencial para uma franquia barata confiável.

2. Entrar em contato com franqueado da rede

De nada adianta a franquia ter um baixo preço, se ela não for de fato uma franquia barata confiável. Então, procure ter referências sobre o negócio que está pensando em adquirir. E, quem melhor para dar informações a respeito da franquia do que um próprio franqueado? Entre em contato com as pessoas que já possuem o negócio que você está querendo investir e tire todas as suas dúvidas!

Se informe sobre o tempo de retorno de investimento, suporte que a franquia oferece e demais questões. Dessa forma, a chance de você encontrar uma franquia barata confiável é muito maior. Além disso, você também pode pesquisar matérias em veículos de comunicação tradicionais ou blogs e canais no YouTube que façam análise sobre a confiabilidade das franquias.

Lembre-se que, muitas vezes, o franqueado pode omitir alguns dados da franquia, fazendo com que ela pareça perfeita. Então, certifique-se, que o empreendimento que você está investindo é uma franquia barata confiável. Não deixe de se certificar que os dados repassados estão de fato corretos.

3. Analisar demonstrações financeiras para certificar-se que a franquia é barata confiável

A saúde financeira da franquia também é um ponto primordial para o sucesso do seu negócio. Por isso, antes de fechar contrato com uma franquia, é importante que você tenha acesso ao demostrativo financeiro da empresa. Além de verificar a quantidade de ativos e passivos existentes no negócio.

Essa informação é uma das mais importantes para adquirir uma franquia barata confiável. Pois, os gastos e lucros da franquia darão um direcionamento do que esperar daquele investimento. Caso não saiba como analisar os documentos, procure ajuda de um profissional capacitado para essa função.

Finances Saving Economy concept. Female accountant or banker use calculator.

Além disso, verifique se a franquia utiliza a política de cobrar royalties aos seus franqueados. A maioria das franquias baratadas confiáveis trabalham com royalties. Essa é a forma que as empresas têm de garantir a sua longevidade. Já que a taxa de franquias é paga apenas uma vez, é necessário que as franquias busquem formas alternativas de preservar a sua saúde financeira, e essa é uma delas.

Além disso, é importante que você certifique-se que as taxas de royalties estão de acordo com o valor que você pode pagar. Não esqueça que esse valor sempre será pago ao franqueador. Então, na hora de fazer as contas do seu retorno financeiro, não se esqueça de acrescentar os  royalties nessa planilha. Com isso, você terá indícios que a franquia está mais propensa a ter sucesso, já que terá uma renda fixa recorrente vindo dos seus franqueados. E não apenas a renda adquirida através da venda de franquia, que não é recorrente.

4.  Avaliar retorno do investimento

Todo mundo que coloca o seu dinheiro em um investimento quer ter retorno, correto? Então, para que a franquia barata confiável é determinada como tal, é primordial avaliar o tempo de retorno financeiro que ela estabelece.  Além disso, também é importante avaliar se esse período de retorno prometido está de acordo com a sua expectativa. Pois, de nada adianta adquirir uma franquia e ficar insatisfeito com ela.

De modo geral, uma franquia barata confiável tem o tempo de retorno avaliado como rápido. Isso significa que, dentro de alguns meses, é esperado que o franqueado já comece a  ter o retorno do seu investimento. No entanto, é importante destacar que esse retorno pode variar de franquia para franquia. Isso acontece porque o sucesso do negócio não depende apenas do franqueador.

O trabalho deverá sempre ser realizado em conjunto, e o franqueado precisa dedicar-se igualmente ao franqueador. Em algumas franquias, existem pré-requisitos para a sua aquisição. Um deles é a quantidade de horas que o empreendedor deve ter disponível para negócio. Essa questão impacta diretamente no retorno financeiro da franquia. Portanto, caso não tenha  a disponibilidade recomendada para tornar-se um franqueado, repense se de fato vale a pena o seu investimento. Fazendo esse passo a passo que listamos, você vai conseguir identificar rapidamente qual franquia é realmente barata confiável e vale a pena investir!

Categorias

Tópicos recentes