Franquia

Franquias crescem mais de 6% em 2018

Franquias crescem e geram 80 mil novos trabalhos

Quando falamos em empreendimento barato, você lembra logo das franquias, não é mesmo? Essa associação não é à toa. De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias apresentaram crescimento nominal de 6,3% no terceiro trimestre de 2018. Destaque para o setor de Serviços e Outros Negócios, que teve uma expansão de 10,3 % nesse período. Como é o caso da PremiaPão, que atua no ramo de Serviços. Com isso, o setor possibilitou que fossem gerados 80 mil novos trabalhos nesse intervalo de tempo. Os números provam que as franquias crescem ano a ano. Vamos entender o motivo?

Por que as franquias crescem?

Podemos afirmar que um dos motivos impulsionam o crescimento das franquias é a vontade que o brasileiro tem de empreender. De acordo com dados divulgados ano passado pela Endeavor Brasil, mais de  70% dos brasileiros têm vontade de abrir o próprio negócio. Mas, além da vontade de empreender, também existem outros fatores que possibilitam o crescimento das franquias. Entre alguns de mais destaque estão segurança e mercado estável.  Vamos entender um pouco mais sobre esses dois pontos?

1- Segurança

Se você nunca investiu em um negócio próprio antes, é normal que fique um pouco inseguro no início da sua jornada como empreendedor. Afinal, ninguém quer investir em um negócio sem retorno, não é mesmo? No entanto, como falamos anteriormente, as franquias crescem e não é à toa. Tenha em mente que o investimento em uma franquia não é um tiro no escuro! Como o modelo de negócio já está sendo testado por outras pessoas, é possível verificar qual a aceitação daquele produto no mercado.

De acordo com dados divulgados no segundo semestre do ano passado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o índice de fechamento de franquias em seu segundo ano de operação é de apenas cinco em cem franquias. Ou seja, o índice de fechamento em 24 meses é de apenas 5%. Já no mercado de empresas comuns, o número de fechamento no segundo ano de operação é de 23%.

Além disso, você também deve ter, ao longo do seu percurso como franqueado, um suporte do franqueador que vai estar disponível para dar o melhor direcionamento para o seu negócio e tirar todas as suas dúvidas. Caso mesmo assim ainda continue inseguro, procure contato com os franqueados do empreendimento que está pretendendo investir. Com isso, você terá informações mais embasadas para decidir se vale a pena investir ou não.

2- Mercado estável

As franquias crescem fortemente também pelo fato do mercado desse setor ser estável. O negócio, desde que chegou ao Brasil, nos anos 90, nunca deixou de crescer. Mesmo com a economia estagnada, como vem sendo há alguns anos, as franquias crescem consideravelmente a cada ano. Mostrando-se um investimento seguro e com opções de baixa taxa de adesão e rápido retorno, o investimento em franquias mostra-se como ótima opção para o investidor. Tenha ele experiências em negócios ou não.

Para este ano, o crescimento deve permanecer, tendo em vista que, segundo os economistas, 2019 será um ano melhor para o setor. Dados do Boletim Focus divulgados em dezembro de 2018 mostram que a previsão de crescimento da economia para este ano é de 2,55%.  Sendo assim, o investidor deve sentir-se ainda mais seguro para apostar em negócios de franquias neste ano.

Categorias

Tópicos recentes