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Foto: Site Visual Hunt
Empreendedorismo

Franquias home-based: negócio viável sem sair de casa

 No Brasil, as pessoas estão buscando realização pessoal e profissional em novos modelos de negócios, como franquias home-based

Quem possui um pouquinho de entendimento do idioma inglês, já deve ter sacado o conceito de trabalho home based. Ou seja, aquelas franquias em que o trabalho acontece em casa na maior parte do tempo. Como esse tipo de negócio possui a operação focada na casa do empreendedor, não exige endereço físico.

De modo geral, as franquias em casa são consideradas de porte micro e mini. Felizmente, as microfranquias estão crescendo e já são mais de 560 marcas no país. De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF) de 2017, as microfranquias home-based já corresponde a quase 30% das redes que atuam apenas com marcas desse nível e 18% nas redes mistas.

Além disso, essa modalidade está prosperando mesmo em um período de crise econômica. Conforme a ABF, a expansão foi de 15% no ano de 2018. Isso ocorre pela exigência de menor investimento financeira e pela garantia de retorno rápido, quando comparada aos outros tipos de franquias. Porque não demanda uma sede comercial e a contratação de colaboradores para o começo da operação.

O diferencial é que as franquias home-based podem ser o pontapé inicial para muita gente que almeja dar os primeiros passos no empreendedorismo.  Segundo a consultoria de negócios, Business Franquias, esse fenômeno tem se propagado no país por causa da retração econômica. Afinal, as pessoas começaram a enxergar a chance de desenvolver negócios enxutos, menos complexos de abrir e com menos riscos. Além disso, a autonomia para trabalhar em casa na maior parte do tempo é vista algo recompensador.

Funcionamento das franquias home-based

Impulsionado por mudanças no setor de franchising nacional, especialmente com intuito de minimizar os efeitos da instabilidade econômica dos últimos anos, as franquias home-based se tornaram a “menina dos olhos” na atualidade.  Segundo a ABF, esse modelo de negócio está chamando a atenção de milhares de brasileiros que almejam mudar a vida profissional.

Todavia, o  comprometimento e a disciplina para acompanhar as regras da franqueadora serão essenciais ao investir em franquias nesse modelo. A boa notícia é que você poderá trabalhar conforme os seus horários disponíveis.

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Normalmente, as pessoas que tencionam iniciar franquias home based baratas fazem uso de uma fonte de recurso pessoal. Conforme a Associação Brasileira de Franchising, esse recurso é proveniente dos seguintes locais:

  •         Seguro-desemprego;
  •         Fundo de Garantia;
  •         Multa de rescisão de contrato de trabalho;
  •         Venda de um carro ou moto;
  •         Venda de outros imóveis.

O ideal é que você já conte com a quantia exigida para iniciar a sua operação. Além disso, reservar uma quantia para utilizar como capital de giro no primeiro semestre é o cenário mais confortável e seguro. Mas, o que seria capital de giro? O Sebrae define como a diferença entre os recursos em caixa e a soma das contas a quitar. Ou seja, o capital de giro é o dinheiro necessário para continuar com o seu negócio. 

Além disso, você precisa selecionar um campo de atuação que tenha a ver com seus talentos e preferências pessoais. Sendo assim, é recomendado que tenha interesse genuíno pelo setor e se aprofunde sobre o respectivo mercado. Até porque as redes contam com sistemas, contratos e demandas distintas uma das outras franquias home-based.

O vídeo do empreendedor Raphael Mattos pode lhe ajudar nessa avaliação inicial!

Como sei se uma franquia home-based é para mim?

Normalmente, as franquias home-based são indicadas por especialistas no segmento para investidores que sonham tanto com mais qualidade de vida quanto com a oportunidade de ganhar dinheiro empreendendo. De acordo com a consultoria Franchise Solutions, as franquias para trabalhar em casa podem solucionar essas duas demandas, e ainda permitir que o profissional fique mais próximo dos seus entes queridos. 

Além disso, as franquias home-based são classificadas de baixo custo, uma vez que não necessitam de capital para instalação. Por isso, os negócios se apresentam como alternativas para esses e tantos outros brasileiros. 

Para ter uma das franquias home-based de sucesso, entretanto, é indispensável atender às regras da rede franqueadora. Além disso, trabalhar a maior parte do tempo em casa exige disciplina. No entanto, há ações que se pode tomar para organizar a rotina de maneira saudável. Além disso, as franqueadoras, de modo geral, ajudam o franqueado nesse processo com suporte e treinamentos. 

Outro diferencial é que o franqueado vai operar uma marca que já foi colocada a prova no mercado, e acabou alcançando um grau de maturidade elevado o bastante para dar lucro aos envolvidos.  Com uma exigência de investimento inicial mais baixa, o tempo para começar a trabalhar e a lucrar com também é menor. 

Qual a lucratividade de uma franquia home-based?

O franchising brasileiro já corresponde a 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Cerca de 1,3 milhões de brasileiros trabalham nesse segmento. Em pesquisa de 2017, a ABF apontou que quase 60% das franquias de sucesso necessitam de 18 a 36 meses para dar o retorno do investimento ao franqueado.

A boa notícia é que essa média cai quando se trata das microfranquias home based. Isso acontece devido ao investimento mais acessível.

Em média, as microfranquias conseguem ter o payback (retorno do investimento) entre 12 a 18 meses. Conforme a pesquisa da AFB, essa rapidez no payback é um dos principais benefícios das franquias baratas. 

Vale salientar que a lucratividade depende do estilo de negócio e até do segmento escolhido. Todavia, o ano de 2019 tem sido interessante para o ramo. Nos primeiros três meses deste ano, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento de franquias nacionais cresceu 7% em comparação com o mesmo trimestre de 2018.

Levando em conta o acumulado dos últimos 12 meses, o crescimento foi de 7,5%. Até o final de 2019,  a ABF projeta um novo avanço variando de 8% a 10%. Portanto, o empreendedor precisa calcular muito bem as suas perspectivas de rentabilidade no estágio inicial.

Pró-labore

O estudo também dedicou atenção a um item de suma importância: o pró-labore, uma espécie de salário do empreendedor. Afinal, não se deve comprometer a saúde do seu negócio devido às despesas pessoais. 

De acordo com o Sebrae, o conceito de pró-labore se refere a quantia repassada aos profissionais responsáveis pela gestão de um negócio. E, ao contrário do lucro, implica no Imposto de Renda de Pessoa Física e na contribuição ao INSS. 

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Essas definições são primordiais para se efetuar cálculos corretos para manter a competitividade das franquias para trabalhar home office. Bem como chegar a um patamar de remuneração do trabalho do empreendedor que faça com que a sua dedicação valha a pena.

Segmentos em alta

Como acontece com as franquias de sucesso, as franquias home-based contam com formatos de segmentação diferentes. No entanto, há alguns segmentos que  estão se destacando nesse momento conforme a Associação Brasileira de Franchising. Tais como: 

  •         Serviços (automotivos, outros, etc),
  •         Informática
  •         Alimentação
  •         Saúde, Beleza e Bem-Estar
  •         Educação & Treinamento
  •         Hotelaria & Turismo

Agora que você já conhece o modelo de franquias home-based, que tal saber mais sobre uma das redes franqueadoras referência no Brasil e que oferece esse estilo de negócio?

Premiapão: a microfranquia mais buscada pelos brasileiros no Google

A PremiaPão se credencia a ser uma das opções de franquias home-based de sucesso devido aos resultados apresentados nos últimos anos. O empreendimento aparece nas listas de melhores franquias dos Brasil nos últimos 3 anos. Credenciou-se como  a microfranquia mais procurada no Google em 2018 e a oitava mais buscada no país entre as franquias de todos os portes.

Vale salientar que a PremiaPão é uma empresa focada na comercialização de publicidade em saquinhos de pão. O intuito é fazer a divulgação de marcas e produtos de forma direta ao público-alvo, com inovação, alto impacto e sem desperdícios. A atual sede da companhia, que abriu as portas em 2015, fica na cidade do Recife (PE).  

Criada por jovens empreendedores, a Empresa surgiu com a meta de desenvolver um produto novo de mídia, e com possibilidade de despertar o desejo nos consumidores alcançados. O objetivo de premiação vira o diferencial para maior engajamento do cliente com as marcas anunciadas. Conseguindo, assim, um resultado expressivo em comparação com os meios tradicionais de publicidade e propaganda.

É importante frisar que a PremiaPão também abraçou um compromisso com o meio ambiente. O produto possui o conceito de eco-mídia e combate o desperdício de sacos plásticos e outros elementos não biodegradáveis. Além disso, a empresa tem a iniciativa de plantar uma árvore a cada produção de tiragem realizada.

Modelo de negócio da PremiaPão

PremiaPão se define como uma forma de negócio sustentável em todos os aspectos. Isso porque se compromete em qualificar e gerar benefícios aos envolvidos: franqueado, anunciantes, cliente final e o meio ambiente. Hoje em dia, a microfranquia possui mais de 150 unidades em cidades do interior e nas principais capitais do Brasil.

De acordo com informações do site da ABF, o faturamento com do franqueado pode alcançar até R$ 14 mil por produção de tiragens. Com relação ao período de recuperação do investimento inicial, a PremiaPão acompanha a média das microfranquias nacionais de quatro a seis meses. Mas, e para aderir a esse negócio?

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Hoje em dia, a PremiaPão possui três patamares distintos de implementação de acordo com o tamanho da cidade que o interessado deseja investir. Os valores para as franquias home-based são os seguintes:

  •         R$ 10 mil para áreas com até 100 mil habitantes,
  •         R$ 15 mil para regiões com até 200 mil habitantes;
  •         R$ 20 mil para locais com até 300 mil habitantes.

Quer mais um motivo para confiar na proposta da PremiaPão? Então, conheça o case de sucesso do franqueado Maurício, que surpreendeu ao fechar uma tiragem em apenas 7 dias. Com esse desempenho impressionante, ele obteve, em uma semana, um lucro de R$5.000,00!

Se você se interessou pela PremiaPão e quer conhecer mais sobre a franquia, clique aqui! 

Diferenciais das franquias home-based

Nos últimos cinco anos, o cenário nacional se deparou com um fenômeno que variou o perfil dos franqueados no país. Trata-se do aumento expressivo das microfranquias, unidades que demandam investimento baixo para iniciar as operações. Segundo a Pequenas Empresas & Grandes Negócios, diversos trabalhadores, especialmente da classe média, tem se interessado por esse segmento. 

Identificação com nicho

Muitas pessoas levam em conta só valor do investimento no momento de selecionar a franquia. Consequentemente, acabam aplicando dinheiro em empreendimentos que pouco tem a ver com o seu perfil. Por isso, é preciso ter identificação com mercado para prosperar.

Até mesmo a troca de ideias com outros franqueados é interessante para avaliar se você tende a se identificar com sistema de franquias home-based. A partir daí, você já pode se aprofundar no nicho que se realmente gostaria de atuar e investir seu tempo e dinheiro.

Preferências pessoais, experiência profissional e até personalidade podem lhe ajudar nessa tarefa. Além disso, a observação de hábitos das pessoas a sua volta também pode ser algo interessante. Por exemplo, o calendário brasileiro é recheado de oportunidades para presentear. Se tem algo característico da cultura brasileira é a troca de presente em datas comemorativas.

Felizmente, o momento das franquias deste segmento é bastante propício. Segundo a Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes e Utilidades Domésticas (ABCasa), o varejo de artigos para casa cresceu 23% em 2017 em comparação com 2016. No total, a área movimenta cerca de R$ 25 bilhões por ano.

Ainda é fundamental identificar a concorrência. O ideal é que não haja concorrência quando está investindo em um nicho. Só que essa situação é praticamente utópica. Assim, é importante verificar a quantidade de concorrentes, as ferramentas, preços e condições para entrar em nível real de competitividade visando ter um diferencial.

Conhecimento do mercado

Outra dificuldade a ser vencida para quem quer franquias home-based de sucesso é a falta de experiência e até mesmo desconhecimento do segmento escolhido. Muitos nem sequer buscam efetuar um plano de negócio e estudo mais aprofundado sobre o setor na sua região, como é de praxe.

O franqueado terá ajuda para compreender muitos detalhes de sua operação. Todavia, ele necessita compreender de sazonalidade, dos nichos de oportunidades e até como encarar os períodos de crise. A falta de um histórico na área tende a resultar em um negócio deficiente em momentos cruciais da jornada.

Portanto, essa fase de reconhecimento dos desafios, concorrentes e possibilidades de crescimento a sua volta pode fazer a diferença entre um franqueado bem sucesso e alguém frustrado com seu rendimento.

Autonomia

Montar uma das franquias home-based pode ser a realização de um sonho para muitos brasileiros. Afinal, o franqueado possui autonomia para indicar elementos novos para a franqueadora, bem como na definição dos seus horários. No entanto, é preciso se comprometer com condutas da rede escolhida.

Isso porque ele estará atuando a partir de um modelo já definido. Sendo assim, os serviços oferecidos são os mesmos em todas as unidades desta rede. Afinal, todas as franquias possuem um padrão para seguir. Essa mesma conduta também se aplica as franquias home-based de sucesso.

Tanto a disciplina quanto a criatividade são pilares para o crescimento neste sistema de empreendedorismo. Porque algumas decisões dependem de autorização da rede, em contrapartida, as redes também incentivam a iniciativa por parte de seus franqueados. 

Expectativas x resultados

Uma dúvida pertinente para franqueados iniciantes se refere à lucratividade esperada. O empreendedor precisa analisar quanto esse negócio vai gerar. Caso esteja cogitando em ganhar determinada quantia, deve ficar atento para ter certeza se a marca está de acordo com a sua expectativa. Portanto, é relevante fazer cálculos e pedir auxílio, quando necessário.

Além disso, sempre vale a pena conversar com o franqueador a respeito das contas do empreendimento. O empreendedor deve compreender o modelo de franquia, avaliar o estudo de viabilidade financeira e checar se aqueles cálculos estão ajustados ao seu mercado e suas possíveis oscilações.

Então, é necessário sempre estar monitorando custos e despesas, além da viabilidade do empreendimento. Afinal, o potencial do empreendimento pode variar de uma cidade para outra conforme o seu porte. Por exemplo, um negócio em São Paulo é diferente de montá-lo em uma cidade pequena.

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Além desse acompanhamento constante no segmento financeiro, é comum que o franqueado também passe por um período de adaptação ao modelo de franquias home-based. Uma vez que se trata de uma nova experiência profissional.

Por isso, é importante optar por um ramo conhecido e satisfatório, bem como pesquisar e escolher uma franquia responsável que forneça suporte apropriado ao franqueado desde o primeiro momento Afinal, se as pessoas não se desenvolvem, não tem como se mobilizar para alcançar um novo objetivo. 

Assim, a motivação tem muito a ver com valorização do trabalho, ambiente e a própria atividade desempenhada. Tudo porque o trabalho necessita ser desafiador, e como essa é uma questão individual, essa identificação com o nicho e a adequação à nova fase profissional tendem a ser muito estimulantes, quando bem planejada e assessorada. 

Investimento inicial

De acordo com a definição do Sebrae, a microfranquia não pode ultrapassar valores entre R$ 80 e 90 mil. Portanto, uma das vantagens de apostar em uma franquias home-based é a sua despesa de operação. Esse modelo conta com um investimento inicial muito mais acessível que uma franquia tradicional.

Além disso, o franqueado não terá a obrigação de gastar com uma sede física e tampouco com sua adequação. Por isso, não terá custo com aluguel, reforma, compra de móveis, entre outros. Portanto, é possível iniciar a operação muito antes do que quando se opta por uma franquia convencional. Ou seja, o trabalho tem início praticamente imediato nesse modelo.

Com a própria residência como “quartel general”, basta fechar o negócio e se ajustar às diretrizes da franquia para iniciar a sua atuação. E quanto antes se começa a empreender com uma marca que já teve a sua viabilidade comprovada no seu nicho, mais rápido também se consegue o retorno do investimento. 

Encargos e despesas

Quando a base de trabalho é a sua moradia, não é preciso ou obrigatório contratar um colaborador para gerenciar o negócio. Ou seja, redução de gastos com mão de obra e contratação, limitando também a necessidade de arcar com tributos, contadores, advogados ou qualquer gasto com pendências trabalhistas.

Afinal, as franquias home-based permitem que o empreendedor possa atuar por conta própria, gerenciando o tempo entre afazeres e reuniões. Além de não gastar com funcionários, esse modelo também não rende despesas iniciais e adicionais com aluguel, luz, internet, água, limpeza, manutenção, entre outros. Porque o franqueado usa tudo o que já tem na sua casa.

Rotina flexível

Nunca se debateu tanto sobre a qualidade de vida no trabalho e, possivelmente, o tema será discutido cada vez mais. E as pesquisas recentes apontam que o trabalhador no mercado tradicional está valorizando mais o seu bem estar e valorização do seu empenho.

Em 2018, o Índice Sodexo de Qualidade de Vida no Trabalho – ferramenta que mede a percepção dos brasileiros em relação à qualidade de vida no trabalho – registrou 2,61 pontos em uma escala entre 0 a 10. O resultado indicou um encolhimento de 4% em comparação com o ano anterior.

A Interação Social (6,57 pontos) e Reconhecimento (5,55 pontos) foram os pontos que mais caíram. O mesmo estudo em 2017 registrou que o reconhecimento da companhia, a possibilidade de crescimento e a atenção à saúde dos colaboradores foram os fatores em que os empregadores mais deixaram a desejar.

Em função disso, a chance de ter uma rotina flexível e organizada por conta própria é o sonho de consumo de milhões de trabalhadores. Afinal, o profissional que adere às franquias para trabalhar em casa também ganha tempo ao não ter mais a obrigação diária de se encaminhar até um determinado lugar para trabalhar e retornar para sua casa no final do expediente.

Com esse domínio sobre os próprios horários, a única questão é compreender a necessidade de estabelecer uma rotina adequada de trabalho para atender a sua demanda. Com esse discernimento, o resultado é um profissional muito mais produtivo, satisfeito e pronto para prospectar novos clientes e maximizar o seu lucro. 

Realização pessoal

A saúde e o poder de compra de compra foram os assuntos prioritários apontados pela população brasileira em 2018. Os dados fazem parte da a pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira – Problemas e Prioridades, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Isso significa que o brasileiro almeja qualidade de vida e estabilidade financeira em primeiro lugar. Fatores que estão intimamente ligados ao modelo de negócio adotado pelas franquias para trabalhar em casa.

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Além disso, o Brasil possui um dos povos mais empreendedores do planeta.  70% dos brasileiros almeja ter algo para chamar de seu em algum momento da vida profissional, segundo levantamento do IBGE. Sendo assim, a chance de combinar essas três questões primordiais com a satisfação pessoal é de suma importância.

Afinal, o profissional sente que está empenhando em construir algo que realmente lhe proporciona identificação, ao mesmo tempo em que está muito mais presente no cotidiano de seus entes queridos. Lembrando que você não estará sozinho ao longo do caminho e terá suporte de uma rede com metodologia de trabalho estruturada e serviço e ou produto consolidado no mercado.

Portanto, as franquias home-based são uma oportunidade viável, atual e confiável de prosperar financeiramente com qualidade de vida.

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