fbpx
melhores franquias
Foto: Visual Hunt
Empreendedorismo

Quer empreender? Franquia é opção atual

As melhores franquias do país podem ser uma porta de entrada em uma vida empreendedora, a questão é: você sabe reconhecer quais são elas?

O acesso a informação nunca esteve tão fácil quanto na atualidade. Todavia, as pessoas tendem a ser bombardeadas com acontecimentos, dados e imagens diariamente e nem sempre acham exatamente o que necessitam. E quando se trata de algo tão relevante quanto empreender, a atenção precisa ser redobrada. Por isso, o ato do empreendedor se espelhar nas melhores franquias pode ser um pontapé inicial.

Pensando nisso, o exemplo para quem está pensando em ter algo para chamar de seu deve ser baseado no topo. Ou seja, o profissional que almeja um novo rumo tem muito mais chance de se motivar ao descobrir o que já está fazendo sucesso no mercado nacional, não é?

Nesse caso, a pesquisa sobre Perfil das 50 Maiores Redes de Franquias no Brasil é uma fantástica fonte de informação. Produzida pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) em janeiro de 2019, o levantamento apontou a situação do segmento no território nacional em um ano de instabilidade econômica, mas mostrou resultados promissores.

melhores franquias
Foto: Visual Hunt

Por exemplo, a quantidade de redes com mais de mil unidades cresceu 21% a mais em relação à edição passada. O estudo indicou ainda, o crescimento nas áreas de alimentação, saúde, serviços, turismo e beleza.

Na visão da ABF, o estudo pontuou o nível de amadurecimento das franquias nacionais, levando em conta as 50 maiores empresas do Brasil em unidades. Apesar de um período de turbulências na economia, os dados provam que os investimentos tanto para o crescimento quanto para inovação tiveram continuidade.

Ou seja, alguns empreendimentos registraram aumento consideravelmente e alguns nichos demonstraram maior resiliência e atividade, como, a alimentação, por exemplo.

Avaliação geral por setores

Segundo a pesquisa da ABF, entre as dez melhores franquias, cinco estão voltadas ao segmento alimentício. Considerando as 50 principais, os nichos de alimentação, serviços, hotelaria, limpeza e conservação aumentaram a sua participação com uma companhia.

Isso quer dizer que o apetite das empresas alimentícias por crescimento segue intacto, provando a força desta área nacionalmente. Além disso, Hotelaria e Turismo registraram uma melhora significativa, uma vez que foi um dos pontos mais afetados no decorrer da crise financeira dos últimos anos. Todavia, esse setor tem sido capaz de reagir ultimamente.

melhores franquias
Vale destacar também o desempenho satisfatório das franquias administrativas, como formas de pagamento, créditos e seguros acabaram por estimular todo o nicho de serviços.

Novos formatos

Como já está sendo demonstrado em estudos da ABF, esse novo levantamento revelou que as melhores franquias do país persistem investindo no desenvolvimento de novos formatos. Conforme a pesquisa de 2017 e 2018, enquanto a quantia de estabelecimentos convencionais caiu de 91% para 88%, outros modelos de negócios, como quiosques e pontos de home based (negócios cuja base de gestão é executada na casa do empreendedor) saltaram de 9% para 12%.

Distribuição das franquias no território nacional

A pesquisa também coletou dados de localização das sedes das marcas. Neste ponto, a pesquisa não se distanciou das últimas edições do Perfil das 50 Maiores Franquias do Brasil por unidades. O estado de São Paulo aparece muito a frente, sendo seguido pelo Rio de Janeiro, Paraná, Distrito Federal, Pernambuco, Minas Gerais, Ceará e Paraíba.

Nível de excelência

Outra informação relevante se refere a quantidade de companhias encontradas na pesquisa que possuem o Selo de Excelência em Franchising (SEF). O número cresceu de 72% para 78% durante o tempo de elaboração do estudo da Associação Brasileira de Franchising.

Portanto, a principal referência de qualidade no segmento nacional, o SEF é obtida pelas marcas inscritas que atingiram a maior pontuação na pesquisa realizada pela entidade com os respectivos franqueados. Afinal, a intenção é incentivar a melhoria do desempenho e valorização das melhores práticas do mercado.

melhores franquias
Foto: Visual Hunt

Em 2020, o SEF chegará a sua 30ª edição e tem o intuito de mostrar o quanto as redes estão se desenvolvendo, procurando alcançar a excelência nas operações e relações com os franqueados. A próxima pesquisa será realizada pelo Instituto Nielson com nova metodologia, 100% e gerando um relatório detalhado com diagnóstico completo da empresa.

Segundo o portal ABF, a quantia da exata de inscrição para participação e conquista da chancela é estipulado por causa da quantidade de franqueados e da data de inscrição, de acordo com o regulamento. 

Melhores franquias do ano

Em junho de 2019, a Pequenas Empresas e Grandes Negócios realizou mais uma edição do prêmio Melhores Franquias do Brasil 2019. O intuito do evento é apresentar ao público aqueles empreendimentos que chegaram ao nível de excelência. Neste ano, a iniciativa destacou 72 companhias que alcançaram a cotação de cinco estrelas.

De acordo com informações da Editora Globo, as franquias registraram um aumento de 7% em comparação com 2018. E, apesar de tudo, a estimativa para o ano corrente também é de crescimento expressivo. Portanto, as empresas premiadas na ocasião integram o do Guia de Franquias 2019/2020, que integra a lista de 432 melhores redes nacionais.

É relevante frisar que os estabelecimentos foram analisados em três fatores: a excelência da empresa (o valor da marca, o trabalho de publicidade e a inovação), a performance financeira e a opinião do franqueado. Ou seja, a análise do dono da unidade em referência ao suporte oferecido pelo franqueador.

Então, você vai conferir a seguir a lista com as melhores franquias país entre 2019/2020:

Franquia do Ano: China in Box

A empresa de culinária chinesa estabeleceu formatos mais eficientes e dinâmicos de estabelecimentos, como o quiosque e o contêiner. Além disso, a China in Box também deu origem a cozinha compartilhada com a marca-irmã, Gendai. Até o final deste ano, o intuito é duplicar a taxa de novas franquias.

Desempenho da Rede: Usaflex

Fortalecimento do trabalho de divulgação, objetivos ousados de crescimento e uma coleção que não deve ser liquidada foram os pontos altos da empresa de calçados a fim de otimizar o trabalho. Pelo conjunto da obra, a rede ficou com a nota 9,15.

Qualidade da Rede: iGUi

A organização de comercialização de piscinas apostou no treinamento nas suas fábricas para elevar a qualidade. Bem como informar a todos sobre as novidades. Outro destaque foi a adesão a realidade virtual e ferramentas 3D visando apresentar os produtos para a clientela. Em função disto, a iGUi contabilizou 9,16.

Satisfação do Franqueado: Rockfeller Language Center

Para atingir a avaliação 9,39, o projeto de escolas de idiomas realizou reuniões locais com franqueados e também intensificou a utilização de tecnologia. Uma das novas ações foi o ensino ao vivo via streaming para os donos de unidades.

Melhor Microfranquia: Kumon

O empreendimento destinado a oportunizar reforço escolar começou o trabalho de expansão na América Latina com gestão brasileira. Até o próximo ano, a meta é bater 1650 franquias no território nacional e 2 mil em outros países da América do Sul.

Constelação

O Guia de Franquias 2019/2020, promovido pelas Pequenas Empresas e Grandes Negócios, também conta com uma constelação. Isso significa as empresas que receberam mais 5 estrelas em todas as edições da premiação das melhores franquias do Brasil. A constelação deste ano foi formada por China in Box, Fisk Centro de Ensino e O Boticário.

Microfranquia mais procurada pelos brasileiros no Google

Em 2018, a PremiaPão foi a microfranquia mais procurada pelos brasileiros no Google. Mas, você sabe a diferença entre microfranquia e uma franquia tradicional? De acordo com o Sebrae, microfranquia é um negócio replicado no modelo de franchising, e que demanda um investimento inicial abaixo dos modelos mais convencionais.

Como referência, a ABF possui o valor de três vezes a média anual do PIB (Produto Interno Bruto) por habitante do Brasil. Essa é quantia máxima para investimento visando que o empreendimento seja categorizado como microfranquia. Esse valor de referência girava em torno de 80 mil, conforme informações de 2014.

melhores franquias
Foto: Visual Hunt

Portanto, os negócios que contam com valor mínimo abaixo ou até 90 mil podem ser consideradas microfranquias. Nesse caso, a PremiaPão demanda os seguintes valores:

  • R$ 10 mil para áreas com até 100 mil habitantes, 
  • R$ 15 mil para regiões com até 200 mil habitantes;
  • R$ 20 mil para locais com até 300 mil habitantes.

Já o tempo médio de retorno previsto é até 120 dias, dependendo do trabalho do franqueado. Com sede em Pernambuco, a PremiaPão também segue uma tendência da maioria das microfranquias. Ou seja, oportunizar um faturamento próximo a uma franquia tradicional. 

Conforme o site da ABF, o faturamento com essa microfranquia pode chegar até R$ 14 mil por tiragem. Esse é um fator altamente relevante para as pessoas que estão planejando empreender a curto prazo.  Para saber mais sobre a PremiaPão, clique aqui! 

Raphael Mattos apresentou vários detalhes sobre o funcionamento da PremiaPão e outros empreendimentos com valores iniciais acessíveis e que estão no topo das pesquisas feitas pelos brasileiros. Confira!

PremiaPão: destaque entre as micro e grandes franquias

Além de estar na primeira colocação entre as microfranquias, a PremiaPão também conseguiu um espaço entre as melhores franquias posicionadas nas buscas do Google. Ou seja, o empreendimento despontou entre gigantes do segmento a nível mundial, como Hinode, Subway, Cacau Show, e McDonald’s e Boticário.

O ranking das franquias mais procuradas pelos brasileiros no Google foi elaborado pela ABF através de dados do Google Trends. Esse é o braço de pesquisas do gigante de buscas dos Estados Unidos. Ao colocar o termo “franquias” na plataforma com relação as dados dos últimos 12 meses no país, a ferramenta apresentou 25 palavras entre as mais procuradas.

Dentre essas palavras, a plataforma também indicou as dez redes de franqueadoras mais pesquisadas e ligadas a ABF. Conforme o estudo realizado, esses são os empreendimentos mais prestigiados pelos investidores que pretendem iniciar uma franquia no cenário nacional. Há empresas de alimentação, presentes, marketing e beleza. A PremiaPão surge no 8º lugar.

Recentemente, o empreendimento recebeu destaque no o programa O Assunto é Negócio, do Sebrae, no qual a PremiaPão e o seu modelo de franquias foram apresentados. Os procedimentos necessários para beneficiar tanto o franqueado quanto para aqueles que utilizam o produto final nesses quatro anos de existência também foram mostrados.

A microfranquia

Com as portas abertas desde 2015, a PremiaPão se diferencia por ser uma rede de microfranquia que vende espaços de publicidade em saquinhos de pães. Com mais de 150 empreendimentos espalhados entre municípios do interior e as principais capitais do território nacional, a empresa também chama a atenção pelos sorteios com premiação mensal para aqueles que adquirem os saquinhos de pão.

É importante pontuar que o franqueado da PremiaPão trabalha com a projeção de novos clientes, sendo que todas as unidades atuam de modo  home based. Ou seja, boa parte da operação pode ser gerida e executada da residência do próprio empreendedor, diminuindo consideravelmente despesas com o aluguel e manutenção de um ponto comercial.

Bateu aquela vontade de saber mais informações sobre essa franquia inovadora que mescla pacotes de pães com publicidade e propaganda? No vídeo abaixo, Raphael Mattos detalhou a forma de funcionamento e tudo o que um empreendedor em potencial deve saber sobre a PremiaPão em menos de 5 minutos! É só apertar o play!

PremiaPão: confira relatos dos franqueados

Agora que você já está por dentro de uma das melhores franquias do país, que tal saber a opinião dos franqueados? Afinal, os profissionais que estão em contato direto com o empreendimento são capazes de contar a como essa relação no dia a dia. Os depoimentos abaixo e muitos outros podem ser encontrados no site oficial da PremiaPão.

Suzana Monteiro

A franqueada de Olinda (PE) estava procurando por uma forma de ter o seu próprio negócio após perder o emprego. Ao conhecer a temática da PremiaPão, Suzana reconheceu que se encaixa com as suas expectativas. Isso porque ela já contava com experiência no setor comercial, principalmente, na venda de espaços publicitários.

Segundo Suzana, foi uma junção perfeita ao iniciar a pesquisa sobre as diretrizes do negócio. E a motivação em fechar a parceria foi imediata. Além disso, a franqueada destaca que a postura, os valores e o suporte oferecido foram determinantes para a sua tomada de decisão. “Estou trilhando meu caminho e indo em busca das minhas realizações”.

Camila Medeiros

De Guarujá (SP), Camila salientou a qualidade tanto dos treinamentos quanto dos conteúdos disponibilizados na plataforma. Novamente, o suporte foi citado pelo auxílio diário oferecido com reuniões por vídeo e de forma muito humana. O respaldo no departamento financeiro também foi apontado por Camila como um dos diferenciais da franquia para lhe ajudar a vivenciar um momento gratificante ao “trabalhar com marcas tão conhecidas no mercado”.

Juliana Gobira

Juliana, franqueada de Campinas (SP) definiu a PremiaPão “em uma palavra: paixão”. Isso porque ela frisou que acorda inspirada para cumprir o seu objetivo de contribuir com as pessoas. Bem como com o meio ambiente. Outro ponto foi a questão do engajamento do franqueado e franqueadora realizado com maestria pelo suporte, segundo a própria Julia.

A campineira também fez questão de mencionar o Experience, evento que participou em 2019. E acabou por resumir como “uma imersão de autoconhecimento”. O vídeo abaixo mostra mais detalhes do acontecimento promovido pelo empreendimento!

Gilsemir Pereira

Gilsemir Pereira, franqueado de Recife (PE), é um dos membros mais antigos da franquia, atuando há mais de dois anos na PremiaPão. Em seu depoimento, Gilsemir diz que uma das coisas que mais o ajudou a se desenvolver na franquia foi o suporte.  “Através dele tive acesso a todas as informações que precisava. Quando um cliente parceiro começou a ter o retorno dos clientes através do anúncio da PremiaPão, isso foi algo que mexeu positivamente comigo, me fez acreditar mais ainda que a nossa mídia muda para melhor a vida das pessoas.”

Atenção permanente no mercado de franquias

Fica evidente que iniciar uma franquia é uma boa alternativa para aqueles que desejam empreender na atualidade. Isso porque, enquanto 23% dos estabelecimentos tradicionais fecham as portas até 24 meses após a abertura. Enquanto apenas 5% das franquias abertas encerram as operações nesse mesmo espaço de tempo, segundo a ABF.

Portanto, redes chamam a atenção de pessoas que procuram na internet mais sobre companhias e seus modelos de negócios. Segundo a Associação Brasileira de Franchising, as melhores franquias do país geraram mais de R$ 163 bilhões somente em 2017.

Um resultado que apresenta um aumento de mais de 8% em comparação com o ano anterior. E lembrando que 2017 também foi um ano muito tumultuado para a economia nacional.

melhores franquias
Foto: Visual Hunt

Já em 2018, o segmento das melhores franquias registrou novo avanço. Para 2019, o franchising do país deve ter novamente um crescimento de dois digitais.

Para a ABF, o lucro da área deve ficar perto dos R$ 180 bilhões, o que resultaria em uma expansão de 10%. Já em uma visão mais conservadora, o crescimento deve ficar em 8%.

Portanto, as franquias se mantiveram em alta mesmo com as sucessivas crises que afetaram o Brasil nos últimos anos. Sendo assim, as melhores franquias para investir são uma excelente porta de entrada para qualquer brasileiro que sonha em empreender. E quer encontrar a estabilidade econômica e também ter muito mais liberdade no seu dia a dia.

Todavia, é fundamental compreender que a escolha do ramo precisa ser feita de modo correto, racional e calculado. Ou seja, o profissional deve avaliar quais são os seus pontos fortes e se estão realmente em sintonia com a franquia escolhida. A partir desta reflexão, o vídeo de Raphael Mattos pode lhe ajudar a encontrar as melhores franquias baratas e lucrativas. Vamos lá?

Categorias