fbpx
formas de ganhar dinheiro
Foto: Site Visual Hunt
Empreendedorismo

10 formas de ganhar dinheiro online e offline

A falta de trabalho, remuneração insuficiente, pouco tempo livre e a tensão são habituais na vida milhares de brasileiros que buscam formas de ganhar dinheiro com qualidade de vida

Cada um desses elementos poderia ser encarado como um problema, mas a verdade é que muitas pessoas têm encontrado oportunidade para mudar o cotidiano e descoberto formas de ganhar dinheiro trabalhando em casa.

Afinal, diversos negócios estão sendo desenvolvidos por brasileiros dentro de suas residências. Portanto, é essencial salientar o crescimento dos negócios digitais no território nacional. A internet proporcionou a aparição de novas profissões. O que pode ser a solução dos problemas ou a conquista de muitos profissionais que almejam saber como ganhar dinheiro na internet.

Isso porque atuar exclusivamente por conta própria ou para ter uma renda extra tem sido muito comum e pode ser altamente promissor, pois diversos serviços podem ser realizados pela rede através de blogs, sites, e-commerce, redes sociais e plataformas específicas para vários tipos de profissionais.

Através desses canais, as pessoas constroem uma rede de contato e fornecem seus produtos, serviços ou projetos. Exigindo, assim, o preço que consideram justo por esses fatores. Só que para ter sucesso sabendo como ganhar dinheiro em casa, de maneira online ou offline, é relevante se ajustar às mudanças e manter a disciplina para cumprir suas demandas e ter sucesso. 

Sendo assim, confira a seguir 10 razões que mostram o quão recompensador é adotar formas de ganhar dinheiro em casa.

10 benefícios de ganhar dinheiro em casa

Será que ganhar dinheiro em casa é tão bom assim? Será que é algo viável? E se for, essa nova função pode lhe beneficiar? Qual seria o impacto na sua vida pessoal? perguntas como essas e muitas outras são normais para quem cogita fazer essa mudança de rota. Mas, muita coisa poderá ser esclarecida nos tópicos abaixo. Vamos lá?

1 – Horário flexível

Provavelmente, essa é a primeira questão quando se planeja adotar novas formas de ganhar dinheiro. Afinal, você poderá definir o seu horário diário e estabelecer uma rotina profissional saudável. Ou seja, o profissional terá a possibilidade de avaliar a sua carga de trabalho e estabelecer um expediente de acordo.

Segundo uma pesquisa realizada pela Dell e Intel, o Global Evolving Workforce, 52% das pessoas que trabalham em casa passam mais tempo com a família. O estudo foi publicado pela revista Exame em junho de 2018. Portanto, essa forma de empreender pode permitir que você tenha mais tempo de qualidade ao lado dos seus entes queridos.

2 – Produtividade

De fato, encontrar meios de como ganhar dinheiro extra em casa pode fazer muito bem para a sua produtividade. O segredo é encontrar um ambiente adequado para a realização do seu serviço e sem distrações. Se trabalhar na sua residência, é importante que as pessoas compreendam que você está realmente ocupado  e não pode ter interrupções.

formas de ganhar dinheiro
Foto: Site Visual Hunt

Ainda conforme o estudo Global Evolving Workforce, mais da metade dos brasileiros entrevistados (54%) acreditam que o trabalho home office torna-os mais produtivos. Com responsabilidade e organização, é possível dar conta das tarefas e não se sobrecarregar de trabalho.

Um estudo patrocinado pela Dell e Intel, o Global Evolving Workforce, constatou que entre os brasileiros que trabalham em casa, 45% dirigem menos, 52% ficam mais tempo com a família, 33% dormem mais e 49% têm menos stress.

3 – Sem trânsito

Acordar cedo e enfrentar o trânsito não é algo satisfatório para a maioria dos brasileiros. Quem usa transporte público ou veículo particular sofre com diversos problemas dia após dia. Mas, ao descobrir como ganhar dinheiro em casa, você consegue driblar boa parte dessas dificuldades, não é?

A economia é dupla: tempo e dinheiro. Se utilizar o transporte coletivo, há o valor da passagem. Se tiver um carro ou moto, isso fará com que a sua propriedade se desgaste gradativamente. Sem falar do preço do combustível em elevação constante.  A pesquisa apontou que 45% dos trabalhadores que trabalham em casa dirigem menos, sobrando tempo para produzir e relaxar.

4 – Sem estresse

O estresse é considerado um dos males deste século e afeta muito o brasileiro. Infelizmente, o Brasil ocupa a vice-liderança no quesito estresse em um ranking com dez nações, produzido pela International Stress Management Association (Isma – Brasil). Na frente apenas dos japoneses.

O fator que mais estressa o brasileiro, conforme o estudo de 2019, é trabalho. Essa foi a queixa de 69% dos participantes. Os brasileiros lidam com longas jornadas, sobrecarga de tarefas e a tensão no ambiente corporativo.

Ao trocar o emprego tradicional por uma das formas de ganhar dinheiro home office, 49% dos participantes da Global Evolving Workforce apontaram ter menos estresse. Sem dúvida, o trabalho em casa também possui seus desafios, mas a intensidade de cobrança e tensão é imensamente menor que em um espaço corporativo convencional.

5 – Qualidade de vida

Quando você tem a chance de definir os seus horários, tende a atuar quando se sente mais produtivo. Cada um conta com uma fisiologia diferente e estar em casa pode lhe tirar a necessidade de cumprir horários desfavoráveis. Além disso, a pesquisa publicada na revista Exame mostrou que 33% dos profissionais no sistema home office conseguem dormir mais.

Além disso, o profissional consegue organizar a sua rotina visando uma alimentação mais equilibrada e a prática de atividades físicas nos momentos livres. Esses fatores também podem impulsionar a sua produtividade devido ao aumento da sua disposição.

formas de ganhar dinheiro
Foto: Site Visual Hunt

Portanto, se você acha que necessita prestar mais atenção a essas questões no seu dia a dia, talvez, seja o momento de cogitar a migração para um modelo não tradicional de trabalho. Ou seja, um modo de negócio com mais flexibilidade e autonomia. 

6 – Liberdade de mobilidade

As formas de ganhar dinheiro não significam necessariamente apenas trabalhar em casa. Ao empreender, você pode trabalhar em outros ambientes. Tudo vai depender da sua organização e da escolha por locais compatíveis a sua atividade. Portanto, você não é obrigado a parar a sua função para fazer aquela viagem tão desejada. Basta se adaptar!

7 – Novas oportunidades

Conhecer novas culturas e costumes sempre é algo válido e enriquecedor tanto para a vida pessoal quanto profissional. Por isso, a autonomia de trabalhar de qualquer lugar e em horários mais livres faz com que as viagens possam ser ajustadas de acordo com a sua necessidade.

Sendo assim, é possível se programar para tirar alguns dias em um passeio com toda a família, bem como uma viagem de estudos ou negócio. Afinal, esse intercâmbio pode fazer toda a diferença na hora de recarregar as energia ou ter novas ideias para implementar no seu negócio. 

8 – Qualificação profissional

Se você tem tempo disponível para obter novas experiências pessoais, também tende a ter mais liberdade para focar na sua capacitação profissional. Trabalhar em casa permite que o empreendedor possa distribuir as suas tarefas de forma a conseguir participar de uma pós-graduação, especialização, seminários, workshops, palestras e outros eventos que julgar interessante. Afinal, a responsabilidade é apenas sua.

9 – Conforto  

Ao trabalhar por conta própria, você também pode ter liberdade para se vestir da forma que preferir. E esse conforto não se limita ao seu vestuário. Afinal, você poderá organizar o seu ambiente de trabalho da forma que se sentir melhor  a fim de se sentir motivado a cumprir as suas tarefas. O ideal é montar um ambiente que lhe inspire a realizar as suas atividades e seja propício a isso.

10 – Realização pessoal

Apostar em uma das formas de ganhar dinheiro já faz parte da cultura do povo brasileiro. A prova disso pode ser constatada na pesquisa realizada pela GEM (Global Entrepreneurship Monitor). O Brasil chegou a 38% na Taxa de Empreendedorismo Total (TET). Isso significa que cerca de 52 milhões de brasileiros contam com um empreendimento próprio.

No estudo feito em 49 países em 2019, o Brasil se saiu muito bem. Levando em consideração os países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o Brasil tem a maior taxa de empreendedorismo. A China, o segundo colocado, possui 26,7%. Em comparação aos países desenvolvidos, o Brasil também se destaca. Os Estados Unidos, por exemplo, apresenta uma taxa de 20%. E esse número deve aumentar muito no país. 

Caso você também tenha essa inspiração, esse é um bom momento para colocar mãos à obra. Seja para ter uma renda extra, seja para saber como ganhar dinheiro em casa. Por isso, as próximas linhas serão muito úteis, uma vez que apresentarão algumas formas de ganhar dinheiro nos dias de hoje. Se você está em busca de realização profissional, clique aqui.

Formas de ganhar dinheiro

1 – Programa de afiliados

Sem dúvida, você já utilizou um produto digital.  Ebook, podcast, audiobook, cursos online, apostilas, entre outros. Esses infoprodutos são colocados a venda em uma plataforma na internet,as chamadas plataformas de afiliação. Nesse caso, é possível selecionar cursos, ferramentas ou qualquer produto que você tenha interesse em divulgar com um link específico.

A partir daí, você pode começar a realizar a divulgação desse produto através de um link seu. Qualquer pessoa que adquirir o item através do seu link, você ganha um percentual por isso. Essa quantia muda de acordo com o valor do produto e de quanto o dono do produto está disposto a oferecer. 

A boa notícia é que essas informações podem ser conferidas antes de iniciar o processo de promoção do produto digital. É possível efetuar esse trabalho em um blog, redes sociais, YouTube, WhatsApp ou o que canal que você preferir.

formas de ganhar dinheiro
Foto: Site Visual Hunt

Há produtos que rendem comissões de 50% até 80% em cima do valor de venda. No entanto, o ideal é que os produtos tenham alguma identificação com seus seguidores a fim de facilitar o processo de compra. Hoje em dia, a Hotmart é a principal plataforma de afiliados. 

2 – Diretório de Anúncios Classificados

Provavelmente, você já entrou em um diretório de anúncios classificados. Afinal, esse tipo de plataforma é comumente chamado de “site de classificados”. Essa é uma opção muito viável, especialmente, se você mora em um local que não possui essa ferramenta. Hoje em dia, essa é uma das formas de ganhar dinheiro que pode ser colocada em prática de dois modos.

Uma delas é colocando anúncios Google Adsense no site. O Adsense é um sistema de propaganda fornecido pelo Google. Os donos dos sites interessados realizam um cadastro para mostrar anúncios no formato de imagem, texto e vídeo. A exibição da publicidade acaba rendendo dinheiro ao dono da plataforma conforme quantidade de cliques ou de visualizações.

O processo de adição é realmente simples. Basta colar o código de anúncios do Google Adsense e trabalhar para ganhar relevância e, consequentemente, atrair cada vez mais audiência. Além disso, a ferramenta permite que você escolha o local do site em que deseja exibir anúncios.

Você ainda pode apresentar a ideia de um site de classificados aos comerciantes e empresários de sua cidade. Em troca da exposição de marcas e produtos por um determinado espaço de tempo se cobrar um valor, como uma mensalidade. Além disso, é possível fazer pacotes para exposição de marca por quantidade de cliques ou visualizações (pageviews) do anúncio.

Com um plano de negócio estruturado e redes sociais com bom engajamento junto ao seu público, dá para potencializar a busca por clientes além da sua cidade. E até se torna interessante combinar os pacotes regionais com anúncios, como do Google Adsense. WordPress e Osclass são plataformas que possuem temas, recursos e elementos para um portal desta categoria por valores acessíveis.

3 – Oferecer treinamentos e workshop

Se você possui uma especialidade pode oferece treinamentos e workshops tanto virtuais quanto presenciais. Essa é uma oferta atraente para pessoas eou empresas que estão dispostos a pagar para adquirir esse conhecimento de uma fonte confiável.

Afinal, você não ganhará somente dinheiro com as matrículas, bem como com pagamentos e contratações recorrentes. Além disso, você pode propagar a sua função em um site, blog, redes sociais e nos aplicativos de conversa, como o WhatsApp.

4 – Microfranquia

Com possibilidades para investir que vão de R$ 1 mil até R$ 90 mil, as microfranquias são uma das formas para ganhar dinheiro em alta hoje em dia. Isso porque servem de opção e ocupação para milhares de brasileiros que sonham em empreender mesmo com a crise econômica dos últimos anos.

Agora, já mais amadurecido, o formato de microfranquias  de baixo custo se tornou uma opção bastante interessante para empreendedores que desejam adentrar ao sistema de franchising. De acordo com estudo realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), 79,8% das marcas que trabalham com microfranquias oferecem somente esse modelo de negócio. Enquanto 20% oferecem também lojas tradicionais.

Além disso, o aumento desse segmento ajudou às redes a continuar expandindo suas operações. Em função disso, o investimento inicial ficou muito mais acessível. Entre as diversas vantagens de se apostar nas microfranquias, dá para destacar o baixo investimento inicial e o prazo de retorno. Em plena crise, o cenário de franquias nacional tem registrado rendimento acima de segmentos de comércio e serviços. Segundo a ABF, franchising brasileiro responde por 2,4% do PIB (Produto Interno Bruto) e emprega mais de 1,2 milhão de trabalhadores.

Portanto, o segmento é seguro e rentável mesmo em um período conturbado no país. Quer mais motivos para investir em uma microfranquia neste ano? Assista ao vídeo do youtuber e CEO da microfranquia PremiãPão, Raphael Mattos com 4 razões para apostar nesse modelo de negócio!

5 – Hospedagens

Essa é uma das formas de ganhar dinheiro que demanda um pouco mais de receptividade. Caso você tenha um imóvel, é possível disponibilizar em plataformas virtuais para locação direta. O AirBnb é uma excelente conexão entre os hosts e os visitantes que buscam acomodações no Brasil e no mundo.

Todavia, essa dinâmica funciona se tiver somente um cômodo vago na sua residência. Nesse ponto, entra a vontade de receber e aprender mais com outras pessoas. Se torna possível ter uma experiência muito mais próxima e real ao visitar um local. As reservas são feitas e quitadas na própria plataforma. Mas, há opção para aluguel por temporadas, como no Alugue Temporada.

6 – Marmitex

A área alimentícia continua em evidência e apostar em um serviço de venda de marmitex pode ser viável. Especialmente as pessoas que gostam de cozinhar e possuem habilidades de venda. Já que você pode anunciar o trabalho na sua região, nas empresas, comércios e redes sociais. 

formas de ganhar dinheiro
Foto: Site Visual Hunt

Inicialmente, vale a pena oferecer as suas marmitas para os locais e os estabelecimentos comerciais próximos de casa. Desta forma, o processo de entrega se torna mais fácil, rápido e econômico. 

Vale salientar que o retorno tende a ser positivo, mas é importante verificar as condições impostas pelas autoridades relacionadas ao segmento alimentício. Por exemplo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é o principal órgão de fiscalização do país, só que o seu município também pode contar com iniciativas próprias. Informe-se na prefeitura de sua cidade. 

7 – Revendedora

Quem nunca acabou comprando um produto com um consultor de venda sua casa ou no trabalho? Esse é um setor de bastante sucesso e segue em expansão. Diversos empreendimentos oferecem produtos para serem apresentados por um consultor que recebe comissão em cima de suas vendas.

Nesse modelo de trabalho, o indivíduo precisa se encaminhar para a casa de seus clientes com mercadorias, atraí-los até a sua casa ou estar em um ponto de grande fluxo de pessoas. Como ganhar dinheiro extra pode passar por essa atividade, sem que haja necessidade de abrir mão de seu atual emprego. 

O nicho de cosméticos e produtos de beleza é que faz mais sucesso com empresas, como Mary Kay, Avon, Natura, entre outros. Só que o interessado não pode contar com restrição no seu nome em serviços como Serasa e SPC. Além disso, as marcas também tendem a fazer mais algumas exigências para aprovar a nova revendedora. Inicialmente, é necessário preencher um cadastro virtual com informações pessoais, telefone para contato e comprovante de residência.

Algumas empresas ainda oferecem a opção de fazer esse primeiro contato por telefone ou agendar uma visita presencial, dependendo da localidade. O ideal é entrar no site oficial da companhia desejada para se informar sobre as solicitações, condições e qualificações específicas para começar a representar a respectiva marca. 

8 – Costura

Em uma período de crise no território nacional, o ato de comprar algo novo pode estar acima do orçamento de muitos brasileiros. Por isso, as pessoas acabam recorrendo a consertos, reformas e pequenos ajustes nas roupas que já possuem. Sendo assim, essa é uma das formas de ganhar dinheiro para complementar a renda de quem sabe bem trabalhar com linha e agulha.

formas de ganhar dinheiro
Foto: Site Visual Hunt

Caso você tenha talento, experiência e vontade para fazer esses pequenos serviços, dá para começar a iniciar essa atividade até sem uma máquina de costura a disposição. Afinal, é possível fazer barras para calças, bermudas e outras peças de maneira manual.

Com bom trabalho, organização e entrega em dia, você pode aumentar a sua demanda de clientes e adquirir os equipamentos necessários. Aos poucos, você pode até viver unicamente desta renda, qualificar a sua mão de obra e até ampliar os serviços que pode realizar. 

9 – Penteados e maquiagens

Outra das formas de ganhar dinheiro é reservada para quem entende de maquiagem e penteados. Dá para trabalhar por conta própria como maquiadora tanto nos seus momentos livres ou em horário integral. Sobretudo em determinadas ocasiões festivas, como aniversários, formaturas, casamentos, confraternizações, reuniões sociais, festas, entre outros.

Afinal, as mulheres procuram por profissionais para elaborar um visual ainda mais caprichado nestas ocasiões especiais. Sendo assim, você pode ganhar dinheiro na sua própria residência ou se comprometer de se deslocar até a casa da clientela.

formas de ganhar dinheiro
Foto: Site Visual Hunt

Com autonomia para definir a quantidade e o horário dos atendimentos, essa é uma opção com bastante liberdade para estabelecer a carga de trabalho diária ou semanal. Além de depender unicamente das habilidades e poder de convencimento da própria profissional. Esta é uma ideia que pode ser iniciada com alguns produtos e ser incrementada gradativamente, a partir da entrada de dinheiro e novas clientes. 

10 – Loja virtual

Ao invés de abrir uma loja física, por que não investir em uma loja virtual? De fato, essa é uma das formas de ganhar dinheiro nos dias de hoje nos mais diferentes segmentos. Isso porque você pode produzir o seu produto com artesanato, roupas exclusivas, canecas, jóias, bonés, receitas, entre outros. Ou ainda comercializar produtos sem precisar de estoques.

É importante lembrar que um e-commerce não necessita ter o seu site próprio. Uma vez que plataformas famosas dão essa oportunidade para anunciar. Por exemplo, o Mercado Livre é um espaço com vendedores do Brasil inteiro com os mais variados produtos em uma grande vitrine.

Sendo assim, o dono de sua própria loja virtual pode dedicar o seu tempo na prospecção de novos clientes e na promoção de seus produtos sem sair de casa. O contato entre vendedor e clientela pode ocorrer totalmente pela internet com a troca informações por chats online, contato telefônico, e-mail, redes sociais ou aplicativos de troca de mensagem.

E essa rede de contato deve ocorrer antes, durante e até depois da venda. Afinal, é muito mais fácil e econômico convencer a alguém a comprar pela segunda vez do que pela primeira. Por isso, essa lista pode se tornar um diferencial visando informar consumidores de novas promoções, lançamentos e novidades. 

Se você se interessou pelas formas de ganhar dinheiro apresentadas neste artigo, basta clicar aqui para conferir outros exemplos!

Categorias